Aquario a ciclar


Hugani

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquario de 255 litros brutos a ciclar desde dia 23 de Maio.

 

Está plantado, tem substrato fértil, filtro externo e iluminação de 110w (ligada 10horas).

 

Como decoração tem tronco oliveira, pedras (xistos e uma outra), areao do rio.

 

Neste momento a único fauna, são os caracóis (aqueles pequenos de concha arredondada e os de concha alongada).

 

Desliguei hoje o termostáto.

 

Resultados dos testes da SERA, feitos hoje:

T- 26,2ºC

PH - 7,5-8

KH - 3 (do azul passou ao amarelo, não deu a cor verde, que seria a intermédia) Deveria ser no minimo 5

NH4/Nh3- 0,5mg/l

No2- 0,0mg/l

No3- 10mg/l

 

O que acham, já se iniciou o ciclo?

Que dizer destes parâmetros?

Qual os patrâmetros que devo atinjir para um comunitário?

Que devo de fazer?

E os caracóis?

 

Saudações!

Editado por Hugani

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao não teres NO2 é sinal que as bactérias já o consumiram. Tens é o ph um bocado elevado. Não terás por aí alguma pedra calcaria? Ou mesmo no areao?

 

Vai deitando comida.

 

Que peixes queres meter? Com esse ph é melhor platys e guppys mas com um bocado de turfa no filtro isso talvez desça.

 

Cumps.

Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens duas pedras, uma xisto e a outra? vê se é calcária (raspa e põe um pouco de vinagre se borbulhar deita fora).

Se já tens o pH elevado por natureza na tua zona opta por peixes de pH alcalino, ou usa turfa, como aconselhou o Membro anterior e muito bem.

Faz um teste á água da torneira para saberes.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

 

Vou fazer os testes à àgua da rede, já agora a minha zona é a de Palmela.

 

Em relação ao KH, não é estranho esse valor? Pois esse deveria ser no minimo de 5 de forma a que o Ph fosse estável, pelo que percebi este valor de Kh faz com que o Ph não seja estável.

 

Terá a ver com ser um novo aquário, e ainda se encontrar a ciclar?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha agua da torneira já vem com 0.5 de amonia. Testa a agua da torneira a ver os valores que te indica de pH e do resto.

 

Para baixar o pH se quiseres ir pra especies mais acidas é só meter um bocadinho de turfa no filtro que isso baixa logo e amacia a agua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acabei de fazer testes à àgua da rede e do aqua.

 

A última TPA, cerca de 40% foi feita dia 6 de Junho.

 

H20 Aqua:

T= 26,2ºC

pH= 7,5-8 (mais próximo do 8 )

GH= 4

KH= 3

NH4= 0,5mg/l

No2= 0,0 mg/l

No3= 10mg/l

 

H2O Rede:

pH= 7

GH= 4

KH= 3

NH4= 0,5mg/l

No2= 0,0 mg/l

No3= 25mg/l

 

O que acham dos parâmetros?

 

Foto aquario dia 11/6/2009.

352hixg.jpg

 

Tenho um algumas egerias densas (tras do tronco à esquerda), que estão com dificuldade a arrancar. Não é uma planta de crescimento rápido, as folhas vão caindo...

 

Dia da montagem -24/5/2009

29za629.jpg

 

A tal rocha, que não tenho a certeza é a do meio (parece-me um quartzo)- alterará pH?

wmo1za.jpg

 

é a rocha debaixo do tronco.

5b6a81.jpg

 

Comentem SFF!

Editado por Hugani

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Isménio.

 

O pH também está alto, o que não percebo se tenho tronco e tudo deveria baixar correcto? Qualquer das formas estou a pensar por outro tronco pode ser que assim va para valores perto dos 7.

 

Amanhã estou a pensar fazer outra TPA, de cerca de 30%, e para o final da semana tiro outra análise.

 

Será que posso começar a por brigada de limpeza (ancistrus, otto, camarões) e bótia para os caracóis?

 

 

 

Livra, agua do aqua tem menos nitratos que a da torneira.

Não sei o que te diga, assim é dificil, se tivestes os caracois desde o inicio e deitas-te comida o aquario tem tudo para estar ciclado.

Eu gosto de fazer o teste de nitritos ao longo da ciclagem a ver se aparece o pico so assim poderei ter a certeza que o aqua esta á ciclar, no meu caso posso ir tambem pelo teste de nitratos porque a agua da torneira que é o que eu uso não tem nitratos e por ai tambem chego a mesma conclusão, no teu caso é duvidoso mas penso que está ciclado.

 

Espera por outra opinião.

 

Cumps

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso ter "adiado" a ciclagem, uma vez que na primeira semana fazia tpa 2 em 2 dias, para evitar o boom de algas.

 

O areão foi-me garantido que seria o ideal, não alterava parâmetros uma loja de lisboa Rui***, que penso ser uma opinião fidedigna (é o que tenho ouvido falar pelo menos).

 

Só se for a tal pedra, mas parece mesmo quarzto. (o que penso não fazer mal).

 

Quando devo fazer então a TPA (já lá vão 2 semanas dd a última)? Noto que p vidro frontal está a ficar baço, estava a pensar até limpar...

 

E em relação ao Layout/ escolha das plantas, ninguém diz nada?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Isménio,

 

Tens sido um verdadeiro aquariofilista. A ajudar os novos e opinar.

 

quem está a começar (meu caso) precisa de umas dicas e de forcing.

 

 

 

 

Acho que a decoração está bonita.

 

Cumps

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva.

 

Hoje retomo este tópico pois efectuei hooje uma tpa de 15%, a última tinha sido à cerca de 17 dias de 15% também e mudei a disposição dos cestos do filtro.

 

É neste sentido que peço ajuda, tenho um filtro externo com 4 cestos (jbl e900), e a disposição é a seguinte:

1º cesto que passa a água (pré-filtro): esponja

2º ceramica

3º mech substrat da eheim

4º esponja

 

antes era o seguinte:

1º cesto que passa a água (pré-filtro): esponja

2º esponja

3º ceramica

4º mech substrat da eheim

 

Troquei pois um lojista disse-me que seria melhor passar primeiro pela ceramica, e em ultimo esponja. Faz-me tb sentido, pois já li por diversos vezes que por vezes se encontram alevins e camarões no filtro. (penso que na ceramica tem mais possibilidades de viverem).

 

O que acham? vai alterar o funcionamento da colónia de batérias do filtro?

 

Para a capacidade do meu aquário, devo de fazer tpa's de quanto e com que intervalo de tempo?

 

Amanhã ver se coloco umas fotos actuais do aquário.

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue foto do aquario actualmente.

 

aquario144.jpg

 

Fauna:

9 guppies

1 ancistrus sp.

8-9 camarões red e green's

 

Flora:

Anubia barteri "nana"

Ceratophilum demersum

Cryptocoryne wendii "brown"

Microsroum peteropus

Cabomba caroliana

Riccia fltuans

Salvinia natans

Hygrophyla polysperma

Echinodorus tenellus

Pogostemon helferi

Taxyphilum barbieri

Nymphea lotus

Ecninodorus ozelot

valisneria sp.

 

Estou a pensar colocar:

2 botias palhaço

4-6 corydoras (quais aconselham

otto

neons

bebados

 

para peixe de maiores dimensões que aconselham?

 

Gostam do aquario?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta meter mais turfa no filtro para o pH baixar mais e estabilizar. Peixes de maiores dimensoes com a fauna que ja tens... escalares devem de te comer os camaroes, talvez discos, embora mais caros seja melhor. Embora tb comam alguns camaroes se os apanharem eheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em se cesto ponho a turfa? tenho de tirar outras materias filtrantes?

 

Ontem reparei que tenho filhotes de guppies, vi cerca de 4-5. Que cuidados devo de ter com eles, alimentação e outros?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti a turfa quase no fim, antes da esponja branca mais fina. deixas as outras materias filtrantes filtrar a agua e no fim ou quase no fim metes a turfa. Em principio não tens que tirar materias filtrantes a não ser que não tenhas espaço pra meter a turfa. Vai doseando a quantidade de turfa que metes, deixa estabilizar os resultados antes de mudares a quantidade de turfa. A agua vai ficar um bocado acastanhada, mas os peixes amazonicos gostam.

 

Os guppys na minha opinião é deixar andar onde estão, tens um aquario grande eles têm muito por onde se esconder dos pais (que têm tendencia a come-los). Eles comem de tudo o que apanharem que esteja mole ou lhes caiba na boca. Há comida propria para alevins mas se esmagares bem a comida normal ou se esta tiver a amolecer na agua algum tempo eles conseguem comer.

No inicio também andava todo contente de ter alevins guppy, no inicio nasceram 3, no mes seguinte uns 20 e agora já perdi a conta a quantos nascem, mas são mais de 50. Chega a uma altura que ficam um bocado praga e temos que os vender/dar/trocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotos, para puderem criticar à vontade. Criticas boas e más, querem-se opiniões!!

 

Em relação ao plantado, há umas coisitas que penso em mudar:

- posicionar a lotus red ao centro (perto do local onde está a pedra mais à esquerda) ou então no lado esquerdo entre a base do tronco e a ozelot;

- o ceratophiulium deverá ser para tirar mesmo (embora goste de variedade, cresce muito rapidamente e perde qualidade)

- a cabomba deverá ser uma zona mais dominante e toda localizada na parte posterior do aqua

- no lado esquerdo retiro cabomba e ceratophilium e ponho hz

- a hidrophila está-se a tornar demasiado a dominante, não sei se a consigo "dominar" ou terei de retirar.

- pus um pco de bacopa no fundo do aquario (ainda não se vê)

- que posso por no fundo do aqua?

 

Aconselhem aí, variedades e alterações...

 

 

aquario119.jpg

 

 

p7180135.jpg

 

 

aquario105.jpg

 

 

aquario106.jpg

 

As plantas que se vêm aí suspensas na lateral direita, são para retirar, mas por agora os alevins vão-se escondendo por aí...

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

em relação às corydoras aconselho esta espécie, Corydoras arcuatus, comprei 6 na Crystalred e estou muito satisfeito.

 

 

 

 

 

Segue foto do aquario actualmente.

 

 

 

Fauna:

9 guppies

1 ancistrus sp.

8-9 camarões red e green's

 

Flora:

Anubia barteri "nana"

Ceratophilum demersum

Cryptocoryne wendii "brown"

Microsroum peteropus

Cabomba caroliana

Riccia fltuans

Salvinia natans

Hygrophyla polysperma

Echinodorus tenellus

Pogostemon helferi

Taxyphilum barbieri

Nymphea lotus

Ecninodorus ozelot

valisneria sp.

 

Estou a pensar colocar:

2 botias palhaço

4-6 corydoras (quais aconselham

otto

neons

bebados

 

para peixe de maiores dimensões que aconselham?

 

Gostam do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sagaspar:

 

Obrigado pela sugestão, são bem giras. Há quem considere as mais giras. Vamos ver o que fica...

 

 

Em relação ao layout, e disposição/sugestão de plantas para os espaços que penso mexer. Ninguém diz nada?

 

 

Sugestões aí...

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Hoje retomo este tópico pois efectuei hooje uma tpa de 15%, a última tinha sido à cerca de 17 dias de 15% também e mudei a disposição dos cestos do filtro.

 

É neste sentido que peço ajuda, tenho um filtro externo com 4 cestos (jbl e900), e a disposição é a seguinte:

1º cesto que passa a água (pré-filtro): esponja

2º ceramica

3º mech substrat da eheim

4º esponja

 

antes era o seguinte:

1º cesto que passa a água (pré-filtro): esponja

2º esponja

3º ceramica

4º mech substrat da eheim

 

Troquei pois um lojista disse-me que seria melhor passar primeiro pela ceramica, e em ultimo esponja. Faz-me tb sentido, pois já li por diversos vezes que por vezes se encontram alevins e camarões no filtro. (penso que na ceramica tem mais possibilidades de viverem).

 

O que acham? vai alterar o funcionamento da colónia de batérias do filtro?

 

Para a capacidade do meu aquário, devo de fazer tpa's de quanto e com que intervalo de tempo?

 

Amanhã ver se coloco umas fotos actuais do aquário.

 

>>>Será???Eu tenho 3 prateleiras e tenho assim:

1º esponja

2º mech substrat

3º cerâmica

 

E agora pelos mais experientes qual o mais certo.

* Todos nos sabemos que ha gente nas lojas que nao percebem nada, mas agora pessoas mais experientes aqui do forum é outra coisa

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><p class='bbc_center'>entremargens6hc1.png</p><p class='bbc_center'><strong class='bbc'><span class='bbc_underline'><span style='font-family: Georgia'><span style='font-size: 24px;'><span style='color: #0000FF'><a class='bbc_url' href='<a class='bbc_url' href='<a class='bbc_url' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=204'>Grupo'>http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=204'>Grupo</a>'>http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=204'>Grupo'>http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=204'>Grupo</a></a> Entre Margens</a></span></span></span></span></strong></p><p class='bbc_center'><span style='font-size: 12px;'>Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa</span></p><br /> <p class='bbc_center'><span style='font-size: 12px;'>"<span style='color: #8B0000'>Os peixes sentem frio, calor, fome, dor e stress</span>"</span></p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foxtrot 495

 

Parece que ninguém quis dar uma outra opinião. Mas a meu ver faz sentido a 1ª filtragem fazer-se na nas cerâmicas, pelo facto de ser a matéria filtrante mais porosa e assim se houver caso de alevins (invertebrados e peixes) passarem terem mais taxa de sobrevivência, só por isso mesmo.

 

De outra forma, se pensarmos na filtragem sem a sobrevivência de fauna, faz mais sentido filtrar detritos primeiro (na esponja grossa) e só depois a filtragem ser efectuada nas matérias da filtragem biológica propriamente dita.

 

Em relação aos parâmetros do aqua, tenho novidades no meu aquário, finalmente o ph parece que está a baixar:

tenho ph a 7-7,5.

 

Adicionei:

- 2 SAE

- 1 Kullie (durou-me 2 dias, morreu vi-a parecia em agonia, às voltas e voltas) o que terá sido?

 

Os camarões red's e green's costumam mudar exosqueleto, ou quando aparece uma "pele" no aquário é sinal que morreu um?

 

Tenho algas filamentosas (parecem cabelos) os SAE não era suposto comê-las?

 

Obrigado pelas opiniões!

Editado por Hugani

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tu já vais lá muito à frente e eu ainda nem sequer comprei o aquário...

 

Como vou embutir o meu na parede para fazer divisão de ambientes, a coisa requer muito estudo... tenho de organizar toda uma panóplia de coisas que não precisaria de fazer se optasse por um aqua de móvel como o teu... lindíssimo por sinal.

 

Eu sou muito criativa em termos de decoração e foi a partir dai que me surgiu esta nova paixão pelos peixes e desde há uma semana para cá que não largo internet e etc...

 

Encontrei uns sites giríssimos sobre aquapaisagismo de onde podes também tirar umas ideias.. os brasileiros são barra nisto!!

 

Agora saiu também um novo livro sobre o tema "Tudo sobre aquários plantados" que te deixo o link:

 

http://www.casadosdiscus.com/arquivo/desta...apaisagismo.pdf

 

O teu aqua está muito giro. Eu pessoalmente gosto deles minimalistas e a sair para fora e com muito verde.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vava

 

Obrigado pelos teus comentários, como vês também não comecei á muito tempo. E sim, também já tenho muitas horas em frente ao pc a ver e ver e ver... e ler e ler. Bem gastas na minha opinião lolo é um hobbie muito interessante e completo.

 

O meu âmbito de 1º aquário, foi criar um aquario com flora luxuriante e dar condições de vida à fauna em que eles se sentissem felizes :D e que façam o que devem fazer -crescer, brincar e reproduzirem-se, assim tentei dar :

-esconderijos (tronco, pedras e vegetação)

- espaço (escolha do tamanho do aquario)

- diferentes ambientes (tem a ver com estética e com diferentes espaços no aquário - a forma como dispus o layout

- tento também, ter um aquário o mais natural possível (com o minimo de intervenções possiveis, ter brigada de limpeza variada). Existem tb tópicos referentes a este assunto, a aquários naturais, é muito mais do que o que referi em relação às brigadas de limpeza

- e claro é um elemento estético de decoração em casa, o meu é um aquatlantis e está no hall

 

Neste momento, ainda tenho algumas coisas como digo nuns tópicos atrás que dsejo mudar em relação à flora, ainda não está como quero. A piada disto também, é que existe muita flora e vou conhecendo as suas características.

 

O livro, por acaso tenho-o.

 

Em relação ao teu projecto, se puder ajudar em alguma coisa tás à vontade. De qualquer das formas, existe algures aqui um topico em que é um aquario encrastado na parede da cozinha, poderá ser uma ajuda.

 

Vai aparecendo.

 

 

Jcrelha

 

Obrigado, ainda não tinha lido nada a esse respeito...

Editado por Hugani

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.