Recommended Posts

Publicado

Boas,

Pela primeira vez fiz poda a uma cabomba caroliniana que já estava a tocar a superfície da água.

Para além de grande estava com uma cor verde brilhante, aparentando muita saúde.

Cortei todos os pés sensivelmente a meia altura e logo acima de um nó.

Às sobras arranquei as folhas do primeiro nó de forma a ficar com um pé suficientemente grande para enterrar e planteio-os no mesmo aquário, perto das antigas.

Os novos pés já cresceram imenso (estão maiores que os antigos, de onde vieram), e têm a mesma cor verde que tinham antes.

Até aqui tudo bem.

O problema está com as antigas, que foram podadas.

Apesar de em alguns pés já estarem a crescer novas ramificações, todos eles já estão menores que os novos, resultantes das sobras, e a maior parte das folhas está com um aspecto meio acastanhado e seco.

Isto é normal? Fiz alguma coisa mal?

Agradeço qualquer opinião.

Setup:

Aqua: 201x41x50 (cerca de 180l líquidos)

Iluminação: 2x45W (9000k + 4100k) Jewel High-Lite (tecnologia T5) com reflectores

CO2: pressurizado 1,5 bolhas por segundo e o drop checker fica amarelo escuro/verde claro, a pedir mais

Termostato: 200W

Temperatura: 26,5 a 27

NH3+4=0

NO2=0

NO3=10

PO4=0.5 (teimava em estar em 0.25, tive que aumentar com macros - NPK da Nutrafin)

Fe=0 (vou ter começar a fertilizar com micros - Elos fase1 ?)

pH= 7.2

GH=8.0º

KH=6.0º

Publicado:
Olá,

Eu também nunca percebi isso, acontece-me o mesmo.... venham de lá os Experts! :pompomgirl:

Mas depois arrebita, fica assim, ou definha?

Publicado:
Eu também nunca percebi isso, acontece-me o mesmo.... venham de lá os Experts! :smilecolros:

Eu não sou expert!, mas a mim aconteceu-me o mesmo.

Disseram-me que a Cabomba tem um crescimento tipo Boommm (cresce rápido mas de repente pára e começa a enfraquecer)

Notei este comportamento em vários pés que tenho.

Fazia as podas, replantava. Os pés que eram podados começavam a escurecer e a perder força.

Acabei por retirá-los.

• 2 anos depois...
Publicado:

Verifica-se o mesmo aqui! Podei as minhas cabombas, os pés podados começaram a definhar até que os arranquei de tão feios que estavam, alguma explicação?

Publicado:

Viva,

a Cabomba tem crescimento apical e não intercalar penso eu. Assim, quando podada ressentem-se pois estão a cortar exactamente a zona que cresce. Penso que é normal neste tipo de plantas.

É uma questão de substituir os pés velhos pelo novos como já foi dito.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

á mim quer-me parecer que não estarão bem enraizadas ,isto porque precisa de ter boas raizes para aguentar com as novas ramificações,porque afinal a "cabeça" foi cortada e terá de arranjar força para novos pés que puderão surgir do caule ou do pé !

precisa de bom solo e boa luz,no entanto sabemos que aquando a colocação no aqua,mesmo sem raízes,pode crescer desmezurádamente,até que lhe mexes e desaparecem...isto costuma acontecer !