Escalares agressivos


anabantidae

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

 

Tenho um aqua de 100x30x40 com filtro externo Eheim, umas pedras, um tronco e um várias plantas: Feto de Java, echinodorus rosea, anúbias, elódea, cornuta, etc.

 

Tenho 4 corydoras schwartzi, um casal de pitbulls, 1 oto, 8 cardinais, 4 neritinas e um monte de melanóides.

 

Tenho também 4 escalares: Dois mármores pequenos (2 cm), um dourado para aí com 4 cm e um prata maiorzito (6 ou 7cm).

 

Ontem à noite, com as luzes apagadas dei com o prata a dar bicadas no dourado. Depois reparei que os pequenitos andavam a chatear um pitbull que estava no fundo descansado. Passado algum tempo percebi que ninguém escapava. Os escalares andavam a embirrar uns com os outros, com os pitbulls e as corys. Não bercebi se mordiam mesmo ou só batiam com o focinho. Só os cardinais escaparam porque costumam dormir escondidos no meio das plantas.

 

Já li que eles ficam agressivos quando têm fome. Tenho-os alimentado 2 vezes por dia, alternando flocos, artémia congelada e minhocas vermelhas. Normalmente os escalares e os cardinais comem tudo vorazmente em 20 ou 30 segundos, a quantidade que deito é do tamanho da minha unha do mindinho.

 

Será que estou a alimentar o suficiente?

 

Não comeram no fim de semana porque estive fora, será disso?

 

Não tem piada nenhuma os escalares agredirem as corys e os pitbulls, que são completamente inofensivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

 

Se os escalares fossem maiores ainda diria que seria algum casal, mas com esse tamanho é pouco provável.

 

Poderá ser eventualmente pouca comida, visto que dizes que comem tudo vorazmente.

 

Experimenta dar mais comida, e mais vezes, desde que não fique por lá comida pelo fundo podes dar mais .

 

Cump's :P

Editado por Nuno Fontela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eventualmente pode ser pouca comida, mas tambem os escalares por vezes são um pouco violentos.

Uma das coisas que é de ter em atenção é que peixes com caudas grandes, ou que chamem muito a atenção por vezes os escalares vão lá chatear.

Bruno Felicio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, graças ao conselho do Nuno Fontela, comecei a aumentar aos poucos a quantidade de comida. Os escalares e os cardinais devoram tudo vorazmente num minuto. Acho que se deitasse um quilo, eles comiam até explodir.

 

Hoje voltei a notar comportamentos violentos entre os escalares. A violência vai sempre dos maiores para os menores. No entanto não os vi mais a chatear os coitados dos peixes-gato, que não se podem defender.

 

Peixes com barbatanas grandes, só tenho os escalares, mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dares comida aos bichos :character0050:

 

Quanto a brigarem entre eles isso é normal , desde que todos comam e não vejas danos nos peixes não tem crise ;)

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais