Camarão Ibérico-grande aventura


joker

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Já há algum tempo que eu queria ir apanhar camarões Ibéricos ao rio,pois o menbro Alex Pereira tinha me dito que no rio Guadiana havia,ele já tinha apanhado tambem e até me chegou a ofereçer alguns.

 

Hoje foi o grande dia,aventurei-me,peguei num camaroeiro,num balde e em dois garrafões de plástico e foi experimentar,consegui apanhar uns quantos e até fêmeas ovadas,mas a agua é salobra,pois é em Castro Marim e fica muito perto do mar,agora vou ter de os passar para agua doçe,atravez de tpa's com algumas explicações do menbro Alex Pereira,pois ele já tem alguma experiênçia.

 

Neste momento estão numa caixa vodafone,com um filtro interno e com um luz pequena,á espera de serem mudados para a minha maternidade com 3 caixas vodafone!!

 

Quando poder coloco fotos,pois eles ainda estão muito mexidos!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então e já experimentas-te em ir ver ao rio guadiana?

 

Eu acoselhava-te a ir ver e secalhar tambem tens uma surpresa.

 

Eu penso que ai tambem possa haver.

 

Agora tenho que os tentar manter,fazer as tpas e ver se eles sobrevivem,se tudo correr bem algum dia até te posso aranjar alguns!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já,fui ver e já falei com pescadores e nunca se viu por aqui a não ser os lagostins vermelhos(lagostim do lousiana),uma vez que é já muito para cima (distrito de Beja).

boa sorte para a tua experiencia de adptação dos camarões.

cumps.JOÃO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,secalhar é muito para çima,eles estão mais para baixo,mas eu já ouvi dizer que tambem há camarões destes no Alentejo,mas claro deve ser toda aquela zona muito junto ao Algarve.

 

Obrigado pela força,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Trago-vos algumas fotos dos camarões que apanhei hoje á tarde:

 

Apanhei este camarão,penso que seja da mesma espéçie,mas apresenta uma cor creme,alguem me podia dizer porque é que este camarão tem esta cor?

gallery_29577_1510_32994.jpg

 

gallery_29577_1510_1323.jpg

 

Os mais pequenos.

gallery_29577_1510_51240.jpg

 

gallery_29577_1510_27962.jpg

 

Fêmea ovada.

gallery_29577_1510_20233.jpg

 

gallery_29577_1510_68401.jpg

 

gallery_29577_1510_6054.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotos,mas eles não paravam quietos e era muito difiçil tirar as fotos,espero que gostem e comentem,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonitos, estou a pensar por estes dias ir a pesca de (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] para o meu aqua alguem sabe dizer se por estes lado tb consigo arranjar camarões???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois isso é que não te posso dar a çerteza,mesmo que te queira ajudar não sei se por esses lados tambem há Camarões Ibéricos,mas pode ser que alguem lei este post e te diga alguma coisa!!

 

Boa sorte com a pesca,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então pessoal,ninguem me sabe dizer porque este Camarão Ibérico apresenta esta cor?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joker, lamento dizer-te isto, mas tenho 90% de certezas que nao sao "camaroes ibericos", digo isto porque recentemente colectei bastante longe do mar os tais camaroes e nao se parecem nada com os que mostras, para alem disso tambem apanhei algumas femeas ovadas(que deixei ficar no seu habitat) e nao é facil identificar individualmente cada ovo, ou seja, nessa foto vez cerca de 20 ou 30 ovos relativamente grandes, o que indica que sao de ordem superior(nascem camaroes) e nas femeas que colectei, apenas se via uma "massa" de ovos verdes/castanhos aos milhares e muito mas muito puequenos o que indica aquilo que sabemos dos "camaroes ibericos" ou seja, que sao de ordem inferior(nascem larvas)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mas há alguns camarões muito pareçidos a um que tenho no meu aqua de invertebrados,pelo menos aquelas fotos que coloquei no post onde estão uns mais pequenos são mesmo muito pareçidos!!

 

E se não são Ibéricos,afinal que camarões são?

 

Obrigado pelo cometario,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sempre igrato capturar camaroes em auas salobras(locais de entrada de agua salgada) pois os camaroes marinhos aproveitam as mares para se aventurarem um pouco rio acima para procurar alimento e provavelmente apanhaste camaroes "salgados" mas mesmo assim pelo meio podes ter apanhado uns "doces" uma vez que dizes ter uns parecidos, mas teras de ver como se comportam durante a transiçao para agua totalmente doce, pois os de agua salgada irao morrer e estragar a agua

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem sabe uns Palaemonetes varians??

 

Habitam nos estuários.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

E esses camarões existem aqui no rio guadiana?

 

E agora outra duvida,será que eles vão sobreviver?

 

Ainda vão ter que passar de aqua salgada para agua doçe!!

 

Obrigado pela ajuda,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,a experiênçia não é muita,só tenho um unico camarão ibérico no aqua e a uns metros do sitiu onde os apanhei,o menbro Alex Pereira apanhou muitos ibéricos.

 

Vamos ver como se comportam,pode ser que até tenha apanhado alguns ibéricos no meio de tanto camarão.

 

Vou estar de olho para ver o que aconteçe,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que costumam viver junto com os camarões ibéricos, por isso ..... :mrgreen:

 

Ria formosa, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que costumam viver junto com os camarões ibéricos, por isso ..... :mrgreen:

 

Ria formosa, por exemplo.

 

 

desculpa, as de onde é que sabes isso?

 

nao estou a duvidar de ti, apenas quero aprofundar o tema, pois é a promeira vez que "oiço" falar nisso

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então há grandes probalidades de serem Palaemonetes varians,não sabia que esses camarões andavam aqui na minha zona,mas estou a ver que afinal até tive uma grande surpresa!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então há grandes probalidades de serem Palaemonetes varians,não sabia que esses camarões andavam aqui na minha zona,mas estou a ver que afinal até tive uma grande surpresa!!

 

cumps.

 

 

tem calma, nao metas a carroça a frente dos bois, pois o hugo apenas deu uma hipotese, nao garantiu nada, e para alem disso penso(nao tenho acerteza) que os palaemonetes tambem saode ordem inferior pelo que nao condiz com essa femea ovada que tens na foto, por outro lado nao conheço as ordens dos camaroes de agua salgada

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa,mas como o Hugo disse que existiam perto do mar,pensei serem estes que apanhei!!

 

Tenho umas 3 Fêmeas ovadas e todas apresentam os ovos assim,por isso são de ordem superior,se fossem ibéricos apresentavam os ovos como as caridinas japónicas!!

 

Eu não conheço as camarinhas,será que poderá haver alguma no meio dos camarões que apanhei?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não deveria ter colocado a palavra costumam. mas sim é possível encontra-los juntos, claro que estão já perto dos extremos (parâmetros) de cada um deles.

 

Penso já ter lido isso aqui no fórum tb, (só me vem à cabeça o aquaben) mas não garanto.,... Li tb um trabalho da Universidade do Algarve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, como a pesquiza nunca fez mal a ninguem, andei a ler uns artigos cientificos sobre os Palaemonetes varians e consegui a purar que sao realmente de ordem inferior, carregando centenas de ovos minusculos, o que nao corresponde á femea que aí tens, repara:

 

70652_large.jpg

 

pude tambem apurar que sim, existem em Portugal e se encontram em rias e esturarios, isto aplicasse nao so em portugal nunca sendo encontrados em aguas totalmente salgadas nem totalmente doces, podem tembem ser encontrados em lagoas salobras

 

ou seja, se por um lado digo que o que tens nao sao os Palaemonetes varians por causa dessa femea ovada, por outro dizes que tens parecidos ao teu "iberico" e ainda por outro lado tens aí um camarao que me parece muito ser um Palaemonetes varians, o tal de cor creme, mesmo que essa nao seja a cor comum:

 

180px-PalaemonetesVariansCommonDitchShrimp3.JPG

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não deveria ter colocado a palavra costumam. mas sim é possível encontra-los juntos, claro que estão já perto dos extremos (parâmetros) de cada um deles.

 

Penso já ter lido isso aqui no fórum tb, (só me vem à cabeça o aquaben) mas não garanto.,... Li tb um trabalho da Universidade do Algarve.

 

Ja falei pessoalmente com o aquaben sobre esses camarões, os Palaemonetes ele diz que é comum o pessoal confundir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja falei pessoalmente com o aquaben sobre esses camarões, os Palaemonetes ele diz que é comum o pessoal confundir...

 

a meu ver distinguem-se bem, se bem que ainda nao tenho muita esperiencia de observaçao dos "ibericos" e nunhuma dos Palaemonetes, mas pelas fotos, perecem ser bem diferentes e é possivel que o Joker tenha capturado 3 especies, os "ibericos", os Palaemonetes e os camaroes da costa(encontrados na mare baixa em qualquer praia

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais