Ajuda material para Filtro


Recommended Posts

Viva,

sou um novato nos aquários, tenho lido atentamente o fórum para tirar dúvidas, mas preciso de ajuda na matéria a utilizar num filtro externo. Tenho um Eheim 2213 e pretendo utilizar o Seachem Purigen pois li que é reutilizável, devo só utilizar esta matéria ou juntar com outras da Eheim?

 

S. Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a referir-te a matérias filtrantes, certo?

Eu uso DIY's... Pérlon, cacos de cerâmica e esponja de sofá! funciona! Apenas as esponjas menos densas são compradas na loja de aquariofilia!

 

Experimenta, se não te servir também não gastaste nada, ou quase nada!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S. Gaspar,

 

Se você for utilizar apenas uma matéria no filtro. Acredito que a melhor opção seja um material que faça a filtração biológica(cerâmicas ou espumas do próprio filtro ou outras adaptadas).

 

O purigem faz apenas a filtragem química que é a mesma função do carvão ativado só que com uma eficiência 5 vezes superior. Dependendo da quantidade de peixes do seu aquário, até pode ficar sem esse tipo de material filtrante.

 

Sim, Purigem é recuperável com água sanitária. Mas após a recuperação o purigem precisa ser muito bem lavado até ficar livre de cloro, caso contrário você pode matar todos os seus peixes. Isso já aconteceu com alguns amigos meus. Por isso , que eu ainda prefiro usar carvão ativado.

 

Cumps!

 

Editado: Tirei o obrigatório(concordo que tinha exagerado)

Editado por Frog
GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S. Gaspar,

 

Se você for utilizar apenas uma matéria no filtro. É obrigatório que seja um material que faça a filtração biológica(cerâmicas ou espumas do próprio filtro ou outras adaptadas).

O purigem faz apenas a filtragem química que é a mesma função do carvão ativado só que com uma eficiência 5 vezes superior. Dependendo da quantidade de peixes do seu aquário, até pode ficar sem esse tipo de material filtrante.

 

Sim, Purigem é recuperável com água sanitária. Mas após a recuperação o purigem precisa ser muito bem lavado até ficar livre de cloro, caso contrário você pode matar todos os seus peixes. Isso já aconteceu com alguns amigos meus. Por isso , que eu ainda prefiro usar carvão ativado.

 

Cumps!

 

Obrigado pela explicação, sendo assim vou seguir o seu conselho.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a referir-te a matérias filtrantes, certo?

Eu uso DIY's... Pérlon, cacos de cerâmica e esponja de sofá! funciona! Apenas as esponjas menos densas são compradas na loja de aquariofilia!

 

Experimenta, se não te servir também não gastaste nada, ou quase nada!

Luisa Fonseca

 

Sim, obrigado pela dica :sleep2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':puppydogeyes:' /> mas como sou um novato nisto se calhar para começar vou comprar o material na loja assim que me sentir à vontade experimento os materiais que referiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se você for utilizar apenas uma matéria no filtro. É obrigatório que seja um material que faça a filtração biológica(cerâmicas ou espumas do próprio filtro ou outras adaptadas).

(...)

Porquê?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê?

 

Viva,

porque a função principal do filtro é fazer livrar a água de amónia e nitritos através de bactérias acumuladas no seu interior nas matérias filtrantes que providenciam um sítio onde as colónias de bactérias se possam instalar. Quanto mais área tiverem as matérias mais bactérias podem ter e melhor será a filtragem.

Mas desde que devidamente cicladas todas as matérias fazem filtração biológicas...esponjas cerâmicas biobolas...carvao activo..turfa... desde que dê para as bactérias se agarrarem..elas estabelecem-se lá.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

porque a função principal do filtro é fazer livrar a água de amónia e nitritos através de bactérias acumuladas no seu interior nas matérias filtrantes que providenciam um sítio onde as colónias de bactérias se possam instalar. Quanto mais área tiverem as matérias mais bactérias podem ter e melhor será a filtragem.

Mas desde que devidamente cicladas todas as matérias fazem filtração biológicas...esponjas cerâmicas biobolas...carvao activo..turfa... desde que dê para as bactérias se agarrarem..elas estabelecem-se lá.

 

cumps

Então e o que faz o Purigen?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que o carvão activo ao fim de algum tempo satura e liberta para a água tudo o que reteve.É algo que se deve usar para remover medicamentos da água de resto não me parece que deva ser utilizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e o que faz o Purigen?

 

Viva,

 

O purigen "controls ammonia, nitrites and nitrates by removing nitrogenous organic waste". Ou seja funciona como filtragem química que absorve a amonia, nitritos e nitratos. A vantagem que vejo no uso deste produto é apenas em duas situações:

1ª excesso de nitratos que uma filtragem biológica aeróbica (normal) remove.

2º num sistema de filtragem insuficiente em que a filtragem biológica por si não dá conta da amónia e nitritos

 

desvantagens...

no 1º caso anterior... é uma solução perigosa porque não é fácil prever a sua exaustão e por isso podemos ter picos de amónia e nitritos que não se estava à espera.

 

no 2º caso os nitratos elevados têm uma solução muito simples..a tpa que sai mais barata e totalmente natural enquanto que o uso de químicos não será muito duradouro, com custo muito maior (ser caro ou não depende de cada pessoa) e nada natural. E como já disse quando satura não absorve mais nada e embora os nitratos não sejam tão tóxicos como amónia e nitratos o facto de não ter mais nada que os remova não há almofadas para erros.

 

O melhor para tirar amónia e nitratos é mesmo um filtro indicado para o volume do aquário e boas matérias filtrantes como cerâmicas

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O purigen "controls ammonia, nitrites and nitrates by removing nitrogenous organic waste". Ou seja funciona como filtragem química que absorve a amonia, nitritos e nitratos. A vantagem que vejo no uso deste produto é apenas em duas situações:

1ª excesso de nitratos que uma filtragem biológica aeróbica (normal) remove.

2º num sistema de filtragem insuficiente em que a filtragem biológica por si não dá conta da amónia e nitritos

 

desvantagens...

no 1º caso anterior... é uma solução perigosa porque não é fácil prever a sua exaustão e por isso podemos ter picos de amónia e nitritos que não se estava à espera.

 

no 2º caso os nitratos elevados têm uma solução muito simples..a tpa que sai mais barata e totalmente natural enquanto que o uso de químicos não será muito duradouro, com custo muito maior (ser caro ou não depende de cada pessoa) e nada natural. E como já disse quando satura não absorve mais nada e embora os nitratos não sejam tão tóxicos como amónia e nitratos o facto de não ter mais nada que os remova não há almofadas para erros.

 

O melhor para tirar amónia e nitratos é mesmo um filtro indicado para o volume do aquário e boas matérias filtrantes como cerâmicas

 

cumps

Ou seja... a filtragem biológica não é obrigatória, tal como foi defendido no post que eu questionei. É a melhor solução na maioria dos casos, por questões económicas, facilidade, fiabilidade (se for bem feito), etc, mas há outras formas de remover amónia e nitritos (nem que seja apenas por TPA!!!)

 

Já há muito tempo que olhei para o purigen e, sinceramente, parece-me uma solução muito boa para certas situações (só não sei áté que ponto ele é regenerável "eternamente")...

 

Para não haver confusões e não uso estes produtos e também defendo que a filtragem biológica é a mais importante (sobredimensiono) e é a que deve ser usada num aquário normal. No entanto, não é obrigatória, cada vez mais surgem produtos com algum interesse, nem que seja para aplicações específicas.

 

Já agora, substâncias como carvão activado não absorvem os poluentes, adsorvem (já foi há algum tempo que li sobre o purigen e não posso garantir que seja por adsorção, mas deve ser) .

 

Ainda tenho de perceber o conceito do carvão activado "encher até rebentar"... mete-me confusão... é uma questão de tempo? quantidade?

É que isso do carvão passado algum tempo libertar todos os poluentes que entretanto adsorveu tem aqui sido reproduzido mas ainda não li a justificação para o facto.

Eu não estou a dizer que não acontece, mas não fui pesquisar sobre o assunto e acho estranho que o carvão perca as capacidades de adsorção assim de um momento para o outro a ponto de libertar, como se fosse um saco que rebenta, tudo o que adsorveu... (se for algo gradual, ou se for por esgotar a capacidade de adsorção...)

 

Agora uma coisa é certa: em qualquer dos casos é difícil saber quando o carvão (ou o purigen) estão com a capacidade de adsorção esgotada. Nisso as bactérias dos filtros são muito mais flexiveis: se lhes derem tempo e espaço, reproduzem-se, adaptando-se à quantidade de "comida" existente!

(também por isso continua a ser um excelente meio para eliminar amónia e nitritos)

 

 

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A única coisa que é "obrigatória" é teres valores praticamente nulos de nitritos e amónia seja com esse purigen ou tpa ou qualquer outra maneira, por isso é correcta a ideia de que um aquário pode funcionar sem filtragem biológica.

Mas... como já disse e entendes a filtragem química não tem grande margem de erro tornando-se uma opção "volátil" a solo. Já a biológica para além de ser natural é muito estável duradoura e a manutenção é rápida e barata... nos casos de se ter uma filtragem mecânica eficiente e usar cerâmicas nem se precisa lavar as cerâmicas.

 

A filtragem biológica deve mesmo estar sobre-dimensionada.. para alturas em que se deita mais comida sem querer... ou algum peixe ou ampulária morre e não se dá conta. Para além de permitir uma melhor manutenção dando a possibilidade de deixar metade das matérias "sujas" e lavar sem medos a outra metade..por exemplo.

 

O carvão activo não absorve nitratos...tenho ideia que absorve metais..pelo que li não começa a libertar tudo o que absorveu mas sim liberta algumas coisas para absorver outras a que dá preferência.

 

O purigen supostamente inicialmente é branco e conforme vai absorvendo fica mais escuro até ficar preto de saturado...sempre dá um aviso para quem quer estar sempre a mexer no filtro lol

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedrioo, eu questionei não porque desconheço os princípios da coisa, mas porque me pareceu que o "obrigatório" estava a ser usado como se não existisse outra opção, o que não é verdade, embora para a maioria das situações a filtragem biológica seja a melhor opção ficando a diluição (TPA´s) e a adsorção (depois pode-se discutir se isto é mesmo químico...) para questões pontuais.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Purigen :D

 

Por experiência propria é muito bom!

 

É altamente reciclavem com lixivia pura em 2 horas tá como novo!

 

Tenho purigem nos meus 2 aquas é só tenho a dizer maravilhas!!!

 

Só para terem uma idea quando me iniciei no hobby tinha um aqua de 20lt com 20 peixes(A familia fartou-se de oferer peixes) e a unica coisa que manteve aquele aquário estavel foi o purigen...Eu só fazia TPA de 15 em 15 ou de 20 em 20 dias.

 

Nessa altura não tive nenhuma baixa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uso purigen á varios meses e so tenho a dizer bem do produto se é quimico ou biologico a mim nao me intressa desde que cumpra com as suas funçoes... Desde que tenho o purigen num plantado de 500 litros nunca tive baixas tenho a agua (invisivel) plantas e discos saudaveis.

Para lavar é simples coloquem num recepiente com lixivia o purigem cerca de 2 a 3 horas depois passem purigem bem por agua e deixem dentro do lavatorio durante 1 minuto água a correr sobre o purigem assim ficará bem lavado.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA,

 

Acho que obrigatório não seria mesmo o termo correto,

 

Podemos ter aquários sem nenhuma filtração desde que tenhamos peixes de água ácida e sempre teremos amônio e nitritos zerados e o controle desse aquário podemos conseguir apenas com TPas.

 

Entretanto, na minha opinião e depois de muitos anos dedicados ao aquarismo acho que a melhor opção para um aquário normal é a filtragem biológica que elimina prontamente toda a amônia(muito tóxica) gerada pelos peixes.

 

Como foi dito acima, o Purigem também remove amônia, nitrito e nitratos, o grande problema é que ele acaba ficando saturado em poucos dias (15) e aí não remover mais nada, e isso provocaria um pico de amônia.

 

Já as bactérias nitrificantes se alimentam de amônia e nitritos produzindo nitratos bem menos tóxicos e que eliminamos facilmente por TPas ou ainda pode ser consumido por plantas. Essas bactérias nunca vão ficar saturadas é perder seu poder de transformação. Podem sim, é aumentar ou diminuir sua atividade de acordo com a disponibilidade de amônia.

GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA,

 

Acho que obrigatório não seria mesmo o termo correto,

 

Podemos ter aquários sem nenhuma filtração desde que tenhamos peixes de água ácida e sempre teremos amônio e nitritos zerados e o controle desse aquário podemos conseguir apenas com TPas.

 

Entretanto, na minha opinião e depois de muitos anos dedicados ao aquarismo acho que a melhor opção para um aquário normal é a filtragem biológica que elimina prontamente toda a amônia(muito tóxica) gerada pelos peixes.

 

Como foi dito acima, o Purigem também remove amônia, nitrito e nitratos, o grande problema é que ele acaba ficando saturado em poucos dias (15) e aí não remover mais nada, e isso provocaria um pico de amônia.

 

Já as bactérias nitrificantes se alimentam de amônia e nitritos produzindo nitratos bem menos tóxicos e que eliminamos facilmente por TPas ou ainda pode ser consumido por plantas. Essas bactérias nunca vão ficar saturadas é perder seu poder de transformação. Podem sim, é aumentar ou diminuir sua atividade de acordo com a disponibilidade de amônia.

 

Não me leves a mal...mas estas a tirar conclusões erradas .

 

O purigen ajuda a controlar os nitratos, num aquario maduro, mas no ciclo do azoto pouco ou nada pode fazer.

Este produto não fica saturado de um dia para o outro, quem o usa sabe que de x em x tempo tem que o lavar.O tempo entre cada lavagem depende da carga organica que o aquário tenha.

A bacterias nitrificantes não ficam a passar fome, mais que não seja porque se temos um filtro por exemplo externo primeiro colocamos a materia porosa, tipo siporax depois esponjas,etc...e por ultimo a saida o Purigen.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fique tranquilo, não te levarei a mal

 

Essas conclusões erradas quem tirou foi tu e somente tu.

 

Eu não disse que purigem interfere na filtração biológica e vai acabar matando as bactérias de fome ou disse?????

Só disse que o purigem satura e o filtro biológico não.

Também não disse que o purigem satura em um dia mas sim entre 15 e 20 dias no aquário de um amigo.

 

Eu não uso só filtração biológica nos meus aquário.

Uso sempre as 3 e nessa ordem:

1-Filtração mecânica

2-Filtração química (Aqui entra o Purigem, mas ainda eu nunca usei, mas uso carvão ativado)

3-Filtração biológica(cerâmicas, espumas, ..)

 

Agora seu tiver um filtro que só tenha espaço para uma matéria filtrante, com certeza eu iria escolher a biológica.

 

Mais uma coisa no meu aquario plantado eu não uso carvão ativado e também não usaria purigem, porque nesse tipo de aquário que faz a filtração química são as plantas

 

Cumps!!

GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso dizer que experimenta e depois falamos das tuas conclusões. :)

 

Tudo depende da forma como montas a filtragem do teu aquário.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só intervi no tópico para esclarecer a questão do "obrigatório", para os "novatos" ficarem a perceber como as coisas funcionam e não reproduzirem algo que podia não ser bem assim.

 

Agora o frog já mostrou que sabe do que está a falar e a análise que ele faz à utilidade destes compostos está de acordo com a minha opinião.

 

Para além disso, embora as marcas digam mais ou menos o contrário, eles são pouco selectivos, podendo prejudicar a fertilização em aquários plantados.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedrioo, eu questionei não porque desconheço os princípios da coisa, mas porque me pareceu que o "obrigatório" estava a ser usado como se não existisse outra opção, o que não é verdade, embora para a maioria das situações a filtragem biológica seja a melhor opção ficando a diluição (TPA´s) e a adsorção (depois pode-se discutir se isto é mesmo químico...) para questões pontuais.

 

Cumps

 

Viva,

 

Sim, ;) eu percebi plenamente o que estavas a dizer e apenas concordei dando um reforço de ideia :D

 

Estamos em sintonia. Estava sempre à espera que aparecesse alguém a dizer "O QUE?????? NÃO USAR FILTRAGEM BIOLÓGICA???? INADMISSÍVEL VOCÊS SÃO UMA VERGONHA E AMEAÇA À AQUARIOFILIA!!!!!!" :) A sério que estava lol

 

AGA, também estou de acordo que o carvão activo penaliza a fertilização.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem é que disse que era obrigátório?eu? ;)

 

Saber o que é para que servem a componente mecánica, biologica e quimica de um filtro é importante.É ai que se deve apostar nos exclarecimentos.

 

É possivel discordarmos :) uns dos outros agora criticar algo sem nunca ter experimentado, como deves compreender, não passa apenas de conhecimento academico!

 

Aquilo que eu disse manten-se tudo depende de como colocamos as coisas no filtro.

 

O topico foi aberto com a uma das questões "pretendo utilizar o Seachem Purigen pois li que é reutilizável".

Acredito que todos nós temos convicções e know how...agora desanconselhar quando não se conhece??? :D

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Milton...

 

A tua intervenção foi importante pois testemunhou um caso de sucesso da utilização do composto.

 

No entanto o frog já disse que a utilização do termo "obrigatório" foi excessíva.

 

O conhecimento académico pode ser muito mais importante do que lhe atribuis, pois permite interpretar os fenómenos e saber o porquê das coisas, caso contrário passamos a fazer apenas "receitas" não adaptando a nossa acção às alterações que vão ocorrendo.

 

No que diz respeito à acção do Purigen parece que estamos mais ou menos de acordo, embora eu não tenha percebido o que queres dizer que ele quanto ao ciclo do azoto não pode fazer nada... Tecnicamente ele interfere no ciclo removendo grande parte da amónia e nitritos, por exemplo (caso contrário, não valia a pena comprar...)

No entanto, também podes considerar que não interfere porque esses compostos removidos não chegam a ciclar, que também é uma forma de "ler" a coisa.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa eu tentar esclarecer alguns detalhes que está parecendo que não ficaram claros nos meus posts e estão gerando interpretações um tanto quanto contraditórias.

 

Eu não desaconselho ninguém a usar purigem, muito pelo contrário, usem a vontade desde que tenham euros sobrando para isso.

 

Eu não usei há um tempo atrás quando ainda podia. Mas agora que os preços dos produtos importados aqui no Brasil, praticamente duplicaram é que não posso mesmo usar.

Prefiro usar as rações da Tetra para alimentar os meus peixes.

 

Cumps

GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma? eu tou calmo... cabecadura:animal_fish:

 

No que diz repeito ao ciclo do azoto o purigen não remove a amonia da agua mais sim o amoníaco...é uma questão de tradução.

 

Logo do pico de amonia não nos safamos...

 

Agora vamos passar a pratica, a carga organica é tão grande durante o ciclo do azoto que dependendo do caudal do filtro assim como do tamanho do aqua, o purigem pode ser ineficaz nesse periodo.

 

Por exemplo ciclar um aquario de 20lt com 10 peixes é absolutamente um pesadelo, qualquer mudança quimica é logo a escala faraonica.

 

Neste caso o Purigen não consegue aguentar-se tal é a concentração quimica, por sua vez não evita que o ciclo do azoto acontença.Isto claro se colocado como ultimo elemento do filtro.(Sinceramente não posso dizer que evitaria o ciclo do azoto se tivesse a entrada.Para mim é um complemento das bacterias nitrificantes no que diz respeito ao controlo dos nitratos.)

 

Após o ciclo do azoto verifiquei que num aqua com 20 peixes com purigen os nitratos estavam em niveis aconselhados e sem esta resina estavam nos pincaros.

 

Por isso os efeitos praticos que verifiquei causados pelo purigen são agua cristalina , absorção de nitratos...e é reciclavel.

 

No que diz respeito a saturação ele satura conforme a carga organica do aquário.

Quando saturada fica castanha escura, pões em lixivia e passa a creme novamente.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.