Falta de co2?


Luis Rodrigues

Recommended Posts

Ola

 

Hoje fiz uma muda de agua superior a 50%, logo de manhã. Depois disso todas as minhas plantas estão a fazer bolinhas, tipo 7up. Será que normalmente tenho falta de co2?

 

Eu sei que há um metodo simples de medir o co2 atravez do PH e do Gh ou Kh que não me lembro qual.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas bolhinhas nada têm a ver com co2. O que observas é a libertação de gases (em principio ar normal) que por efeito da pressão que existe na rede permenecem dissolvidos na agua da torneira, até que a colocas á pressão atmosférica onde se dá a separação formando as bolhas que observas e que desaparecem passadas algumas horas.

 

Se queres saber se tens falta de co2 mede o ph do teu aqua. Se fôr superior a 7, confirma que o kh tem valores entre 4 a 8 que é o ideal. Se assim fôr e tiveres plantas podes precisar de co2,

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é o mais provável, se bem que em casos extremos pode ser mesmo pearling.

Para ter a certeza é verificar se há bolhas de gas só nas folhas, ou também nos caules, inertes, vidros, etc...

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que são as plantas que estão a fazer bolhas?

 

Se assim é, possivelmente é sinal de que tens CO2 no aqua. Nota que quando as plantas libertam bolhas, isso não é mais do que o resultado da fotossíntese: o oxigénio.

 

Eu estou constantemente a injectar CO2 no meu aqua e muitas vezes até as anubias parecem taças de champanhe a borbulhar :lol:. Umas bolhas vão subindo e outras ficam por baixo das folhas, embora com o tempo se vão deslocando e inevitavelmente subam à superficie.

 

Se a água do teu aqua já estava nas lonas no que toca a CO2, então a muda pode ter introduzido uma quantidade suficiente para que ao longo desse dia as plantas conseguissem produzir oxigénio em tal quantidade que em vez de se dissolver na água formou bolhas.

 

Porque não experimentas injectar CO2? Mesmo através do método de fermentação vais ver que tens bons resultados :cry:. Nota que se optares por esta solução, e se tiveres peixes no aqua deverás ligar uma bomba de ar com pedra difusora à noite. É que senão os níveis de CO2 podem subir demasiado ao longo da noite (de noite tanto peixes como plantas produzem-no). A pedra difusora vai fomentar trocas gasosas que irão permitir a dissipação do CO2 em excesso. É que senão, os peixes podem asfixiar... :cry:

 

 

Quando à tabela para estimares o CO2 via KH/pH, podes encontra-la aqui:

 

 

:idea:http://www25.brinkster.com/aquasfera/fw_kh.asp?page=4

 

 

 

Abraços.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua de 300 litros e utilizo a sequinte receita:

 

 

Num garrafão de 5 litros ponho:

 

- 4 litros de água previamente filtrata por carvão activado (durante uns 10-15 minutos);

- Uma saqueta de fermento natural;

- Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;

- Um quilo de açucar.

 

Costumo utilizar o liquidificador para misturar tudo (açucar, fermento e bicarbonato com os 4 litros de água).

 

Esta mistura dá-me para +- 2 semanas, e normalmente o pH do meu aqua mantém-se sempre nos 6,8.

 

 

Abraço.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, como tinhas medo de aquilo te mandar CO2 demais o que podes fazer é meter só metade do açucar inicialmente e a meio abrir e meter a outra metade do açucar sem adicionar mais nada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais