Decalcit


Kaloyo

Recommended Posts

Boas,

 

Embora muito já se tenha falado sobre o Decalcit neste fórum, penso que existem opiniões contraditórias acerca do mesmo.

 

Já li por aqui que uma colher do Decalcit em pó daria para 600 litros de água, mas também que dava para 300... Em que ficamos?

O Decalcit altera os valores de pH? Já li que sim e que não...

 

Então é assim:

Tenho um plantado com 250 litros úteis.

 

Fauna:

Escalares

Neons

Cory's

Cae

Sae

e Anentome Helena

 

Tudo mais ou menos bem até que comecei a injectar CO2. As plantas gostaram, os peixes também, já as Anentome Helena não acharam piada nenhuma ao pH baixo (6 a 6,5). Tinha cerca de 50 e tive muitas baixas, cerca de 20. Qual a causa? Cascas a abrir buracos. Como não tinha meio de as retirar nem tinha Decalcit reduzi a injecção de CO2 e acabaram-se as mortes estando agora a cerca de uma bolha por cada 2 segundos :discuss_gathering:

Resultado: as plantas queixam-se :bs_quesexclaim:

 

Então hoje decidi passar na farmácia e comprar Decalcit em pó.

 

Peço a quem usa o pózinho que me ilumine. Sobe ou não sobe o pH? Para quantos litros dá a colherinha? Se dissolver previamente o pó em água e guardar para utilizar mais tarde perde propriedades?

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse ph talvez seja acido para as cascas das anentome helena

 

Caso nao saibas quando usas CO2 baixas o ph do aqua devido as reacçoes de CO2 com H2O

 

Se queres subir o ph coloca pedras calcarias no aqua

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que o CO2 baixa o pH sei eu...

Quero é saber se com o Decalcit consigo manter o pH baixo e manter as cascas dos Helena em bom estado...

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso Decalcit para as ampulárias e posso-te dizer que não altera o Ph, junto mais ou menos meia colher para 250lts por semana nas tpas e não altera o Ph pelo menos visivelmente.Uso porque o meu Ph com Co2 mantem-se nos 6.4 e não conseguia manter nem as ampularias nem as neritinas(passado pouco tempo de lá estarem acontecia o que te aconteceu as helenas), quando comecei a usar o decalcit nunca mais tive mortes e as ampularias põe cachos de ovos em cada 3 semanas +/-.Começa por usar um pouco menos de metade da colher e vai vendo os resultados e vai ajustando mas podes usar sem qualquer problema.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso Decalcit para as ampulárias e posso-te dizer que não altera o Ph, junto mais ou menos meia colher para 250lts por semana nas tpas e não altera o Ph pelo menos visivelmente.Uso porque o meu Ph com Co2 mantem-se nos 6.4 e não conseguia manter nem as ampularias nem as neritinas(passado pouco tempo de lá estarem acontecia o que te aconteceu as helenas), quando comecei a usar o decalcit nunca mais tive mortes e as ampularias põe cachos de ovos em cada 3 semanas +/-.Começa por usar um pouco menos de metade da colher e vai vendo os resultados e vai ajustando mas podes usar sem qualquer problema.

 

Cumps

 

José Ferreira

 

 

Meia colher, mas qual? de café, chá, sobremesa, sopa?

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meia colher, mas qual? de café, chá, sobremesa, sopa?

 

Deve ser a colher que acompanha o produto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

Vou então começar a usar o Decalcit e a aumentar gradualmente a injecção de CO2.

Mais uma vez obrigado ;)

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais