Ajuda Aqua 40L


rssmoreira

Recommended Posts

Boas caros membros, venho cá pedir a vossa ajuda para fazer uma alteração ao meu aquário de 40L

 

Tenho este aqua à cerca de ano e meio e tem sido habitado por uma (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (é assim que conheço) provinda das criações que se dão no meu lago artificial. Inicialmente tive 3, mas não se estavam a dar bem pois rivalizam muito, provavelmente devido ao espaço reduzido e assim sendo coloquei apenas uma o que resultou perfeitamente mostrando-se um peixe de uma resistência impressionante (bom para um principiante/ignorante nesta área como eu). O áqua tem areão no fundo com algumas pedras do rio de pequenas dimensões e um tronco de videira fino e também de pequenas dimensões e uma planta decorativa artificial. Depois apenas tem uma bomba de ar que uso para fazer uma circulação de agua e agitação da mesma à superfície(para oxigenação penso eu de que...)

 

 

O que eu pretendia era devolver a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ao meu lago e colocar alguns peixes de água fria diferentes mediante as limitações que tenho, e era nesta área que pedia o vosso aconselhamento.

 

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como é sabido peixes de água fria requerem mais oxigénio que os peixes de água quente. Isto faz com que se possam ter mais peixes tropicais no mesmo volume de água que peixes de água fria.

Em 40L acho que se colocares 2 ou três peixes "vermelhos" ou equivalentes que não cresçam desmesuradamente como as carpas koi ou outros estás à vontade.

Alguém me corrija se estiver enganado mas no máximo 20cm no total de peixes seria o ideal. Ou seja somando os cm de cada peixe, sem contar com as caudas, já adulto não ultrapassar os 20cm.

Quanto a plantas penso que fica sempre melhor uma natural resistente do que artificial. Sei que elódea se dá bem com água fria. De momento não sei dizer outras.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como é sabido peixes de água fria requerem mais oxigénio que os peixes de água quente. Isto faz com que se possam ter mais peixes tropicais no mesmo volume de água que peixes de água fria.

Em 40L acho que se colocares 2 ou três peixes "vermelhos" ou equivalentes que não cresçam desmesuradamente como as carpas koi ou outros estás à vontade.

Alguém me corrija se estiver enganado mas no máximo 20cm no total de peixes seria o ideal. Ou seja somando os cm de cada peixe, sem contar com as caudas, já adulto não ultrapassar os 20cm.

Quanto a plantas penso que fica sempre melhor uma natural resistente do que artificial. Sei que elódea se dá bem com água fria. De momento não sei dizer outras.

 

Cumps

 

Para começar obrigado pela resposta, quanto à questão das plantas como eu disse o meu áqua apenas tem areão. Mesmo assim conseguem-se lá colocar plantas? A elódea passa bem em aqua com pouca luz(quando digo pouca luz refiro-me apenas a luz natural)?

 

Mais uma vez agradeço o teu conselho e continuo receptivo a novas espécies de peixes e plantas que não sofram com as devidas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não quero ser desmancha prazeres mas ha meu ver esse aquario nem para um peixe vermelho, se tivesse 80 litros a coisa ainda escapava mas em 40 litros isso vai dar barraca.

 

Cumps

 

Concordo, peixes de água fria requerem muito espaço. E sujam muito por isso aquários pequenos facilmente se tornam curtos e os parâmetros da água facilmente dão problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Peço desculpa, não sou muito entendido em peixes de água fria. Pensava que se fossem pequenos que poderia ser.

Mas sendo assim é melhor seguir os concelhos do Ismenio e do JoaoRibeiro.

A verdade é que podes comprar um termostáto, que nem é muito caro e podes por peixes tropicais de tamanho pequeno como os guppys ou outros do mesmo tamanho.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que podes comprar um termostáto, que nem é muito caro e podes por peixes tropicais de tamanho pequeno como os guppys ou outros do mesmo tamanho.

 

Cumps

 

Concordo plenamente. O termostáto não é mesmo muito caro e os guppy são espectaculares. Além de serem uma boa escolha para quem se vai iniciar no bichinho da água quente.

 

Gostava de poder voltar a ter guppy mas a água cá de casa não deixa :D

 

Não te esqueças é da regra de 2 fêmeas e um macho para não haver stress. Mas passa na secção dos vivíparos para ler sobre as necessidades dos guppy.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, muito obrigado pelos vossos conselhos!! Acham então que mediante as condições que tenho apenas preciso de um termostato e termómetro para poder ter lá os guppies? Já agora digam-me quantos me aconselham a colocar nesta água!

 

Não querendo abusar se me poderem dizer qual o termostato mais adequado para estes escassos 40L de água agradeço.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, muito obrigado pelos vossos conselhos!! Acham então que mediante as condições que tenho apenas preciso de um termostato e termómetro para poder ter lá os guppies? Já agora digam-me quantos me aconselham a colocar nesta água!

 

Não querendo abusar se me poderem dizer qual o termostato mais adequado para estes escassos 40L de água agradeço.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

 

Simples, podes começar com um trio ou se calhar dois.... ao ritmo que eles procriam em pouco tempo tens mais do que o aquário comporta e estás aí a oferecê-los. Além de que é montes de giro acompanhar a evolução dos alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo abusar se me poderem dizer qual o termostato mais adequado para estes escassos 40L de água agradeço.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

 

Penso que um Jagger 50w era o suficiente. Digo esta marca porque tenho confiança, é a que uso. Há outras.

Já agora diz-nos que filtro tens, iluminação, especificações da água.

 

Cumps

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas não tinha ideia que os guppies criavam assim com tanta facilidade. Sendo assim se se reunirem as condições começo então com o trio de guppies.

Ora bem quanto a iluminação, não tenho pois o agua encontra-se perto de uma porta para o exterior em vidro, ou seja tem iluminação natural.

 

Quanto a filtro não tenho nenhum, o que tenho é uma placa de plástico com uns furos que vinha com o aquario por baixo do areão criando uma cavidade, depois tenho uma bomba de ar que através de um tubo faz uma espécie de re-circulação da água dentro do aquário obrigando a mesma a passar pelo areão, passar na dita cavidade e depois a sair pelo tubo.

 

Quanto a especificações da água não sei :thumbdown2: pois não tenho como medir. Um cuidado que tenho é nas TPA's 3 dias antes retiro a água da rede publica e deixo de repouso por causa do cloro, como não é muita água não custa nada..

 

Não sei se me perceberam pela explicação que dei, amanha colocarei uma foto do aquário para terem uma ideia melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem vamos por partes.

 

Iluminação. A luz solar a incidir no aqua é um convite a algas para te tornar os vidros verdes. É melhor retirar do sol e colocar uma calha de iluminação fluorescente, que será o suficiente para plantas resistentes.

 

Essa placa de fundo que descreves é um método já pouco usado, porque ela não te retira a sujidade do aquario. Antes armazena-a no fundo e um dia, se não revolves tudo para limpar o fundo corres o risco de veres todos os teus esforços irem por água abaixo, pois os parâmetros da água podem degradar-se rapidamente.

Assim podes retirar essa placa e comprar um filtro pequeno, seja de cascata, que fica a maior parte fora do aqua, e que num aqua pequeno ajuda a ter mais espaço, ou um interno.

 

Quanto à água tens uns testes de fita baratos, que embora não sejam o mais preciso que existe dão-te uma ideia de como ela está.

 

Os tpa's são essenciais e estas a fazer bem.

 

São concelhos que podes adoptar ou não, mas de certeza que ficas com um aquário muito mais estável não tenhas duvidas.

 

Assim por alto fazes a festa por uns 70€, isto sem consultar preços da calha, mas é a ideia que tenho.

 

Cumps

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem vamos por partes.

 

Iluminação. A luz solar a incidir no aqua é um convite a algas para te tornar os vidros verdes. É melhor retirar do sol e colocar uma calha de iluminação fluorescente, que será o suficiente para plantas resistentes.

 

Essa placa de fundo que descreves é um método já pouco usado, porque ela não te retira a sujidade do aquario. Antes armazena-a no fundo e um dia, se não revolves tudo para limpar o fundo corres o risco de veres todos os teus esforços irem por água abaixo, pois os parâmetros da água podem degradar-se rapidamente.

Assim podes retirar essa placa e comprar um filtro pequeno, seja de cascata, que fica a maior parte fora do aqua, e que num aqua pequeno ajuda a ter mais espaço, ou um interno.

 

Quanto à água tens uns testes de fita baratos, que embora não sejam o mais preciso que existe dão-te uma ideia de como ela está.

 

Os tpa's são essenciais e estas a fazer bem.

 

São concelhos que podes adoptar ou não, mas de certeza que ficas com um aquário muito mais estável não tenhas duvidas.

 

Assim por alto fazes a festa por uns 70€, isto sem consultar preços da calha, mas é a ideia que tenho.

 

Cumps

 

Assino por baixo, é um bom plano.

 

Se bem que se deve conseguir fazer a coisa mais barata... é uma questão de ser ver por exemplo aqui na secção dos classificados que se deve arranjar alguns bons negócios. Ou abrir um tópico na procura.

 

De resto tudo o que o Akilae disse é sensato.

 

---edit---

Vê este tópico que encontras lá filtro e calha. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=135484

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui ficam as fotos do referido aquário.

img0800j.jpg

 

Aqui fica a foto de um recente residente, ainda em teste que julgo ser um g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

img0801p.jpg

 

 

Bem quanto a filtro de cascata, termostato jager, e termometro encontrei num site de um patrocinador cá do forum a bom preço, não tinha ideia que este material se conseguia arranjar a este preço, pensei mesmo que tinha de gastar umas 5 vezes mais

 

semttuloolh.jpg

 

 

Quanto à calha vou mandar uma MP aproveitando a dica do JoaoRibeiro. Já agora qual é a lâmpada ideal para o meu aquário? Depois a lâmpada não deverá estar sempre ligada certo? Conhecem alguma solução não muito dispendiosa para controlar automaticamente as horas que a lâmpada estará ligada(penso que seja feito com um relógio mas...)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salvo erro existem uns temporizadores baratuchos tipo loja dos chineses. Acho que dá para o que estás a pensar.

 

Dependendo do que queres usar na plantação deves escolher a iluminação. Tenta ver o que queres fazer mesmo primeiro e decides a iluminação a partir daí. Mas se não fores escolher plantas muito exigentes cerca de 24Watts devem começar a ser suficientes. Mas iluminação não tenho grandes certezas. Aqui deixo quem sabe mais falar para não induzir muito em erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao querendo desfazer, cuidado com o material electrico das lojas chinesas.

eles são na realidade os melhores imitadores de aparencia ue existem mas o material, e neste caso refiro-me a material electrico, deixa muito a desejar.

por muito que o material pareça igual. na realidade não o é, e quando se trata de algo que pode por em risco a nossa casa e até as nossas vidas, parece-me que há que ter um certo cuidado.

eu explico porque digo isto

comprei numa loja chonesa um desses relógios temporizadores. cheguei a casa e nao funcionava. Fui lá trocar. levei outro. trabalhou 3 dias e depois foi-se.

foi lá trocar mas por outros objectos.

fui a uma casa de electrodomesticos comprar um relogio temporizador que me custou mais 2 euros. disse para o logista "este não quero, é ihual ao do chines"

e ele disse "não é não, é igial no exterior, no interior não"

depois mostrou-me uma ficha tripla do chines e uma dele.

ele tinha as duas cortadas para mostrar a diferença e qualquer nao entendido como eu vê a diferença. a ficha do chines tem para ai um quinto dos fios da outra ficha.

peço desculpa pelo relatório mas isto pretende apenas ser um alerta porque esses :music_singguitar: vêm para cá, não pagam impostos e, em alguns casos e repito, em apenas alguns casos, põem até em riscoi a nossa segurança.

comprem no chines à vontade, eu tb compro, mas material electrico, por favor CUIDADO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão pelo aviso. Não fazia ideia. Sempre presumi que pronto podiam não ter a mesma durabilidade mas não pensei que fossem assim tão fracos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao querendo desfazer, cuidado com o material electrico das lojas chinesas.

eles são na realidade os melhores imitadores de aparencia ue existem mas o material, e neste caso refiro-me a material electrico, deixa muito a desejar.

por muito que o material pareça igual. na realidade não o é, e quando se trata de algo que pode por em risco a nossa casa e até as nossas vidas, parece-me que há que ter um certo cuidado.

eu explico porque digo isto

comprei numa loja chonesa um desses relógios temporizadores. cheguei a casa e nao funcionava. Fui lá trocar. levei outro. trabalhou 3 dias e depois foi-se.

foi lá trocar mas por outros objectos.

fui a uma casa de electrodomesticos comprar um relogio temporizador que me custou mais 2 euros. disse para o logista "este não quero, é ihual ao do chines"

e ele disse "não é não, é igial no exterior, no interior não"

depois mostrou-me uma ficha tripla do chines e uma dele.

ele tinha as duas cortadas para mostrar a diferença e qualquer nao entendido como eu vê a diferença. a ficha do chines tem para ai um quinto dos fios da outra ficha.

peço desculpa pelo relatório mas isto pretende apenas ser um alerta porque esses :music_singguitar: vêm para cá, não pagam impostos e, em alguns casos e repito, em apenas alguns casos, põem até em riscoi a nossa segurança.

comprem no chines à vontade, eu tb compro, mas material electrico, por favor CUIDADO.

 

 

Sérgio Nunes, eu dou-te 200% de razão, eu já desisti das lojas dos chineses à muito e não apenas de material eléctrico. Há material de boa qualidade feito na china, mas não se encontra nas lojas dos chineses :S , Não sei ao certo que margens de lucro terão eles mas acredito que não andem abaixo dos 500% e tal como dissestes são bons a imitar, mas como queremos usar as coisas e não coleccionar devemos ver bem. Há dias precisei de umas chaves para parafusos pequenos do meu portátil e primeira ideia que tive 'loja dos chineses, tem lá tudo', pois bem a chave rodava rodava e o parafuso no mesmo sitio (dei 3,5€ por um conjunto de chaves) de seguida chateado fui a uma drogaria e comprei apenas a chave que precisava por 1,10€ com garantia vitalícia. Logo de seguida as dos chineses conheceram todas o meu caixote do lixo bem de perto.

 

 

Voltando ao tópico, já percebi de que relógios falas JoaoRibeiro, e penso que será mesmo um desses que comprarei. Quanto ás plantas pretendo plantas pouco exigentes para não ter dissabores logo no inicio. Mais tarde se o bichinho pegar mesmo logo vou juntando uns trocos para comprar um aquário e material mais a sério. Agora o que pretendo é mesmo o nível 'Amador/principiante'

 

Mais uma vez obrigado pelos vossos conselhos :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.