Decisão Importante


Visitante

Recommended Posts

Senhores,

Tomei uma decisão e gostaria de partilha-la.

Irei adquirir na próxima semana um aquário de aproximadamente 200 litros.

Nesse aquário eu colocarei meu Oscar, um Papagaio e ainda um Segundo Oscar Red.

No aquário antido (aproximadamente 60 litros) deixarei meus antigos peixes, na proporção de 1cm para cada litro de água e ainda minhas plantas.

Gostaria da opinião dos colegas sobre as dimensões do mesmo, visando a praticidade na limpeza e trocas parciais de água e ainda um aproveitamento das lampadas no mercado, evitando assim gastos desnecessários.

Gostaria ainda de saber vossa opinião sobre o substrato a ser utilizado, bem como troncos, pedras e afins.

Pretendo manter o Ph em torno de 7.2 utilizando um tamponador.

Caso opte por deixar apenas um Oscar, posso colocar um Frontosa ou um Green Terror com o Oscar e o Papagaio ?

Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho.

Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora.

Estou no caminho certo ?

Há algum detalhe que poderia ser melhorado ou ainda acrescentado ?

Agradeço desde já as opiniões e conselhos dos colegas.

Grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Janc,

 

Tendo lido o outro tema que colocaste neste sub-fórum acho que estás a ir no caminho certo, contudo, tenho dúvidas de que o papagaio sobreviva com o(s) óscar(es) :D

 

Os peixes que sobram no aquário antigo (pelo que li no outro tema) continuam a ser imensos e alguns incompatíveis, não é para te desanimar mas julgo que diversas mortes irão ocorrer antes de ser atingido um equilíbrio, se é que alguma vez isso será possível... :P:cry:

 

Discos, Mato-grosso, Kribensis, Bala, ramirezi e acará todos juntos num 60 L :cry::oops:

 

60 L já seria escasso apenas para os discos ou para o acará, quanto mais para todos juntos :D

 

O Bala sozinho pode atingir 30 cm de comprimento...

 

Os únicos pares possíveís parecem-me ser acará-ramirezi, disco-ramirezi ou disco-acará (pouco aconselhável).

 

O Mato-grosso, o Kribensis e o Bala são demasiado violentos ou agitados, para mais nesse tamanho escasso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os discos penso que 15 litros para cada um no min. chega

 

Menos de 25 litros por discu não é de forma alguma aconselhável. O crescimento dos discus em tais condições vai certamente ter impactos negativos no seu desenvolvimento e comportamento futuro.

 

Já com 25 litros por discus é apertado, mas recorrendo a mudanças de água constantes torna-se possível, mas não é de forma alguma o desejável...

 

Para um discu adulto, o recomendado é 50 litros de água.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senhores,

Agradeço mais uma vez os conselhos e opiniões.

Acho que me expressei mal.

Quando disse 1cm de peixe para cada litro de agua não fiz mensão às espécies e nem a quantidade.

Minha pretenção seria (seguindo o conselho do colega Luis Queiroga) colocar no aquário de 60L:

- 1 tetra rosa;

- 3 mato-grossos;

- 3 rodostomos;

- 2 coridoras;

- 2 colisas;

- 1 Labeo albino.

 

Quanto aos outros peixes, infelizmente (com aperto no coração) devolverei à loja onde os adquirí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Janc,

 

 

Porque não esta configuração para o futuro aquario de 200 l:

 

- 4 a 6 Discus juvenis

 

- 1 casal de ramirezis

 

- corrydoras ( aproveitar os habitantes de 60 l )

 

- colisas ( aproveitar os habitantes de 60 l )

 

- tetra rosa ( aproveitar os habitantes de 60 l )

 

- mato grosso ( aproveitar os habitantes de 60 l )

 

 

Podes sempre tentar trocar os restantes peixes na loja por outros. Também podes optar por uma nova configuração e incluir um cardume de cerca de 10 tetra cardinais ( retirando os mato grosso por exemplo ) ou também podes incluir uma peckoltia.

 

 

Filtragem:

 

Caudal do filtro exterior cerca de 3 / 4 vezes superior ao volume de agua de aquario ( para este tipo de biotopo até deveria ser um caudal de 2 a 3 vezes - aquario de aguas calmas ).

 

 

Iluminação:

 

2x30 w ( se a altura do aquario for de 50 cm ou superior )

 

A iluminação até pode parecer um pouco pobre, mas para este tipo de biotopo não convem exagerar na luminosidade, uma vez que os discus preferem este tipo de ambiente.

 

 

Substracto:

 

Cascalho escuro de preferência.

 

 

Decoração:

 

A base de raízes com algumas plantas mais resistentes devido as elevadas temperaturas deste genero de aquarios ( 28 º / 30 º ).

As plantas podem ser Echinodorus e Valisnérias.

 

 

Agua:

 

Ph - 6,5

Dh - 4

Temperatura - 28 º C

 

 

Não é necessário ter uma agua com estes valores exactos. Com valores próximos destes poderás obter excelentes resultados.

 

 

Um abraço

Miguel

 

p.s.

 

A configuração ideal seria ( tinhas que trocar alguns peixes ):

 

- 4 a 6 discus

 

- casal de ramirezi

 

- cardume de tetras cardinais

 

- 2 a 3 especies de corrydoras

 

- peckoltia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escolhe uma medida standart como por exemplo o aquário da Aquapor

 

AQUARIO MAGNUM PRO

 

Atenção compra com tampa plástica, mas sem filtro interno.

 

Os filtros externos são melhores

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho.  
É preferivel adicionares os peixes aos poucos para as bacterias multiplicarem-se proporcionalmente à "poluição" causada pelos peixes.

 

Podes começar por fazer a ciclagem adicionando um pouco de materia organica como por exemplo comida dos peixes.

Passado 2 a 3 semanas introduzes um dos peixes (de preferencia o menos territorial ou o mais pequeno).

Depois introduzes o resto dos peixes com um intervalo de 1 semana.

 

Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora.

 

Tanto quanto sei o Oscar suja muito, por isso um filtro com 5x o volume do aqua deve ser o ideal. 7x acho que é demais.

O ideal era pores 2 filtros em vez de apenas 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Janc, estive a ler na diagonal as respostas anteriores, não sei se me estarei a repetir, mas olha que oscares não são peixes para aquários de 200 l. O oscar é um peixe que alcança dimensões superiores a 30 cm e temos que admitir que um animal desta dimensão sentir-se-ia um pouco apertado num aquário de apenas 200 l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais