Tanganyika 8000 litros


Arquimedes

Recommended Posts

Boas.

 

Meti-me na construção de um aquário e preciso de ideias para resolver uma ou outra situação.

 

Aqui vai o histórico por imagens:

 

O plano inicial:

 

fotozia.jpg

 

aqurio.jpg

 

topoi.jpg

 

O aquário acabou ficando um pouco mais longo, ocupando uns 5,7m do muro. O vidro da frente fica a uns 2,2 m do muro e a altura varia entre os 0,85m à direita e os 1,35m à esquerda, porque o terreno descai um pouco.

 

Não fiz o nivelamento do terreno porque, para além de sair do orçamento, não só não me pareceu necessário como até acho piada à diferença de alturas. No topo, os vidros vão estar nivelados, claro.

 

O vidro da direita e o do meio têm 250cms x 80 cms e o da esquerda tem 246cms x 66 cms. A espessura é de 2 cms (aquilo é composto por 3 laminas de vidro com uns 6mm de espessura).

 

img0971b.jpg

 

img0974q.jpg

 

img1010nkr.jpg

 

img1021arq.jpg

 

img1035y.jpg

 

img1045dms.jpg

 

O problema agora é encontrar uma forma segura de os vidros se aguentarem sem prejudicar demasiado a estética da coisa.

 

Os vidros já deviam ter sido colocados esta semana, mas surgiram dúvidas quanto à segurança da ideia inicial que era colocar uma calha em aço inox no topo dos vidros e presa ao muro:

 

aquriopoiso.jpg

 

Mas parece que é demasiada pressão sobre a calha e o mais certo era aquilo não aguentar.

 

Já agora aqui fica o encaixe dos vidros em "L". Todo aquele murinho em cimento está preso com ferros ao chão, por isso em baixo a coisa tá segura.

 

img1038y.jpg

 

A colagem dos vidros vai ser sempre uma colagem um bocado fraca, porque os vidros não se encontram em angulos rectos. O silicone quase que só vai vedar aquilo.

 

Eu tive esta ideia, mas também acho que não chega:

 

travao.jpg

 

Uma ideia que funciona é construir 2 pilares para suportarem o vidro:

 

pilares.jpg

 

O que eu não gosto nesta ideia é que estraga bastante a estética da coisa. Isto era uma panorâmica continua e assim fica quebrada em 3 partes.

 

Por isso preciso de ideias rapidamente até amanhã. Se não surgir nada, lá vai ter que levar 2 pilares com uns 20 cms de largura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok....parece que vai ficar bom...á espera de novidades

 

 

é assim, eu nao sei se te ajuda muito, visto que sou mt mau em fisica, mas a força da agua, em grandes quantidades, nao é exercida em baixo? como se fosse um triangulo?

 

pelo que sei, chama-se coluna de agua por causa disso... a pressao exercida em baixo é maior do k em cima... se fosse possivel acho que ate daria para ter um vidro em triangulo com o topo mais fino... teoricamente... assim sendo, o teu maior problema estaria resolvido pois em baixo tens apoio...

 

mm assim eu usaria as barras de cimento... nao fica assim tao mal bowdown

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens pelo projecto...

 

Como vais fazer com o aquecimento ?

 

 

Também me perguntei isso... isso e, também, porque é que com tanta litragem vais dedicar o aquário a conchículas?

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

EM 1º LUGAR GOSTARIA DE TE DAR OS MEUS PARABENS....

TENS AI UM PROJECTO E PERAS....HEHE

EM RELAÇÃO A ISSO ACHO QUE PODIAS POR UNS TRAVAMENTOS EM CIMA , TIPO UMA CALHA QUE ENCAIXE NO VIDRO E QUE ESTEJA PRESA AO MURO COM ALUMINIO OU INOX.

 

NAO SEI SE SERÁ BOA IDEIA MAS VÊ BEM ISSO.

 

ABRAÇO

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me perguntei isso... isso e, também, porque é que com tanta litragem vais dedicar o aquário a conchículas?

 

Cumps

 

 

tambem me perguntei isso do aquacimento a unica solucao que eu vejo e de um painel solar la por traz como se costuma de fazer nas piscinas

 

realmente conchiculas ai e ridiculo

 

maior parte de conchiculas tem 4cm nem vam dar para velos

 

ai ficava bem tanganicas decentes como frontosas eu pessoalmente metia malawi ou entao ciclideos americanos assim o aquacimento estaria mais ou menos resolvido

 

mas o projecto ta exlente de qualquer maneira 8000 litros nao e pa todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o tamanho do aquário dá para um Tanganyika soberbo, no entanto, é muita água apenas para conchiculas.

 

Poderá ser aproveitado para manter especies interessantes e de maior envergadura, e sempre poderá haver uma zona de conchoas :naughty:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lgass: aquilo vai ficar só com os pilares de cimento mesmo. Mas isto ainda vai levar o seu tempo, porque os vidros só vão para o lugar no início de Setembro.

 

O aquecimento é um problema que vou ver se resolvo de 2 maneiras: minimizar as perdas de calor no Inverno e com um aquecedor de piscina.

 

Para ter um efeito de estufa, vou cobrir o aquário com placas de acrilico, que também deixam a luz entrar.

 

No Inverno, à noite e quando não estiver a ver os peixes, cubro os vidros com umas placas de roofmate.

 

Aquecimento solar nesta zona não é grande opção. Estou rodeado de montanhas muito altas e escarpadas e na costa norte.

 

Quanto aos peixes, isto vai ser mesmo fundamentalmente para conchículas.

 

Tem uma zona para rockdwellers ferrenhos, ou seja, peixes que não se afastem mesmo das rochas e uma zona de areia aberta.

 

Peixes grandes, não quero. Cada vez que olho para um aquário grande, se há um peixe grande lá dentro, o aquário parece-me logo pequeno. O mesmo acontece se o aquário tem algum peixe que nada de uma ponta do aquário à outra em 10 segundos.

 

Pra já as espécies que vão ser autorizadas a se reproduzir lá dentro são as seguintes:

 

- Multies

- Brevis

- Ocellatus

- Sumbus

- Buescheri

- Cypris (dos pequenos)

 

Há mais umas que estou a considerar:

 

- Julies transcriptus (ainda estou para ver se hibridam com os Buescheri)

- Eretmodus

- Telmatochromis vittatus

 

Há os peixes de águas abertas que ainda estou a ponderar como os Callhochromis e as Xenotilapias.

 

Não digo que não entre um ou 2 machos Cyathopharynx ou Ophtalmotilapias, mas isto vai com o tempo.

 

Na primeira fase vão entrar Cypris e Buescheris.

 

Logo de seguida Multies.

 

Depois Brevis, Sumbus e Ocellatus.

 

Depois logo se vê. Vou sentindo o pulso à coisa e adapatando a lista de peixes.

 

Tenho que ter muito cuidado com o que meto lá dentro, porque o mais certo é não conseguir retirar uma espécie depois de introduzida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabens pelo projecto, está a ser muito bem construido.

 

Não tenho tanganikas, mas sim malawi, mas como serve para ajudar o tipo de peixes a colocar não interessa....

 

Em relação á base do aquário, basta que esteja presa com essa base em "L" para aguentar com o "peso" da água.

 

A junção dos vidros terá que ser feita como tu indicas no fim, para garantires segurança para os vidros não abrirem nas junções devido á pressão da água deverás ter umas "barras", presas tanto em cima como em baixo.

 

No topo do áquario deverás colocar uns travamentos franceses, dividindo a área do aquário em 1/3 para cada travamento.

 

Este é o meu pensamento em relação ao que li, espero que tenha sido util.

 

Abraços

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostos não se discutem, mas já ponderaste colocar aí outro tipo de ciclídeos que não necessitem (pelo menos de tanto... ) aquecimento?

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pilares já estão colocados e parecem-me bem.

 

Em relação ao tipo de peixes, estou pralá de inflexível :thumbup3: Estou completamente vidrado nos conchículas, cheguei ao fim da linha na aquariofilia, não há mais nada a seguir a estes bichos. Assim que ouvi falar deles soube que ia ser assim e é mesmo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pilares já estão colocados e parecem-me bem.

 

Em relação ao tipo de peixes, estou pralá de inflexível :) Estou completamente vidrado nos conchículas, cheguei ao fim da linha na aquariofilia, não há mais nada a seguir a estes bichos. Assim que ouvi falar deles soube que ia ser assim e é mesmo :)

 

Se em vez de pilares de betão, tivesses colocado pilares metálicos, na minha opinião seria mais agradável.

 

Parabéns pelo projecto.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Os pilares já estão colocados e parecem-me bem.

 

Em relação ao tipo de peixes, estou pralá de inflexível ;) Estou completamente vidrado nos conchículas, cheguei ao fim da linha na aquariofilia, não há mais nada a seguir a estes bichos. Assim que ouvi falar deles soube que ia ser assim e é mesmo :)

 

Só hoje me apercebi deste teu tópico. Os meus mais sinceros parabéns pelo projecto e principalmente pela tua escolha de conchiculas para o habitarem.

Também eu sou "vidrado" em conchiculas e também eu já criei de tudo. São peixes admiráveis.

Mais uma vês os meu parabéns.

Coloca lá umas fotos do produto final...

Editado por Cacau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...