Recommended Posts

...gostava de saber apenas em termos de esterilização da agua, e independentemente de o ozonizador ter mais vantagens..a este aspecto qual será então o melhor esterilizador? abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, sem dúvida o ozonizador desde que a câmara de reacção (no meu caso o escumador) tenha uma boa área de mistura do ozono e água.

Já utilizei os 2 sistemas e o ozono ganha de longe banana rock

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São duas coisas totalmente diferentes e que erradamente, na minha opinião, são tidas como opções indicadas para o mesmo fim.

Se estás apenas a considerar a esterilização da água, então eu diria que devias usar as duas tecnologias uma vez que o ozono reduz o amarelecimento da água tornando-a super-cristalina o que torna altamente eficaz o esterilizador UV. É por isso que é aconselhável passar a água ozonizada pelo UV para aumentar a sua eficiência.

Para escolher entre uma e outra, é necessário considerar mais factores e não esquecer que para que a "bicheza" seja eliminada pelo UV, terá que passar obrigatoriamente pela lâmpada, o que já não acontece com o Ozono.

A optar, optaría sempre pelo Ozono como diz o João.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só tenho uma pergunta, visto q desconheço os beneficios do ozono.... como se usa?? liga-se ah entrada de ar da bomba do skimmer?? o ozono nao eh cancerigeno? sei q eh usado em grandes tanques, aquarios e estaçoes de tratamento, mas para purificar a agua, e tudo controlo em camaras de pressao....

 

já agora quais eh q voces teem? e se nao se importarem de estar a fazer publicidade qto deram por isso?

 

já agora em relação ao uv jah estou a par :wink: e até estou a pensar adquirir um bela estrelizador UV. Os da Rena sao bonitos, mas a lampada de substituiçao eh cara, e vi hj um da Tetra q sao mais baratos e a sua lampada de substituiçao tb eh mais barata... se aconcelharem algum qual seria?? outra coisa, quem tem poderia fazer aki um pouco de campanha e dizer qual a marca e qto custou :)

 

 

Abraço, Nuno Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só tenho uma pergunta, visto q desconheço os beneficios do ozono.... como se usa?? liga-se ah entrada de ar da bomba do skimmer?? o ozono nao eh cancerigeno? sei q eh usado em grandes tanques, aquarios e estaçoes de tratamento, mas para purificar a agua, e tudo controlo em camaras de pressao....
Tens bastante mais que uma só pergunta :wink:

Pondo as coisas de uma forma simplificada, o ozono em contacto com a água do aquário decompõe moléculas de compostos orgânicos complexos em moléculas mais simples e fáceis de remover pelo escumador. A molécula do ozono (O3) é instável e tende a desagregar-se libertando O2 e O. O primeiro vai para a atmosfera e o segundo "cola-se" a outras moléculas oxidando estes compostos.

Isto vem aumentar o nível de oxigenação da água, torná-la mais cristalina e elevar o ORP. Estes factores tornam a água menos propícia ao desenvolvimento de parasitas indesejáveis.

O que não é muito comum ser falado são as propriedades esterilizantes do ozono, já que em contacto com microorganismos elimina-os rapidamente (mas apenas dentro da camara onde se injecta o ozono).

O ozono nunca deve ser injectado para dentro do aquário, já que destruirá o tecido dos seres vivos, começando pelos corais e brânquias dos peixes. O ideal é injectá-lo através de um venturi de um escumador. Neste caso, quanto maior o escumador e quanto mais ar puxar o venturi, melhor, pois maior quantidade de ozono está em contacto com maior quantidade de água.

Se é cancerígeno, desconheço. Mas que pode queimar os pulmões é verdade. No entanto as quantidades utilizadas pelos geradores de ozono para o hobby são muito baixas e no momento que atinge o ar que respiramos já é fundamentalmente oxigénio.

Para quem vai comprar um, aconselho vivamente um ozonizador com controlador de ORP.

já agora quais eh q voces teem? e se nao se importarem de estar a fazer publicidade qto deram por isso?

O meu é da Red Sea (100mg/L) com controlador de ORP e sonda. Quanto ao valor, sinceramente que já não me lembro :)

já agora em relação ao uv jah estou a par  e até estou a pensar adquirir um bela estrelizador UV. Os da Rena sao bonitos, mas a lampada de substituiçao eh cara, e vi hj um da Tetra q sao mais baratos e a sua lampada de substituiçao tb eh mais barata... se aconcelharem algum qual seria?? outra coisa, quem tem poderia fazer aki um pouco de campanha e dizer qual a marca e qto cust

Não penso que seja do tipo de equipamento a adquirir pela beleza que possa possuir! :lol:

O meu é da HW mas já não o uso há muitos, muitos meses.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joao obrigado pela xplicaçao :wink:

 

outra coisa, aconcelhas a utilizacao de um ozonizer num skimmer q nao eh fechado? qdo digo "nao fechado" sao akeles q necessitam de um nivel minimo de agua para trabalharem.. eg: tenho um tunze 3110

Outra informaçao q seja util adiantar eh q tenho um aqua de 112 L lol se calhar nao se justifica o investimento :)

 

Já agora outra perguntinha ehehe o ozonizer eh um aparelho q nao tem qq tipo de manuntençao certo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joao obrigado pela xplicaçao
Ora essa! Estamos cá todos para nos ajudarmos uns aos outros! :roll:
aconcelhas a utilizacao de um ozonizer num skimmer q nao eh fechado? qdo digo "nao fechado" sao akeles q necessitam de um nivel minimo de agua para trabalharem.. eg: tenho um tunze 3110

Na minha opinião, os Tunze não me parecem os escumadores mais apropriados, dado o tamanho da zona de reacção. O melhor será contactares a Tunze para colocar essa questão. Até porque existem escumadores que não têm materiais à prova de ozono.

tenho um aqua de 112 L lol se calhar nao se justifica o investimento
Depende do $ que estás disposto a gastar :roll: e depende do investimento nas espécies e tipos de espécies de peixes que tens no aquário. Um gerador de ozono de 50mg/l será suficiente para esse aquário. Mas se mais tarde montares um maior, a história é outra...

Outros amigos aqui do fórum não terão certamente a mesma opinião que eu...

o ozonizer eh um aparelho q nao tem qq tipo de manuntençao certo??

Errado! :lol:

A manutenção é muito simples e requer apenas de vez em quando a imersão do eléctrodo ou sonda numa solução de limpeza da mesma marca.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!

antes de mais quero agradeçer a ajuda.

..Decidi-me de facto pelo ozonizador, porem os custos sao de me mandar ao tejo!

O importado pela (EDITADO), da red sea (aquazone100) custa perto de 400euros e com controlador redox vai mesmo aos 500 e tal euros..isto claro não é nada economico...será que nao os ha de outras marcas e igualmente bons?

 

em todo o caso, para o meu aquario que tem um total de 350 litros, acham que o aquazone de 100mg/l (sem o controlador como é obvio) será suficiente e eficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi-me de facto pelo ozonizador, porem os custos sao de me mandar ao tejo!
De facto, é um equipamento nada barato! No meu caso compensou mas nem todos serão da mesma opinião.
será que nao os ha de outras marcas e igualmente bons?

No nosso mercado ainda existem os Sander mas quanto ao preço não faço ideia!

acham que o aquazone de 100mg/l (sem o controlador como é obvio) será suficiente e eficiente?

100mg/l parece-me perfeitamente suficiente, agora o controlador é que me parece essencial, pois o uso de ozono sem qualquer controlo pode-se tornar muito perigoso. Acima de um ORP de 450mV já começa a existir ozono residual na água do aquário, as bactérias nitrificantes começam a morrer e o tecido dos corais a desfazer-se, etc.

Com o controlador defines o limite que pretendes de ORP e podes dosear o ozono descansadamente.

A não ser que tenhas à parte um medidor de ORP e vás adicionando ozono de acordo com a leitura que fazes do ORP. Torna-se uma preocupação constante, envolve algum risco mas é mais barata.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI! de novo :wink:

 

uma ultima duvida, visto o modelo com controlador incorporador custar mais de 100contos :lol: o k é uma grande xatice :D

 

li no site da red sea que se programar-mos o ozonizador para fazer uma media de 10mlgh a cada 25 galoes, em principio nao haverá problema...que acham, para os que os teem montados eles necessitam de ajustes de ozono?...em suma-será a treta do controlador mesmo necessario...?abraço, e um antecipado obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Eu não me queria meter na conversa dos "experts", mas à uns anos (não muitos) adquiriu-se um aparenho lá pra casa, em que o mesmo transformava o H2o em H3o ou O3 (Ozono?? penso que seja isso!?) em que esse aparelho era ligado à torneira da àgua através de um filtro de carvão.

 

Se estamos a falar do mesmo, eu lembro-me que não chegava aos valores que estão a ser aqui falados.

 

Qualquer das formas, não custa nada ir a uma casa de comércio da especialidade para comparar preços com as casa de aquariofilia :wink:

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

li no site da red sea que se programar-mos o ozonizador para fazer uma media de 10mlgh a cada 25 galoes

Ou seja, segundo a Red Sea, para o teu aquário poderias ter permanentemente cerca de 37 mg/h. Também de acordo com essa lógica, no meu aqua eu poderia ter cerca de 116 mg/h permanentemente.

Isto parece-me muito perigoso, pois quando eu tenho o ozono ligado, o ozonizador está programado para cortar o ozono aos 420 mV e geralmente mando com cerca de 80 mg/h. O que acontece muitas vezes é que quando não há muita humidade no ar durante a noite, o ORP atinge mesmo os 420 mV, acabando por desligar automaticamente.

Também quando se adiciona iodo à água o ORP dispara!

Essa estimativa da Red Sea parece-me muito falível e se fosse a ti não brincava com o fogo! :wink: O ozono é bastante seguro desde que usado com segurança e sem controlador ou medidor do ORP é utilizá-lo às cegas.

Acabei de saber que a AquaMedic lançou agora um novo ozonizador. Não faço ideia em termos de qualidade, características e preços.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais