Aquário de Betta


joaoplscosta

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 20l com um betta. Tem termoestato e filtro. Eu gostava de expandir a minha experiencia em aquáriofilia e plantar plantas verdadeiras. Sempre tive peixes mas sempre usei plantas falsar. Será má ideia por o aquário ser pequeno? Que plantas me aconselham e que substrato deva usar? Será que depois de plantado posso juntar 2 ou 3 camarões red cherry?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é má ideia juntar as plantas. Pelo contrário, vai ajudar muto no equilibrio do ecossistema do teu aqua. Podes juntar qualquer tipo de plantas. Se quiseres podes colocar plantas que pertencem à região do Betta e fazeres um aquario biotopo (anúbias, cabombas, etc...)

Quanto aos camarões, acho que também não vai haver problema! :puppydogeyes:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos camarões, acho que também não vai haver problema! :puppydogeyes:

 

Oi. nao juntes camarões e betas, dá mariscada! Eu tenho um beta nas mesmas condições que tu e tentei introduzir alguns camaroes... e ainda hoje me arrependo de nao ter lido mais sobre o assunto no forum. O beta persegue os camarões e acaba por come-los quando os apanha. Os meus camaroes em panico regfugiaram-se no filtro, mas isso nao e vida para ninguém... viver dentro de um filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. nao juntes camarões e betas, dá mariscada! Eu tenho um beta nas mesmas condições que tu e tentei introduzir alguns camaroes... e ainda hoje me arrependo de nao ter lido mais sobre o assunto no forum. O beta persegue os camarões e acaba por come-los quando os apanha. Os meus camaroes em panico regfugiaram-se no filtro, mas isso nao e vida para ninguém... viver dentro de um filtro...

 

Pois acerca dos camarões já ouvi várias versões, mas penso que se houver um esconderijo para ele e o aquário estiver bem plantado não tem problema. Vou então começar a pesquisa sobre as plantas da região do betta.

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aquário de 20l com um betta. Tem termoestato e filtro. Eu gostava de expandir a minha experiencia em aquáriofilia e plantar plantas verdadeiras. Sempre tive peixes mas sempre usei plantas falsar. Será má ideia por o aquário ser pequeno? Que plantas me aconselham e que substrato deva usar? Será que depois de plantado posso juntar 2 ou 3 camarões red cherry?

 

Obrigado

 

 

A ideia de ter plantas não é má embora exija mais cuidados e mais atenção...

 

O betta é macho???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acerca dos camarões já ouvi várias versões, mas penso que se houver um esconderijo para ele e o aquário estiver bem plantado não tem problema. Vou então começar a pesquisa sobre as plantas da região do betta.

 

Obrigado a todos!

 

 

os Bettas são sempre peixes dificies de mantem com outras especies são peixes muito territoriais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os Bettas são sempre peixes dificies de mantem com outras especies são peixes muito territoriais

 

Pois... digamos que têm um feitiozinho engraçado... Mas ja vi betas machos em comunitarios que parecem uns anjinhos :P. Se nao houver peixes no aquario muito mais pequenos que o beta ou com caudas grandes e coloridas, acho que não á grandes problemas. Acho eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... digamos que têm um feitiozinho engraçado... Mas ja vi betas machos em comunitarios que parecem uns anjinhos :P. Se nao houver peixes no aquario muito mais pequenos que o beta ou com caudas grandes e coloridas, acho que não á grandes problemas. Acho eu...

 

Sim é mais ou menos isso mas eles tambem arranjam problemas com outros :S um amigo meu comprou um mas acabou por ter de o por a parta andava sempre à "purrada"

Editado por kikoscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um macho num de 20L, plantado e todo só para ele... de tal maneira que agora está com um feitio impossivel, nem um pleco o gajo admite nakele aqua, lol, o que me está a dar dores de cabeça para manter o aqua limpinho, muitas tpa's e cuidado ao dar de comer para nao sobrar nada :)

 

Pela minha experienca, quanto mais tempo se mantem um betta sozinho, mais violento e intolerante o gajo fica.

 

joaoplscosta quanto aos camaroes... é como o groove diz... mariscada certa :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um macho num de 20L, plantado e todo só para ele... de tal maneira que agora está com um feitio impossivel, nem um pleco o gajo admite nakele aqua, lol, o que me está a dar dores de cabeça para manter o aqua limpinho, muitas tpa's e cuidado ao dar de comer para nao sobrar nada :)

 

Pela minha experienca, quanto mais tempo se mantem um betta sozinho, mais violento e intolerante o gajo fica.

 

joaoplscosta quanto aos camaroes... é como o groove diz... mariscada certa :P

 

 

os gajos são mesmo tramados loool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de ter plantas não é má embora exija mais cuidados e mais atenção...

 

O betta é macho???

 

Eu não sei bem distinguir mas já o vi a fazer bolhinhas e tem a cauda comprida, nunca lhe juntei um peixe mas ele parece pacifico.

 

Afinal enganei-me a fazer as contas e o aquário afinal tem 16L :\

 

Mas o meu pai falou com um amigo e ele deu-me um com 22,5L. E deu-me termoestatos, filtros e oxigenadores, já tinha isso tudo mas quanto mais melhor. Depois do aquário plantado e prontinho não dá para inserir mais peixes? Noutro fórum disseram que podia ter os camarões se tivesse esconderijos para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei bem distinguir mas já o vi a fazer bolhinhas e tem a cauda comprida, nunca lhe juntei um peixe mas ele parece pacifico.

 

Afinal enganei-me a fazer as contas e o aquário afinal tem 16L :\

 

Mas o meu pai falou com um amigo e ele deu-me um com 22,5L. E deu-me termoestatos, filtros e oxigenadores, já tinha isso tudo mas quanto mais melhor. Depois do aquário plantado e prontinho não dá para inserir mais peixes? Noutro fórum disseram que podia ter os camarões se tivesse esconderijos para eles.

 

 

Não aconselhava muito :S ele ia perseguilos e os camarões iam estar sempre em "stress"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho um Betta num nano de 12 litros, com uma anúbia e elódea. Costumava ter dificuldades em manter o aquário limpo.

 

Como o aquário é tão pequeno, meter outro peixe para limpar, nem pensar. Optei pelos caracóis e foi uma escolha fantástica.

 

Meti uns quantos melanóides e uma neritina zebra, agora não tenho uma única alga. A neritina devorou todas as algas dos vidros em 24 horas e não voltei a ver mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho um Betta num nano de 12 litros, com uma anúbia e elódea. Costumava ter dificuldades em manter o aquário limpo.

 

Como o aquário é tão pequeno, meter outro peixe para limpar, nem pensar. Optei pelos caracóis e foi uma escolha fantástica.

 

Meti uns quantos melanóides e uma neritina zebra, agora não tenho uma única alga. A neritina devorou todas as algas dos vidros em 24 horas e não voltei a ver mais.

 

 

é uma hipotese agora peixes propriamente ditos é um risco mas até pode correr bem...quem sabe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

anabantidae: as vezes as coisas mais simples sao akelas k nao pensamos :tongue: bela ideia k me deste, vou esperimentar essa dos caracois :techi:

 

A neritina precisa de cálcio. Compra um osso de choco daqueles que se vendem para os periquitos (custa uns €0,50 no Continente), parte um bocado e mete no aqua.

 

Tendo cálcio e um ambiente limpo, dá-se perfeitamente. Devora as algas todas. Tenho neritinas em todos os meus aquários, além de serem uma beleza, são muito úteis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

choco de calcio :rtfm: apontado.... isso nao altera os parametros da agua nao ?

tive a ler sobre a neritina e assustou-me um pouco a cena de terem o habito de por vezes sairem do aquario e passear... é que os meus aquas nao sao tapados.. e nao me agrada a ideia de ter caracois a passear pela casa e pisar um sem querer de manha ainda ensonado :tongue:

as tuas tem tendencia para sair ?... bem isto ja esta completamente fora deste topico e grupo :techi:

Editado por bobrinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poder podes, ha quem tenha bettas com neons, mas se procurares aqui no forum tambem encontras relatos de quem fez essa mistura e ficou com uns neons a menos e uma barriga xeinha do betta :crazyeyes:

 

De qualquer maneira tens que ponderar o espaço disponivel, 16L é muito pouco e nao deixa grande margem de manobra para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poder podes, ha quem tenha bettas com neons, mas se procurares aqui no forum tambem encontras relatos de quem fez essa mistura e ficou com uns neons a menos e uma barriga xeinha do betta :crazyeyes:

 

De qualquer maneira tens que ponderar o espaço disponivel, 16L é muito pouco e nao deixa grande margem de manobra para os peixes.

 

Mas eu já arranjei outro com 22,5L está neste momento a fazer a ciclagem, tive uma ideia, como queria muito os Reds pensei em por o Betta no tal aquário e arranjar daquelas caixinhas da Vodafone e pôr lá 2 reds, ou é má ideia? Ou pensei também em comprar um peixinho pequenino tipo neon para testar a ferocidade do meu betta mas isso é um pouco cruel :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje às lojas de animais daqui da zona e comprei areão fino preto para substrato. E na loja ofereceram-me um caracol que (pensava eu e eles) que era um niritina zebra, mas reparei em casa que a casca dele era em forma de espiral, não deve ser daqueles caracois de praga porque o aqua não tinha plantas, e ofereceram-me um kihli, o betta passa por cima dele e nem lhe liga, o kihli anda sempre escondido, agora uma dúvida, o que ei de dade de comer ao kihli? Será que posso juntar mais um kihli a um betta, um caracol com 2cm +/- e outro kihli num aqua de 22,5L? O aqua ainda não tem plantas mas tem muitos esconderijos. Pensei em juntar mais um kihli porque me disseram que eram peixes de cardume.

 

Obrigado

Editado por joaoplscosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje às lojas de animais daqui da zona e comprei areão fino preto para substrato. E na loja ofereceram-me um caracol que (pensava eu e eles) que era um niritina zebra, mas reparei em casa que a casca dele era em forma de espiral, não deve ser daqueles caracois de praga porque o aqua não tinha plantas, e ofereceram-me um kihli, o betta passa por cima dele e nem lhe liga, o kihli anda sempre escondido, agora uma dúvida, o que ei de dade de comer ao kihli? Será que posso juntar mais um kihli a um betta, um caracol com 2cm +/- e outro kihli num aqua de 22,5L? O aqua ainda não tem plantas mas tem muitos esconderijos.

 

 

nao te preocupes com a alimentação do kuhli ... o caracol nao sei se aguentará

Editado por kikoscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te preocupes com a alimentação do kuhli ... o caracol nao sei se aguentará

 

Não haverá de aguentar porquê? Aqui no tópico ouve um user que recomendou usar osso de choco, mas isso também liberta iodo e outras substâncias, mas um amigo meu disse que usava decalcite, um medicamento que serve para dár calcio, qual dos dois acham mais viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não haverá de aguentar porquê? Aqui no tópico ouve um user que recomendou usar osso de choco, mas isso também liberta iodo e outras substâncias, mas um amigo meu disse que usava decalcite, um medicamento que serve para dár calcio, qual dos dois acham mais viável?

 

 

Betta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais