Ajudar a filtração biológica


paulojbsilva

Recommended Posts

Boas,

montei o meu nano reef recorrendo a um método algo controverso mas que começo a perceber que além de haver alguns adeptos, vejo os resultados positivos do mesmo. O método passa por ter uma carga orgânica muito baixa e uma boa quantidade de RV e areia viva. No entanto, surgiu-me uma dúvida. Será que alguém usou um mangal dentro do aquário, daqueles que eu já vi por exemplo nas lojas que vendem RV dentro dos tanques das mesmas? E quanto à Caulerpa, quem já usou, usa no aquário ou na sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

pelo que percebo é isso mesmo, estava agora a ler a página de uns tipos com um tanque de 100 lts e muita carga orgânica que mudaram cerca de 40 ou 50 litros de água em 8 meses. Além disso, tinham os mangais num refugio, com a água a circular e com o ciclo de luz inverso ao aquário. Ou seja, quando é de dia no aquário é de noite no refugio, quando é de noite no aquário é de dia no refugio. O que faz com que não haja quebra de pH normais durante a noite. Menos fosfatos e nitratos e pH estável parecem-me boas razões para investigar melhor esta técnica. Pondero é a hipótese de enquanto não tiver um refúgio, ter os mangais dentro do aquário...

Como está a correr o teu nano? Tá tudo nice?

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

em vez de caulerpa, experimenta chaetomorpha, como alga para o refúgio

 

 

Boas,

começei a investigar a chaetomorpha também. Creio que um problema do "mangrove" é retirar magnésio, o que pode ser chato... A chaetomorpha parece menos problemática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.