Por favor ajuda com Oscars (novato)


Recommended Posts

Primeiramente olá a todos..

Pessoal a uns 3 mêses comprei um oscar tigre (5cm) e depois de um mês comprei outro albino (7cm) o que acontece é que desde que coloquei os 2 eles não se entendem muito bem... o albino sempre ataca o tigre que se recolhe e a briga fica por aí mesmo... no entanto ontem notei algumas lesões nas barbatanas do oscar tigre que acredito serem devido os ataques não tao frequentes.. Queria saber se são lesões de ataque mesmo ou podem ser alguma doença... A água está bem balanceada.. meu aquario tem 100 litros.. já separei os 2 oscars, só tenho eles e 1 + cascudo no aquario.. A ração TetraColor Tropical Granule é boa pra eles ? pois os 2 adoram... e comem bem por igual.

Obrigado desde já e seguem algumas fotos.. (desculpem a qualidade)

 

Lesão

th_lesao.jpg

 

Os 2 em momento de descontração...

th_oscars.jpg

 

Video para ter uma noção da relação de tamanho Oscar / Aquario (Acho que ele ainda está bem em um aqua deste tamanho não ?)

Se o vídeo não abrir o link é: http://www.youtube.com/watch?v=dqTibZtr0tU

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os oscare's sao peixes lindissimos e acima de tudO sao grandes amigos trata muito bem deles .

 

Pode haver varias razoes uma delas pode ser a diferença de tamanho um tem 7 cm e o outro tem 5cm .é assim oscar tigre entrou primeiro no aquario certo ?

 

Os oscares sao peixes territorias ... com isto quero dizer como o tigre entrou primeiro apuderouse do aquario . o aquario e territorio dele .

 

O albino entrou depois . ele tem de ter territorio espaço para viver ,e se há coisa que o oscar tigre nao quer é partilhar e o territorio dele .

 

E depois como o albino e maior lutam . Em principio e istu mas n te dou certeza de nada .

 

Faz o seguinte tira os oscares do aquario muda a decoraçao do aquario por completo e depois exprimenta metelos juntos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo dos O's

 

Há 3 coisas que deves ter em atenção relativamente ao teu problema:

 

1º - 100ltrs (que acredito não serem reais) não servem para teres 2 Oscares. Não servem nem para 1, porque repara um Oscar adulto pode chegar aos 35/40 cm's. Eu tenho alguns com esse tamanho......por isso imagina a litragem que deverás ter para um unico desses peixes viver em boas condições...mas pronto, parto do principio que com o crescimento dos teus Oscares acabes por comprar outro aquario (bem) maior.

 

2º - A água é mt importante, até para os Oscares! Faz as medições e se não estiver boa trata já disso. Os Oscares são peixes bem porcos, por isso é importante teres atenção às tpa's.....o problema das barbatanas pode ser uma água mt ácida, mas se forem apenas as barbatanas peitorais acredito que seja das brigas...tens de os observar com atenção.

 

3º - Quando tens um unico O no aqua e queres aumentar a população, não deves juntar apenas mais um mas sim no minimo uns 4/5 novos Oscares.......depois eles fazem a sua propria escolha e tu podes assim ficar com os 2 mais compativeis......os outros ofereces, vendes, vais à loja e trocas por comida, etc......Eu, se fosse a ti comprava JÁ mais uns 4 e juntava-os....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ferreira..

 

Primeiramente, obrigado pelas dicas vou verificar com o lojista se consigo devolver os oscar que não se adaptarem.....

O Aquario é 100 lts reais sim e a intenção é claro de comprar outro maior... este é o meu primeiro aquario.

Como sou iniciante fico atento à qualidade da água que está tratada com aquasafe e tem Ph 7,5 Temp 36ºC e ausencia de nitritos, possuo um filtro de 650 l/h que até agora acredito estar dando conta do serviço. (filtragem interna mecânica, biologica e química)

O que me recomendaria para tpa´s ? semanais ? que % ?

O oscar tigre apos 1 separado já restaurou a barbatana e incrívelmente ficou muito PRETO sem contar a felicidade que demonstra em nadar tranquilo por todo aquario...

Coloquei o outro Oscar (albino) em outro aquario que tenho em casa que é comunitário e tem diversas espécies de peixes e lá ele ficou super tranquilo até o momento... será o problema dele apenas com peixes da mesma espécie ?

 

Abraços e até mais.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida que eu tenho é:

 

O peixe Oscar cresce independentemente do tamanho do aquario ou se o aquario for pequeno ele cresce até um determinado ponto e depois atrofia sem voltar a crescer ?

 

Obrigado.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso com que o nosso camarada Ferreira disse, está tudo dito, mas vou dar tb a minha opinião.

 

Ou tu acabas por tirar o outro oscar daí, ou receio que mais tarde ou mais cedo acabe por ser morto.

 

Para ter os dois oscares juntos que tenho hoje, foi preciso começar com 6 oscares, e ao longo do tempo fui dando os que observava que iam sendo rejeitados, e os 2 que sobraram dão-se lindamente.

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço pela sua dica amigo..

 

A grande dúvida é: De qual deles eu me desfaço... que decisão difícil...

Fiquei com raiva do Albino por atacar constantemente o Tigre ao ponto de machucá-lo. Mas acho ele muito bonito...

Sinceramente não sei o que fazer... Que pena !

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Se fosse eu ficava com o que atacou, ou seja com o albino, e se o achas mais bonito então não mates mais a cabeça com isso. lol

 

Porta-te!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sim a decisão é difícil... amigo, percebi que você tem um bom conhecimento na criação de oscares, então você sabe me dizer se o oscar é assim só com outro peixe da mesma espécie (oscar) ou com qualquer espécie... ou seja não posso colocar nenhum outro peixe de outra espécie no aquario..

 

Grato.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Sim, podes colocar, eu tenho os meus juntos com peixes mais pequenos que eles,(joias, nigrofasciatum) e não tenho qq tipo de problemas..

 

O meu conselho é o seguinte, acho q te devias desfazer o mais depressa possível de um dos teus oscares. Depois decidir o que peixes vais querer ter com o teu oscar, e adquirilos.

 

Depois quando tiveres os peixes que quiseres, tiras o teu oscar do aquário para uma bacia, ou um balde, mudas a disposição do aquário ou seja as pedras ou madeiras, o que la tenhas a enfeitar, mudas de sitio para o aquário ficar diferente do que era (isto com o oscar fora do aquário)

 

Depois metes os peixes todos ao mesmo tempo para dentro do aquário.

 

Agora tens de ter atenção ao tamanho e a litigarem do teu aqua, é que os oscares quando chegam a adultos ficam grandes e corpulentos (podem chegar aos 40cm)

 

Que tamanho têm o teu aqua?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Sim, podes colocar, eu tenho os meus juntos com peixes mais pequenos que eles,(joias, nigrofasciatum) e não tenho qq tipo de problemas..

 

O meu conselho é o seguinte, acho q te devias desfazer o mais depressa possível de um dos teus oscares. Depois decidir o que peixes vais querer ter com o teu oscar, e adquirilos.

 

Depois quando tiveres os peixes que quiseres, tiras o teu oscar do aquário para uma bacia, ou um balde, mudas a disposição do aquário ou seja as pedras ou madeiras, o que la tenhas a enfeitar, mudas de sitio para o aquário ficar diferente do que era (isto com o oscar fora do aquário)

 

Depois metes os peixes todos ao mesmo tempo para dentro do aquário.

 

Agora tens de ter atenção ao tamanho e a litigarem do teu aqua, é que os oscares quando chegam a adultos ficam grandes e corpulentos (podem chegar aos 40cm)

 

Que tamanho têm o teu aqua?

 

Boas, meu aquario tem 100 lts reais e eu sei que é pequeno para um Oscar adulto e a previsão é trocar pra um maior, por enquanto acho que ele um bom espaço... decidi deixar o Oscar preto (é Tigre mesmo?) sózinho no aquario e doar o albino....

Pensei em colocar outros peixes, mas peixes pequenos e poucos, talvez uns 2 ou 3 no máximo..

 

Abraço.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, meu aquario tem 100 lts reais e eu sei que é pequeno para um Oscar adulto e a previsão é trocar pra um maior, por enquanto acho que ele um bom espaço... decidi deixar o Oscar preto (é Tigre mesmo?) sózinho no aquario e doar o albino....

Pensei em colocar outros peixes, mas peixes pequenos e poucos, talvez uns 2 ou 3 no máximo..

 

Abraço.

 

Com que tamanho está o teu oscar ?

 

Se não tiver muito grande podes juntar-lhe um casal de nigrofasciatum, ou de joias, são peixes que não crescem muito e o oscar não costuma fazer mal. (pelo menos no meu caso)

 

Mas olha, esse aquário é mesmo muito pequeno para o oscar, se não tens perspectivas de o trocar, mais tarde vais-te arrepender de teres ficado com o oscar!

 

Porta-te, e boa sorte com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste tu quem comentou meu vídeo, no youtube.

Grato pela preocupação com os animais.

Eles estão bem, sem toda aquela luz e o chato da maquininha eles ficam mais tranquilos.

 

O prazo para manteres teu oscar neste aqua é curto, em 6 meses eles atingem 20cm.

Claro que isto varia de indivíduo para indivíduo, uns são mais tolerantes outros jamais aceitam compania.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste tu quem comentou meu vídeo, no youtube.

Grato pela preocupação com os animais.

Eles estão bem, sem toda aquela luz e o chato da maquininha eles ficam mais tranquilos.

 

O prazo para manteres teu oscar neste aqua é curto, em 6 meses eles atingem 20cm.

Claro que isto varia de indivíduo para indivíduo, uns são mais tolerantes outros jamais aceitam compania.

 

obrigado pela dica

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para que as duvidas nao persistam vou esclarecelas o mais qe puder .

 

Oscar .

 

1º é um peixe que em habitat natural crese muito , em aquario tambem consegue atingir um tamanho consideravel dai ele estar nos cicledios de grande porte .

 

O minimo exigido para se ter um oscar sao 100 litros .

 

se tivessemos a falar em condiçoes ediais seria um aquario de 200 litros .

Mas como a partida nem toda a gente tem possiblidades de ter essas condiçoes ficamos no minimo por 100 litros .

 

Ate agora ja percebemos que os oscares necessitam de espaço .

 

2º Sao peixes territoriais .

 

Por issu se meteres 1 peixe com ele depois de ele ter o territorio marcado . ha porrada . (estamus a falar na condiçao em que o oscar foi o primeiro a habitar o aquario )

 

3º Quando se tenta meter peixes mais pequenos depois do o oscar ja estar lá uma das soluçoes e mudar por completo a decoraçao do aquario .

 

E ao mesmo tempo qe se mete as novas especies meter tambem o oscar .

 

Ora se os cicledios sao territoriais vao marcar territorio , inclusivé o oscar . E ai ja secalhar a coisa se vai dar . mas la esta aqui de nvo a questao do espaço . Se nao houver espaço vai haver sempre porrada .

 

4º de volta a compatibilidade dos peixes . Quando o oscar ja habita o aquario o melhor que se tem a fazer nao e comprar um peixe é comprar ai uns 3 ou 4 para qe o oscar nao se fiquesse so naquele .

 

5º nunca comprar peixes muito mais pequenos que o oscar . tudo o que couber na boca do oscar ele come , e atençao estamos do um peixe qeue conseguem abrir a boca com um tamanho muito muito consideravel .

 

Prontos isto sao apenas algumas dicas os oscares sao peixes muito intressantes alguma duvida colocem post.

Editado por noddy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para que as duvidas nao persistam vou esclarecelas o mais qe puder .

 

Oscar .

 

1º é um peixe que em habitat natural crese muito , em aquario tambem consegue atingir um tamanho consideravel dai ele estar nos cicledios de grande porte .

 

O minimo exigido para se ter um oscar sao 100 litros .

 

se tivessemos a falar em condiçoes ediais seria um aquario de 200 litros .

Mas como a partida nem toda a gente tem possiblidades de ter essas condiçoes ficamos no minimo por 100 litros .

 

Ate agora ja percebemos que os oscares necessitam de espaço .

 

2º Sao peixes territoriais .

 

Por issu se meteres 1 peixe com ele depois de ele ter o territorio marcado . ha porrada . (estamus a falar na condiçao em que o oscar foi o primeiro a habitar o aquario )

 

3º Quando se tenta meter peixes mais pequenos depois do o oscar ja estar lá uma das soluçoes e mudar por completo a decoraçao do aquario .

 

E ao mesmo tempo qe se mete as novas especies meter tambem o oscar .

 

Ora se os cicledios sao territoriais vao marcar territorio , inclusivé o oscar . E ai ja secalhar a coisa se vai dar . mas la esta aqui de nvo a questao do espaço . Se nao houver espaço vai haver sempre porrada .

 

4º de volta a compatibilidade dos peixes . Quando o oscar ja habita o aquario o melhor que se tem a fazer nao e comprar um peixe é comprar ai uns 3 ou 4 para qe o oscar nao se fiquesse so naquele .

 

5º nunca comprar peixes muito mais pequenos que o oscar . tudo o que couber na boca do oscar ele come , e atençao estamos do um peixe qeue conseguem abrir a boca com um tamanho muito muito consideravel .

 

Prontos isto sao apenas algumas dicas os oscares sao peixes muito intressantes alguma duvida colocem post.

 

Muito grato pelas dicas, vou botar em prática...

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...