Água de osmose. Indispensável?


Recommended Posts

Boas,

 

Na saga de preparativos para o meu nano reef de 54 litros, tenho agora dúvidas sobre a água. Disseram-me que a água de osmose é practicamente fundamental para os salgados. É mesmo assim? Isto porque, nesse caso, teria que ponderar a compra de um equipamento de osmose :wink: ou, em alternativa, descobrir um fornecedor desta água. Aceitam-se opiniões/sugestões.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um muito mau começo nos salgados, se não usares água de osmose.

 

Como o aquário é tão pequeno, podes ponderar comprar a água de osmose em vez de comprares uma unidade. Não faço a mínima idiea do preço, nem se compensa.

 

Considero e já o disse várias vezes que é o primeiro equipamento a comprar quando se pensa num aquário salgado... Antes mesmo de se saber que litragem terá ou onde vai ser colocado... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá vamos nós outra vez... :roll:

 

Ao não usarem água de osmose correm o risco de introduzir nutrientes indesejáveis no aquário como fosfatos, nitratos e silicatos.

Não podem fazer nada em relação àquilo que a companhia vos fornece se não usarem osmose.

Se a água sair da torneira com 45mg/l de nitratos, como em minha casa em determinadas alturas do ano, e se a usarem directamente sem purificar vão concerteza ter problemas.

O facto de algumas pessoas usarem apenas água da torneira com sucesso, tem a ver com a qualidade da água que a companhia fornece e que varia muito ao longo do país. Mesmo assim correm um risco real. As captações nem sempre são feitas nos mesmos locais, o que quer dizer que a água que usam hoje isenta de nutrientes, pode não ser a água que corra amanhã nas vossas torneiras.

Para quê correr riscos se hoje em dia uma Osmose custa tanto ou menos que dois corais?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indepenedentemente disso, continuo a não o achar essecial no inicio. Os surtos de cianobactérias não têm como unica fonte a água da torneira. Um aparelho de osmose ainda é caro e se isso for um entrave à montagem de um aquário de água salgada, pode-se muito bem passar sem ele. Em alguns casos em que a água da companhia é pior sempre se pode usar água engarrafada.

O que me dá a volta à cabeça é as pessoas afirmarem que um aparelho de osmose é essencial para quem começa e a seguir usarem água do mar.

Se realmente não querem correr riscos não seria também aconselhado usarem sal sintético ???

 

A discussão recomeçou :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se isso for um entrave à montagem de um aquário de água salgada, pode-se muito bem passar sem ele
Isso é para quem tem a sorte de viver em zonas com água da torneira de boa qualidade como em Lisboa, Coimbra ou Viseu.

Na minha zona, além dos tais nitratos quase no limite permitido por lei, já houve alturas em que a água à saída da torneira já nem vestígios de cloro tinha, o que do ponto de vista de saúde pública é não só gravíssimo como criminoso. Se as coisas chegam a este ponto, porque é que hei-de ter confiança naquilo que sai da minha torneira?

 

O que me dá a volta à cabeça é as pessoas afirmarem que um aparelho de osmose é essencial para quem começa e a seguir usarem água do mar.

 

Não percebi.....

Eu aconselho o uso de água de osmose para repôr a água que evapora. Para encher o aquário não precisam de gastar dessa água com o mar aqui tão perto. Se optarem por sal sintético então devem usar água de osmose.

Já se compram aparelhos de osmose por 100€, ou seja, dois zebrassoma flavescens ou um xanthurus. Não me parece que seja assim tão cara.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu estava a querer dizer em relação à agua do mar era que, se algumas pessoas como no teu caso, não usam água da torneira por esta ter uma qualidade duvidosa já em relação à água do mar não têm qq problema em usá-la.

O perigo de insucesso tanto pode ter origem no uso directo de água da torneira como no uso de água do mar, que em grande parte dos casos, devido a descargas de esgotos (muitas delas até ilegais) vão contaminar a água que apanham (duvido que muita gente se desloque de barco para apanhar água).

Para mim o uso de água da torneira e de água do mar são duas situações de risco.....e um saco de sal tb não custará mais que um zebrassoma flavescens.

Eu uso de vez em quando água do mar, tb já usei água da torneira, e até agora não tenho tido problemas de maior (agora já tenho osmose), por isso não acho correcto que se ponha o aparelho de osmose como algo obrigatório no inicio de um aquário, tudo depende e como tu disseste da água que chega até nossa casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

No meu caso, nunca usei e continuo a não usar agua de osmose, e até agora nunca tive qualquer problema devido a isso.

 

Por isso para mim não o considero um aparelho indespensável.

 

Pode-se tambem recorrer á água já engarrafada, tipo 7 fontes.

 

Num Mini Reef acho que uma osmose é dispensavel, desde que se tenha certeza (através de testes) que a agua da companhia se encontra em condições .

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à água do mar de facto corre-se um risco e por isso mesmo é necessário cuidado redobrado no local da recolha. Não creio que não seja perceptível ao "recolector", que a água está em más condições devido a descargas de ETARS ou coisas piores. Também é preciso ser muito irresponsável para recolher água perto dessas zonas. Depois há sempre a possibilidade de efectuar alguns testes para ver se a água está em condições.

O mesmo se passa com a água da companhia como é óbvio. Concerteza que há algumas localidades com água da torneira segura para um aquário de recife mas como disse atrás, as captações podem variar e a qualidade da água também por isso mesmo é muito mais seguro usar a osmose.

Eu só defendo tanto o uso de osmose, porque é um aparelho barato (considerando os preços praticados aqui há uns tempos) e que garante com segurança a qualidade da água.

Um saco de sal até custa menos que um zebrassoma ou um coral mas uma osmose dura muito mais tempo e para os litros de água pura que produz é mais que uma pechincha.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos isto já foi discutido diversas vezes e a conclusão é sempre a mesma.

 

Daniel, usar água natural é tão arriscado como o é teres um aquário dentro de casa que pode rebentar a qualquer momento. Há pessoas que usam água natural à decadas sem qualquer problema.

 

O uso de água natural nada tem a ver com a situação de se usar água da torneira. Existem duas situações, trocas de água e reposição.

 

Nas trocas de água com água natural, tu estás a colocar sensivelmente o mesmo que retiras. Retiras água salgada onde os teus peixes já vivem e colocar água salgada onde os peixes também vivem. Se usares água da torneira + sal, isto não acontece. Estás a adicionar uma infinidade de outros compostos e quimicos que não são precisos nem desejáveis num aquário. O sal sintético é desenvolvido tendo como bvase que é para ser misturado com água de osmose e não água já com nutrientes e outros químicos.

 

Se na água das trocas se está a adicionar nutrientes e quimicos a mais, na de reposição a situações toma contornos mais graves ainda.

É sabido que a água que evapora é água pura. H2O pura e simplesmente. Mais nada. Se repões com água da torneira, estás a repôr tudo menos H2O puro.

 

Nem com osmose se consegue H2O puro, quanto mais com água da torneira que tem uma infinidade de outras substâncias que não são necessárias nem desejáveis no nosso aquário.

 

Pior que isto é, como o Alexandre referiu, uma situação que não podemos controlar.

 

Julgo que uma das maravilhas de ter um aquário é tentar reproduzir ao máximo o habitat natural. Eu pelo menos tento fazê-lo e é assim que vivo a aquariofilia. Usando água da torneira não se está a fazer isto. Mesmo com água de osmose não se está, mas é uma aproximação muita mais fiél à natureza que com água da torneira.

 

Eu como já referi considero água de osmose uma óptimo começo para quem quer iniciar nos salgados. Acho que deve ser o primeiro equipamento a comprar, mas de onde a água de osmose vem é indiferente, é preciso é que seja usada em deterimento da da torneira, engarrafada ou outra mais "poluída". Eu procedi assim e não estou nada arrependido... e quanto mais o tempo passa e quanto mais experiências oiço, mais disso tenho certeza.

 

É evidente que não é indispensável, mas para um reef o que é indispensável? A própria água talvês e pouco mais!

 

Também é dispensável ter testes, também é dispensável ter escumador, também é dispensável.....

 

Esta discussão já foi mantida aqui neste forum como em muitos outros foruns e não é pelo facto de haver uma pessoa, 10, 100, 1000, que usem água da torneira com sucesso, que a regra se alterará e a regra neste assunto é:

 

Não se deve usar água da torneira, engarrafada ou seja de que proveniência for. A regra é, deve-se usar a água mais próxima de H2O que existe e essa água, para aquariofilia, consegue-se com osmoses. ;)

 

Também estou com o Alexandre na questão do preço de uma osmose. 2 ou 3 corais podem-se comprar e uma osmose não? Não compreendo definitivamente este pensamento. As osmoses já não estão assim tão caras se se souber procurar bem e mesmo que estivessem eu continuaria a usar uma.

 

Posso dizer, e podem comprovar isso por um tópico que para aí anda criado por mim quando quis montar um reef, que atrasei a montagem dele uns meses por causa da osmose precisamente. Tinha um orçamento que estipulei. Comprei a osmose (a primeira coisa mesmo antes do aquário) e fiquei quase sem dinheiro para o resto. Não estou nada arrependido de ter atrasado a montagem do meu reef, por causa da osmose. Nada, nada mesmo!

 

Para arrematar a coisa queria apenas referir que para quem está a começar deve pensar na osmose como um equipamento essencial. Há se calhar mais pessoas a não usar skimmser que a usar água da torneira e nem por isso se diz que o skimmer é indispensável... Pensem nisto! :cry:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que muitas pessoas não têm acesso a água de osmose sem comprar um aparelho e nessa caso estou certo que preferem ter um aqua de recife com algumas coisas para ver do que passar uns tempos a olhar para um aparelho de osmose.

 

Resta saber por quanto tempo podem ver essas coisas e se não astarão mais dinheiro e médio/longo prazo para resolver os problemas causados pela falta da osmose... 8)

 

Por essa ordem de ideias também quem não tiver dinheiro para comprar um escumador, é preferível montar o aquário sem escumador que comprá-lo e ficar a olhar para ele. ;)

 

A questão é que tu, eu e outros reffers não podemos fazer passar a ideia a uma pessoa que se está a iniciar nestas lides dos salgados que a osmose é um equipamento de menor importância ou dispensável.

 

Eu no que me toca tento ajudar ao máximo as pessoas que me pedem ajuda e nesse campo considero a osmose indispensável. Que tu, eu o Marco, o Diogo, o Alexandre e muitos outros, que por sinal até todos usamos osmose (porque será? :cry: ) deixemos de a usar, eu até admito e até seria rapazito para tentar, agora um novato mal houve que não é preciso osmose, mesmo que as outras 100 pessoas lhe digam que é indispensável, ele não vai comprar a osmose porque pelo menos uma opinião disse que era possivel e nós escolhemos sempre o caminho mais fácil.

 

A osmose é um equipamento que muita gente, demasiada gente diria mesmo, trata com leviandade. Quantos casos mesmo neste forum, já apareceram a perguntar informações sobre UV's, ozonizadores, eco-aqualizers e afins e nem sequer uma osmose têm ainda? Quanto a mim a osmose é mais importante que qualquer deste aparelhos, seobretudo para quem começa.

 

E acho que temos a responsabilidade neste forum, porque é onde estamos agora, de fazer passar a ideia aos que cá chegam e pouco percebem ainda, que a osmose é importante, tanto ou mais que um skimmer, tanto ou mais que um coral ou um peixe... Concordas? 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem duvida muito importante criar as condições necessárias a manter toda a vida animal do nosso aquário. Já tenho falado com pessoas interessadas muitas vezes em introduzir mais um coral ou um peixe no aquário sem ter sequer condições para tal. Cheguei a ficar boquiaberto com as condições de alguns aquários e as pessoas insistiam era na compra de mais habitantes.

O que é certo é que tenho também contactado com muitas pessoas que nunca teriam montado um aquário se fossem logo confrontadas com a compra de um aparelho de osmose e de outros aparelhos caros.

Eu não tinha sequer mudado para os salgados se logo de inicio tivesse que comprar uma osmose, é mais facil comprar uma osmose quando já se tem um aquário montado, quando já estamos cativados pela beleza do nosso aquário.

 

O uso de agua da torneira (desde que a sua qualidade esteja dentro de certos parametros), compra de água engarrafada e a compra de água de osmose quando possivel são ambas boas alternativas no inicio da montagem do aquário.

 

O uso da osmose é sim indispensável, para um aquário de sucesso a longo prazo......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões. Já me cheirava que este era um daqueles temas da aquariofilia que dão lugar a várias interpretações, embora todos concordem nas vantagens da osmose. Eu estou convencido, até porque também tenho um comunitário de discus que só teria a ganhar com isso. A questão é: onde encontrar esses aparelhos de osmose a 100 euros? Até agora, o mais barato que vi custava o dobro disso...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Agora que comecei com o meu reef achei que, antes de começar, seria essencial comprar um aparelho de osmose, até pelos posts que tenho lido.

 

Tenho vindo a adquirir material para montá-lo nos últimos 7 meses, tendo ja usado grande parte desse material num salgado da costa, no qual usei água da torneira com péssimos resultados! :roll:

Pelo elevado preço da osmose, decidi usar o método "água engarrafada"...até juntar algum para comprar o aparelho. :oops:

 

Li diversos posts acerca da famosa água 7fontes, que seria a melhor...de entre as águas "engarrafadas". Infelizmente (ou felizmente...), é dificil de encontrar. Quando finalmente encontrei uma pequena garrafa de água 7fontes, num café, fiquei surpreendido e sem perceber as vantagens desta água!

É certo que tem pH baixo, mas um teor de silicatos perto de 10mg/L parece-me exagerado (mineralização de 20mg/l). :lol:

Qual o motivo de ser considerada a "melhor"?

Comparativamente, a "Água do marão" tem pH baixo, teor de silicatos 5,9mg/l e 27mg/l de mineralização.

Estou a usar a água mais barata que encontrei (Auchan - água de nascente), que tem somente 16mg/l de residuo seco e 7mg/l de silicatos.

Nenhuma destas água tem nitratos...

 

http://globis.geog.uu.nl/users/perk/minwat...ountry=Portugal

 

Também já li que os aparelhos de osmose deixam passar grande parte dos silicatos (causadores de explosões de diatomáceas). É mesmo verdade? :lol:

 

Pensei em comprar água de osmose...engarrafada...será uma boa opção? É que a única loja que conhece fornecer água é muito longe...e não compensa a gasolina.

 

Estou a usar água natural, como muitos de vós, e não também não entendo como é que alguém pode dizer tão bem de água "pura" como a de osmose, e ir buscar água ao mar sem saber os teores de minerais dissolvidos na água...

É certo que as mudas de água são feitas em períodos muito longos, e que a introdução de água de reposição é diária, mas para quem começa um aquário (com mudas semanais de 20%), não está a introduzir substâncias prejudiciais na água?

Ainda há pouco tempo fui recolher água no famoso cabo-raso...e saí de lá de mãos a abanar, porque a água estava branca e com espuma castanha perfeitamente visível. Por vezes esta espuma não se forma (correntes fracas... :lol: ), de que forma podemos saber se a água está boa? Gastando testes de silicatos, nitratos, amónia, fosfatos? E a poluição, como se testa? :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca usei água engarrafada, mas julgo que a recomendação do uso de 7Fontes, deve-se ao facto de ter um baixo teor de mineralização e/ou sólidos dissolvidos. O ideal é ter 0 de sólidos dissolvidos. É oq ue se consegue com osmose. Consegue aproximar...

 

Também já li que os aparelhos de osmose deixam passar grande parte dos silicatos (causadores de explosões de diatomáceas). É mesmo verdade?  
É. E fosfatos também não são grande coisa. para retirar isso o melhor é acopular um dionizador no final da osmose.

 

Estou a usar água natural, como muitos de vós, e não também não entendo como é que alguém pode dizer tão bem de água "pura" como a de osmose
Quem não percebe esta dúvida de algumas pessoas sou eu. :lol:

 

Então mas a água do mar é uma água assim tão poluida? Então mas não vivem lá peixes. Então mas não vivem lá infinidades de oturos seres sem qualquer problema? Não compreendo. A água do mar é a água onde os peixes que temos no aquário viveriam se não houvessem aquários. Não percebo a preocupação da água natural, quando a água natural tem todos os compostos na quantidade certa qeu os peixes estão "habituados", sobretudo quando a alternativa é usar sal sintético fabricado com base nos parâmetros da água natural só que sem seres vivos. :shock:

 

e ir buscar água ao mar sem saber os teores de minerais dissolvidos na água...
Os teores são os mesmo que os sais sintéticos tentam imitar e não conseguem, mas qual é o problema?... São os sais na quantidade correcta que deveriamos ter no aquário. :roll:

 

Ainda há pouco tempo fui recolher água no famoso cabo-raso...e saí de lá de mãos a abanar, porque a água estava branca e com espuma castanha perfeitamente visível.
Óptimo sinal. é sinal que a escumação natural dos mares está a funcionar e que essa água está livre de certos compostos indesejáveis.

 

Por vezes esta espuma não se forma (correntes fracas...  ), de que forma podemos saber se a água está boa?
Se a espuma não se forma é porque não tem nada para tirar. a escumação natural dos oceanos acontece quando é necessária, não é como um skimmer que tem de ser regulado. há escumação quando tem de haver...

 

A forma de saber que a água é boa, apra mim, é saber que é água... natural! O nome diz tudo.

Se vejo bicharada e peixes a habitar a água onde a recolho, se a água cheira a mar, se é um local de pouco acesso e de pouca poluição, se passam por ali poucos barcos, etc, etc, etc, então eu uso-a.

 

A única coisa que alguma vez medi na água natural foi a salinidade. E nunca mais voltei a fazê-lo.

 

Mas alguém pensa que se houver uma descarga duma fábrica a 100km a água fica poluída?

 

Ou que se um barco perder óleo em alto mar a água fica poluída?

 

Há pessoas que usam água natural há desenas de anos sem qualquer problema. Uma água imprópria para uso no aquário, percebe-se só de olhar para ela. E uma água imprópria não é uma água com 20mg de nitratos ou 2mg de silica, só para dar um exemplo.... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com a osmose nos discus adiciona sempre um produto à água de osmose para corrigir as faltas em termos de minerias e outros caso contrário provoca-te desiquilibrios.

 

Os discus, tanto quanto sei, querem uma água com poucos minerais e dureza baixa, por isso, em teoria, quanto mais perto do "h2o" puro melhor. A mim disseram-me que a água de osmose, para o biotipo específico dos discus, tem a vantagem de não alterar os parâmetros, nomeadamente o PH. De resto, é usada na criação. Mas posso estar enganado...De qualquer forma, nesse caso faria sempre uma combinação com água da torneira tipo 60/40.

 

Quanto ao aparelho, alguém tem dicas onde comprar um com uma boa relação qualidade/preço?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o que o Daniel quis dizer foi precismaente isso, que não se pode usar apenas água de osmose. Tens de combinar com água da torneira ou então juntar os sais necessários à água de osmose. Não conheço nenhum ser vivo que consiga viver em água pura... :lol:

 

Em relação às osmoses é questão de procurares nas lojas por promoções.

Tens também os vários Ebay espalhados pelo mundo onde consegues preços muito apelativos.

 

Só em Portugal e outros países que tais é que uma osmose é considerada um equipamento de luxo (muitas vezes ligado a purificação de água). E se é de luxo, há que pagar bem por ele :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Se vejo bicharada e peixes a habitar a água onde a recolho...

 

Hugo nem sempre isso é verdade... olha que existem ai muitos locais onde podes ver peixes nomeadamente as famosas Tainhas a habitar e nem sempre essa água é aconselhavel a colocar no aquario... :shock::lol: ... certo?

 

Agora a sério... nesta altura, agora que começaram as chuvas, temos de ter cuidado com sitio onde se recolhe a agua natural, mesmo no Cabo Raso... isto porque quando chove, os saneamentos ficam sobrecarregados e como todos sabemos as descargas são feitas para o Mar, não deviam mas são...

 

E nestas alturas a recolha de agua não é muito aconselhavel. Mesmo como eu referi na zona de Cascais até ao Cabo da Roca.

 

Mas como o Hugo disse e bem, somos capazes de distinguir á "primeira vista" se a agua se encontra em condições ou não.

 

Por fim, deixo aqui um site onde se pode consultar as analise feitas á agua das varias praias do País. Espero que este link seja util...

 

 

http://www.iambiente.pt/portal/page?_pagei...oncelho=CASCAIS

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu nunca usei água engarrafada, mas julgo que a recomendação do uso de 7Fontes, deve-se ao facto de ter um baixo teor de mineralização e/ou sólidos dissolvidos
A água que uso, da Auchan, tem um teor de minerais dissolvidos (incluindo silicatos) muito inferior á água 7fontes! Existem até muitas águas com muito menos minerais que a 7fontes... :lol:

Não digo que não seja uma má água, só quero é saber o porquê de ser tão "menos má"...

Alguém sabe, ou foi a única que experimentaram? :wink:

 

Diesel_Car escreveu:

Ainda há pouco tempo fui recolher água no famoso cabo-raso...e saí de lá de mãos a abanar, porque a água estava branca e com espuma castanha perfeitamente visível.

Hugo RSF escreveu:

Óptimo sinal. é sinal que a escumação natural dos mares está a funcionar e que essa água está livre de certos compostos indesejáveis.  
Não me pareceu nada bom sinal, pois para além da quantidade brutal de garrafas, animais mortos e um cheiro insuportável...a água estava branca e com espuma castanha! :roll:

Muito diferente das outras (muitas) vezes que lá fui, em que a água estava "limpa" e com uma leve espuma branca...

A minha pergunta mantém-se, tanta complicação com a água de osmose, e vão buscar água natural...sem saberem se está em condições para os peixes.

 

A forma de saber que a água é boa, apra mim, é saber que é água... natural! O nome diz tudo.

Parece-me que nem sempre foi assim.... :D :D :D

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4446

 

 

Mas alguém pensa que se houver uma descarga duma fábrica a 100km a água fica poluída?

Tens uma saída de esgoto a menos de 1km, procedente de grande parte das casas de Cascais (isto no Cabo Raso)...para não falar nos viveiros de marisco que libertam as dezenas de corpos de crustáceos, que morrem em cativeiro, para o mar. :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais