comportamento dos escalares


Helder Barbosa

Recommended Posts

Boas, desde hoje, quando cheguei a casa, reparei que os escalares estao com um comportamento um pouco estranho...uns perseguem-se aos outros...apenas fazem entre escalares (tenho 3)...é a primeira vez que isto aconteçe...

 

o que poderá ser?

Editado por Helder Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que dizes pode ser muita coisa.

 

pode ser machos em disputas de territorio, podem ser lutas para estabelecer hierarquias.

 

ou entao machos em luta pela femea.

 

sabes os sexos deles?

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que dizes pode ser muita coisa.

 

pode ser machos em disputas de territorio, podem ser lutas para estabelecer hierarquias.

 

ou entao machos em luta pela femea.

 

sabes os sexos deles?

 

não...nao sei o sexo deles...penso que seja mesmo a disputar femea, porque o que anda a perseguir, só liga a um, ao outro nem lhe liga tanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

por acaso estou a ter o mesmo problema mas pode ser em circunstancias diferentes pois eu tinha dois escalares marmore e a mais ou menos 4 dias adquiri um smoke (mais pequeno que os marmore), e so um dos escalares marmore que eu tinha e que começou a ir a traz dele, sera que esta a defender territorio ou tera a defender uma possivel femea?

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas,

 

afinal o comportamento deve ter sido por uma formação de um casal...hoje venho eu da praia, e reparo que uma folha de um feto de java, tava que como um pearling na folha de cima (uma vez que vi por baixo...ao ver por cima, reparo que esta tinha dezenas de ovos, e um escalar esta sempre à beira...o que me aconselham fazer agora?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê quais são o casal. Se puderes tira o "pau de cabeleira".

Evita pertubar o casal e chegar perto do local da postura.

 

Deixa a luz acesa, ou pelo menos deixa alguma luz acesa perto do aqua para os pais poderem tratar dos filhos e protege-los do resto da fauna.

 

Dentro de 48 horas tens filhotes se tudo correr bem.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta...alguns ovos estão brancos (fungados), mas outros ja consigo ver uma pinta preta, e alguns já se mechem ao ponto de escorregar da folha...é engraçado ver o macho por na boca o ovo que esta a cair, e ir colocar novamente na folha...seria melhor colocar numa maternidade a folha?

 

é que apenas tenho o este aquario: 100 c x 30 l x 40a, e tenho mais 1 escalar, guppys, rasboras, 1 ramirezi e 2 altispinosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A folha na maternidade pode não dar grande resultado.

 

Primeiro os filhotes são tão pequenos que passam pelas frestas das maternidades de plástico.

 

Se quiseres colocar numa de rede podes tentar.

 

Mas para já deixa-os tratar dos filhotes tens pouca fauna (bem, não sei quantos guppies... mas...) e eles podem proteger os filhotes.

 

O que me parece é que com os pais a tratar podes ter sorte e safar 4 ou 5, na maternidade com muita sorte safas o mesmo número, por isso acho melhor deixar a natureza seguir o seu curso.

 

PauloA :)

PS: em todo o caso, se os filhotes não vingarem, daqui a cerca de 7/10 dias tens nova postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A folha na maternidade pode não dar grande resultado.

 

Primeiro os filhotes são tão pequenos que passam pelas frestas das maternidades de plástico.

 

Se quiseres colocar numa de rede podes tentar.

 

Mas para já deixa-os tratar dos filhotes tens pouca fauna (bem, não sei quantos guppies... mas...) e eles podem proteger os filhotes.

 

O que me parece é que com os pais a tratar podes ter sorte e safar 4 ou 5, na maternidade com muita sorte safas o mesmo número, por isso acho melhor deixar a natureza seguir o seu curso.

 

PauloA :bad-words:

PS: em todo o caso, se os filhotes não vingarem, daqui a cerca de 7/10 dias tens nova postura.

 

muito obrigado mais uma vez...vou deixar a os escalares fazerem o seu trabalho :character0050:

 

ja vejo quase todos os ovos, apesar de ter sido uma pequena postura (possivelmente por serem novatos nisto :) ) a mexerem-se bastante...quanto ao outro escalar, acham que devo tentar tira-lo do aqua e ficar só com o casal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, depois de algum tempo sem cá vir, deixo aqui uma duvida.

 

os ovos chegaram a eclodir, e mesmo os alevins a nadar apesar de terem sido comidos passado algum tempo. o problema é que quando faltava cerca de 2 dias para eles começarem a nada, a femea expulsou o macho daquela zona, chegando mesmo a lutarem...pelo que vejo aos poucos pareçe que se vao entendendo...alguem sabe a causa disto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais