fonte perto da minha casa


Recommended Posts

Olá

O que me dizem a estes valores.

fosfato- 0

nitritos - <0,1

nitratos-10 ml

amonia- 0

dureza kh-2

Ph-6.1

 

A minha água da rede tem o ph muito elevado (:shock: estava a pensar usar

esta água para os meus discos, mas estou a achar o nitrato muito alto.

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Fosfatos: OK!

 

Nitritos: O teu teste não tem zero? O nível ideal de nitritos é quando os testes não os conseguem medir.

 

Nitratos: Elevados. No meu aqua nem os testes os conseguem medir.

 

Amónia: OK!

 

KH: baixo! Essa água não tem praticamente 'poder tampão', o que quer dizer que não deve ser utilizada no aqua sem mais nada, ou arriscas a ter um choque de pH no aqua, o que diga-se seria uma catástrofe :idea:.

 

pH: Muito ácido. Nota que um aquário de águas moles deverá ter um pH de 6,8. 6,6 já começa a ser baixinho. Mas com um KH de 2, não admira que o pH esteja tão baixo.

 

Suspeito que essa água não tenha tido muito contacto com rocha calcária ao longo do percurso que fez até chegar a ti, o que de certa forma te cria um problema. Por si só, ela não deve ser utilizada no teu aqua.

 

Vê ainda as necessidades das espécies que tens ou pretendes adquirir para poderes definir qual o pH que deves tentar manter no teu aqua, que terá necessariamente de ser o mais favorável para essas mesmas espécies (peixes e plantas, claro).

 

 

Abraço.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do KH e pH é fácil de resolver também através de Bicarbonato.

 

Acho que o que pode acontecer é essa água ter certas substâncias/produtos químicos que não são detectados pelos testes e que podem prejudicar os peixes.

Além disso pode ter bactérias, etc, etc.

 

Acho que é uma questão de efectuar um teste num aquário mais pequeno com 1 ou 2 peixes mais resistentes (cobaias, infelizmente... :lol::idea: ).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.