femea caeruleus de papo ha quase 3 semanas


Cristina_

Recommended Posts

Olá a todos

 

Já tenho esta femea caeruleus ha quase um ano, adquiri-a ainda muito pequena e cedo reparei que volta na volta ficava de papo, mas acabava sempre por engolir os bebés.

 

Por isso ha coisa de 3 semanas, quando reparei que estava de papo nao liguei muito porque nunca passava mais de uma semana sem os engolir...

 

eis se nao quando... o tempo foi passando, ja estamos a entrar na 3ª semana, e ela está extremamente magra e ainda com os pequenos no papo...a minha questao é...nunca fiz " um parto" mas sei como se faz e ja vi fazer, só tenho 3 caeruleus ( a contar com ela) e um casal de saulosi juvenil ainda, faço o parto ou deixo-a fazer por si? Os outros nao os comem?

 

obrigada a todos :music_singguitar:

Editado por Cristina_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Cristina,

 

convem provocar o parto senão a femea pode morrer. Se tiveres um aquário pequeno botas areia do aquário principal e uma pedra para ela se esconder, coloca-a lá e colocas um pouco de comida que ela já deve largar os bichos. Se mesmo assim não largar, tens de provocar o parto. A maneira que a mim dá mais jeito é segurá-la invertida com uma mão e por e tirar a cabeça da menina dentro e fora de água até os largar (massajando o maxilar para ela abrir a boca).

 

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigada pela resposta...

pois eu já a agarrei...tentei fazer o parto..mas ela nao abre a boca nem por nada...nao consigo tirar os pequenotes... estou preocupada.

É que ela é pequena ainda, tem pouco mais de 6 cm...e a boca dela é muito pequena...

o que faço??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cristina, tudo bem?

 

 

Como já falámos anteriormente, o ideal nesses casos é mesmo recorrer ao stripping fry, contudo, a pouca experiência pode levar a algumas dificuldades neste processo. Assim sendo, se tiver outro aquário, é preferível colocá-la separadamente até ela largar os alevins. Como lhe expliquei, o espaço onde está actualmente e conjuntamente com outras espécies leva a que não sinta segurança e, como tal, retarde a liberdade dos alevins.

 

 

Cumprimentos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ajuda mas eu ainda ontem tirei os putos de uma das minhas greshkai e utilizei um palito para lhe abrir a boca. O método que uso é simples, tiro-a para uma caixa de plástico com água, pego nela, com a ajuda de um palito e com ela dentro de água abro-lhe a boca enquanto de forma intermitente a puxo para fora de água. Os filhotes vão caíndo para a taça e depois de me certificar que já não tem nenhum deixo-a uma semana num aquário refúgio a ganhar peso e depois volta para o aquário principal. Boa sorte!

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos consegui!!! :P

 

Numa última e desesperada tentativa...abri-lhe a boca com um cotonete ( sem o algodao) e deu! sairam 2...tao giros, já amarelinhos, e depois enquanto a soltei ela deitou mais 2 para fora! Sao 4 bebes muito giros, já os coloquei na maternidade e vou-lhes dar spirulina em pó.

Os Ciclideos sao peixes extraordinários, obrigada a todos voces que me serviram de inspiração e especialmente à paciencia do membro Marco Monteiro que tem sido uma ajuda preciosa e exemplar!

 

 

obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cristina verificas-te se saíram todos da boca da fêmea, é que se não saírem ela continua em jejum e como deves calcular é perigoso por tudo o que já foi dito acima.

 

De qualquer das formas parabéns pela coragem. :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tiago

 

verifiquei e agora que ja passaram 3 dias ja tive a certeza que sim, porque ela anda a comer tudo o que lhe aparece a frente! lol

Eles agora estao numa maernidade dentro do próprio aquario, devem ficar lá por quanto tempo? Nao tenho bem noção.

 

Muito obrigada por tudo

 

 

cumps :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tiago

 

verifiquei e agora que ja passaram 3 dias ja tive a certeza que sim, porque ela anda a comer tudo o que lhe aparece a frente! lol

Eles agora estão numa maternidade dentro do próprio aquário, devem ficar lá por quanto tempo? Não tenho bem noção.

 

Muito obrigada por tudo

 

 

cumps :|

 

Boa noite, sendo assim já estou mais descansado. Quanto à tua pergunta é difícil de responder de forma exacta, pois pode variar de acordo com o sítio para onde os queres mudar.

 

Assumindo que os queres mudar para o aquário principal deves esperar que eles tenham 2 ou 3cm mas como é óbvio não dentro de uma maternidade. O que te sugiro é que daqui por uma semana ou duas arranjes uma caixa de plástico tipo tupperware que possas cortar de forma a fazeers uma maternidade XL que possa acolher os juvenis. Espero que me tenha feito entender, mas podes passar pelo sub-forum DIY que achas informação de como a fazer de forma rápida, simples e económica.

 

 

Boa sorte! :P

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tiago

 

 

Eu espero nao ter feito asneira...mas quando eu disse que eles estão na maternidade...eu referia-me a uma maternidade de plastico que eu tenho e que coloquei a flutuar no aqua principal, é bastante grande e eles nao estao apertados lá, fiz mal?

 

cumps e obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, eu penso que percebi de que tipo de maternidade a que te estavas a referir, e fizeste muito bem em mete-los lá. Quanto ao tempo que demora a crescerem até terem esse tamanho pode variar muito de acordo com a alimentação. Assim por alto penso que 4 meses devem chegar para atingirem esses 2-3cm, talvez menos mas não te posso dar uma informação correcta por isso espera por quem saiba.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o tempo de crescimento vai variar não apenas com o tipo de alimentação que lhes é administrada mas igualmente com o espaço que têm disponível para crescer. Assim sendo, quanto mais espaço tiverem mais rapidamente atingem os 2/3cm.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...