Limpeza de vidros aqua


Recommended Posts

boas..

 

ja andei a pesquisar um pouco e pelo que percebi o cartao de credito é o melhor para limpar os vidros interiores do aqua..

agora as duvidas?

devo efectuar a limpeza quando fizer a troca semanal de 15% de agua?

faço a limpeza com os peixes dentro do aqua? n ira ficar a agua um pouco turva?

 

desculpem a ignorancia mas sou novo nestas andansas ;)

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se tens algas nos vidros devem ser fuzz ou green spot. As neritinas zebra comem essas algas. Desaparece quase tudo. De vez em quando, limpo as algas do vidro. Se tens que as limpar semanalmente acho que tens outros problemas (iluminação, nutrientes, limpeza).

 

Para limpar, o cartão de crédito dá jeito, mas se não queres andar com os braços dentro de água há umas coisas compridas com uma lâmina de aço na ponta. Compras isso em qualquer lado. Raspa-as imediatamente antes da troca de água. Aproveita enquanto tiras água para aspirar as algas que caíram no fundo.

 

Eu troco 30% por semana, mas isso depende de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas...

o que poderei utilizar ou fazer para que as algas não apareçam? as dimensoe do meu aqua sao 80*30*36 e uso duas lampadas de 40W cada..

devo dizer que os meus peixes sao de agua fria... e não conheço nenhum peixe de agua fria limpa vidros.. alguem conhece?

e a quando da limpeza dos vidros terei de tirar os peixes de dentro do aqua?

 

devo tb dizer k so tenho 3 peixes.. e uma planta

Editado por totalair
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de 1 aquário de água quente, tenho outro de água fria (que nesta altura do ano é quente) com 4 kinguios, 2 dos quais com cerca de 15cm cada. Cerca de uma semana antes de ir de férias os vidros, tubos e plantas passaram a estra cheios de algas castanhas. 2 dias antes de ir de férias coloquei lá 2 otos. Estive de férias 1 semana, quando regressei as algas tinham desaparecido (comidas) completamente.

No aquário de água quente tenho como equipa de limpeza 11 corys, 1 SAE (eram 2 mas 1 decidiu saltar para fora do aquário), 2 ancistrus, 2 neritinas, 2 septarias e 4 otos. Os otos passam boa parte do tempo a descansar mas os que estão no de água fria estão constantemente a trabalhar.

Quando a temperatura começar a baixar terão que ser transferidos para o de água quente.

Para limpar os vidros de outros tipos de sujidade uso um conjunto magnético em que, do lado de fora, ficas com uma pega com base macia para deslocar pelo vidro, limpando-o de fora, enquanto que, do lado de dentro, fica uma espécie de esfregão que se desloca atrás da pega e arranca as algas e outras porcarias.

Não é necessário tirar os peixes para fazer a limpeza.

Preferencialmente faz a limpeza antes da TPA, durante a qual fazes a aspiração do fundo.

O teu aquário tem um volume bruto de 86.4 litros. Para apenas uma planta (não dizes qual, de forma que não se sabe se exige muito ou pouca luz - mas sendo de água fria e os peixes ainda não a comeram, quase que aposto que é pouco exigente) parece-me que 80W é demasiado, podendo estar aí a causa das algas (para além de também ajudarem a aquecer a água). Apenas uma das lâmpadas deverá ser suficiente, ligada cerca de 7h por dia e, de preferência, fora das horas de maior calor. O meu aquário de água fria tem 120l, 1 lâmpada de 30W ligada das 17:00 às 23:00, isto para 1 anubia e 5 cryptocorynes. Não estão espectaculares, mas lá se vão desenvolvendo devagarinho.

Editado por jcrelha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.