Validade da água da rede...


Recommended Posts

Boas, será que alguém me pode ou consegue esclarecer sobre este assunto?

Eu costumo encher garrafões com água da rede, deixo a tampa aberta para o cloro evaporar e depois de 48 horas utilizo-a para fazer tpa's. A minha dúvida é: será que depois do cloro evaporar posso tapar os garrafões e guardá-los por algum tempo sem receio que a água se vá deteriorando de maneira a que quando for utilizada nos meus aquas faça mal á fauna e/ou flora? Quanto tempo poderei guardar essa água, alguém sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, será que alguém me pode ou consegue esclarecer sobre este assunto?

Eu costumo encher garrafões com água da rede, deixo a tampa aberta para o cloro evaporar e depois de 48 horas utilizo-a para fazer tpa's. A minha dúvida é: será que depois do cloro evaporar posso tapar os garrafões e guardá-los por algum tempo sem receio que a água se vá deteriorando de maneira a que quando for utilizada nos meus aquas faça mal á fauna e/ou flora? Quanto tempo poderei guardar essa água, alguém sabe?

 

Porque irias guardar a agua? acho que se estraga pois se não tiver em movimento a agua aprodece, continua a fazer como estas a fazer que não vais ter problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

eu tenho varios garrafoes com agua e guardo-os por bastante tempo ( nao para consumo , para isso é melhor comprar garrafoes selados e nao agua da torneira ). tenho-os nao para os aqua , mas para alguma emergencia de falta de agua (ja foram necessarios ), faz a experiencia e ve se notas alguma alteraçao na agua, tipo o cheiro. eu tenho a minha guardada num local onde nao apanha sol, e ja tinha a agua( da torneira ) guardada a cerca de um ano e quando a usei e nao notei nada de estranho, nem de cheiro nem nada. nada como experimentar.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque irias guardar a agua? acho que se estraga pois se não tiver em movimento a agua aprodece, continua a fazer como estas a fazer que não vais ter problemas

 

a agua nao apodrece assim tao facil ... teria que ter alguma materia em decomposiçao. o facto de nao ter movimento ... a agua engarrafada tem a validade de quanto tempo ? e esta parada ... isto sou a pensar ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião, se queres guardar água da rede, será melhor armazená-la ainda com cloro. Ou seja, enches os garrafões, tapas no momento e armazenas sem luz solar. O cloro evita a profanação de bactérias que possam ser nocivas no momento em que utilizares a água. Neste caso, farias como tens feito, antes de utilizares a água, deixas os garrafões abertos durante as 48 horas (ou utilizas condicionador).

 

Abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, será que alguém me pode ou consegue esclarecer sobre este assunto?

Eu costumo encher garrafões com água da rede, deixo a tampa aberta para o cloro evaporar e depois de 48 horas utilizo-a para fazer tpa's. A minha dúvida é: será que depois do cloro evaporar posso tapar os garrafões e guardá-los por algum tempo sem receio que a água se vá deteriorando de maneira a que quando for utilizada nos meus aquas faça mal á fauna e/ou flora? Quanto tempo poderei guardar essa água, alguém sabe?

 

 

Olá a todos,

 

Eu não faço ideia da validade da água, mas alerto para um aspecto marginal: na maioria dos casos a água da rede não é tratada com cloro, mas sim com cloraminas; ao contrário do cloro, que evapora, as cloraminas só ficam inertes se forem precipitadas por algum produto químico (à venda nas lojas de aquariofilia); aconselho a investigação junto da entidade fornecedora dessa água que método está a ser usado no seu tratamento e agir em função disso.

Acrescento que as cloraminas, após acumulação, são altamente tóxicas.

 

Espero ter ajudado.

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, será que alguém me pode ou consegue esclarecer sobre este assunto?

Eu costumo encher garrafões com água da rede, deixo a tampa aberta para o cloro evaporar e depois de 48 horas utilizo-a para fazer tpa's. A minha dúvida é: será que depois do cloro evaporar posso tapar os garrafões e guardá-los por algum tempo sem receio que a água se vá deteriorando de maneira a que quando for utilizada nos meus aquas faça mal á fauna e/ou flora? Quanto tempo poderei guardar essa água, alguém sabe?

 

 

Olá a todos,

 

Eu não faço ideia da validade da água, mas alerto para um aspecto marginal: na maioria dos casos a água da rede não é tratada com cloro, mas sim com cloraminas; ao contrário do cloro, que evapora, as cloraminas só ficam inertes se forem precipitadas por algum produto químico (à venda nas lojas de aquariofilia); aconselho a investigação junto da entidade fornecedora dessa água que método está a ser usado no seu tratamento e agir em função disso.

Acrescento que as cloraminas, após acumulação, são altamente tóxicas.

 

Espero ter ajudado.

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Eu não faço ideia da validade da água, mas alerto para um aspecto marginal: na maioria dos casos a água da rede não é tratada com cloro, mas sim com cloraminas; ao contrário do cloro, que evapora, as cloraminas só ficam inertes se forem precipitadas por algum produto químico (à venda nas lojas de aquariofilia); aconselho a investigação junto da entidade fornecedora dessa água que método está a ser usado no seu tratamento e agir em função disso.

Acrescento que as cloraminas, após acumulação, são altamente tóxicas.

 

Espero ter ajudado.

 

csi

Essa das cloraminas é nova para mim, e deve ser para muitas outras pessoas aqui no fórum; já que o método utilizado por mim para fazer a preparação da água para as tpa's é utilizado por muita gente. Ou seja eu não utilizo qualquer produto químico para condicionar a água.

Ao fim de quanto tempo achas que as concentrações de cloramina começam a afectar os peixes se não forem utilizados condicionadores de água?

Eu lancei este tópico porque presentemente encho os garrafões com água da rede nas torneiras da minha casa, mas poderei ter hipóteses de me abastecer com água da rede em locais públicos onde não iria pagar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa das cloraminas é nova para mim, e deve ser para muitas outras pessoas aqui no fórum; já que o método utilizado por mim para fazer a preparação da água para as tpa's é utilizado por muita gente. Ou seja eu não utilizo qualquer produto químico para condicionar a água.

Ao fim de quanto tempo achas que as concentrações de cloramina começam a afectar os peixes se não forem utilizados condicionadores de água?

Eu lancei este tópico porque presentemente encho os garrafões com água da rede nas torneiras da minha casa, mas poderei ter hipóteses de me abastecer com água da rede em locais públicos onde não iria pagar a água.

 

 

Nesse caso, penso que será prudente investigar a que tipo de tratamento é sujeita essa água e se necessário, adicionar-lhe um produto que neutralize realmente os desinfectantes usados.

 

Sugiro : http://www.wetwebmedia.com/FWSubWebIndex/taptrtmnt.htm

 

A ideia era ajudar...

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso, penso que será prudente investigar a que tipo de tratamento é sujeita essa água e se necessário, adicionar-lhe um produto que neutralize realmente os desinfectantes usados.

 

Sugiro : http://www.wetwebmedia.com/FWSubWebIndex/taptrtmnt.htm

 

A ideia era ajudar...

 

csi

Boas, hoje falei com um dos técnicos responsáveis pelo tratamento da água que é distribuída na minha zona, que me referiu que o químico utilizado no tratamento da água é o cloro residual. Também me referiu que na maioria dos concelhos de Portugal a substancia utilizada no tratamento da água é essa mesma. Neste caso o cloro evapora em 48 horas, portanto não tenho nada a temer em relação á segurança dos meus peixes.

Não calhou foi eu lembrar-me de lhe perguntar qual a "validade" da água da rede quando engarrafada... Mas se calhar ia dar um pouco nas vistas quando ele me perguntasse o motivo pelo qual eu não continuava a acondicionar a água para o aquário do mesmo modo que faço agora...

Já agora, aconselho vivamente os restantes aquariofilistas/aquariofilos a inquirirem juntos das entidades competentes qual a substancia utilizada no tratamento da água da rede pública na vossa zona de residencia. Visto que o tempo de evaporação da cloramina ser de uma semana, e não 48 horas como é o caso do cloro residual.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.