Shark

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  1. Caro Luis Queiroga, Como deves ter percebido eu estava só a brincar com o Ipsimaof, porque ele já tinha abordado o assunto noutro tópico. É que o Ipsimaof é um expert em iluminação porque trabalha no ramo. De resto, existe um tópico fabuloso que não sei se já viste, onde ele coloca alguns argumentos de peso e depois gera-se uma fantástica troca de ideias na qual entra também um outro membro do forum que é também um expert na área e que tem o nick Ramirezi. Entre outras coisas, esta história dos reflectores T5 vs reflectores T8 foi abordada, e muito bem, por ambos, e se queres a minha opinião sincera, acho que, se ainda não leste o referido tópico, é obrigatório que o leias, porque sobre o tema estou certo que é dos melhores, senão o melhor do forum. Todo o pessoal devia ler. Embora este tópico conste da área dos salgados, o tema é analisado tão profundamente que, tenhas salgado ou tenhas doce, vale sempre a pena leres. Aqui fica o endereço: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13665 Cumps! Ricardo Ventura
  2. Aqui no forum um dos membros, o Marco Madeira, tem um reef fantástico sem sump, mas acho que é dos poucos. Eu pessoalmente acho que, sobretudo num reef, a sump é tão importante quanto o próprio aquário. No forum este tema já tem sido bastante discutido e podes ver aqui alguns valiosos conselhos sobre o assunto (se é que não viste já): http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=11996 Neste tópico podes inclusivamente ver um esquema muito bom do Diogo Lopes, que exemplifica a configuração do setup dele, incluindo a sump. Quanto ao lojista... ...eu se fosse a ti ia a outra loja! Abraço. Ricardo Ventura
  3. Compreendo a questão que o Rui coloca e compreendo a razão de ser da mesma, porque de facto se a diferença de rendimento das PC, embora inferior, fosse negligenciável face às T5, e a diferença de preço fosse relevante em favor das PC, então é óbvio que escolher o setup com as PC seria uma alternativa a considerar. No meu caso não tem propriamente a ver com a diferença de preço, até porque já andei a ver em vários sitios (inclusive nos sites alemães) e consigo setups semelhantes com duas HQI + duas PC ou duas T5 por preços com diferenças que, por serem reduzidas, são de somenos importância. Inicialmente coloquei a questão porque pelo que li aqui no forum fiquei mesmo com a sensação de que as T5 teriam vantagens face às PC, mas antes de gastar uma pipa de massa, achei que o melhor mesmo era ter certezas. Ok, temos aqui dois argumentos, um dos quais já com algumas abordagens no forum que é a maximização do fluxo máximo das T5 face às PC e T8, por via da variável temperatura no interior da calha. Por outro lado temos então o argumento da distribuição de luz (o tal argumento que, pelo senso comum, eu suspeitava existir, e aqui lancei à discussão). Quanto à questão sobre os reflectores das T5 e T8, e nomeadamente no que respeita à utilização de uma T5 num reflector de uma T8, já vi aqui no forum alguns tópicos onde isto ateou a fogueira cá com uma força..... :lol: Resumindo, estamos todos de acordo que as T5 têm vantagens face às PC ou alguém tem argumentos a favor das PC? Se tiverem são sempre bem vindos, porque quanto mais dúvidas se desvanecerem entre umas e outras, mais certezas teremos quanto à escolha óptima, e isso é fundamental, tendo em conta o preço das calhas... Obrigado e abraços. :D Ricardo Ventura
  4. Mas em termos de distribuição de luz tinha a sensação que as T5, precisamente por não terem curvas, beneficiariam de uma maior homogeneidade, ou seja, permitiriam uma distribuíção mais uniforme ao longo do aquário. Já as compactas, quando situadas nas extremidades da calha, perecem perder esse poder de distribuição homogénea da luz; dá a sensação que têm uma distribuição mais localizada. Certo é que isto pode também depender do reflector, mas é a sensação que dá... Contudo, pelo que referes, depreendo que essa questão não tenha muita relevância, porque não a focaste. Estou certo? Thx! Ricardo Ventura
  5. Olá. Quando me dirigi a uma loja de aquariofilia para solicitar o preço de uma calha com 2x250 HQI + 2x54 T5, o dono da loja aconselhou-me comprar 2 HQI + 2 compactas (DULUX). Perguntei-lhe qual a razão, ao que ele me disse que a tecnologia das compactas era mais recente ( :D :D ... isto não é propriamente um argumento, mas vá lá...) e permitia ganhos de consumo relativamente às T5. Quanto às restantes questões que lhe coloquei, considero que ficaram por esclarecer. Ora aqui no forum já li bastante sobre o assunto e tenho a sensação que as T5 permitem uma melhor distribuíção de luz. Para além disso, também aqui no forum, existem tópicos onde é dito que na Alemanha a tendência é para utilizar T5 (inclusivamente chegando ao ponto de substituir HQIs por T5). Penso que esta opção ainda é algo polémica e de facto pode gerar imensa discussão, no bom sentido claro, mas não é esse o objectivo deste tópico. De resto, não posso ignorar que marcas cuja reputação é factual, têm na sua gama intermédia calhas com lâmpadas compactas, como p.ex. a Aqua Medic e a Giesemann, embora no caso das calhas topo de gama julgo que ambos estes fabricantes optem pelas T5. Apenas gostaria de saber quais as reais vantagens/ganhos das T5 face às compactas (ou vice-versa). São as compactas uma alternativa viável às T5, ou são somente uma espécie de bluff? :D Cumps. Ricardo Ventura
  6. Shark

    Falta de co2?

    Eu tenho um aqua de 300 litros e utilizo a sequinte receita: Num garrafão de 5 litros ponho: - 4 litros de água previamente filtrata por carvão activado (durante uns 10-15 minutos); - Uma saqueta de fermento natural; - Uma colher de chá de bicarbonato de sódio; - Um quilo de açucar. Costumo utilizar o liquidificador para misturar tudo (açucar, fermento e bicarbonato com os 4 litros de água). Esta mistura dá-me para +- 2 semanas, e normalmente o pH do meu aqua mantém-se sempre nos 6,8. Abraço.
  7. Olá. Fosfatos: OK! Nitritos: O teu teste não tem zero? O nível ideal de nitritos é quando os testes não os conseguem medir. Nitratos: Elevados. No meu aqua nem os testes os conseguem medir. Amónia: OK! KH: baixo! Essa água não tem praticamente 'poder tampão', o que quer dizer que não deve ser utilizada no aqua sem mais nada, ou arriscas a ter um choque de pH no aqua, o que diga-se seria uma catástrofe . pH: Muito ácido. Nota que um aquário de águas moles deverá ter um pH de 6,8. 6,6 já começa a ser baixinho. Mas com um KH de 2, não admira que o pH esteja tão baixo. Suspeito que essa água não tenha tido muito contacto com rocha calcária ao longo do percurso que fez até chegar a ti, o que de certa forma te cria um problema. Por si só, ela não deve ser utilizada no teu aqua. Vê ainda as necessidades das espécies que tens ou pretendes adquirir para poderes definir qual o pH que deves tentar manter no teu aqua, que terá necessariamente de ser o mais favorável para essas mesmas espécies (peixes e plantas, claro). Abraço.
  8. Shark

    Falta de co2?

    Tens a certeza que são as plantas que estão a fazer bolhas? Se assim é, possivelmente é sinal de que tens CO2 no aqua. Nota que quando as plantas libertam bolhas, isso não é mais do que o resultado da fotossíntese: o oxigénio. Eu estou constantemente a injectar CO2 no meu aqua e muitas vezes até as anubias parecem taças de champanhe a borbulhar . Umas bolhas vão subindo e outras ficam por baixo das folhas, embora com o tempo se vão deslocando e inevitavelmente subam à superficie. Se a água do teu aqua já estava nas lonas no que toca a CO2, então a muda pode ter introduzido uma quantidade suficiente para que ao longo desse dia as plantas conseguissem produzir oxigénio em tal quantidade que em vez de se dissolver na água formou bolhas. Porque não experimentas injectar CO2? Mesmo através do método de fermentação vais ver que tens bons resultados . Nota que se optares por esta solução, e se tiveres peixes no aqua deverás ligar uma bomba de ar com pedra difusora à noite. É que senão os níveis de CO2 podem subir demasiado ao longo da noite (de noite tanto peixes como plantas produzem-no). A pedra difusora vai fomentar trocas gasosas que irão permitir a dissipação do CO2 em excesso. É que senão, os peixes podem asfixiar... Quando à tabela para estimares o CO2 via KH/pH, podes encontra-la aqui: http://www25.brinkster.com/aquasfera/fw_kh.asp?page=4 Abraços.
  9. Olá. Sei que este subforum já não tem posts há algum tempo, contudo e porque acho este tema bastante importante, penso que talvez seja pertinente fazer uma sintese do que foi dito até aqui. Antes de mais há que referir que o aparecimento de algas num aquário tem a ver em boa parte com uma guerra pelos nutrientes que se trava constantemente entre algas e plantas. Quando digo nutrientes refiro-me a macro elementos, elementos de traça, CO2 e iluminação. Todos estes nutrientes são processados pelas plantas e também pelas algas. O problema é que as plantas requerem certas condições para se desenvolverem (dependendo da espécie de cada uma). Se as condições ideais, para a respectiva espécie, lhes forem dadas, então as plantas conseguem vencer a luta com as algas. O problema é que se as condições não forem as mais adequadas, então as coisas podem tomar outro rumo. Há que referir que as algas são organistos oportunistas, ou seja, estão sempre à espera de uma oportunidade para se desenvolverem; depente de nós se lhes damos ou não condições para tal. Factores que fazem com que as algas vençam as plantas: - Pouca luz num aquário que alberga plantas com necessidade de mais luz; - Demasiados peixes para a capacidade do aqua; - Poucos nutrientes na água (macro elementos, elementos de traça e CO2) - conselho: ir medindo os níveis de ferro na água, mas nunca adicionar somente ferro, adicionar sim um adubo completo; - Poucas plantas no aqua; - Mudas muito espaçadas de água (deve-se mudar todas as semanas pelo menos 20% do volume do aqua); - Níveis elevados de nitratos e fosfatos (há que medir estes dois malandrecos com os testes) - note-se que destes dois elementos só devem ser detectados vestigios e se os testes lerem 'zero' melhor ainda; - Não sobrealimentar os peixinhos; - Não adicionar aditivos sobre os quais se desconheça a composição (podemos estar a adicionar fosfatos, p.ex. sem nos apercebermos); - Não adicionar anti-algas porque estes causam desequilibrios graves no nosso ecossistema - penso que é preocupante que tanta gente tenha aconselhado a utilizar anti-algas, quando estes podem até ser mais agressivos para as plantas (muitas vezes sucede que introduzimos anti-algas, as algas desaparecem mas as plantas ficam debilitadas, às vezes sem que nos apercebamos. Depois, quando paramos com o anti-algas, as algas reaparecem com muito mais força, porque as plantas estão tão debilitadas que não conseguem competir com elas...); - Não deixar de ter uma equipa de limpeza para fazer face a algum imprevisto (p.ex. crossocheilus e otocinclus). Claro que depois há problemas que geram problemas. Por exemplo, sabemos que muitos dos fosfatos e nitratos entram no aqua através da alimentação. Ora se a população de peixes for superior ao que o aqua comporta, então o desequilibrio será inevitável (não podemos deixar os peixes à fome, coitadinhos , a não ser que eles sejam comedores de algas , e mesmo assim... ). Abraços!
  10. Tou esclarecido! Quanto à osmose inversa que o Hugo tinha falado, parece-me que ainda não tinha respondido, mas, sim já tenho uma para os 'doces'. Obrigado a todos!
  11. O Alexandre tocou num ponto importante: as medidas do aquário, tendo em atenção que pretendo ter a DSB com 10-12 cm, e claro que a superfície da água ainda deverá ficar uns centimetros abaixo do vidro. Embora este assunto tenha surgido na sequência do que diziamos sobre as bombas, na verdade ele já nem sequer tem a ver com as bombas; tem a ver antes com uma questão estrutural do aqua. E como calculam também não me interessa condicionar o espaço útil para a natação dos peixinhos. Por isso tinha sondado o mercado no sentido de obter orçamentos para 150x50x50+sump e para 150x60x60+sump. A única chatice do 150x60x60 é que vai ficar mais 'apertadinho' na sala, mas enfim, também não será nada que não se consiga fazer. Este é até um dos pormenores que ainda quero pesquisar aqui no forum, porque pretendo saber ao certo que milimetragem de vidro terei de ter para dispensar travas. É que às vezes uma pessoa pede um orçamento e depois há quem tenha opiniões diferentes (do tipo uns dizem 10, outros 12, outros 15... ), e para ser franco antes de dizer que sim a quem quer que seja quero mesmo tirar isto a limpo. Mas este é um outro assunto que como vos digo ainda tentarei ver aqui no forum convosco. Voltando às bombas, então, se optar pelo 150x60x60, julgam que ainda justifica as 6000 ou já pende para as 6100? É que, vendo bem as coisas, as 6000 dão-me ao todo 14.000 l/h, que é quase 26x o volume do aqua de 150x60x60, pelo que, talvez ainda assim sejam as mais adequadas... Já agora, neste cálculo devo levar em conta a litragem que vou ter na sump? Thx! Abraços.
  12. Alexandre, Eu percebi a opinião do Diogo no sentido de indicar uma alternativa que teria flexibilidade suficiente para se adaptar ao sistema, ainda que não na potência máxima. Isso de facto agrada-me. Não sabia o que acabaste de dizer, ou seja, que existiam upgrades para as 6000. De qualquer forma julgo que prefiro ir para as 6100. Vejo isso como uma espécie de 'investimento'. Contudo, como disseste, reconheço que talvez não as possa ter a funcionar na potência máxima; se calhar isso até poderia pôr em causa o próprio desempenho da DSB. Mas seja como for, posso sempre escolher um fluxo que não desestabilize o fundo. Independentemente disso agradeço a tua sugestão e o alerta. Um abraço!
  13. Diogo e Hugo, Compreendo o que me dizem. Também, na verdade, a diferença não é assim tão grande para o kit com multicontrolador. Por outro lado, prefiro gastar mais algum agora do que depois ter dissabores, e pelo pouco que ainda sei sobre reefs já deu para perceber que existem quatro variáveis fundamentais que se inserem nos tópicos iluminação e filtragem: - Iluminação; - Rocha Viva; - Circulação; - Escumação. Por isso, é primordialmente para estas áreas que penso canalizar a maior parte do investimento inicial. Ainda vou pesquisar aqui no forum mais alguns tópicos sobre temas específicos, e seguramente colocar mais algumas questões, mas estou mesmo em crer que o esforço que agora fizer no que toca a estes quatro itens deverá dar alguns frutos no futuro, ou pelo menos será meio caminho andado para evitar desaires. Obrigado. Abraços!
  14. Diogo, Quando escrevi o post anterior ainda não tinha visto o teu. Fiquei surpreendido por falares das de 12.000 l/h. Quando as mencionei no primeiro post confesso que pensava que seriam demasiado potentes para o meu aqua. Contudo se me dizes que não, pelo facto de serem pulsadoras, então é uma hipótese a considerar. Além disso, porque são reguláveis podem efectivamente adaptar-se a qualquer sistema, o que põe de lado a hipótese assustadora de cair numa opção inadequada. Pelo que pude ver, a diferença de preço também não é assim tanta para as 6000 com multicontrolador: +60 euros para as Turbelle Stream 6100 com controlador individual e +110 euros para as mesmas mas com multicontrolador. Se me dizes que se adaptam ao meu sistema e que posso até tirar partido de fluxos mais elevados, então prefiro o esforço financeiro. Obrigado! Abraços.
  15. Olá Duarte. Acho mesmo que vou levar em consideração a tua sugestão quanto às duas Tunze. Estive a ver preços de novas, em lojas Alemãs na Internet, e consigo 2 Turbelle Stream 6000 + multicontrolador por 561 euros + portes. É como dizes, fica um pouco mais carote, mas talvez compense. Vou ainda ver lojas em Portugal para comparar preços, mas penso que não poderei pedir muito menos para a qualidade. Quanto à disposição e porque, como referes depende do setup, vou experimentar, mas de início, e se não stressa demasiado os peixes, talvez as coloque em lados opostos e em níveis diferentes para criar contra-correntes. Depois se vir que se justifica faço alguns ajustes. Obrigado pela ajuda! Um abraço.