Novo Tanganyika


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Mais uma vez venho aqui pedir a V/ajuda. Vou montar um novo aqua para Tangas.

 

Dimensões: 100*40*55 – 220 litros brutos

 

Filtragem: 1 Eheim 2224 (700lts/h) + 1 Eheim 2217 (1000lts/h)

 

Tenho em mente duas opções para a Fauna:

 

Opção 1 –

 

- Colónia de Neolamprologus multifasciatus

- Casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu"

- Cyprichromis leptosoma "Utinta" (1M+3F)

 

Opção 2 –

 

- Colónia de Neolamprologus multifasciatus

- Xenotilapias bathyphilus “kekese” – 4/6

- Cyprichromis leptosoma "Utinta" (1M+3F)

 

Qual destas opções será a mais indicada? Algumas sugestões para alteração das opções?

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael!

Sem dúvida opção 1 e passo a explicar, é simples, adoro xenos, mas precisam de bastante areia disponivél e 1metro não chega!! Podes incluir ainda 1 casal de Eretmodus, tens espaço suficiente para isso, tem mesmo é de ser um casal, pois são bastante territoriais e agressivos uns com os outros! Deves também ter o cuidado dos introduzir, caso os queiras claro, depois de a colónia dos multies estar desenvolvida, pois os Eretmodus são àvidos comedores de crias! Quanto aos Sumbus, não me parece que venhas a ter problemas, pois eu mantenho-os e embora eles frequêntem o território dos multies, não noto baixas nos putos, acho que é só mesmo a fêmea a querer ficar com as conchas pra ela!

A filtragem está muito fixe! Atenção à quimica da água que é muito importante! Bicabornato sódio e sulfato de magnésio pra cima!

Só falta mesmo arrancares com o projecto e começares a dar noticias por aqui!!

Boa sorte, estaremos cá pra te ajudar no que pudermos!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rebelo

Afinal não eram N.simillis que procuravas?

Um cardume de cypris 2machos 3 a 4 fêmeas, dá para manter num aqua desses, mas acho uns Paracypris ficavam melhor e a nível de comportamento são bem mais interessantes e nesses talvez o ideal para esse aqua seria 1macho e 3 fêmeas de Paracypri…

Quanto às Xeno, bem essa espécie que escolheste não te aconselho, para além de precisarem de mais espaço são predadoras e alevins…as Xeno que ficavam aí bem seriam as X. flavipinnis ou as X.papilo, que são filtradores de areia e vivem bem em menos de 100cm, mas acho que deves esperar até teres mais experiencie com os Tangas elas são muito sensíveis à qualidade da água…

Caso a tua areia seja mesmo muito fina eu aconselhava-te antes um filtrador de areia mais calminho os Ectodus descampsii…eu pelo menos não me farto de “judiar” com eles… não sei porquê mas acho eles o máximo…

Quanto aos Eretmodus é como o Bruno já disse, eles não fazem mal às outras espécies mas entre eles é bom só haver um macho e uma fêmea…quanto a comerem uns alevins, nada de grave, mas não perdoam distrações….

Num aqua de 100x40x50 dá para fazer algumas combinações interessantes…mas podemos falar nisso mais tarde

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rebelo

Afinal não eram N.simillis que procuravas?

 

 

Boas Bruno e Zé,

 

Obrigado pela V.ajuda.

 

Zé, sim sim são simillis que procuro mas são para outro aqua. Os simillis e os eretmodus são para um aqua de 120*40*55 que já está montado e ciclado à espera de habitantes!

 

Passo a explicar: Tinha 4 aquas cá em casa.

 

- 1 de 80cm com Julidochromis transcriptus "Gombe" - que não mexo pois adoro aqueles peixes.

- 1 cubo com uma colónia de multis - que quero desmontar e passar a colónia para o aqua de 1 metro

- 1 cubo com simillis que durante o Inverno e após o termóstato ter avariado fiquei apenas com 2 fêmeas - que quero passar para o aqua de 120*40*55

- 1 aqua de 100*40*55 com mbunas que desmontei após 3 anos de os manter, pois gosto muito mais de tangas - e este está vazio e foi para ele que coloquei este tópico

 

Em suma,

 

A minha intenção é ficar com o seguinte:

 

- 1 aqua de 80cm com Julidochromis transcriptus "Gombe"

- 1 aqua de 120*40*55 com tropheus, eretmodus e simillis

- 1 aqua de 100*40*55 que queria passar para lá a colónia de multis e mais ainda não sei!

 

 

Zé, por mim claro que se tiveres disponibilidade para me dar uma lição estou sempre pronto! :character0050:

Aliás quem planeia e estuda todas as montagens de aquas, desde o tamanho, à filtragem, às espécies, etc., é a minha mulher. Eu apenas dou o nome! ;) E ela vai comigo buscar os peixes, aliás se eu lhe dissesse que ela não podia ir arranjava uma grande confusão cá em casa! bowdown

 

Desculpem o testamento....

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sendo assim, fico à vossa espera, para verem se vos agrada os meus peixes, mas quanto aos Eretmodus adultos estou a ficar convencido que são 3 fêmeas…e os outros Eretmodus que tenho são ainda muito pequenos…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás quem planeia e estuda todas as montagens de aquas, desde o tamanho, à filtragem, às espécies, etc., é a minha mulher. Eu apenas dou o nome! :sign_welcome: E ela vai comigo buscar os peixes, aliás se eu lhe dissesse que ela não podia ir arranjava uma grande confusão cá em casa! :oops:

 

Há homens com sorte... os meus sinceros parabéns por isso! bowdown à tua esposa!!!

A minha não manda o aqua pela janela porque não pode com ele!!! :thumbdown2:

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há homens com sorte... os meus sinceros parabéns por isso! :thumbdown2: à tua esposa!!!

A minha não manda o aqua pela janela porque não pode com ele!!! :sign_welcome:

 

Abraço!

 

 

Boas Bruno,

 

A minha não monta um oceanário cá em casa porque eu não deixo! bowdown

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

A minha não monta um oceanário cá em casa porque eu não deixo! :(

 

Abraço

 

:thumbdown2:bowdown:oops:

Manda lá a receita pra isso acontecer por aqui!!! :sign_welcome:

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais