O Rochedo


krypticall

Recommended Posts

Boas.

Este calor terrivel .... é inimigo dos plantados.

A única solução ... barata ... será mesmo mudares o aquário de sitio ... para um local da casa que seja mais fresco ... de maneira a que o sol não consiga lá chegar.

As ventoinhas ... pouco adianta .... no máximo .... baixas a temperatura da água em cerca de 2 graus ... e ficas com uma evaporação de agua enorme ... e tambem uma enorme perca de co2.

Arranja ai um cantinho da casa mais frequinho .... :D

Abraço. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis carrilho obrigado pela dica , era mesmo algo deste genero que andava a procura , este kit nao me parece mau de todo e até que é baratito :P

 

João ainda nao deves de ter recuperado do fim de semana :D :P

mover o aquario de sitio :blink: toda a casa se torna quente e nao tenho mais nenhum espaço aonde possa encaixar o aquario.

 

ja viste bem tirar a agua toda , desligar todos os mecanismos , tirar as pedras porque alguma poderia tombar e bater num vidros , revoltar os substratos por causa disso , em fim , nem pensar , o sol afectou-te bigsmile

 

bom se as ventuinhas abaixarem dois a três graus já é bastante bom.

 

houje o tempo até ja nao está tao abafado e tenho a agua a 27 ainda bem :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És um brincalhão .... :P

Pelos vistos ... esses enormes calhaus vermelhos devem-te estár a afectar .... :blink:

Mas ok .... a temperatura já baixou .... já deves estar mais estável.... :P

Ahhh .... quando comprares as ventoinhas .... compra tambem uns tampões para os ouvidos .... :D

... vais precisar deles .... 8)

 

... e só para terminar .... no Aki ... vendem-se umas "rodinhas" ... eu agora não sei o nome daquilo ... para possibilitar a deslocação de objectos pesados.

Lógicamente ... tens de vazar o mais possivel o aquário .... ;)

... e aproveitas ... e tiras os calhaus tambem .... é que não sei se sabes .... mas esses xistos vermelhos provocam uma grande carga térmica dentro desse aquário. 8)

 

... Se precisares de ajuda ... diz ... existe solução para tudo .... :P

 

Edit:

Andei a pesquisar.... bigsmile

Ventoinhas

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e só para terminar .... no Aki ... vendem-se umas "rodinhas" ... eu agora não sei o nome daquilo ... para possibilitar a deslocação de objectos pesados.

Lógicamente ... tens de vazar o mais possivel o aquário .... ;)lol 200kilos com rodinhas ;)

 

 

... e aproveitas ... e tiras os calhaus tambem ....

 

o que tu queres sei eu :mrgreen: holandês so para a proxima ;)

 

essas ventuinhas o preço é agradante , mas as que o luis carrilho mostrou nota-sse um pouco a qualidade superior.

quanto ao barulho depende muito de ventuinha para ventuinha até 15 a 18db quase que nao dás por elas ;)

 

ainda monto o meu sistema de watercooler no aquario ou um chiller :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis carrilho obrigado pela dica , era mesmo algo deste genero que andava a procura , este kit nao me parece mau de todo e até que é baratito :laugh:

Olá Krypticall,

Não é preciso agradecer é pra isto mesmo que serve o Forum. :wink:

Os inconveniente que o Canito apontou,de um grande aumento da evaporação e perca de algum Co2,são factos,mas acho mais importante neste caso tentar salvar o aqua de um "meltdown" total e se calhar esses modestos 2ºc de baixa na temperatura,podem bem ser a "diferença entre a vida e a morte". :rolleyes:

Pelo preço que custam,acho que vale mesmo a pena tê-las lá em casa nem que seja pra utilizar em situações pontuais como foi o caso desta onda de calor.

Agora se não fosse pelo custo,a solução ideal éra mesmo esta: http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1500 ,não é que seja uma fortuna,mas ainda são umas massas. chainsaw

Espero que isso vá ao sitio,pq estava mesmo a gostar da evolução do aqua e eu que nem sequer sou muito fan dos Iwagumis. :naughty:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Este calor terrivel .... é inimigo dos plantados.

A única solução ... barata ... será mesmo mudares o aquário de sitio ... para um local da casa que seja mais fresco ... de maneira a que o sol não consiga lá chegar.

As ventoinhas ... pouco adianta .... no máximo .... baixas a temperatura da água em cerca de 2 graus ... e ficas com uma evaporação de agua enorme ... e tambem uma enorme perca de co2.

Arranja ai um cantinho da casa mais frequinho .... :drool3:

Abraço. :yb668:

 

aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Felizmente o tempo mudou e ainda nao foi preciso gastar os trocos na refrigeraçao :drool3: como bom português vou-me deixar andar até que seja mesmo necessario. :alberteinstein:

 

Actualizaçao 14ª dia

 

dsc0001r.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Octávio Alves sim as plantas estao com um crescimento moderado , e nao se nota mais porque já podei e replantei para adençar e reproduzir mais rapido certas expecies.

 

Okocha sempre em cima dos acontecimentos ;)

 

joaovfranco sim tambem tive pena com a desmontagem do anterior, quanto á simplecidade concordo contigo ;)

 

existe um pequeno texto aqui no forum que me foi destinado a mim e ficou na memoria, do André Silvestre e que tem toda a razao no que falava.

 

Em relação " ao mundo das cores", eu também já gostei de encher o aquário com plantas. Penso que é um bom treino experimentarmos várias conjugações de plantas com necessidades, formas/cores diferentes para mais tarde iniciarmos algo mais complexo e evoluirmos na criação de cenários mais simples ( o paradoxo é uma necessidade na evolução). Acho que todos os que gostam e mantêm plantados passaram/passam por isso. ;)

 

começo a tentar caminhar por esses lados , ainda nao lá cheguei, mas é um começo :)

 

obrigado pelos comentarios pessoal.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro o aqua. Apesar de serem apenas 14 dias não vejo essa cuba a crescer muito o que é uma pena. Um tapetezinho a contrastar com essas montanhas de pedra ia lhe dar um toque bonito. Desculpa-me se já o fizeste mas tive a pesquisar no tópico e não consegui encontrar informação sobre a flora. A planta que tens do lado direito atrás da pedra é limnophilia sessiflora?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas glovy

 

Sim tens razao , a cuba tem sido a minha dor de cabeça , ainda nao atinei com o raio da planta :P

 

Já na minha montagem anterior pela primeira vez que a utilizei nao tive sucesso e estagnou a meio tapete e já nao andou mais que isso.

acabei a montagem nao concluindo o objectivo para ela.

 

dsc0001s.jpg

 

dsc0020tdl.jpg

 

A cuba inicial desta nova montagem , são restos que estariam em melhor estado e tambem por isso ela custe mais ainda a ambientar-se e a pegar.

 

Neste momento já vejo melhorias e rebentos novos bonitos a surgir, tenho fé que desta vez pegue e arranque :priere:

 

Quanto á flora e ainda nao totalmente decidida.

 

28067589.jpg

 

Obrigado pelo comentario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achava que o segredo na cuba era podar constantemente pelo menos e o que tenho feito. O meu tapete também teima em não fechar. Só um pequeno apontamento: A arcuata é das minhas plantas favoritas. Tem uma cor impressionante. Preferia ve la num lugar mais de destaque, acho que merecia...mas gostos não se discutem :P

 

PS1: Estou fascinado com o tamanho das tuas helferi na outra montagem. Helferi XXXL

PS2: Que belos ramirezis! lol

 

Cumps e continua a postar a evolução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, por isso a posiçao e a escolha de Flora ainda nao está totalmente decidida nem nos locais definidos.

 

Á medida que o aquario vá maturando e as plantas crescendo é que verei o efeito e se necessitará de alteraçoes, ainda nao tenho aquele "dom" de prever totalmente um aquario depois de maturado.

 

Outro contra que nao estava á espera é que as pedras se revela-ssem ser demasiado vermelhas , ao que provavelmente depois terei que carregar mais no verde e substituir certas plantas de cor.

 

As P.Helferi com luz alta crescem mais rasteiras, já com luz media/baixa crescem mais em altura e tambem nao as podava muito biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O meu Macho infelizmente faleceu :P um dia presenciei uma guerra entre a femea e o macho ao que ela levou a avante e nunca cheguei a perceber porquê o desentendimento , desde esse dia o macho começou a andar com cores esbatidas e fugindo muito dela, até que acabou por deixar de comer e falecer.

 

Estou curioso com esse teu aquario , vou dar uma olhada :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épááá.....

Já temos nome..... 8) ... o Rochedo ..... :wub:

Sim Senhor.... estás a ir de vento em popa .... ;)

Deixa lá dar uns apontamentos:

 

-No sitio da Arcuata(que como sabes ... crescendo "alegre" vai ficar vermelha ... e porque tu não queres que se confunda com as pedras .... porque não exprimentas HM ?

-E uns apontamentos de Marsilea Hirsuta ou até mesmo de umas hydrocotyle verticillata ... ai a "chatear" esses rochedos ?????

-A rotala Pink ..... como sabes fica com aquela "côr" caracteristica .... não sei se ficará bem nesta montagem.

Conforme tu dizes .... tens de apostar nas plantas verdes .... para fazer o contraste com os rochedos.

 

E o tapete de Cuba... pá... ainda é cedo para tirar conclusões... mas tu já sabes qual é a minha opinião... tens de dar "fogo" nisso.... :)

Sinceramente... tenho sérias dúvidas que se mantiveres esse sistema de fertilização .... consigas fechar isso.

Mas prontos.... espero estár enganado. ;)

Abraço. :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigo João , quando fiz a plantaçao nao estava a espera que as pedras se tornassem desta cor.

 

Agora nao vou mexer ainda em nada porque nao tenho flora suficiente para a substituir e podendo desequilibrar o aquario, para mais ainda nestas alturas que sao propicias a isso.

 

Ao poucos depois será entao caso seja necessario algumas mudanças na flora.

 

A cuba é o tal projecto :D parece que eu e ela damos choque hehehe mas com calma vai lá sem pressas.

 

Hydrocotyle tenho mas nao sei se a vou usar mas posso ponderar , Marsilea com cuba ?? Naaaaa acho que é uma planta mais adequada aos low tech.

 

Estou mais a pensar em utricularia junto ás rochas a fazer a transiçao com a cuba ;) Granda projecto :laugh: vai dar caldeirada para as manter. :D

 

lol o nome veio-me a carola :D nao sei se ficara tambem definitivo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 18

 

Bom fica aqui as imagens da cuba de como está a decorrer a sua evoluçao.

 

dsc0014ooi.jpg

 

Uma close , ja começa a alastrar para os lados e tambem a medida que alguns pés crescem para cima tenho curtado e plantado ao lado e por isso tenho mais cuba e a folhagem até que começa a estar bonita.

 

dsc0013n.jpg

 

Panoramica actual sem fundo , a pensar em colocar um branco

 

dsc0005q.jpg

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro esse tubo branco :)

 

Tinhas que embirrar com o tubo :P é de qualidade pá , silicone maliavel :D

está a ficar muito giro ....bastante bom PARA UM RAPAZ COM APENAS 30 ANOS...... :drinking:

 

A quem é que eu já disse isto :naughty:

 

EDIT. não resisti á brincadeira :whocares:

 

Sempre na boa bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que o Hugo tem razão esse tubo branco....esse aquario já merece uns tubos de Co2 em vidro :mrgreen:

 

 

Por estar-mos a falar em CO2 acabou-sse a garrafa de 2K agora mesmo á uns 10min :angelic008:

 

Ando a pensar em Lily pipes e em um reactor de Co2 externo mas cada coisa a seu tempo €€€ :x;)

 

Edit: já agora aqui na zona de lisboa aonde posso encontrar uma loja que carregue a garrafa a bom preço ???

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai quando essa cuba espalhar à maneira, vai ficar altamente :angelic008:

 

Deixa lá o tubo oh Tiago, isso quando for para a "foto" retiras o equipamento e voilá hehehe

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.