Sugestão de Peixe que limpa a sujeirada


Recommended Posts

Nenhum peixe limpa a sujeira (dejectos).Excepto um camarão mas que dizem que pouco ou nada faz mesmo.Tens é peixes que comem alguns restos de comida do fundo (corys) ou então peixes que comam algas,Ottos,SAE etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única maneira que tens de limpar sujeira é um aspirador.

Quando se aplica a expressão "limpeza" significa restos e não porcaria.

Porcaria são os excrementos que os animais evacuam do corpo, pelo ânus; matérias fecal, ou sólida.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhhhhhhh entendi galera. Mals ae eu ter me expressado errado.

 

Esses peixes que limpa fundo, tipo cascudo, qual é o melhor? Ou é tudo igual e só muda a "roupa"?

 

Ps. Pode parecer idiotice da minha parte, mas "limpa fundo" é diferente que "limpa vidro"? :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora preenche o teu perfil.

 

Pelo menos cá em Portugal, associamos os "limpa-fundo" às Corydoras e "limpa-vidro" a alguns peixes-gato com a boca tipo "ventosa". Claro que nenhumas das designações é correcta porque os peixes não limpam nada. Apenas se alimentam e com isso livram o nosso aquário das indesejadas algas e de alguma comida que fica no fundo.

 

Os tais "Cascudos" também não são todos iguais. Diferenciam muito no tamanho( de 5 a 100cm) no tipo de alimentação e outras exigências.

 

Agora ainda não percebi muito bem o que queres...queres um peixe que se alimente das algas(se é isto que tipo de algas são?) ou da comida que cai no fundo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor peixe para limpar o aquario chama-se TPA! :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não só Milton,um aquario bem plantado "absorve" muita sujidade. :character0050:

 

 

Absorve ou esconde ....? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ainda não percebi muito bem o que queres...queres um peixe que se alimente das algas(se é isto que tipo de algas são?) ou da comida que cai no fundo?

 

Se tiver um que faça os 2 melhor... se não eu prefiro o mais eficiente desses..

 

É que eu não sei o que comprar, limpa vidro ou limpa fundo??? Muito confuso isso hahahah!

 

 

Beijos

Xu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ainda não percebi muito bem o que queres...queres um peixe que se alimente das algas(se é isto que tipo de algas são?) ou da comida que cai no fundo?

 

Se tiver um que faça os 2 melhor... se não eu prefiro o mais eficiente desses..

 

É que eu não sei o que comprar, limpa vidro ou limpa fundo??? Muito confuso isso hahahah!

 

 

Beijos

Xu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vamos complicar mais a pessoa....

 

Não há animal que coma os dejectos dos peixes.

 

Há animais, como as Corydoras (exemplo) que comem comida que vá para o areão.

 

Limpa vidros é um bocado "mito", podemos ver alguns nos vidros, mas são principalmente comedores de algas nas Plantas!

 

A mesma coisa para "Limpa Fundos"... limpam fundos... mas de comida que tenha ido para lá, é muito frequente (senão sempre) ter-mos que os alimentar.

 

Se tens muitos dejectos ou comida em excesso no fundo do aquário tens duas coisas a fazer:

- Filtragem melhor, como um filtro mais potente, ou se o quário for muito grande, mais um filtro.

- Dar menos comida

 

As corydoras são boas para comer alguma comida que vá para o areão.

Para limpeza de algas nas plantas, como as GreenSpot, tens os Otocinclus e o LDA25. Podes também ter Neritinas natalensis, que são boas a limpar pedras e troncos, no entanto podem colocar ovos nestes.... o que é um bocado inestético. No entanto, na minha opinião, a limpeza das pedras e troncos que fazem compensa bastante os ovos que põem.

 

A limpeza dos vidros deverá ser feita por ti, aquando a mudança de água do aquário

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor peixe para limpar o aquario chama-se TPA! :lol:

 

Desculpa Milton, mas não percebi bem essa.

TPA propriamente dita, não limpa porcaria.

Para limpar porcaria do fundo vejo antes as possibilidades (de preferência o conjunto de todas elas): aspiração, boa filtragem com "corrente" que levante e leve a porcaria para o filtro, bom areão que "transforme" a porcaria em nutrientes para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito das respostas do Fernando Freire e jcrelha...

 

Eu acho que não comentei, mas montei meu aquário recentemente, tem quase 3 semanas... por isso estou a pocura de um bom "faxineiro".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito das respostas do Fernando Freire e jcrelha...

 

Eu acho que não comentei, mas montei meu aquário recentemente, tem quase 3 semanas... por isso estou a pocura de um bom "faxineiro".

 

coridora e ansistrus e lda25"patrocinclus jumbo otos e umas ampularias tmb ajudam

1483_2457.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não comentei, mas montei meu aquário recentemente, tem quase 3 semanas... por isso estou a pocura de um bom "faxineiro".

Tal como já te responderam, os peixes não comem dejectos e se os levam à boca por engano, de imediato os deitam fora esmigalhados. Se entendes como "faxineiro" quem trate dos restos de comida e algas, então existem diversas hipóteses, para as quais convinha que deixasses o setup do aquário.

 

No meu comunitário plantado de 180l líquidos, tenho como equipa de limpeza:

- 9 corydoras jully/leopardo: Muito boas para comer restos de comida e algumas algas. De certa forma também ajudam na limpeza de dejectos, pois como remexem o fundo, ora levantam a porcaria que mais facilmente segue para o filtro, ora a ajudam a enterrar para posterior decomposição e transformação em nutrientes para as plantas. Gostam de andar juntas, pelo que o ideal é ter 4 ou mais. Como só montaste o aquário à 3 semanas, provavelmente ainda está a ciclar. Sendo as corydoras peixes relativamente resistentes a certas variaçãoes dos parâmetros da água, são óptimas para primeiros peixes a colocar no aquário.

- 3 corydoras panda: Muito preguiçosas. Passam mais tempo a descansar que a trabalhar. Pela minha experiência não são tão resistentes quanto as jully.

- 2 Otocinclus: Muito bons comedores de algas, em particular nas plantas. Em geral só se devem colocar no aquário depois de aparecerem as primeiras algas ou limo, pois de outra forma terão que ser alimentados com comida própria e, depois de se habituarem, não ligam às algas. Gostam da companhia de parceiros de espécie.

- 2 SAE: Embora também conhecidos como bons comedores de algas, pela minha experiência não são tão bons como os Otocinclus, mas também lidam com os restos de comida no fundo. Os machos podem embirrar uns com os outros.

- 4 ancistrus albinos: No meu caso, 3 deles descansam mais do que trabalham, pasando a maior parte do tempo no fundo. O outro é um desalmado para comer, nunca o vejo parado, sempre de volta do tronco, plantas e rochas. Chegou ao mesmo tempo e com o mesmo tamanho dos outros e já está bem maior, gordo e com uma cor amarela (????) enquanto os outros continuam brancos.

- 1 Neritina Natalensis: É um caracol exelente comedor de algas que não come as plantas. Quero ter mais 3 mas ainda não consegui encontrar. Tinha o tronco com algas verdes, em que os outros faxineiros não tocavam - excepto o ancistrus comilão - e ela deixou o tronco limpinho em apenas 1 dia. Agora anda de volta dos vidros e das rochas, onde tem muito trabalho para fazer.

- Número indeterminado de camarões Red Cherry. Foram introduzidos 4 no aquário logo no início porque tinha o tronco a fungar - uma mancha de 5cm de diâmetro. Eliminaram os fungos em 30 minutos. Entretanto já tiveram filhotes e não sei quantos tenho, porque também tenho escalares que bem que os tentam comer.

 

Bom, tudo isto para dizer que apenas 1 faxineiro certamente não será suficiente, para além de que alguns gostam de companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- 9 corydoras jully/leopardo: Muito boas para comer restos de comida e algumas algas. De certa forma também ajudam na limpeza de dejectos, pois como remexem o fundo, ora levantam a porcaria que mais facilmente segue para o filtro, ora a ajudam a enterrar para posterior decomposição e transformação em nutrientes para as plantas. Gostam de andar juntas, pelo que o ideal é ter 4 ou mais. Como só montaste o aquário à 3 semanas, provavelmente ainda está a ciclar. Sendo as corydoras peixes relativamente resistentes a certas variaçãoes dos parâmetros da água, são óptimas para primeiros peixes a colocar no aquário.

- 3 corydoras panda: Muito preguiçosas. Passam mais tempo a descansar que a trabalhar. Pela minha experiência não são tão resistentes quanto as jully.

- 2 Otocinclus: Muito bons comedores de algas, em particular nas plantas. Em geral só se devem colocar no aquário depois de aparecerem as primeiras algas ou limo, pois de outra forma terão que ser alimentados com comida própria e, depois de se habituarem, não ligam às algas. Gostam da companhia de parceiros de espécie.

- 2 SAE: Embora também conhecidos como bons comedores de algas, pela minha experiência não são tão bons como os Otocinclus, mas também lidam com os restos de comida no fundo. Os machos podem embirrar uns com os outros.

- 4 ancistrus albinos: No meu caso, 3 deles descansam mais do que trabalham, pasando a maior parte do tempo no fundo. O outro é um desalmado para comer, nunca o vejo parado, sempre de volta do tronco, plantas e rochas. Chegou ao mesmo tempo e com o mesmo tamanho dos outros e já está bem maior, gordo e com uma cor amarela (????) enquanto os outros continuam brancos.

- 1 Neritina Natalensis: É um caracol exelente comedor de algas que não come as plantas. Quero ter mais 3 mas ainda não consegui encontrar. Tinha o tronco com algas verdes, em que os outros faxineiros não tocavam - excepto o ancistrus comilão - e ela deixou o tronco limpinho em apenas 1 dia. Agora anda de volta dos vidros e das rochas, onde tem muito trabalho para fazer.

- Número indeterminado de camarões Red Cherry. Foram introduzidos 4 no aquário logo no início porque tinha o tronco a fungar - uma mancha de 5cm de diâmetro. Eliminaram os fungos em 30 minutos. Entretanto já tiveram filhotes e não sei quantos tenho, porque também tenho escalares que bem que os tentam comer.

 

 

A princício gostei muito das características do Corydoras, Otocinclus e Neritina Natalensis.

 

Só que aqui no Brasil não sei como chamam... mas vou dar esses nomes para o cara da loja de peixes :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem que enganar....

 

São os nome científicos, e estes tanto aqui em Portugal, como no Brasil, EUA, Nigéria, WHATEVER, é sempre igual!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A princício gostei muito das características do Corydoras, Otocinclus e Neritina Natalensis.

 

Só que aqui no Brasil não sei como chamam... mas vou dar esses nomes para o cara da loja de peixes :wink:

 

Não terás problemas pois, tal como já referiu o membro Fernando Freire, estes são os nomes científicos, logo, válidos em qualquer parte do mundo.

De qualquer forma, se quiseres consultar mais informação sobre peixes, tens aqui um site brasileiro muito bom (espero não estar a violar nenhuma regra do fórum por estar a postar um link da "concorrência") Aquahobby - Peixes de Aquário: Fotos e Criação - A Era de Aquários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Desculpa Milton, mas não percebi bem essa.

TPA propriamente dita, não limpa porcaria.

Para limpar porcaria do fundo vejo antes as possibilidades (de preferência o conjunto de todas elas): aspiração, boa filtragem com "corrente" que levante e leve a porcaria para o filtro, bom areão que "transforme" a porcaria em nutrientes para as plantas.

 

Não percebeste?

 

Eu pelo menos quando faço um TPA, aspiro e limpo o filtro.

Isto de andar a espera de milagres para tapar a nossa preguisa não existe.

Este Hobby dá trabalho, agora estar a espera de pozinhos magicos ou peixes magicos não dá.

 

Acho que deves concordar comigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo menos quando faço um TPA, aspiro e limpo o filtro.

Isto de andar a espera de milagres para tapar a nossa preguisa não existe.

Este Hobby dá trabalho, agora estar a espera de pozinhos magicos ou peixes magicos não dá.

 

Acho que deves concordar comigo...

 

Claro que concordo.

Mas como tinhas apenas "fazer TPA" podia ficar a ideia de que a simples TPA fazia tudo.

Tal como tu, eu e muito outros aproveita a TPA para aspirar o fundo, limpar o filtro, retoques nas plantas, etc. Mas isto são complementos ao TPA.

Mas para quem colocou a questão daquela maneira, com aquário de 3 semanas apenas, que podia pensar que alguns peixes lhe podiam poupar o trabalho, poderia ficar a pensar que bastava trocar a água e estava tudo feito, daí o reparo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.