Criação de Discus


maiato

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho tentado fazer criação de Discus, mas em vão.

O casal tem feito posturas todas as semanas (já vão na 5ª), os NO3 estão a zero; o pH a 6,8 ; Gh 3 ;kh <1 ;Temp 30ºC.

Os ovos ao fim de +/- 24 horas ficam brancos e são comidos.

Uso o azul de metileno após a postura.

A unica diferença que há entre a bateria aonde estão e o aqua comunitário onde estavam é que o comunitário tinha o pH a 5,5, esta é a única diferença que a meu ver pode ser relevante!!!

 

O que acham os entendidos?

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

na minha opinião talvez o macho não fertelize os ovos e por isso ficam brancos, ou então a quantidade de azul de metileno que colocas é insufeciente.

 

Podes conseguir mais ajuda em www.clubediscus.com/forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

para além do que o nuno já te disse lançava-te mais umas achegas.

já pensaste na possibilidade de teres duas femeas??? é que é bastante frequente uma femea assumir o papel de macho só que....não fertiliza os ovos e nesse caso o resultado é de teres posturas e não tirares nada.

outra coisa: tens a certeza que todos os ovos ficam brancos??

pode permeitamente acontecer que o casal coma todos os ovos ao fim de pouco tempo. E isto pode acontecer 20 ou mais posturas.

boa sorte nas p´roxima!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado,

 

É um casal de certeza, pela diferença entre os orgãos genitais, pela diferença da testa e pelo ângulo das barbatanas.

Os ovos ficam brancos que eu tenho assistido ao facto de alguns ficarem brancos pouco depois da postura e outros vão ficando aos poucos.

Talvez seja mesmo pouco azul de metileno, qual a quantidade? O que tenho está em pó, e normalmente faço a mistura num pequeno frasco e depois vou colocando aos poucos no aqua até a água ficar azul clara:

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje os meus Discus voltaram a fazer uma postura, aumentei a quantidade de azul de metileno, agora é aguardar e roer muitas unhas para ser desta vez

:P:shock:

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

 

deixo te aqui a minha experiência, pois estou a passar pelo mesmo!!

 

Durante a minha ausência em férias, formou-se um casal. Na primeira postura, percebi logo tratar-se de um macho e de uma fêmea, uma vez q os ovos eclodiram. E isto tb num comunitário. Tantas posturas houve, que decidi intervir e "ajudar" `lua de mel do casal. Separei-os com um acrilico, ainda no akua comunitário. O pormenor da escolha da cor do acrilico, não foi importante. Passou a sê-lo quando os vi à marrada ao dito acrilico no sentido de afastar os peixes que lhes eram visiveis. Entretanto, quando quase prefaziam as 60 horas, ou seja quase a eclodirem, a femea optava por os comer. Fez o mesmo a esta última, só que ainda fui a tempo de colocar uma rede em volta do cone, e ai aconteceu o previsível. 6 ovitos que sobraram, eclodiram e la se mantiveram mais dois dias sob o olhar dos pais. Ontem à tarde seria a altura q se despegariam. Tive sempre a consciência de que não iria dar em nada esta experiência, só que deixei avançar para ver o q acontecia. Despegaram-se 4, cairam, e deixei de os ver. Sobraram dois, que ainda estavam "pegados ao cone". Calmamente retirei a rede e observei o q iria aontecer. Desta vez foi o pai. Com a boca retirou-os. Ainda se colocou a hipótese dele os ter retido na boca como precaução... mas penso que não.. foram engolidos e pronto. Já me têm dito que é comum em jovens casais, acontecer esta situação.

Digamos que não tenho o timing certo para me dedicar a isto, nem nunca tive como objectivo fazer criação, mas já q o casal é tão lindo, e insistem tanto nas posturas, vou montar um akua só para eles e ver o que acontece!!

 

 

Maria :P

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maiato

O azul de miteno a meu ver só tem efeito contra os tungos. E como tal só se uzará para prevenir a vinda ou não dos mesmos.

Maiato o que é preciso é paciencia pois a oportunidade virá.

Nesta altura tenho tres casais que fizeram varias crriações mas que agora são um autentico desatre. Um começou a ter só ovos brancos e há oito dias conseguiu cria-los mas na altura de os alevins se despegaram do cone os pais comeram-nos. Deste casal tenho dois discus já com 4 meses e são muito bonitos. Tenho outro casal que tinha muitos ovos e que não ficaram brancos, eclodiram mas agora só andam cerca de 8 à volta dos pais. Este casal também tem provas dadas. E finalmente tenho outro casal que desovava mas os ovos desapareciam, fizeram esta cena talvez umas 8 vezes. o que levou a pô-los de parte, mas como reparei que aueriam desovar dei-lhes mais uma chance e isolei-os nun aquario há cerca de 5 dias e ....desovaram e já se ve os alevins a rabiar pelo que amanhã ou depois talvez comecem a nadar.

Os parametros da àgua são sempre os mesmos, ou antes não são, pois tenho casais que só desovam com PH 4,4, e condut. a 100 us.

Por isso recomendo paciencia, muito paciencia....

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como ja foi dito eu acho que os avos n estao a ser devidamente fertilizados pelo macho pois ficam brancos,isso e normal em todas as posturas mas acabam por ficar sem bastantes fertilizados.temta alimentalos com comida congelada e dalhes vitaminas pode ser que isso resulte

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A situação voltou a repetir-se.

Realmente há que haver paciência, é um dos atributos necessário para se ser aquarófilo, o problema é qu quando estamos a fazer ( ou a tentar) algo pela 1ª vez, a paciência não abunda.

Além do mais queremos arranjar uma justificação para tudo, masnem sempre o erro é nosso mas sim pormenores da natureza.

Vou continuar à espera , mas sempre ancioso.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É só para dizer que já tenho a certeza que é um casal, pois ontem já consegui ver que os ovos estavam fertilizados e hoje já se via umas coisitas a mexer.

A única alteração que fiz foi passar o pH para 6.1, que estava a 6.8

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Pedro.

No meu caso revelou-se importantissimo, nesta fase, deixar-lhes uma luz de presença acesa durante a noite.

Em casais inexperientes adoptava tambem a técnica, com resultado, de nas 1ª semana após os peixitos começarem a nadar, deixar a luz normal acesa.

Os peixes não acusam nada.

Dá-lhes tranquilidade e evita, sei que é dificil, estar sempre a espreitar.

Vai dando noticias.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas,

 

Por acaso e pelo que tenho lido, já tinha colocado uma lãmpada de 5W que tem estado constantemente ligada desde que os pais fizeram a postura ( não sei se estou a fazer bem, mas se não fosse esta lãmpada eles ficavam na completa escuridão).

Além destas dicas existem mais algumas que eu deva saber :lol:

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro.

Assim é vago dicas haverá muitas mas enumera-las assim e complicado.

Na minha curta experiencia as 1ªs 48 H apos os peixitos começarem a nadar são criticas. Se os peixitos viverem a 2ª noite após começarem a nadar as probabilidades de sucesso serão boas.

Alimenta pouco os pais nesta fase para não haver muita sujidade no aquario. Se o aquario se encontrar sujo aspira mas em "camera-lenta" para não perturbares os papás.

Cada caso é um caso.

Um abraço e sorte.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maiato

Para já convém medir os parametros da água,(PH, GH, NH02,NH03) para procurar manter estes parametros.

Torna-se necessário manter a luz, uma água com pouca corrente e se possivel só o filtro de esponja a funcionar.

Não sei as medições do aquário, mas o melhor seria que não fosse muito grande para que os alevins quando iniciassem a nadar não terem dificuldades de encontrar os pais.

Vá dando noticias

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas do aquário são: 80 x 35 x 40. Os parametros são: pH 6,1; Gh 3; NO2 0 e NO3 <5mg/L

Tenho a hipótese de o dividir a meio com um vidro, acham que devo ?

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maiato,

 

 

antes de mais parabéns!

 

 

Eu na tua situação não colocaria os vidros de separação. Já que assim está, então deixa estar. Uma dica que por vezes dá resultado, e visto que o teu aquário ainda é grandinho para um casal, é baixar um pouco o nível da água. De qualquer forma, deixa-os ganhar experiência com esta desova e mais tarde se se justificar, então fazes isso. Espero, sinceramente, podermos falar no encontro de 23 deste mês, sobre estes teus alevins. É sinal que está tudo a correr bem!!! :wink:

 

Ainda assim, e se me permites um conselho, não estejas à espera de nada nesta postura. Tudo o que vier de bom entao vem por acréscimo. Digo isto, porque não é comum os discus cuidarem bem dos alevins, logo na primeira vez em que eles nasçam. Mas espero que sejas excepção!

 

 

Um abraço de boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins já passeiam à volta dos pais.

Quando é que devo ligar o aquário à sump.

Devo adicionar algum tipo de medicamento.

Agora é dar-lhes artémia e ir fazendo TPA's, estou certo?

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens.

Estamos todos a roer as unhas para que de certo.

Deixa passar 2/3 dias após os peixinhos comecarem a nadar sem fazer nada. Este e o momento critico.

Deves ligar o aquario a sump, se o caudal for fraco logo que tenhas a certeza de que os bebes não passam pela saida, no meu caos tenho uns filtros a saida que os alevins ao fim da 1ª semana já não passam.

Não faças alteraçoes bruscas de valores da agua.

Ao fim de semana e meia de natação costumo adicionar a agua durante 3 dias consecutivos formol para "limpeza" dos parasitas das guelras.

CONFIRMA A DOSE, salvo erro 2 ml/100 LT. Não faz mal nem a pais nem a filhos nem a filtros.Se não sonseguires encontrar depois confirmo.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Conforme já foi dito, nesta altura nada se faz.No entanto é necessário observar como corre a situação e começar a prepar a aparelhagem de fazer a artémia.

Julgo que ao terceiro será oportuno adicionar TENIL VET pois foi o que eu fiz com uma criação que está em curso. Mas para quem melhor dirá da sua justiça seré talvez Vitor Melo pois segui os conselhos dele e na verdade a mortandade tem sido muito pouca.

E....... paciencia pois também estou em pulgas para que essa crição tenha um final feliz.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por enquanto estão a aguentar-se.

já tenho a artémia a eclodir.

Onde posso adquirir o tenil vet

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Maiato.

Os Discus Bebes normalmente são muito sensiveis aos parasitas das guelras que normalmente os pais têm e não os incomoda.

Usa sem medo o Formol 2 Ml/100 LT. Que adicionas à agua durante 3 dias consecutivos.

Cuidado ao usar formol pois e extremamente toxico à inalação e ao contacto.

Coloca uma pedra difusora a mais, pois o formol "consome" oxigenio, e não teras qualquer tipo de problemas.

Deves agir rápido pois se os peixinhos comecarem a cair por acção dos parasitas em meia duzia de dias perdes a ninhada toda.

Esta situação foi comprovada por mim.

Sorte e um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Eu tenho vindo a colocar o formol 2ml/100L

Os alevins estão a crescer e têm-se mantido os 17 embora um deles não ligue aos pais e por isso está muito pequeno, mas os outros estão a desenvolver bem.

Obrigado a todos pelas ajudas.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maiato.

 

Espero que tudo continue 5 estrelas.

Nesta fase, começa a dar-lhes artemia recem nascida.

De momento vão recusar pelo que oferece-lhes varias vezes ao dia pouca quantidade.

Eu costume dar-lhes directamente junto ao corpo dos pais com o auxilio de uma pipeta com + - 40 Cm. Compram-se em fornecedores de marterial para laboratorios/escolas.

Ao fim de algumas tentativas frustradas vais ver que os "meninos" começam a atacar as artemias e quando as comerem bem vais ver que ficam com a "pança" "cor-de-rosa".

na minha opinião deveras começar-te a preparar para entre as 2 e as 3 semanas apos a "natação", tendo a certeza que os bebés comem artémia separares os bebés dos papás.

Quando vejo que os pequenos já comem bem artemia começo a juntar diariamente pequenas quantidades de flocos, no meu caso Tetramin, ralados bem fino com um ralador de pimenta(loja dos 300), para se irem habituando.

Qualquer duvida contacta jpm007@iol.pt.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns ao maiato pelos discus que nasceram. :)

 

Vocês fazem alguma TPA antes de aplicar a formalina?

Vi no artigo de uma revista onde a Formalina podia ser usada durante 3 dias seguidos fazendo uma TPA no 4º dia.

 

Já utilizei formalina mas recorria a uma TPA de 50% antes da aplicação e sempre em dias alternados.

 

Aconselham começar a utilização da formalina ao fim de quantos dias? 3 dias depois de nadarem??

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais