Livro informativo


hugo feio

Recommended Posts

Viva.

Estou a montar uma espécie de um livro com umas fichas técnicas de peixes e invertebrados de aquário, este vai ser ilustrado e vai ter informações tais como as necessidades dos peixes, quanto crescem, a sua reprodução em aquário.....

Então aqui fica o meu pedido para os membros que tenham algumas fotos bonitas, e não se importem de as fornecer para esta iniciativa, que a ponham aqui ou me enviem por mp.

Quem quiser que ser publicitado junto da foto, terá de juntar o seu primeiro e ultimo nome.

A foto deve ser enviada da seguinte maneira:

Espécie : Comedor de algas chinês (o nome pode ser o comum ou o cientifico, que eu depois trato do resto...)

Foto de : Hugo Feio

gallery_26497_841_1040961.jpg

ou

Espécie : Caridina multidentata

Foto de : Hugo Feio

gallery_26497_843_507032.jpg

Quando começar a receber as fotos vou metendo aqui as fotos das espécies que já tenho para evitar repetições...

Já tenho:

Escalar

Corydora Panda

Comedor de algas chinês

Corydora Aeneus

Néon tetra

Caridina Multidentata

Depois as melhores fotos teram direito á capa !

O livro depois como retribuição vai estar aqui no fórum para quem quiser poder consultar, e tirar as suas dúvidas

Conto com a vossa ajuda

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já tenho a capa :P Embora ainda sujeita a alterações...

A minha ideia era que não ficasse muito antiquada, mas também que não ficasse muito complicada...

Aqui fica então...

gallery_26497_842_57723.jpg

As letras e as imagens parece que ficaram um bocadinho desfocadas mas também o livro vai ser A5 por isso...

Vai ser daqueles livros que se lêem na horizontal... yikes

As fotos até agora são todas minhas, por isso se mandarem vir umas bonitas....

E já agora as fotos não podem ter marcas de água tipo aquele sinal a dizer aquariofilia.net.... Porque se agora todas as fotos do livro tivessem isso :shocked028: Eu depois faço uns agradecimentos e umas recomendações ao fórum, isso claro se os Sr. Dr. Admistradores não se importarem .... :pompomgirl:

Que acham ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hugo

 

 

esse livro vai ser para que?

 

vais vender a uma editora?

vais tu tirar fotocopias e vender á malta do forum?

 

 

explica la isso melhor se nao te importares

 

 

cumps

 

Se tudo correr bem vendo a uma editora... Mas deixo aqui uma cópia com os respectivos direitos de autor para o pessoal consultar á vontade, peço para se colocar como inamovivél...

Se não ficar assim nada de especial deixo aqui uma cópia no tópico e fico com uma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte Hugo.

 

Mas se queres escrever, porque não começas por escrever um artigo e pedir que saia na nova revista online do fórum?

 

Claro que não estou a dizer para desistir do livro, mas podias começar por ai.

 

Ou podias criar umas fichas informativas, para o pessoal que comete erros no início, a explicar o que não se deve fazer, tipo erros mais comuns a serem evitados.

 

Só uma ideia.

Boa sorte

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui fica uma que eu fiz á algum tempo :twisted:

Que só postei na arca de noé.... Sim isso mesmo, Traição ! :sunbathing:

Viva

Venho aqui fazer uma pequena introdução ao aquário de "GLOBO".

Durante muitos anos, se têm comercializado essas porcarias a que certas pessoas chamam de aquário ....

Esses "aquários" normalmente não atingem mais de 10 l e costumam ser comprados e usados por aquariofilistas "Verdes", como já foi o meu caso e certamente o de muitos membros. Neles costumam ser introduzidos peixes que atingem mais de 30 cm como os kinguios, os telescópios, cometas... E que durante o seu curtissimo período de vida dentro desses globos eles começão a definhar, pois estão a crescer e não podem devido ao pequeno espaço .

Certamente todos nós preferimos um aquário plantado, bem arranjadinho e muito plantado com espaço suficiente para um bom cardume de néons ou nariz de bêbados, a um globo com pedras verdes brilhantes com a água toda suja e com um peixes doentes a morrer ?!

Agora passo a listar os aspectos negativos & positivos dos globos:

Aspectos negativos:

Promove um crescimento deficiente no\s peixe\s.

Promove um grande stress no peixe devido ás vibrações.

Pode provocar cegueira no peixe.

Aspectos positivos:

Logo que estejamos cientes dos malefícios que os globos causam aos peixes, é um óptimo anti-stress practicar tiro ao alvo com ele.

 

E então é com um enorme prazer e satisfação que afirmo com quase toda a certeza que foi recentemente proíbido o comércio destes "aquários !

 

Espero que esta informação sirva especialmente aos iniciantes que insistem em ter estes globos, pois apesar de serem proíbidos ainda os vi em muitas lojas á venda, e depois de confrontar os vendedores, eles ainda tiveram a lata de dizer que apenas estavam a esgotar o stock !

Fiquem bem e aproveitem

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só vim dar uma sugestão...na capa do livro, em vez de colocares "sociedade", coloca comunidade...fica melhor

 

continua com o projecto

 

Ok ....

Mas eu preciso de fotos bonitas ... Ninguém tem ?

Quanto á capa, creio que não seja necessária se for para mandar para uma editora, pois eu acho que eles ficam responsavéis pela mesma...

Já mandei uma mensagem para a Porto Editora, para me explicarem melhor os procedimentos...

Mas sem as fotos não vou a lado nenhum...

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui fica uma que eu fiz á algum tempo :P

Que só postei na arca de noé.... Sim isso mesmo, Traição ! ;)

Viva

Venho aqui fazer uma pequena introdução ao

aquário de "GLOBO".

Durante muitos anos, se têm comercializado essas porcarias a que certas pessoas chamam de aquário ....

Esses "aquários" normalmente não atingem mais de 10 l e costumam ser comprados e usados por aquariofilistas "Verdes", como já foi o meu caso e certamente o de muitos membros. Neles costumam ser introduzidos peixes que atingem mais de 30 cm como os kinguios, os telescópios, cometas... E que durante o seu curtissimo período de vida dentro desses globos eles começão a definhar, pois estão a crescer e não podem devido ao pequeno espaço .

Certamente todos nós preferimos um aquário plantado, bem arranjadinho e muito plantado com espaço suficiente para um bom cardume de néons ou nariz de bêbados, a um globo com pedras verdes brilhantes com a água toda suja e com um peixes doentes a morrer ?!

Agora passo a listar os aspectos negativos & positivos dos globos:

Aspectos negativos:

Promove um crescimento deficiente no\s peixe\s.

Promove um grande stress no peixe devido ás vibrações.

Pode provocar cegueira no peixe.

Aspectos positivos:

Logo que estejamos cientes dos malefícios que os globos causam aos peixes, é um óptimo anti-stress practicar tiro ao alvo com ele.

 

E então é com um enorme prazer e satisfação que afirmo com quase toda a certeza que foi recentemente proíbido o comércio destes "aquários !

 

Espero que esta informação sirva especialmente aos iniciantes que insistem em ter estes globos, pois apesar de serem proíbidos ainda os vi em muitas lojas á venda, e depois de confrontar os vendedores, eles ainda tiveram a lata de dizer que apenas estavam a esgotar o stock !

Fiquem bem e aproveitem

 

 

O que assinalei a vermelho, esta censurado, podes exprimir as tuas ideias, mas com outra linguagens, uma linguagem: "politicamente correcta".

 

Podias trabalhar melhor todo o texto de cima. Desenvolver melhor e explicar o porque dos aspectos positivos e negativos.

E de certeza que vais encontrar mais aspectos positivos, se pensares mais um bocadinho.

 

E se tentasses escrever mais desta forma, ensinado, mas controlando um bocado o teu saber.

Editando um bocadinho o teu texto, deixo aqui uma ideia:

Aquário redondo - "GLOBO DE VIDRO".

 

Durante muitos anos, tem se vendido os pequenos aquários redondos, chamados Globos de Vidro, que podem ir de 5L, 10L, 20L para cima.

No geral fomos habituados a associar os globos aos pequenos peixes de água fria, vermelhos, pretos.. Pela facilidade que estes peixes trazem ao dispensarem oxigénio e água quente. É possível adquirir alguns destes peixes, chegar a casa e ter um aquário com peixes, sem grandes preocupações, pensamos nós. Na pratica chegamos á conclusão que estes peixes, acabam por não durar muito tempo, nestas pequenas prisões e muito pobres condições.

Infelizmente este tipo de venda, com tanta falta de esclarecimento é corrente.

Se pesquisarmos um bocadinho, rapidamente chegamos à conclusão que estes peixes vermelhos, não devem viver nestes espaços…..

 

E então é com um enorme prazer e satisfação que afirmo com quase toda a certeza que foi recentemente proíbido o comércio destes "aquários !

 

Foi proibida a venda destes Globos, onde?

 

cumps

Susana

;)

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que assinalei a vermelho, esta censurado, podes exprimir as tuas ideias, mas com outra linguagens, uma linguagem: "politicamente correcta".

 

Podias trabalhar melhor todo o texto de cima. Desenvolver melhor e explicar o porque dos aspectos positivos e negativos.

E de certeza que vais encontrar mais aspectos positivos, se pensares mais um bocadinho.

 

E se tentasses escrever mais desta forma, ensinado, mas controlando um bocado o teu saber.

Editando um bocadinho o teu texto, deixo aqui uma ideia:

Aquário redondo - "GLOBO DE VIDRO".

 

Durante muitos anos, tem se vendido os pequenos aquários redondos, chamados Globos de Vidro, que podem ir de 5L, 10L, 20L para cima.

No geral fomos habituados a associar os globos aos pequenos peixes de água fria, vermelhos, pretos.. Pela facilidade que estes peixes trazem ao dispensarem oxigénio e água quente. É possível adquirir alguns destes peixes, chegar a casa e ter um aquário com peixes, sem grandes preocupações, pensamos nós. Na pratica chegamos á conclusão que estes peixes, acabam por não durar muito tempo, nestas pequenas prisões e muito pobres condições.

Infelizmente este tipo de venda, com tanta falta de esclarecimento é corrente.

Se pesquisarmos um bocadinho, rapidamente chegamos à conclusão que estes peixes vermelhos, não devem viver nestes espaços…..

 

 

 

Foi proibida a venda destes Globos, onde?

 

cumps

Susana

:)

Temos professora ! :pompomgirl:

A venda dos globos foi proíbida, á já algum tempo mas agora não sei se também foi proíbido mantê-los neles...

Isto de escrever um livros já vem de alguns anos mas por falta de tempo e dedicação....

Coisa que não falta agora com a paixão ao hobby :P

Nas primeiras páginas devo tentar fazer uma introdução á aquariofilia, assim uma coisa pequena e resumida, pois o meu objectivo é as fichas informativas ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que assinalei a vermelho, esta censurado, podes exprimir as tuas ideias, mas com outra linguagens, uma linguagem: "politicamente correcta".

 

Podias trabalhar melhor todo o texto de cima. Desenvolver melhor e explicar o porque dos aspectos positivos e negativos.

E de certeza que vais encontrar mais aspectos positivos, se pensares mais um bocadinho.

 

E se tentasses escrever mais desta forma, ensinado, mas controlando um bocado o teu saber.

Editando um bocadinho o teu texto, deixo aqui uma ideia:

Aquário redondo - "GLOBO DE VIDRO".

 

Durante muitos anos, tem se vendido os pequenos aquários redondos, chamados Globos de Vidro, que podem ir de 5L, 10L, 20L para cima.

No geral fomos habituados a associar os globos aos pequenos peixes de água fria, vermelhos, pretos.. Pela facilidade que estes peixes trazem ao dispensarem oxigénio e água quente. É possível adquirir alguns destes peixes, chegar a casa e ter um aquário com peixes, sem grandes preocupações, pensamos nós. Na pratica chegamos á conclusão que estes peixes, acabam por não durar muito tempo, nestas pequenas prisões e muito pobres condições.

Infelizmente este tipo de venda, com tanta falta de esclarecimento é corrente.

Se pesquisarmos um bocadinho, rapidamente chegamos à conclusão que estes peixes vermelhos, não devem viver nestes espaços…..

 

 

 

Foi proibida a venda destes Globos, onde?

 

cumps

Susana

:)

 

Antes de a postar tive a rever a ficha, mas pelos jeitos a parte "porcaria" escapou

E a parte de que os aquários de globo vão dos 5 aos 20 l, acho que não é bem assim :pompomgirl:

Já vi pessoas a comprarem uns de menos de 0,5 l com um cometa lá dentro.. :P

E também existem uns de 50 l...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim existem globos de vários litros, não faço ideia qual o mais pequeno.

 

Mas os globos de vidro nunca deixaram de existir.

 

Continuaram sempre à venda.

 

Não desistas do sonho do livro, mas podias dar um passo mais pequeno, explorar este tema dos Globos e pedires para ser introduzido na revista do fórum.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim existem globos de vários litros, não faço ideia qual o mais pequeno.

 

Mas os globos de vidro nunca deixaram de existir.

 

Continuaram sempre à venda.

 

Não desistas do sonho do livro, mas podias dar um passo mais pequeno, explorar este tema dos Globos e pedires para ser introduzido na revista do fórum.

cumps

Susana

 

Sim, já dei uns toques ao artigo, meti alguns aspectos positivos e mandei já ao responsável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...

 

Então pouco tempo e já esta feito?

 

Parece-me muito rápido, acho que não aproveitas-te as tuas capacidades todas.

 

Tenho a certeza que esse artigo dava para uma página bem grande, nesse tema é interessante explicar como devem viver esses peixes de água fria.

 

Agora crava fotos desses peixes para o teu artigo.

 

Espero que não leves a mal os meus comentários.

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Antes demais deixa-me felicitar-te pelas brilhantes ideias que tens tido. Para um "miúdo" (não leves a mal) de 12 anos tens uma capacidade intelectual fora do vulgar, principalmente comparando com a juventude hoje em dia. Escreves bem, sem erros :) , frases bem deliniadas, etc... Acho que a continuares assim, com esse espiríto de iniciativa, de cada vez querer saber mais, vais ser um mestre em aquariofilia.

Digam o que disserem o meu conselho para ti é segue em frente com esse teu projecto, publica mais artigos aqui no forum. Só tenho pena de não ter começado a gostar deste vício dos peixes com a tua idade :( .

Quando tiveres o livro acabado contacta-me que eu compro-te um exemplar.

 

Um abraço :shocked028:

Editado por Vitor Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Antes demais deixa-me felicitar-te pelas brilhantes ideias que tens tido. Para um "miúdo" (não leves a mal) de 12 anos tens uma capacidade intelectual fora do vulgar, principalmente comparando com a juventude hoje em dia. Escreves bem, sem erros :D , frases bem deliniadas, etc... Acho que a continuares assim, com esse espiríto de iniciativa, de cada vez querer saber mais, vais ser um mestre em aquariofilia.

Digam o que disserem o meu conselho para ti é segue em frente com esse teu projecto, publica mais artigos aqui no forum. Só tenho pena de não ter começado a gostar deste vício dos peixes com a tua idade :? .

Quando tiveres o livro acabado contacta-me que eu compro-te um exemplar.

 

Um abraço biggrin

 

Obigado biggrin.png' alt=':biggn:'>

Epá isso vais ter de negociar com a minha editora, mas se correr bem e a editora concordar eu ofereço uns exemplares aqui no fórum para as pessoas que me estam a apoiar neste projecto.

Papillon, eu sei que podia ter desenvolvido muito mais o artigo, mas se há uma coisa que aprendi a A.P e a E.v.t, foi que muitas pessoas simplesmente ao verem um artigo muito grande, ficam com aquela preguiça, e falta de pachorra para lê-lo por muito interessante que pudesse ser ...

As pessoas preferem artigos curtos, resumidos e ilustrados, apesar de não ter imagens sobre o assunto, preferi então deixar o artigo curto, para despertar mais a atenção das pessoas, apesar de ter pena de não ter colocado uma imagem ...

Alguém tem fotos dos peixinhos ou invertebredos ai em casa :chair:

Fiquem bem

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dispensei algum tempo agora há tarde e fiz o layout das páginas...

gallery_26497_841_40370.jpg

Isto também é só um esboço por isso ainda tem uma data de remendos e remendinhos, não lhes liguem.

Agora, quero saber a vossa opinião em relação ás cores ...

Estava a pensar assim nuns verdes e azuis claros, com as letras pretas, mas ainda não me agrada muito.

Os nºs servem para dizerem :

No 1 eu acho que ficava bem azul clarinho...

E volto a reforçar o pedido por fotos ... :bs_quesexclaim:

Fiquem bem...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete lá o artigo do globo nesse modelo de página.

 

 

Procura tu fotos que gostes e depois pedes por mp ao dono.

cabecadura

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quizeres podes utilizar esta foto minha...

 

Coridora Trilineatus

 

dsc0163o.jpg

 

 

Boa continuação...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas fotos ! E foram as duas aceites !

Já tenho então de :

Escalar

Corydora panda e trilineatus

Caridina multidentata

Microgeophagus Ramirezi

Comedor de algas chinês

Néon tetra

E posso me estar a esquecer de alguma coisa....

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou tirar depois umas fotos novas aos meus peixotes com o fundo akadama, que ficam muito melhores.

 

Mas neste momento estou sem pilhas.

 

Já agora era bom meter na foto desse lindo Ramirez se é macho ou fêmea.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.