Co2 a noite?


Vocês usam?  

50 votos

  1. 1. Voces usam?

    • Sim
      31
    • Não
      19


Recommended Posts

co2 á noite nao faz sentido.

 

As plantas á noite absorvem é O2.

 

portanto o melhor que tens a fazer é programar uma bomba de ar para quando a luz apagar e ficar a noite ligada.

 

OU entao se tiveres co2 de botija, reduzes aquilo de noite.

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 á noite nao faz sentido.

 

As plantas á noite absorvem é O2.

 

portanto o melhor que tens a fazer é programar uma bomba de ar para quando a luz apagar e ficar a noite ligada.

 

OU entao se tiveres co2 de botija, reduzes aquilo de noite.

 

eu ultimamente tenho tirado faço mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu uso o co2 o dia todo (incluindo à noite) ligado, porque é co2 de garrafa e não dá para parar o fluxo.

Mas mesmo assim, dá para tirar o difusor da água, fazendo com que à noite não haja a dissolução do co2, mas prefiro deixá-lo ligado porque o co2 acidifica a água e ao tirá-lo de noite, a àgua vai sofrer uma mudança brusca do ph, prejudicando os habitantes e a estabilidade do aquário.

Por isso mesmo é que eu prefiro deixá-lo sempre ligado, mesmo que o co2 seja inútil à noite, contribui para a estabilidade da água nomeadamente do ph e outros factores.

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu uso o co2 o dia todo (incluindo à noite) ligado, porque é co2 de garrafa e não dá para parar o fluxo.

Mas mesmo assim, dá para tirar o difusor da água, fazendo com que à noite não haja a dissolução do co2, mas prefiro deixá-lo ligado porque o co2 acidifica a água e ao tirá-lo de noite, a àgua vai sofrer uma mudança brusca do ph, prejudicando os habitantes e a estabilidade do aquário.

Por isso mesmo é que eu prefiro deixá-lo sempre ligado, mesmo que o co2 seja inútil à noite, contribui para a estabilidade da água nomeadamente do ph e outros factores.

 

 

 

 

cumps

 

 

sendo assim tambem vou deixar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso o sistema da nutrafin,mas com receita caseira :) e esse nao dá para parar.

tenho é um relogio de 2 canais que quando se desliga a luz liga a bomba.

comigo esta a funcionar...

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso o sistema da nutrafin,mas com receita caseira :) e esse nao dá para parar.

tenho é um relogio de 2 canais que quando se desliga a luz liga a bomba.

comigo esta a funcionar...

 

pois eu não tenho assim não uso bomba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem se os peixes não se importarem de respirar uma água pobre em oxigénio, deixem isso ligado. Se acham que é melhor ter mais oxigénio na água, então desliguem o co2 durante a noite e façam o teste de ph antes de desligar e de manhã.

Porque dependendo do kh o ph pode não variar assim tanto.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem se os peixes não se importarem de respirar uma água pobre em oxigénio, deixem isso ligado. Se acham que é melhor ter mais oxigénio na água, então desliguem o co2 durante a noite e façam o teste de ph antes de desligar e de manhã.

Porque dependendo do kh o ph pode não variar assim tanto.

 

Cumps

 

pois...tenho de ir ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se der para parar o pluxo de co2 ou não, quando não dá recomendo que se use 24 h por dia pois apesar de as plantas não absorverem uma quantidade significativa de co2 á noite, o mesmo continua a estar presente na água e de dia as plantas terão uma maior quantidade de co2 disponivél para absorver.

Mas independentemente do conjunto recomendo a deixar-se o mesmo ligado por causa das já referidas mudanças de ph.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 à noite é um desperdicio!

 

As plantas à noite produzem CO2, se nao usares CO2 de noite a acidez será mantida pelas plantas até pq o CO2 que injectaste durante o dia não vai desaparecer, pq tb não vai ser consumido como é consumido durante o dia. Não existem variações bruscas de pH se deixares de injectar CO2 durante a noite.

 

Quem utiliza CO2 caseira não tem outra solução se ter sempre o sistema a bombar, mas quem utiliza sistemas de CO2 pressurizado, utiliza tb valvulas selenóides para cortar a saida de CO2 durante a noite, geralmente o inicio e o termino da injecção é regulado com o inicio e o termino da iluminação

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 à noite é um desperdicio!

 

As plantas à noite produzem CO2, se nao usares CO2 de noite a acidez será mantida pelas plantas até pq o CO2 que injectaste durante o dia não vai desaparecer, pq tb não vai ser consumido como é consumido durante o dia. Não existem variações bruscas de pH se deixares de injectar CO2 durante a noite.

 

Quem utiliza CO2 caseira não tem outra solução se ter sempre o sistema a bombar, mas quem utiliza sistemas de CO2 pressurizado, utiliza tb valvulas selenóides para cortar a saida de CO2 durante a noite, geralmente o inicio e o termino da injecção é regulado com o inicio e o termino da iluminação

 

Sim para quem tem co2 pressurizado, deixá-lo ligado à noite é um bocado desperdício, mas se desligar o co2 à noite, este vai desaparecer da água devido à movimentação que o filtro faz à água adicionando o O2 que faz com que este fique mais presente na água fazendo com que o co2 desapareça porque não ha a reposição do mesmo na água...

Por isso dizer que a acidez é mantida durante a noite pelas plantas, que o co2 não desaparece da água à noite acho que não é verdade.

Para isso basta simplesmente fazer testes à água quando temos o co2 ligado de dia, e depois no dia seguinte antes de ligar o co2 medir o ph... logo ai vai-se notar a diferença do ph, o que eu já fiz e que deu com que sem o co2 ligado ficasse com um ph de 7 - 7,5 e com ele ligado mantenho o meu ph a 6,5 o que é ideal para a fauna, visto ser um amazónico...

E também nunca notei a fauna com falta de co2 durante a noite com o co2 ligado.

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho tirado á noite e não noto diferença no pH

 

 

Boas

 

Experimenta medir o ph umas 4 ou 5 horas depois do co2 desligado e depois ves se te muda ou não o ph...

É que medir o ph uma hora depois de desligado, não se nota diferença nenhuma, mas ao fim de algumas horas já se notam diferenças.

Pelo menos comigo muda.

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta medir o ph umas 4 ou 5 horas depois do co2 desligado e depois ves se te muda ou não o ph...

É que medir o ph uma hora depois de desligado, não se nota diferença nenhuma, mas ao fim de algumas horas já se notam diferenças.

Pelo menos comigo muda.

 

 

 

cumps

 

ja experimentei e conheço gente qu tambem e nao sei nota nada de nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja experimentei e conheço gente qu tambem e nao sei nota nada de nada

 

Pois, acho que só acontece isso se o fluxo de co2 for muito pouco para a litragem do aquário, fazendo com que este não se dissolva normalmente, ou também se o difusor do co2 estiver muito perto da superfície, acontecendo o mesmo que mencionei atrás...

É que o co2 acidifica, tal como podemos ver nas garrafas de água com gás, essas vêm com um ph muito ácido porque contém o gás que neste caso é o co2 que acidifica.

Porque qualquer água em que o co2 se dissolve, ela acidifica....

Cada caso é um caso mas não me parece que haja aquários que quer haja ou não a presença do co2 dissolvido, a água do mesmo não se torne mais ácido (na presença do co2) ou básico (na ausência do co2)...

Posso estar enganado, mas esta é a minha opinião...

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que só acontece isso se o fluxo de co2 for muito pouco para a litragem do aquário, fazendo com que este não se dissolva normalmente, ou também se o difusor do co2 estiver muito perto da superfície, acontecendo o mesmo que mencionei atrás...

É que o co2 acidifica, tal como podemos ver nas garrafas de água com gás, essas vêm com um ph muito ácido porque contém o gás que neste caso é o co2 que acidifica.

Porque qualquer água em que o co2 se dissolve, ela acidifica....

Cada caso é um caso mas não me parece que haja aquários que quer haja ou não a presença do co2 dissolvido, a água do mesmo não se torne mais ácido (na presença do co2) ou básico (na ausência do co2)...

Posso estar enganado, mas esta é a minha opinião...

 

 

cumps

 

só disse no meu caso.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois deve ser isso que se passa com o meu aquario, sera que devo adicionar mais garrafas de co2???

o meu aqua tem 1.80x0.60x0.60 + sump e tenho difosor em vidro para co2 + co2 caseiro ( apenas uma garrafa )

sera que devo fazer mais co2 caseiro e colocar os difosores em varios cantos do aqua??

 

desculpem a ignorancia mas com tanta litragem que tenho ja nao sei que pensar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois deve ser isso que se passa com o meu aquario, sera que devo adicionar mais garrafas de co2???

o meu aqua tem 1.80x0.60x0.60 + sump e tenho difosor em vidro para co2 + co2 caseiro ( apenas uma garrafa )

sera que devo fazer mais co2 caseiro e colocar os difosores em varios cantos do aqua??

 

desculpem a ignorancia mas com tanta litragem que tenho ja nao sei que pensar!

 

 

Com SUMP nao precisas de adicionar CO2, pq ele é todo dissipado pela SUMP é um desperdicio usar CO2 em sistemas com SUMP...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com SUMP nao precisas de adicionar CO2, pq ele é todo dissipado pela SUMP é um desperdicio usar CO2 em sistemas com SUMP...

...

Editado por scott_bravo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu já tive o co2 controlado por uma válvula solenoide que o fazia desligar à noite, agora sou adepto do co2 "always ON" e explico:

Para controlar a camada de gordura que por vezes tende em aparecer levanto todos os dias a lilypipe, com este movimento o co2 escapa-se e é adicionado oxigénio á água mas com a válvula o co2 não era reposto e pela manha o teste apresentava uma coloração azul ao abrir as luzes, ou seja não tinha logo o co2 disponível.

Mas para quem não faz arejamento á noite acho que deve optar por uma válvula porque o oxigénio no aquário é tão importante como o co2.

 

Com SUMP nao precisas de adicionar CO2, pq ele é todo dissipado pela SUMP é um desperdicio usar CO2 em sistemas com SUMP...

 

Olá jpospr.

Isso não é verdade, verdade que os sistemas com Sump exigem maior consumo de co2 porque se dissipa com mais facilidade mas até dizer que é todo dissipado...

Aqui tens 1 exemplo entre muitos outros.

 

n1.jpg

 

Olhando esse aquário não me parece que este tenha problemas de co2!

 

o4.jpg

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.