Não sabes?


Recommended Posts

Boas

 

Depois de reparar em varios topicos em que alguem pede ajuda, há sempre alguem que dá como resposta "pesquisa", coisa que não concordo, se não sabem ou não estão para responder mais vale não dizer nada, se virmos bem existe no forum resposta para quase tudo, mas isso não implica que não se coloquem questões, mesmo que sejam basicas, um forum que eu saiba é feito para se debater assuntos e duvidas, partilhar conhecimentos, etc. Se virmos bem por esse ponto de vista ninguem precisa de postar nada no forum pois se pesquisarem a net worlwide de certeza que encontram resposta para tudo nem que demore 50h, pelo que os posts iam diminui e o forum perder o interesse, eu venho cá todos os dias e costumo dar uma vista de olhos aos post mais recentes e ja aprendi algumas coisas assim.

Ou respondem com informação (mesmo que seja tipo vê aqui ou mesmo uma simples informação) ou então para responder "pesquisa" mais vale estarem quietos.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em parte com esse post criado, e penso que irá dar muito que falar pelo menos vai dar hipótese de nos explicar-mos o porquê dessas respostas e também vai dar para percebermos porque que é que alguém nos responde "Pesquisa".

 

Passo a explicar porque concordo em parte e não em pleno, quando um aquariofilista iniciante entra no forum é normal que surgam as 1ªs dúvidas, aí são dadas as boas vindas e desde logo é-lhe apresentado 2 link de iniciação. Quando o iniciante volta e coloca as 2ªs dúvidas os Membros poderão logo à partida verificar se os link's foram ou não lidos.

E daí depende da atitude do iniciante, do Membro, do tipo de questão que é colocada e de que forma é colocada.

 

Imagina a questão: "A meu guppy está grávida ou não?" Agora a mesma questão mas de outra forma: "Tenho uma Guppy há cerca de 1 mês e meio sem macho, apresenta-se bastante inchada e com a mancha atrás com um preto muito acentuado. Poderá estar grávida?"

Estas 2 perguntas têm sem dúvida 1 grande diferença, a 1ª significa que o Membro nem se deu ao trabalho de pesquisar, a segunda pesquisou e voltou a pesquisar mas continua com uma informação que é essencial e não faz a mínima ideia que existe.

 

A meu ver, a palavra pesquisa quer dizer várias coisas, que poderá ser interpretada de várias formas dependendo do caso: Chato, burro, daaaa, vai procurar porque estou farto de te explicar a mesma coisa, etc... (Como estamos por detrás do écran ninguém nos ouve). Mas na verdade quando se escreve "Pesquisa" sempre se se ajuda o Membro, pois está a empurrá-lo para o caminho certo.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apsar de tambem concordar que antes de fazer uma certa pergunta pesquisar, todos aqueles topicos que temos na nossa "pesquisa" estao la porque alguem respondeu a alguem que teve essa duvida ou uma muito parecida, mas, quando e uma pessoa que entrou no forum a pouco tempo ou nao percebe patavina de aquariofilia vai procurar na pesquisa com que palavras? Eu sempre que sei alguma coisa tento partilha-la nao dizendo pesquisa, pesquisa...

Mas maior parte das coisas que sei foram aprendidas neste forum com a pesquisa, é so saber procurar e apartir dai surgem duvidas e coloco-as.

Mas la está, saber procurar com as palavras certas, se a pessoa nao souber essas palavras vai abrir um topico a perguntar e respondem-lhe, pesquisa...

Isto ainda vai dar que falar muito....

Foi apenas a minha opiniao, e haverá muitas mais.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente contigo... principalmente neste ponto.

 

 

[quote name='ric17fcp' date='May 1 2009, 08:50 PM' post='777497'

 

Se virmos bem por esse ponto de vista ninguem precisa de postar nada no forum pois se pesquisarem a net worlwide de certeza que encontram resposta para tudo nem que demore 50h, pelo que os posts iam diminui e o forum perder o interesse, eu venho cá todos os dias e costumo dar uma vista de olhos aos post mais recentes e ja aprendi algumas coisas assim.

 

 

 

Cumprimentos

Editado por André Oleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta: PESQUISA é tão válida como outra qualquer, quem a obtêm tem duas hipóteses, ou faz o que lhe disseram e pesquisa ou espera sentado por outra resposta.

 

A grande verdade é que 99,9999% das vezes não se dão ao trabalho de pesquisarem, pergunta-se e fica-se à espera comodamente da resposta. É fácil e não dá trabalho nenhum.

 

 

Não concordo com o Nuno Toste, pois se sabe termos para abrir um tópico com a dúvida pode utilizar esses mesmos termos para pesquisar e depois se ainda tiver dúvidas sobre o assunto em questão terá outra forma de a abordar e aí o mais certo é ninguém responder PESQUISA....

 

 

Dando a minha posição, muitas vezes (ainda ontem, acho eu) respondi Ai essa pesquisa e terminei com a ajuda que era pedida....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu nao sou contra a pesquisa, sempre que procuro alguma informação pesquiso tanto no forum como noutro lado, mas se virmos bem quando alguem faz uma pergunta é porque ja pesquisou alguma coisa senão nao tinha encontrado o forum.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu nao sou contra a pesquisa, sempre que procuro alguma informação pesquiso tanto no forum como noutro lado, mas se virmos bem quando alguem faz uma pergunta é porque ja pesquisou alguma coisa senão nao tinha encontrado o forum.

A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO PESQUISA!!! PERGUNTA ANTES DE PESQUISAR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu venho cá todos os dias e costumo dar uma vista de olhos aos post mais recentes e ja aprendi algumas coisas assim.

Interessante.Vens cá ler e aprendes-te algo,correcto?Logo isso foi um modo de "pesquisa".Mas sentes-te no direito de vir cá mandar 1 bitaite com 0 posts na parte de inciados,grande moral que tens.O tempo que vens cá mandar o bitaite que tal ajudares?Ou é mais fácil o bitaite?

 

mas se virmos bem quando alguem faz uma pergunta é porque ja pesquisou alguma coisa senão nao tinha encontrado o forum.

Então quando lhe dizemos para fazer o ciclo do azoto e ele pergunta,isso é o quê?É de comer?É sinal que leu o básico?

Falas que demoram 50h na NET a procurar,porque não usar 1h cá no fórum que encontram as respostas para 99,9% dos casos?Lendo cá os vários tópicos e juntando informação chega-se lá.Quando não se chega ai sim deve-se fazer um post,mas 99,9% deles não se dão ao trabalho tal como disse o Hugo.

 

Mais importante e básico é isto : [regras] Genéricas/Gerais Do Fórum

Conheces isso?Devias saber pois aceitaste essas regras a fazer o registo no fórum.

Ora vê se reconheces isto :

Disposições gerais

É logo a 2ª regra.

 

:arrow:O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros

 

Se não concordas com as regras não as devias ter aceite,se achas que estão mal tens a secção devida para isso "SUGESTÕES E NOVIDADES SOBRE O FÓRUM "

 

Agora pergunto.Vieste cá mandar o bitaite porquê?Porque tens ajudado todos os dias o pessoal ou porque vês a malta a mandar pesquisar e vais tu lá ajudar?Ou simplesmente apeteceu-te porque achas que as regras estão mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO PESQUISA!!! PERGUNTA ANTES DE PESQUISAR

 

 

 

infelizmente e verdade.

 

 

quando nos e possivel , e ajudamos em algo e no dia seguinte encontras outro membro a fazer a mesma pergunta. so da mesmo vontade de dizer a pessoa " PESQUISA " biggrin

por vezes chego a ver perguntas repetidas num so dia.

 

existem certos membros que ate podem nao saber usar a pesquisa aqui no forum.

 

mas existem uns poucos que nao se dao ao trabalho de nada.por vezes ate mudar de pagina deve ser cansativo para eles.

outros ate parece que so falta irmos a casa deles fazer os tpas biggrin

 

eu sei que quando existe como resposta "pesquisa" isso ate pode fazer confusao

a certa gente.pois nao e uma resposta que cai bem...

mas por mim axo que e bom icentivar as pessoas a pesquisarem,caso nao encontrem entao peçam ajuda na pesquisa etc...

certamente que nao sera por isso que deixara de haver topicos para se debater assuntos e duvidas.

apenas ira haver uma reduçao de topicos repetidos.

 

e a minha opiniao.

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Existem vários tipos de post:

 

1 tipo: membro familiarizado com a pesquisa...dúvida básica...não tenho pachorra nenhuma de procurar... vou postar aqui e o ppl do fórum vai responder que nem doido

 

O que acontece é que nesta situação fico um pouco incomodado porque este tipo de post vem no espírito de abuso da boa vontade do pessoal.. no espírito de abuso e exploração... por isso em alguns destes posts eu digo "pesquisa porque vês-se que não te deste ao trabalho de pesquisar"... e quantas e quantas vezes eu encontro na pesquisa a resposta em menos tempo que a pessoa levou a fazer o post?... e normalmente o ppl não refila e até há quem admita a nem recorrer à pesquisa.

 

Outro tipo de post:

 

iniciado... nem está familiarizado com o formato do forum...nem com a pesquisa...nem faz ideia se a sua questão é ou não básica...apenas quer resolver a problema e fazer o que acha que se faz no fórum..postar e responder... aí é perfeitamente aceitável e penso que o procedimento correcto é dar as boas vindas...responder-lhe da melhor maneira e familiariza-lo com a pesquisa... simples e limpo

 

 

Outro tipo de post:

 

Membro não iniciado...fez pesquisa e ou não encontrou resposta nenhuma ou apesar de já existirem tópicos sobre o assunto continua com a dúvida...aí vale a pena postar que o ppl também vai ter interesse e pode-se tornar um tópico interessante.

 

já agora ric17fcp... pesquisaste se este tema já tinha sido abordado num outro post?!?! muahahahha

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante.Vens cá ler e aprendes-te algo,correcto?Logo isso foi um modo de "pesquisa".Mas sentes-te no direito de vir cá mandar 1 bitaite com 0 posts na parte de inciados,grande moral que tens.O tempo que vens cá mandar o bitaite que tal ajudares?Ou é mais fácil o bitaite?

 

 

Então quando lhe dizemos para fazer o ciclo do azoto e ele pergunta,isso é o quê?É de comer?É sinal que leu o básico?

Falas que demoram 50h na NET a procurar,porque não usar 1h cá no fórum que encontram as respostas para 99,9% dos casos?Lendo cá os vários tópicos e juntando informação chega-se lá.Quando não se chega ai sim deve-se fazer um post,mas 99,9% deles não se dão ao trabalho tal como disse o Hugo.

 

Mais importante e básico é isto : [regras] Genéricas/Gerais Do Fórum

Conheces isso?Devias saber pois aceitaste essas regras a fazer o registo no fórum.

Ora vê se reconheces isto :

Disposições gerais

É logo a 2ª regra.

 

 

 

Se não concordas com as regras não as devias ter aceite,se achas que estão mal tens a secção devida para isso "SUGESTÕES E NOVIDADES SOBRE O FÓRUM "

 

Agora pergunto.Vieste cá mandar o bitaite porquê?Porque tens ajudado todos os dias o pessoal ou porque vês a malta a mandar pesquisar e vais tu lá ajudar?Ou simplesmente apeteceu-te porque achas que as regras estão mal?

assino por baixo.

 

 

o forum está carregadinho de perguntas repetitivas.

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que quando queremos colocar uma resposta a dizer "PESQUISA!" devemos pensar duas vezes.

 

Nesse tipo de tópicos tento 1º que tudo avaliar um pouco quem está a colocar a questão. A data de registo, os nºs de posts e até dar uma saltada rápida a ver o tipo de posts colocados dizem logo que quem está a colocar a questão sabe ou não trabalhar com a pesquisa.

 

Muitos dos que vêm dizer "PESQUISA!" frequentam o fórum assiduamente e lembram-se fácilmente deste ou daquele tópico relacionado com o assunto ou dos termos correctos para pesquisar. Se bem se lembram quando entraram aquí, mais cedo ou mais tarde também fizeram as suas perguntas "ingénuas". :D

 

Quando é notório que quem está a colocar a questão é um iniciante ou alguém que até à data não se interessou muito por determinado assunto. Muito provávelmente também não sabe utlizar a pesquisa. Por isso, o tempo que estamos a responder ao tópico a dizer "PESQUISA!" acho que será o mesmo que ajudar a encontrar o tópico correcto e ao mesmo tempo fazer ver que já existem outras discussões idênticas.

 

Quando é óbvio que já começa a ser carolice do membro em usar a pesquisa, então também acho que seja de chamar à atenção.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu sou daquelas que tenho pouca paciência para pesquisar mas tento.... como o pessoal é sempre tão pronto e ajuda mesmo ás vezes prefiro pergntar mas tambem é verdade que aparecem perguntas repetidas e que bastava uma procura rápida para ter a questão respondida.. Pronto acho que todos merecem a Taça pois tem todos razão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero a taça ecavaco :D

 

Não consigo aceitar que alguém não saiba pesquisar, desculpem lá mas isso não entra cá no cofre forte do meu cérebro.... Dizem que é teimoso não sei até pode ser mas....

 

 

o link Procura está bem escrito e ainda por cima em Português, (alguém que frequente um fórum sem saber ler?!?!?!) imaginem que ao clikar-se lá abre uma janela e só tem um campo para escrever.... em Português ..... (imaginem isto é incrível..... melhor só no continente....)

 

 

sobre o que procurar? bem se eu abro um tópico para retirar uma dúvida, tenho que ter conhecimento do que quero ser esclarecido não?!?!? então na janela que se abriu só tenho que escrever o tema....

 

Há a pesquisa pode devolver muitos resultados e alguns nem interessam...... exacto.... mas não é isso parte da pesquisa??? é que isto não é nenhuma enciclopédia (mas podia ser, tal a informação disponível).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu costumo aconcelhar a pesquisa mas geralmente como tenho muita paciência, faço a pesquisa á pergunta do membro e coloco o link onde foi debatido o assunto.

no caso de não encontrar então ai dou a minha resposta.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é.... Pesquisem primeiro! o fórum tem patrocinadores, recebe percentagens de algumas vendas como donativo.... para quê? Não é para irem beber uns copos.... O fórum tem custos de manutenção associados, e manter tópicos e mais tópicos abertos para consulta, ou meter alguns deles em inamovível é que fazem com que os custos aumentem... daí que defendo que não se deva andar a usar o tópico tipo consultório do professor karamba....

 

Acho o motor de pesquisa muito fácil de usar... há muitos bons exemplos de como muito boa gente deve ter como resposta PESQUISA, e só quem cá anda à muito tempo é que sabe disso...

 

Tipo, como montar co2?

os meus peixes estão com pontos brancos....

tenho o ph alto/baixo

etc etc etc

 

Quantos tópicos já foram abertos com as mais diversas temáticas? vistos e revistos.... batidos e rebatidos....

 

Quem anda por cá à mais tempo por vezes pode ficar com aquele sentimento de DAHHHHHH ou então OUTRA VEZ ESTE ASSUNTO.... e por norma quando se responde PESQUISA é pelo facto de ter a certeza ABSOLUTA de que não falta cá informação....

 

Agora acho muito mal que se durante um ano fizerem 100 vezes a mesma pergunta se abram 100 tópicos pra responder à mesma, só porque fulano tal não tem pachorra pra pesquisar...

 

Para isso volta-se aos tempos do mIRC e criava-se um canal de aquariofilia em que estava tudo no chat em tempo real a colocar/responder questões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que quando queremos colocar uma resposta a dizer "PESQUISA!" devemos pensar duas vezes.

 

Nesse tipo de tópicos tento 1º que tudo avaliar um pouco quem está a colocar a questão. A data de registo, os nºs de posts e até dar uma saltada rápida a ver o tipo de posts colocados dizem logo que quem está a colocar a questão sabe ou não trabalhar com a pesquisa.

 

Muitos dos que vêm dizer "PESQUISA!" frequentam o fórum assiduamente e lembram-se fácilmente deste ou daquele tópico relacionado com o assunto ou dos termos correctos para pesquisar. Se bem se lembram quando entraram aquí, mais cedo ou mais tarde também fizeram as suas perguntas "ingénuas". :medieval_mace:

 

Era aqui que queria chegar, claro que cada um tem direito á sua opinião, de todos os post que li todos eles têm a sua validade, continuo a dizer que não sou contra a pesquisa, só não acho correcto é quando alguem iniciado ou não fáz uma pergunta tenha simplesmente como resposta.

Se já foi discutido este assunto então é falha minha que não pesquisei.

E já agora eu não ando aqui a mandar "bitaites" apenas dei uma opnião.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu nao sou contra a pesquisa, sempre que procuro alguma informação pesquiso tanto no forum como noutro lado, mas se virmos bem quando alguem faz uma pergunta é porque ja pesquisou alguma coisa senão nao tinha encontrado o forum.

 

 

...., continuo a dizer que não sou contra a pesquisa, só não acho correcto é quando alguem iniciado ou não fáz uma pergunta tenha simplesmente como resposta.

 

Começas a repetir-te :medieval_mace: mas se não és contra a pesquisa,não se percebe bem o tópico.Mas porque não ajudas tu ?Se dizes que passas por lá todos os dias,podes tu fazer a pesquisa e dar aos membros que pedem ajuda não é?

É que seria compreensivel tu criares o tópico se tivesses alguns posts de ajuda aos iniciados mas tens 0 e é isso que em confunde a cabeça.Se não ajudas como podes criar este tópico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Por um lado entendo o aborrecimento de uns por estar a ler sempre o mesmo tipo de post.

 

Porém temos que ter atenção varias coisas:

 

Nem todas as pessoas tem conhecimentos de como funciona um forúm.

Nem todas as pessoas sabem transpor as suas dúvidas para critérios de procura.

Nem todas as pessoas sabem usar as tecnologias de informação em pleno.

Assim como nem todos os temas no forúm estão indexados de forma a quem procure saiba logo a cabeça, como espurgar uma pesquisa de fora a obter a informação que pretende.

 

 

A minha sugestão é a seguinte:

 

Quem anda nestas lides diariamente, senão quer explicar porque acha que não procuraram suficinte...então não poste(contra mim falo, as vezes também me chateio...quem não).

 

Se achar que tudo que disse pode ser relevante então poste e ajude o membro que questiona...quem sabe não é uma oportunidade para o ensinar a pescar...? :medieval_mace:

 

É chato quando vemos topicos de miudos adolecentes que levam com respostas asperas (alegrem-se os miudos não estão agarrados a playstation, querem tomar conta de seres vivos!)

 

Por isso o meu desafio é :

Quem anda cá a mais tempo...procure desenvolver/investigar coisas que possam revolucionar este hobby em Portugal.

E para os que gostam de ensinar continuem.

 

Para os caloiros...se por acaso é preguiça , a preguiça é inimiga deste e qualquer hobby...!

Enfim de todas as coisas...

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tenho 0 posts é porque não tinha nehuma resposta para dar, mas acho estranho pois ja respondi a alguns posts a dar a minha opinião, agora se foi a iniciantes ou não isso não faço ideia, nunca pesquisei para dar uma soluçao a alguem apenas respondo aquilo que acho que sei isso é verdade, mas nunca viste nenhum post meu a mandar pesquisar, e vou ficar por aqui pois apenas abri este topico para uma discusão de opiniões e não para discusões pessoais.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar opiniões e não opiniões pessoais?Eu quando dou a minha opinião é minha,não vou dar uma opinião porque outra pessoa pensa de uma outra maneira.A minha opinião é pessoal.

 

Edit: Olha aqui um dos inúmeros casos da "pesquisa" como tu dizes.É que alguns são incompreensíveis.

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma ajudinha:

Eu no inicio fartei-me de ler topicos, passei mais tempo a ler os topicos aqui e noutros sites do que realmente a "montar" o aquario. Alguns podem dizer que foi tempo mal empregado mas ao menos poupei chatices posteriores e ter de vir aqui a pôr tópicos "AJUDAAAA!!!!"

Verdade seja dita, as pessoas nao querem ter trabalho!! Existe um subforum de iniciação... basta clicar lá e tem nos inamoviveis uma serie de topicos que respondem ás perguntas mais comuns, aquelas que aparecem todos os dias pessoal a abrir topicos atras de topicos. Não acredito que as pessoas tenham conhecimento de se inscrever no forum, verificar a inscriçãom criar um topico, as vezes até colocar umas imagens mto bonitas no avatar e depois nao têm capacidade para fazer uma pesquisa!!! eu demorei algum tempo até descobrir como punha uma foto no avatar e no rodape das mensagens. Mas antes disso já tinha lido vários posts de iniciação e outros que achei interessante.

 

Dúvidas tão básicas como "como fazer CO2 Caseiro" já começam a fartar de responder, se fizerem uma simples pesquisa no forum ou no google, gastam 10 min para terem 10 maneiras diferentes de o fazer e se formos a ver até tem artigos de comparação das várias maneiras.

 

Claro que o forum existe pq as pessoas postam aqui alguma coisa, mas de 10 paginas diarias de topicos com novos posts que surgem todos os dias podemos tirar:

+- 5 posts de propaganda (Pessoal com topicos criados apenas para promover as vendas, mas disfarçados de topicos de fotos :D )

+- 15 posts de vendas/trocas/procuras/leiloes

+- 30 posts de topicos com titulos do genero "Socorro", "Ajuda urgente", "e agora o que faço", etc.

destes ultimos a maioria sao to tipo q compra o aquario no supermercado poe agua e peixes la dentro e so se lembra de pesquisar ou nao quando os peixes estão a nadar de barriga para cima.

e depois no meio disso aparecem +- 5 tópicos com algum interesse e com algo de novo.

 

Depois existem aqueles topicos criados por pessoas novas, que nao completam o perfil, colocam algo como "socorro os meus peixes estão a morrer, o que posso fazer???" e nem dizem que peixes são. Uma pessoa aconselha e depois essa pessoa diz q nao é assim e abre outro tópico a fazer precisamente a mesma pergunta.

Resumindo: no meio de tanto "spam" acredito que a maioria dos utilizadores, com algumas experiencias a partilhar, começam ignorar esse tipo de topicos e outros começam a responder com um tipico "Pesquisa!"

 

Finalizo por dizer que as questões que coloquei no forum sempre foram precedidas por muita pesquisa e algumas até se tornaram perguntas retóricas pois colocava as respostas juntas com a pergunta a ver se alguem tinha uma conclusão diferente da que eu encontrara na pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais