Minhocas


joaomacau

Recommended Posts

boas eu sei que já há vários posts de minhocas no fórum, mas dos que eu vi nenhum dava respostas concretas a dizer se as minhocas de jardim sobrevivem a grandes períodos de tempo submerças e se as minhocas em geral fazem bem à flora do aqua.

Mas como já passou algum tempo pergunto-me se alguém já tem algumas respostas sobre este assunto.

 

obrigado

Editado por joaomacau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se escreveres sem erros e com frases bem compostas talvez perceba a tua dúvida.

 

bem a minha pergunta é se as minhocas comuns de jardim ou as de rios fazem bem ás plantas e a qualidade do aqua em geral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a ver que resposta te possa dar, vamos aguardar por alguém mais entendido nessa matéria.

 

As minhocas que conheço são é de alimentação para os peixes.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a ver que resposta te possa dar, vamos aguardar por alguém mais entendido nessa matéria.

 

As minhocas que conheço são é de alimentação para os peixes.

 

talvez isto possa ajudar:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=41466

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não estarei muito longe da realidade, as minhocas de que falo serão as de cultura, as que andam na terra, cortamos-lhe a cabeça e esprememos o miolo para dentro do aquário ou mói-se, para alimentação dos peixes.

 

Fazer cultura dentro de um aquário estou a achar um tanto bizarro, pois a meu ver é um ser terrestre e não aquático. Essas minhocas num substracto penso que iria danificar as matérias fertilizantes que as plantas necessitam e até as próprias raízes, ou destruír as folhas.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não estarei muito longe da realidade, as minhocas de que falo serão as de cultura, as que andam na terra, cortamos-lhe a cabeça e esprememos o miolo para dentro do aquário ou mói-se, para alimentação dos peixes.

 

Fazer cultura dentro de um aquário estou a achar um tanto bizarro, pois a meu ver é um ser terrestre e não aquático. Essas minhocas num substracto penso que iria danificar as matérias fertilizantes que as plantas necessitam e até as próprias raízes, ou destruír as folhas.

 

 

Ok a resposta que eu pretendia era mesmo a de fazer cultura, como na jardinarem terrestre as minhocas comuns, chame-mo-lhes assim, são bastantes benéficas porque os produtos orgânicos que elas produzem fazem muito bem as plantas. Agora o que eu pretendia era se alguém ja tinha experimentado ou estas minhocas ou minhocas aquáticas nos aqua, parece entao que tenho de experimentar eu.

 

Não me parece que as minhocas destruam raízes ou folhas, mas de qual quer maneira obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens peixes lá dentro podes experimentar, caso contrário não deves fazer experiências com a vida animal.

Se for só com as plantas agradeço que vás fazendo actualizações para que saibamos todos como funcionou a tua pesquisa.

 

Força!!!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens peixes lá dentro podes experimentar, caso contrário não deves fazer experiências com a vida animal.

Se for só com as plantas agradeço que vás fazendo actualizações para que saibamos todos como funcionou a tua pesquisa.

 

Força!!!

Por acaso ate estava a tentado a experimentar no meu, mas tens razão talvez faça num pequeno só com meia dúzia de plantas, para ver o que dá, depois vou dando noticias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Por acaso ate estava a tentado a experimentar no meu, mas tens razão talvez faça num pequeno só com meia dúzia de plantas, para ver o que dá, depois vou dando noticias ;)

 

Bom dia

As minhocas como fazem a sua respiração por via da pele (cutanea) não sobrevivem em meio aquatico, embora possam permanecer em meios muito humidos (os seus preferidos) o que pode acontecer é que elas se consigam infiltrar de imediato no substrato e ai conseguirem sobreviver, o que duvido bastante que aconteça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o assunto acho que não devem aguentar muito tempo, mas nunca testei....

 

Se não tens peixes lá dentro podes experimentar, caso contrário não deves fazer experiências com a vida animal.

 

Minhocas não fazem parte da vida animal????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Há minhocas aquáticas que vivem exclusivamente debaixo de água, são usadas como isco na pesca desportiva.

As que conheço e às vezes apanho para pescar vivem num meio salobro, não sei até que ponto sobreviveriam num ambiente onde o sal não esteja presente, ou seja muito diluído.

Mais importante que isso no entanto, é o facto delas apresentarem uma espécie de garras bucais, que para mim não devem ser para efeitos de jardinagem, digo eu, não sei...

Pelo menos quando as apanho, ou quando as convenço a ficarem presas no anzol, essas garras tentam que o corpo da minhoca fique bem preso nos meus dedos...

 

Outro tipo de minhoca é o Tubifex, mas se não sabes o que é, vai por mim e acredita que estás melhor assim.

Há quem advogue que a ignorância é uma virtude, mas neste caso não o é.

Os Tubifex(es) vivem em meios altamente poluídos, em lamas residuais, e outros locais (onde a septicemia não é um país da ex-URSS) alimentando-se de matéria orgânica em decomposição.

Apesar deste processar de matéria, remineralizando os solos, eu acredito que tragam mais mal que bem a um Aqua.

 

Para efeitos catalisadores de substrato tens os Melanoides tuberculata, que há quem chame de praga e há os que, ignorantes, se puseram a experimentar e descobriram ser umas verdadeiras alfaias agrícolas, no que a revolver e remineralizar substratos diz respeito.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

as minhocas de q se fala são terrestres, embora gostem de ambientes humidos nao aguentam num meio submerso. Alias se a terra tiver demasiado encharcada elas deslocam-se sempre para a zona intermedia onde a terra se encontra meio/meio.

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Existem anelideos (minhocas) totalmente aquáticas de água doce, tal como de água salgada. Podem ser mantidas em aquário e chegam mesmo a reproduzir se e a aumentar o numero inicial várias vezes, colonizando totalmente o areão.

 

Quem quiser, vá a um ribeiro, leve uma enchada e experimente cavar a terra dentro de água ou levantar umas pedras. De certeza que vai encontrar umas quantas minhocas, algumas mesmo de dimensões consideráveis.

Agora atenção se as colocarem dentro do aquário. Elas revolvem o areão e produzem excrementos, o que a longo prazo pode libertar excesso de nutrientes para a coluna de água.

 

Já ouve uma altura em que apanhei cerca de vinte minhocas destas e um ano depois quando desmontei o aquário, tinha centenas (não estou a exagerar) de minhocas no areão, apesar das minhas rãs anãs africanas comerem as minhocas sempre que as viam (as minhocas tendem a sair do areão durante a noite). Tive um problema com algas neste aquário e fiquei sempre na duvida se as minhocas não teriam ajudado à festa, apesar de existirem outros factores (erros meus) que reconheço que tambem produziram as algas.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

O humo (fertilizante natural) é produzido através da decomposição de materia orgânica (restos animais e vegetais) as minhocas participam naormação de adubo que normalmente sera muito gratificante para as plnatas aqua para alem de oxigenarem o solo,


Existem anelideos (minhocas) totalmente aquáticas de água doce, tal como de água salgada. Podem ser mantidas em aquário e chegam mesmo a reproduzir se e a ...
...
Já ouve uma altura em que apanhei cerca de vinte minhocas destas e um ano depois quando desmontei o aquário, tinha centenas (não estou a exagerar) de minhocas no areão, apesar das minhas rãs anãs africanas comerem as minhocas sempre que as viam (as minhocas tendem a sair do areão durante a noite). Tive um problema com algas neste aquário e fiquei sempre na duvida se as minhocas não teriam ajudado à festa, apesar de existirem outros factores (erros meus) que reconheço que tambem produziram as algas.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais