Pouca circulação?


Recommended Posts

Boas,

 

Vou montar agora um nano reef de 60 cm. Em termos de circulação, ainda só tenho uma Powerhead 301 (540 litros por hora). É pouco?

 

Tenho outra dúvida em relação ao escumador, um Berlin Airlift 60. Será que consigo alimentá-lo com uma bomba de ar Elite 800 (1100 centímetros cúbicos de ar por minuto)?

 

Aguardo os vossos sábios conselhos. Obrigado.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para ser possivel dizer se essa circulaçao e muita ou pouca temos de saber qual a litragem do teu sistema, porque com um aquario de 60cm podes ter um aqua de 6L (60x10x10) como podes ter um de 150L (60x50x50), apesar de nao me parecer que seja um desses casos...

Mas acho que essa circulaçao vai ser pouca, a nao ser que o aquario tenha apenas 27L

 

O ideal para a circulaçao sera algo nao inferior a 20x o volume da agua... mas convem distribuir bem a circulaçao, senao podes ter um azar (como tive a pouco) de teres uma circulaçao de mais de 20x o volume de agua e teres uma praga de filamentosas... isto poruqe em metade do vidro frontal nao tinha circulaçao suficiente...

 

Quanto ao escumador nao te posso ajudar, pois nunca usei um de madeiras difusoras...

 

Abraços e bom inicio no MUNDO DOS SALGADOS! :twisted:

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Concordo com o que foi dito anteriormente. 20 x o volume do aquário é uma boa circulação para um aquário standard que julgo ser também o teu caso. Eu no meu tenho 2 x 600 l/h e não é assim tanto quanto possa parecer. Já tentei algumas configurações e posicionamentos e ainda tenho 1 zona que considero morta em termos de circulação mas que tem melhorado bastante e as cianobactérias diminuido.

 

Quanto ao escumador, também é idêntico ao meu que alimento com uma bomba para aquários de 60 lt, quando debita em cm3 é que não consigo dizer.

 

Bom resta-me desejar boa sorte e que nos vás mantendo actualizados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O aquário é um Aquapor. As medidas: 60x30x30. Creio que a litragem real são 52 litros. Seguindo o vosso conselho, acho que vou comprar outra bomba de circulação igual à que já tenho. Em relação à bomba de ar, não sei se aquela dá, mas como já faz um bocado de barulho, se calhar invisto noutra mais silenciosa. Aceitam-se sugestões :D . Também queria arranjar uma calha de Hqi (o aquário vem com iluminação de 15 w incorporada na tampa), mas até agora a mais barata que descobri ronda os 90 euros.

 

P.S. Obrigado pelas dicas, em particular ao Duarte Conceição. Depois da crítica algo despropositada que te fiz há dias :D tinhas todo o direito de ignorar os meus posts.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à bomba eu tenho uma Stelair que é bastante silenciosa e económica quer do ponto de vista de custo quer do consumo. Porém e é natural que com a utilização as bombas se tornem cada vez mais ruidosas, assim, recomendo-te que compres uma bem calminha porque se é para ter no quarto como eu tenho .... :wink:

 

Quanto à iluminação acho que fazes muito bem em optar por HQI, eu não investi porque o meu nano é a ponte de passagem para um de 400 lt que irei montar para o inicio de 2005. Mas se planeias ficar com esse mais tempo do que eu planeio aconselho-te a esperares um pouco e veres os preços de uma novidade da Azoo que vi na PetFil, uma espécie de braçadeira articulada (estilo candeeiro) com HQI de 70 W (poderá também ser mais do que suficiente...com 150 só se o aqua fosse mesmo muito fundo é que eu optaria por este tipo) e de 150 W. Não sei ainda qual será o preço, mas se calhar até vamos ter uma surpresa.

 

À parte disto podes sempre optar por um projector de acopolar a uma parede. Calhas serão forçosamente mais caras que os 90 euros que falas...por isso :roll:

 

Quanto ao PS, o que lá vai lá vai, não guardo rancor a ninguém :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa alternativa de hqi parece interessante. O problema é que estou mortinho para começar a montar isto :roll: Quanto à localização, de facto também estava a pensar no quarto, até porque é a única divisão da casa onde ainda não tenho um aquário :wink: A minha miúda é que não está muito entusiasmada com a ideia...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais