Gasto de enrgia


Recommended Posts

O meu pai lançou-me um problema.

 

Agora que eu ia começar a procurar aquários estamos mal de finanças, e ele disse-me que o gasto da electricidade é enorme num termostato para manter a água quente. Principalmente no Inverno em que a minha casa ás vezes chega aos 14 graus ou até menos em alguns picos durante a noite.

 

Alguém me pode dizer mais ou menos o que gastam, arredondado para as piores expectativas, de luz com um aquario ai de 100 litros? desde a iluminaçao , ao filtro, ao termostato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

procura no fórum porque existe um tópico muito bom e muito esclarecedor sobre isso. Mas posso dizer-te que se for um aquário com o equipamento normal/basico, não te vai ficar assim tão caro no final do mês. Nota que o termostato mesmo no inverna não está sempre ligado...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu comprei um contador digital de gasto de energia para ligar ao aquário. Dentro de 2 dias já te posso fazer uma estimativa de gastos diários de energia uma vez que tenho um aquário da litragem do teu com a mesma potencia de termostato.

 

Mas acredita que não deve ser nada de extraordinário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, agora no verão o termostato quase não liga. O meu hoje como teve calor raramente ligou, o que te pode alterar os dados para o inverno em que tá mais tempo ligado.

 

De qualquer maneira diz os gastos diários pra gente ficar com uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Em 24 horas de funcionamento normal gastou 1kw cerca de 0,18€. Isto com bomba eheim ligada 24 horas por dia, termostato ligado e calha de iluminação ligada durante 10 horas diarias.

 

Sinceramente 5 € de gasto com 1 aquario por mês parece-me irrelevante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Em 24 horas de funcionamento normal gastou 1kw cerca de 0,18€. Isto com bomba eheim ligada 24 horas por dia, termostato ligado e calha de iluminação ligada durante 10 horas diarias.

 

Sinceramente 5 € de gasto com 1 aquario por mês parece-me irrelevante...

 

0,18€ ???

 

O preço do kW está nos 0,115€.

 

Imaginando que o termoestato liga no inverno cerca de 10 mín em cada hora. Isso ao fim do dia dá 240 min, ou seja, 4 horas.

 

Ao fim do mês (30 dias) dá 120 horas.

 

Se for um termostato de 100W, isto quer dizer que no fim do mês gastou 120hx0,1kW=12kWh (kilowatt hora).

 

Ora, se o kW está perto dos 0,12€, quer dizer que 12x0,12=1,44€ por mês

 

Somando as lâmpadas, ou seja, 10 horas diarias de iluminação de 100w (0,1kW):

 

10horas x 30dias=300 horas

 

0,1kW x 300horas=30kWh

 

30kWh x 0,12€=3,6€

 

Somando um filtro de 15W (0,015kW) (Ehein Classic 2215) ligado 24horas:

 

24horasx30dias=720horas

 

0,015kW x 720horas=10,8kWh

 

10,8kWh x 0,12€=1,296€

 

Somando tudo:

 

1,44+3,6+1,296=6,34€

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando mesmo fora dos preços da edp....

 

Por acaso não.

 

Aconselho-te a ver este link.

http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/C...fs_upto_2.3.htm

 

Em baixo diz, preço da energia em EUR/KWh.

 

0,1151€ por kWh.

 

Pode-se dar o caso de teres um contrato diferente com outras potências contratadas, mas o normal para uma habitação são os 0,115.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses 11cent são da tarifa social, ou seja, potencia abaixo de 2.3kVA. Acho que a maioria de nós tem mais que isso contratado, já que 2.3kVA mal dá pra ter no inverno um aquecedor (2000W) e mais alguma coisa ligada ao mesmo tempo (cilindros, TVs, maquinas de lavar, relogios, iluminação, etc). Eu tenho 6.9kVA e tarifa simples, logo o preço é 0.1211€/kWh

 

Quem tiver bi horario o preço em cheias é 0.1233€/kWh e em vazio 0.0663€/kWh, já agora há ainda a divisão entre ciclo semanal e ciclo diário. O ciclo diário todos os dias são iguais e as horas de vazio são das 22h às 8h. No ciclo semanal muda ao fim de semana e à semana, sendo que o domingo é todo considerado como vazio.

 

para mais informações http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/C....3_and_20.7.htm

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses 11cent são da tarifa social, ou seja, potencia abaixo de 2.3kVA. Acho que a maioria de nós tem mais que isso contratado, já que 2.3kVA mal dá pra ter no inverno um aquecedor (2000W) e mais alguma coisa ligada ao mesmo tempo (cilindros, TVs, maquinas de lavar, relogios, iluminação, etc). Eu tenho 6.9kVA e tarifa simples, logo o preço é 0.1211€/kWh

 

Quem tiver bi horario o preço em cheias é 0.1233€/kWh e em vazio 0.0663€/kWh, já agora há ainda a divisão entre ciclo semanal e ciclo diário. O ciclo diário todos os dias são iguais e as horas de vazio são das 22h às 8h. No ciclo semanal muda ao fim de semana e à semana, sendo que o domingo é todo considerado como vazio.

 

para mais informações http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/C....3_and_20.7.htm

 

Por isso mesmo fiz o calculo para 0,12€.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.