Camarão Ibérico-grande aventura


joker

Recommended Posts

um comentario do aquaben a este respeito:

 

Boas

Li aqui algumas referencias que dizem que o Atyaephyra desmaresti toleram água salobra…esse é um erro muito difundido e comum visito que eles são facilmente confundido com um outro camarão existente em Portugal que habita em águas interiores mas salobras, Palaemonetes varians…é possível inclusive colectar essas duas espécies no mesmo local, mas isso é só em zonas de água pouco salobra, no limite da tolerância mínima do Palaemonetes varians e no limite da tolerância máxima de salinidade do Atyaephyra desmaresti…mas penso que este assunto já tenha sido várias vezes falado aqui no aquariofilia.net

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aquele camarão creme é muito pareçido com a segunda foto do post,mas os outros tambem são pareçidos,mas são transparentes!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão em água salobra ? Qual a % de sal ? A que temperatura ?

 

Por mim, penso que os camarões ibéricos, de facto, não toleram água salobra. Pelas fotos, os transparentes parecem-me Palaemonetes. O opaco não sei. Ibéricos não vejo nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim estão em agua salobra,não sei dizer a perçentagem de sal,a temperatura é de 26º,eu tenho ouvido dizer que os camarões ibéricos aguentão um çerto limite de sal na agua,mas por o que o pessoal tem dito,pareçe mesmo que não são ibéricos!!

 

Foram apanhados a uns 5 km do mar.

 

Obrigado pelo comentário.cumps.

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Tenho aqui umas fotos dos tais camarões ibéricos que o meu amigo Alex Pereira me ofereçeu há alguns mêses e quero pedir ao Hugo Silva,ao Carlos Couceiro e a mais alguem que perçeba do asunto se é possivel analizar as fotos,para ver-mos se são mesmo camarões ibéricos,ou se o meu amigo poderá ter caido em erro tambem e pensar que eram ibéricos.

 

Peço desculpa ao meu amigo Alex por estar a criar estas duvidas,mas não estou a duvidar da palavra dele,mas nos camarões que ele me ofereçeu até poderia haver mais de uma espéçie. :x

 

Aqui vão as fotos:

gallery_29577_969_23755.jpg

 

gallery_29577_969_47162.jpg

 

gallery_29577_969_41984.jpg

 

gallery_29577_1510_72861.jpg

 

gallery_29577_969_36419.jpg

 

gallery_29577_969_74512.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão em água salobra ? Qual a % de sal ? A que temperatura ?

 

Por mim, penso que os camarões ibéricos, de facto, não toleram água salobra. Pelas fotos, os transparentes parecem-me Palaemonetes. O opaco não sei. Ibéricos não vejo nenhum.

 

Acho que o quote seguinte responde à tua dúvida da água salobra.... e há trabalhos universitários sobre serem encontrados os dois relativamente perto um do outro, em alguns estuários.

 

um comentario do aquaben a este respeito:
Boas

Li aqui algumas referencias que dizem que o Atyaephyra desmaresti toleram água salobra…esse é um erro muito difundido e comum visito que eles são facilmente confundido com um outro camarão existente em Portugal que habita em águas interiores mas salobras, Palaemonetes varians…é possível inclusive colectar essas duas espécies no mesmo local, mas isso é só em zonas de água pouco salobra, no limite da tolerância mínima do Palaemonetes varians e no limite da tolerância máxima de salinidade do Atyaephyra desmaresti…mas penso que este assunto já tenha sido várias vezes falado aqui no aquariofilia.net

 

 

No inicio diz que não toleram mas mais à frente vejam a bold.... pouco mas salobra.....

 

 

joker eu não tenho nem uns nem outros, posso não ser a pessoa mais indicada para te ajudar (sorry).

 

Pelo que tenho lido os Atyaephyra desmaresti são uns camarões 'camaleões' adoptando as cores dos locais onde estão e nas tuas fotografias nenhum deles obtêm as cores onde está, nem verde nas anúbias, nem em lado nenhum.... acho que mantem sempre a mesma cor, isso poderá ajudar nalguma coisa.... digo eu.... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois Hugo eu já tinha ouvido dizer que eles mudavam de cor como dizes e nas fotos não apresentam as cores do local onde estão,mas se reparares na ultima foto o camarão pareçe ser diferente dos outros,prinçipalmente a cor e esse sim me pareçe ser um ibérico,embora eu não os conheça muito bem!!

 

Eu sei que não tens camarões destes,mas pensei que tiveses conheçimentos mais aprofundados sobre estes camarões,mas na mesma tens ajudado muito,obrigado.

 

Vou tentar falar com o menbro Labutes77,pois ele tem ibéricos e deve conheçe-los um pouco melhor.

 

cumps.

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então pessoal não há nunguem aqui no forum que consiga analizar estas fotos e dizer se estes camarões são mesmo Ibéricos ou não??

 

Aqui vão as fotos:

gallery_29577_969_23755.jpg

 

gallery_29577_969_47162.jpg

 

gallery_29577_969_41984.jpg

 

gallery_29577_1510_72861.jpg

 

gallery_29577_969_36419.jpg

 

gallery_29577_969_74512.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, parecm-me ser ibericos, pelo menos tens uma femea grantidamente "iberica", é aquele camarao mais escuro que tem uma risca catanha ao londo do dorso com "esterias" perpendiculares

 

em relaçao ao serem "camaloes" deve-se ao facto de apresentarem variascores e poderem mudar de cor, mas nao consoante o local onde estao mas sim segundo estados de espirito e de bem-estar

segundo o que pude apurar in loco na natureza, os machos mantêm sempre uma coloraçao transparente ou esbranquiçada, mas as femeas vao desde castanhas escuras a castanhas claras, verdes e azuis de varios tons claros ate tons bastante vivos, e encontrei todas estas cores em femeas ovadas no mesmo metro quadrado o que demonstra que nao tem a ver com o ambiente

 

nao dou certezas de nada, pois como disse a minha experiencia na sua observaçao é quase nula, pois apenas os vi na Natureza(visto de cima e dentro de agua) e onde tenho os que colectei tambemso da para ver de cima enquanto nao vao para um aquario

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois se pelo menos essa fêmea é um camarão ibérico,isto quer dizer que muito perto onde apanhei os tais camarões tambem existem ibéricos e o meu amigo Alex tambem tinha razão e não estava enganado!!

 

Obrigado pela ajuda,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a mim estes também me parecem ibéricos !

 

Os machos são mais pequenos e mais "transparentes" do que as fêmeas, mas nada que se compare com a "transparência" dos Palaemonetes.

 

Ja´que estou no Algarve, só me falta passar por Castro Marim, ir ao Festival Medieval e depois ... aos camarões !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pela ajuda,tenho de ir lá de novo a Castro Marim apanhar camarões,pois os que apanhei não são de çerteza,não vou descançar enquanto não conseguir apanhar mesmo ibéricos e já agora aconselho-o a vir aos dias medievais,pois é um evento muito bonito e se for apanhar camarões boa sorte!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sabia que tambem havia camarões ibéricos nessa zona,pois pelo que pareçe eles apresentam variadas cores e eu tinha a duvida se eram ou não ibéricos os camarões que o meu amigo me tinha ofereçido!!

 

Obrigado pela ajuda,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá joão.

 

Posso dizer-te sim,olha foi perto da ponte á entrada de Castro Marim,quando se vem de Vila Real de Sº António,uma ponte pequena onde passa um rio por baixo e que está muito perto do cemitério,nessa zona toda deve haver.

 

Olha mas toma atenção,pois se vens seguindo o meu tópico eu penso ter apanhado outra espéçie de camarão e não os ibéricos,tens de procurar e saber diferençia-los,eu ainda não sei muito bem,mas tenho que conseguir apanhar ibéricos.

 

Boa sorte,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hoje deçidi ir de novo ao rio para ver se conseguia apanhar uns camarões ibéricos,mas procurei,procurei e nada,a unica coisa que consegui apanhar foram camarões iguais aos que tinha apanhado no outro dia.

 

Mas de çerteza que tem que haver camarões ibéricos lá,pode ser que outro dia tenha mais sorte!!

 

Neste momento vou fazer por manter os camarões que apanhei,só tenho pena é de não saber o nome deles,nem mais informaçao sobre eles!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu quando apanhei os meus estava de ferias e todos os dias procurei, inclusive em varias prais fluviais diferentes, e havia dias que nem um vi onde no dia anterior tinha visto dezenas, se tiveres para fazer uma viagem de passeio com a "Maria" vai á barragem de belver em Maçao (a seguir a Ortiga), la, mesmo ao lado da praia fluvial(onde podes fazer praia com direito a salva vidas e uma esplanada ao lado) basta levantares maia duzia de pedras e ficas com centenas de "ibericos" em cima dos pes, literalmente

 

EDITE: se quizeres tentar de novo nessa zona, vai subindo o rio, vais ver que neste momento é o melhor que podes fazer, para alem disso onde encontrei mais camaroes foi mais acima no rio, pelo que me aprecebi as femeas sobem o rio, talvez para largarem as larvas e serem espalhadas ao londo do rio

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

E sabes dizer-me onde fica a barragem de belver em Maçao (a seguir a Ortiga)??

 

Fica no algarve?É que eu nunca tinha ouvido falar desta praia e nem de Mação!!

 

Gostava muito de ir lá,será que fica perto de aqui!!

 

Obrigado pelo ajuda e pelo conselho!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

E sabes dizer-me onde fica a barragem de belver em Maçao (a seguir a Ortiga)??

 

Fica no algarve?É que eu nunca tinha ouvido falar desta praia e nem de Mação!!

 

Gostava muito de ir lá,será que fica perto de aqui!!

 

Obrigado pelo ajuda e pelo conselho!!

 

Belver fica no Ribatejo, conheço o local... Mas nunca vi camarões no rio... Mas se calhar foi porque fui lá no Inverno e não levantei nenhuma pedra, a água estava um pouco fria... lol

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pela ajuda,ainda fica a uns poucos km,mas pode ser que algum dia até passe por lá,é lixado é ir lá e depois nessa altura não haver nenhum camarão!!

 

Pois não sei quais as condições deles no inverno,nem sei se dá para os apanhar no inverno,no verão a agua está sempre mais limpa e ajuda!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então pessoal não há nunguem aqui no forum que consiga analizar estas fotos e dizer se estes camarões são mesmo Ibéricos ou não??

 

Aqui vão as fotos:

gallery_29577_969_23755.jpg

 

gallery_29577_969_47162.jpg

 

gallery_29577_969_41984.jpg

 

gallery_29577_1510_72861.jpg

 

gallery_29577_969_36419.jpg

 

gallery_29577_969_74512.jpg

 

Cumps.

 

 

boas ,

sao ibericos. quanto a cor esbranquiçada ou a pontos/espirais brancas opacos dentro do camarao , cuidado , sao parasitas. e por norma contagiosos e sem cura. retira sempre os camaroes mortos do aqua , o contagio da-se quando outros camaroes comem um camarao morto infectado.

quanto a certeza dos camaroes que apanhas serem ibericos , procura mais afastado do mar , longe de aguas salobras , sera garantido serem ibericos.

abraço.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a certeza dos camaroes que apanhas serem ibericos , procura mais afastado do mar , longe de aguas salobras , sera garantido serem ibericos.

abraço.

 

 

exacto, tambem é o meu conselho mais viavel

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado aos dois pela ajuda e os conselhos dados,essa dos parasitas é que desconheçia completamente,mas nós estamos sempre a aprender!!

 

Eu costumo tirar sempre os camarões mortos do aqua,pois tenho ouvido dizer que não é bom para a agua e para os seres que lá estão.

 

Vou tentar ir rio mais a çima a uns 20 km afastado do mar para ver se tenho mais sorte,ai a agua já deve ser doçe!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Andei a pesquizar para saber o nome dos camarões que apanhei no outro dia no rio Guadiana e encontrei alguns tópicos de 2004 onde se falla no camarão" Palaemonetes antennarius ".

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...art=#entry65716

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=164704

 

http://www.natureaquarium.it/schede/schede5/palaeANT.htm

 

Realmente estes camarões são muito pareçidos com o " Palaemonetes antennarius ",será que são mesmo?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais