Apteronotus albifrons ou Peixe-Fantasma. Alguém tem?


al_finete

Recommended Posts

Boas.

 

Gostaria de saber se há por aí alguém que tenha um Peixe-Fantasma que me possa dar algumas dicas...

 

Acho o peixe dos mais lindos e exóticos que já vi e a vontade de ter um é mais que muita. Acontece que procurei na net toda a informação que consegui e descobri várias coisas como o facto de serem tímidos, sairem mais à noite, crescerem muito e (apesar de timidos) gostam muito de sair à noite e dar uns choques elétricos a quem lhe aparece à frente.

 

Os que vi à venda tinham cerca de 8 cm, mas pelo que percebi chegam fácil e rápidamente aos 30. Ora num aquário de cerca de menos de 100l tenho medo que entre em conflito com os restantes (escalares (até ouvi dizer que gostam de lhe comer os olhos [blahhh], espadas, neons e corydoras) até porque todos andam a dar-se muito bem...

 

Acontece que na loja onde os vi (se tiverem oportunidade não percam pq é realmente deslumbrante) pouco sabiam dele. Falei-lhe do meu medo, e passados uns tempos disseram-me que um sr. havia comprado 4 pq os acha fabulosos mas avisou que crescem muito (ok, até aí já sabia), mas que podia arriscar pq ele até à altura não tinha tido problemas...

 

Agora, fica a vontade de adquirir um contra a lógica de o adicionar aos outros peixes... pode não ser muito bom o resultado final...

 

Por favor, agradecia ajuda a quem já alguma vez teve este tipo de peixe... principalmente quanto à sociabilidade...

 

Obrigado.

 

RJL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já os tive e posso, confirmar que são peixes lindos! Eu nunca tive problemas com eles!! Mas dizem que são agressivos, apenas para peixes de menor tamanho!!

 

Saem à noite (embora possam dar uma voltinha de dia), precisam de uma gruta só para eles, têm de estar bem alimentados e são peixes de....cardume! Pequeno mas de cardume! Aí uns 3, 4, ou até 5!

Eles são nocturnos, e por isso é que podem comer os olhos dos outros! Eles têm os olhos muito pequenos, em relação ao corpo, guiando-se por descargas eléctricas ( nada que faça mal aos outros peixes)! Então, de noite, quando os outros estão parados, eles "ligam" o seu instinto selvagem e toca a alimentar...Não podendo ingerir o peixe inteiro...fica-se pelos olhos! Num aquaário tão pequeno, não aconselho a comprar, porque terias de comprar aí uns 3! Tinhas de ter esconderijos para eles...e não ter peixes de menor porte! Com peixes de grande porte...não é preciso grandes cuidados!

 

Espero ter esclarecido todas as dúvidas e que o esclarecimento das mesmas esteja correcto! Se alguém não concordar, sff de dizer! 8);)

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é assim, para um aqua de 100 lt é capaz de se tornar grande de mais para o manteres lá.

eu tenho 2 mas tenho um aqua de 400 lt, o que lhes dá bastante espaço para crescerem e passearem.

mas como tudo existe um remedio, que é compra um e deixa-o crescer pois só atinge os 30cm, se eles tiverem 8cm agora, daqui a 2 ou 3 anos, depois até pode ser que já tenhas um aqua maior ou podes muito bem vende-lo ou dá-lo a quem quiseres.

quanto a serem peixes de cardume tenho as minhas duvidas, pois eles são bastante territoriais, não deixando mais ninguem se aproximar da sua toca, principalmente se for da mesma especie.(fa-lo pelo que vejo no meu aqua)

em relação aos outros peixes mais pequenos´há que ter algum cuidado pois se é mais pequeno que a boca pode muito bem ser visto como alimento, por causa destes peixes tenho alguns peixes zarolhos no meu aqua 2ou3, mas é um preço a pagar por ter um pequeno espectaculo de peixe dentro do aqua e que não faço intenção de me desfazer dele pois até agora não vi nada tão impressionante como este peixe( é de uma beleza e graciosidade fenomenal).

mas não há nada como experimentares e uma vez que os peixes só teem 8cm ainda são muito pequenos o que se se habituarem á sociedade dentro do teu aqua, pode ser que não tenhas problemas.

 

compra um e ficas a saber como é. não existe nada como a experiencia propria. e cada peixe é um peixe com personalidade propria.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas.

 

Vou realmente ter que pensar bem... Só que o gosto por este peixe é realmente muito grande. Tão grande que foi ele que me levou a ganhar a coragem de montar o aquário. Mais tarde qd fui comprar peixes este já não estava disponível, e nunca mais foi aparecendo, até agora...

 

Mas apesar de o achar fabuloso também não quero colocar em perigo os outros peixes, nem lhe dar más condições, se ele crescer muito, num aquário tão pequeno, mas como diz o godibi posso sempre dá-lo se não arranjar entretanto um aquário maior. Na pior das hipóteses posso sempre tentar devolvê-lo à loja... ou até quem sabe, oferecê-lo aqui no Forum! Boa?

 

Realmente, não há nada como experimentar, não é? E uma coisa que eu reparei em outras opiniões noutros sites, é que (como em todos os peixes) cada exemplar é um caso e tem a sua personalidade... até pode ser que eu tenha sorte... afinal, os exemplares à venda na loja até costumam estar colocados juntos com Peixes-Vidro e corydoras... mais pachorrento que isto é difícil...

 

Vamos ver bem...

 

MUITO E MUITO Obrigado pela ajuda.

 

Passem bem.

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...