cauda de guppy a diminuir


Joana Silva

Recommended Posts

boa tarde

reparei que o meu guppy macho tem a sua cauda a diminuir, parecendo rasgada.

 

O aquario tem cerca de 100 litros: o pH e de 6,8/7; encontra-se com 9 cardinais, 1 pleco, uma guppy, e um casal de colisas lalia... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

Parece ser um problema bacteriano...

Qual é a frequencia de tpa´s ?

Qual o tipo de filtragem ?

O aquario tem areão? Se tem de quanto em quanto tempo é que o aspiras?

Responde a estas perguntas para que te possamos ajudar !!

Boa sorte

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

as tpa's sao feitas de 1 em 1 semana e sao retirados 10% da agua.

a filtragem e motorizada e filtra 1000L por hora(segundo o folheto)

sim, o aquario tem areao mas eu aspiro o areao sempre que faco as tpa's!

e que nao parece o problema da putrefaccao das barbatanas, eu ja vi varios guppies assim nas lojas...ha 3 dias atras pus-lo no aqua hospital a tomar o furanol da JBL, para as infeccoes bacterianas... nao percebo o que passa, ele tanto pode estar parado no fundo do aquario como passar o dia todo a nadar a superficie, a unica coisa de que nao tenho a certeza e se ele come... :?

se fosse uma infeccao bacteriana, os outros peixes nao deveriam tambem estar afectados? :? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Há alguns dias aconteceu-me o mesmo com uma das minhas criações. Num dos aquas onde ainda tinha cerca de 30 machos com 3 meses, comecei a ver os meus guppies (praticamente todos) com a cauda fechada (mas sem aparentar qualquer tipo de lesão ou apodercimento), o que me fez excluir à partida, a suspeição por bactérias.

 

Meio às escuras e por sempre ter ouvido dizer, que à excepção dos banhos de sal (que apenas ajudam), isto não tinha grande cura, acabei por comprar um fungicida AZOO. Para surpresa minha, ao fim do 3º dia de tratamento, já não havia caudas em bico. Desta vez não perdi nenhum :roll:

 

Parecem já estar todos de perfeita saúde.

 

Peço desculpa pela marca, mas pareceu-me de facto importante divulgar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Os meus sentimentos pelo acontecimento.

 

Eu tive um quppy (fêmea) que sofreu de uma doença q se chama "podridão da barbatana". Eu informei-me e essa doença resulta de vários problemas bacterianos. Quando tinha essa guppy, o resto dos peixes tinham a doença dos pontos brancos.

 

Essa doença começa a detiorar a barbatana (geral/ a dorsal e caudal) e, se ñ, for prevenida, resulta do desaparecimento completo da barbatana.

 

Apliquei um medicamento para bactérias, mas ñ serviu de nada. Continuou a piorar.

 

Um dia, tinha saido de casa, e quando cheguei, o meu irmão disse q tinha descarregado a guppy pela sanita abaixo para evitar o contágio da doença com outros peixes. Por favor ñ se riem. :D

 

Ñ disse q não tinha cura, mas é pouco provável q recupere. :arrow:

desculpa lá

 

Espero q tenha ajudado em alguma coisa :arrow: .[/code]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso tratar-se de Tail Rot...

Surge normalmente após uma lesão (ferimento) ou como resultado do enfraquecimento do peixe por outra doença. Pode também ser causada por fungos e inclusivé pode ser resultado de ambas as causas juntas (bactérias e fungos).

 

Para os Fungos o tratamento pode ser efectuado com:

Verde Malaquite, azul metileno, Cuprazin (da Waterlife),Acriflavina ou Amoxicillin.

 

Para as bactérias o tratamento passa por um antibiótico:

Erythromycin, Tetracycline, Myxazin (da Waterlife) ou Furazone Green .

 

Alguns factores (ferimentos, stress, má qualidade da água ou parametros incorrectos, má alimentação) favorecem o aparecimento deste tipo de doenças. A grande aposta deverá ser na prevenção (e não no tratamento...).

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Carlos,

Duvido que tenha sido Fin Rot porque o meu guppy mrreu ontem, mas com as barbatanas! alem do mais, eu tive uma guppy que morreu com podridao destas e tinha-as a "derreter" com fiozinhos de "visco" ... sobre essa guppy, outra duvida(est ja vinha doente da loja, mas eu pensava que a podia curar pois nao parecia ter A doenca) no caso dela, o que apodreceu foram as nadadeiras e nao a barbatana caudal!!!

 

Ja vi varios guppy's em lojas com a barbatana assim e estavam em optimo estado8comiam e estavam super vivos)...

 

ja estava preparada para a morte do meu Macho... decidi que vou acabar com esta panca dos guppy's e dedicar me aos ciclideos anoes. os guppies ate agora foram os unicos que me morreram no aquario com doenca e nao quero ser culpada por mais mortes de peixes desta especie.

 

o pH de facto estava muito baixo para eles... mas ma qualidade da agua nao é de certeza, porque tenho os outros piexes do aquario que estao optimos( adicionei ao aquario um casal de ramirezis ha 1 semana, e têm estado optimos!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais