100 ou 120 ??


Andre Miranda aP

Recommended Posts

Boas pessoal, finalmente vou avançar com um novo aqua neste mes de julho.

 

A minha duvida é: será q com um aqua 100*50*50 mantenho de um modo saudavel 6/7 discus ou seria preferivel um 120*50*50? ( eu sei q quanto maior melhor, mas daria menos trabalho o 100*50*50 pois ja tenho suporte...) relativamente a espaço no aqua seria quase td livre pois o objectivo é manter uma tapete de cubas na maior parte do aqua e na parte traseira uma faixa de eleocharis e para dar alguma sombra aos discus 2 troncos n mto grandes com ricia agarrada no topo para o efeito " arvore ".. que me dizem?

 

Aguardo opiniões

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perita em Discus, de certeza que alguem te vem ca falar.

 

Acho que dai o mais importante é mesmo os 50cm de altura.

 

Quanto maior melhor.

 

Depois as contas que costumam fazer para os Discus é para cada um 50 litros.

 

A grande diferença de 100 ou 120cm, vai ser nos filtros.

 

Queres ter um plantado com cuba, tens de investir bem no substrato que vais meter.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, finalmente vou avançar com um novo aqua neste mes de julho.

 

A minha duvida é: será q com um aqua 100*50*50 mantenho de um modo saudavel 6/7 discus ou seria preferivel um 120*50*50? ( eu sei q quanto maior melhor, mas daria menos trabalho o 100*50*50 pois ja tenho suporte...) relativamente a espaço no aqua seria quase td livre pois o objectivo é manter uma tapete de cubas na maior parte do aqua e na parte traseira uma faixa de eleocharis e para dar alguma sombra aos discus 2 troncos n mto grandes com ricia agarrada no topo para o efeito " arvore ".. que me dizem?

 

Aguardo opiniões

Cumps

Andre_aP

 

Olá André. Bom de facto quanto maior melhor, isto pelo simples facto de conseguires uma qualidade de agua melhor para os teus discos, que é a melhor maneira de prevenir doenças, e de lhes proporcionares uma melhor qualidade de vida.

Normalmente a proporção discos / litros de água é no mínimo de 50 litros +- por peixe. Bom um aqua de 100x50x50 tem 250 litros brutos, o que dá para no máximo 5 peixes. O de 120x50x50 terá 300 litros brutos o que te dá para teres à vontade 6 peixes sem grandes problemas.

Se fosse eu a escolher preferia sem duvida o de 120x50x50.

Mas é uma questão de escolha claro.. Dá na mesma para teres os teus discos no + pequeno, mas terás que ter uma maior vigilancia na qualidade na agua, e de certeza precisará de mais atenção e TPA's.

Boa sorte com o teu projecto

 

cumprimentos

 

Maria João Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perita em Discus, de certeza que alguem te vem ca falar.

 

Acho que dai o mais importante é mesmo os 50cm de altura.

 

Quanto maior melhor.

 

Depois as contas que costumam fazer para os Discus é para cada um 50 litros.

 

A grande diferença de 100 ou 120cm, vai ser nos filtros.

 

Queres ter um plantado com cuba, tens de investir bem no substrato que vais meter.

cumps

Susana

 

estava a pensar num areao de rio no fundo n fertil para " encher " e por cima akadama pa completar o substrato.. achas suficiente? n queria gastar gastar dinheiro em substratos da JBL ferteis.. mas..

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é vrdd na pratica eu ja sabia isso, mas nunca é demais ouvir obg = ) ( ja vi q vou ter de serrar a minha secretaria para obter mais 10 cms aki no quarto = P la tera de ser = D )

 

Já agra o meu filtro da heim cicla 500/lts hora mas na caixa dizia para aquas ate 200 Lts... acham q é suficiente pra aguentar os meninos durantes um mes? so compro outro filtro em setembro :s n posso gastar logo o dinheiro td nisto.. = P

 

ah e espero q akadama, sem fertilizantes extra, seja suficiente para as cubas = )

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é vrdd na pratica eu ja sabia isso, mas nunca é demais ouvir obg = ) ( ja vi q vou ter de serrar a minha secretaria para obter mais 10 cms aki no quarto = P la tera de ser = D )

 

Já agra o meu filtro da heim cicla 500/lts hora mas na caixa dizia para aquas ate 200 Lts... acham q é suficiente pra aguentar os meninos durantes um mes? so compro outro filtro em setembro :s n posso gastar logo o dinheiro td nisto.. = P

 

ah e espero q akadama, sem fertilizantes extra, seja suficiente para as cubas = )

 

Cumps

Andre_aP

 

Pois eu sei o que isso é.. O meu aqua mais recente tem meio ano e ainda n esta completo como quero. ;)

Penso que sim, que aguenta, não sei é se será muito boa ideia se tiveres mts peixes no aquario. Porque vais estar a ciclar um filtro e quando este estiver completamente colonizado de bacterias vais tira-lo e por outro, ou seja , vais ter que ciclar outro filtro.. Mas também se mantiveres a vigiliancia nos parametros da agua e depois colocares algum do material do filtro mais pequeno, no novo, acho que não vais ter grandes problemas..

Em relação a plantas, não é o meu forte.. ;) Como so mantenho e sempre mantive plantas de baixa/média manutenção para n ter mais trabalhos de manutenção, n sou a pessoa mais indicada para te ajudar. Para as plantas que pretendia acabei por colocar JBL pro-flora start. Não é dos melhores mas dá-me perfeitamente para o que quero..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que faças uma boa manutenção do filtro e muitas mudanças de água não deve haver problema.

 

Quanto ao filtro novo é simples, não mexes no antigo e pões o novo a funcionar em simultâneo, e assim não estragas a colonia de bactérias até o novo estar a filtrar como deve ser. Podes também deixar os 2 filtros a trabalhar no aquário, filtragem nunca é demais.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas sugestões = )

 

Em relação ao aqua o max q posso comprar é de 120.. nem é pelo dinheiro é msm pelo espaço.. eu mantenho o aqua no meu quarto e este n é nada por ai alem :eusathink:

 

Relativamente ao filtro essa a minha ideia n remover o pequeno mas sim adicionar um com maior ciclagem = )

 

É pena q a calha de iluminção so me seja entregue em setembro.. parece q vou ter de esperar um pco.. ou entao procurar calhas iguais pelo msm preço +/- n me parece q será facil..

 

Eu pgnto na loja se akadama será suficiente para plantas tapete... qq compro outro fertilizante

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, sempre que penso no aqua tenho novs ideias/duvidas q depois descarto e outras que ja n.

 

Por exemplo: para uma melhor filtração coloco as duas mangueiras de extração de agua para o filtro de uma lado e as de entrada de agua de volta ao aqua do outro ou uma de cada lado?

 

E em relação ao tapete acham q os discus se darão melhor com cubas ou eleocharis parvula? Será q misturar estas duas n criaria uma descrepância mto grande? é q n teria mtas mais plantas para atenuar essa diferença..

 

Espero que opinem :D

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais