Duvida 1ª limpeza ao filtro.


Recommended Posts

Viva ;

Montei um aqua de 240L, á 8 dias, tem um filtro externo de 1000l/h, já tenho plantas e peixes no mesmo.

Quando devo limpar o filtro ?

 

Fiquem Bem;

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ia fazer asneira, pensei que era ai fim de uma semana que o limpava.

Até pode ser... Cada caso é um caso...

Quando tinha 1 filtro limpava todas as semanas. Depois de ter adquirido um segundo filtro passei a limpar de 15 em 15 dias alternadamente (já se sujavam menos).

 

Até pode ser que só o venhas a limpar 1 vez por mês. Depende sempre dos peixes que tenhas, etc.

 

Discordo um pouco do naysel em relação à primeira lavagem.

O aquário não vai necessitar de tanto tempo para ciclar, visto que, já tens peixes (o que acho que não deverias ter colocado já).

O ciclo se não está concluído deve estar para breve.

 

Tens controlado os parâmetros da água? Como estás de amônia/nitritos/nitratos?

 

Assim que tiveres a amônia/nitritos a 0 podes pensar em limpar o filtro.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Limpam os filtros externos +- de 15 em 15 dias? Pensei que fosse de uns 3 em 3 meses...é que para limpar um filtro externo é uma trabalheira, implica tirar todas as camadas para limpar pelos menos as esponjas.

 

Abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende... cada caso é um caso.

Depende dos peixes, TPA's... sei lá, tanta coisa... :wink:

Podes ter de limpar 1xx por mês... ou 1xx por semana...

 

implica tirar todas as camadas para limpar pelos menos as esponjas.

Se calhar tens um Eheim, não?

 

Eu não tenho problema nos meus. São da Hagen. Normalmente vêm com cestos para separares as massas...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Eheim 2213, não tem divisão por cestos. Normalmente só limpo a esponja azul do fim (filtragem mecânica), as cerâmicas e substractos não limpo para não perder a colónia de bacterias.

 

É uma trabalheira...

 

abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

No meu caso, tenho um Eheim 2224 com cestos, aconselharam-me a lavar o filtro de 3 em 3 meses com água do aquário e a trocar as esponjas. E duas vezes por ano, substituir apenas metade das massas filtrantes. Isto como é óbvio, porque faço TPAs semanais. Mas cada caso é um caso. A pessoa que me deu este conselho é criadora de discus há muitos anos e tem um know-how surpreendente.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, tenho um Eheim 2224 com cestos, aconselharam-me a lavar o filtro de 3 em 3 meses com água do aquário e a trocar as esponjas.

Lá está. :wink:

Cada caso é um caso. Se tivermos um aquário com 200lt com meia dúzia de peixes as manutenções aos filtros serão menos frequentes. Isto, claro está, se não nos desleixarmos nas TPA's, etc.

 

E duas vezes por ano, substituir apenas metade das massas filtrantes

Eu não sustituo...

Normalmente quando estão muito sujas costumo ferver metade delas e umas semanas depois fervo o restante. Ajuda sempre a limpar e desentupir alguns poros.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sim Eheim 2213, não tem divisão por cestos. Normalmente só limpo a esponja azul do fim (filtragem mecânica), as cerâmicas e substractos não limpo para não perder a colónia de bacterias. É uma trabalheira...

 

Para a trabalheira não ser tão grande, eu nos filtros Eheim faço a separação das diversas camadas com meias de vidro (mini-meias). Assim até podes limpar o efhi mech, ou outra matéria para a filtragem mecânica, sem mexeres na biológica e preservares assim a colónia de bactérias (podes passá-la só por um bocado da água do aquário nas limpezas intermédias) até teres que substituir as matérias filtrantes.

MJoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um eheim professional II 2028 e é super fácil.

Que peixes vais ter?

Sim se já tens paixes ao fim de uma semana isto mais 1 no maximo 2 e o ciclo está feito apartir dai depende dos peixes.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.