Caracóis no aquário!


Filipa

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?

 

Filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

nao compres botias nenhum

procura aqui no forum por temas parecidos com esse

de certeza que encontras a resposta a tua pergunta

o teu problema deve ser algas a mais ou comida a mais para os teus peixes, o que resulta num crescimento da população de caracois

não é nada problematico

desde que nao haja comida disponivel a população de caracois nao aumenta

tenta descubrir porque cresceram tanto

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem o teu aquario?

 

Tipicamente deve ter entre poucos meses a 1 ano...e o que aconteceu foi o seguinte...o lento acumular de matéria morta no areão, conversão da mesma no ciclo do azoto até aos nitratos...aumento dos nitratos por este não ser consumido por plantas e as trocas de água não retiram matéria morta do areão. aumento de nitratos->umento de algas...aumento de algas -> aumento da comida disponivel para carcois->aumento da população dos mesmos...

 

Se não tens plantas, o aumento destas, a sifonagem do areão, trocas de água resolvem-te ao longo do tempo o problema.

 

Se em vez disso comprares bótias, resolves o "sintoma" mas não curas a "doença" e isso sim vai-te trazer problemas bem maiores ao fim de algum tempo!

Os nitratos vão continuar a subir, não tens caracóis para ir tratando das algas e vais ter niveis de nitratos elevados que afectam os peixes e um problema de algas complicado para resolver!

 

Os caracóis desde que com população equilibrada são sinal de um aquario equilibrado e eu diria quase essenciais ao bom funcionamento de um!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uque comprei um bastão novo...e um tipo meio cegueta aqui tão perto para treinar...e depois foge! :lol: mal empregado dinheiro...pode ser que ele volte :P

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?

 

Filipa

 

Bem o que te pode acontecer é que compraste plantas novas (1-2meses) e os ovos dos caracois vieram nelas e quando eles eclodiram criaram caracois e esses tambem se reproduzem.

Sendo de Coimbra sempre podes perguntar as lojas de aquarios os que ele fazem nessas situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá filipa tudo bem?

 

Olha, tenta fazer uma coisinha que me ensinaram:

Pega numa garrafa de 1/4 de litro limpa, sem etiquetas e sem cola. De seguida coloca dentro da garrafa uma folha de alface cozida. Após isso colocas a garrafa no aquário e aguardas que os caracóis sejam atraídos para dentro da garrafa para saborearem a alface.

Quando a garrafa estiver cheia podes esvazia-la num balde (se quiseres que os caracóis sirvam de alimento para outros peixes) ou deitá-los ao lixo.

Podes repetir o processo as vezes que quiseres.

 

Se, este processo não resultar tenta em vez de alface por um pouco de carne, o problema que se põe é que a carne decompõe-se rapidamente e não pode permanecer debaixo de água mais de meia hora e com o inconveniente de capturares também peixes.

 

Espero que resulte e te resolva os problemas.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pah pegas numa folha de alface passas por agua a ferver.

poes la a folha à noite e no outro dia de manha tao la todos os caracois tras a folha e la se vao os caracois

se por casao n foram todos repetes

muito facil mt barato.

 

poe em se com palavriados e n respondem conkretamente, e pah sejam directos e n inventem............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huuuuuuuu caracóis, que desgraça, o que é que eu hei-de fazer.... :idea::wink::lol:

 

Deixa os bixinhos em paz. Fica descansada que não te comem nem os guppies nem as plantas, e só te benefeciam o aquário ao decompor mais rapidamente os detritos e a dar conta das algas.

 

Já diz o Sérgio:

 

" Snails are friends, not foes!" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

se fizeres isso não deites os caracóis fora... manda para mim...

em coimbra vou buscar a qualquer lugar.

 

Bem, ocasionalmente vou a Coimbra, talvez um dia lhe possa oferecer alguns caracóis, por vezes tiro 10 só passando com a rede pela superfície da água. :wink:

 

Suponho que tenham vindo à 'boleia' da minha Hygrophila difformis e, tal como esta, têm-se multiplicado a olhos vistos num dos meus aquários! :idea:

 

Não sei identificar com exactidão a espécie a que pertencem (caracóis são, apesar de tudo, uma novidade para mim), mas são similares aos números 1 e 2 (embora num castanho bastante escuro) e à última foto:

 

snails.jpgphyse1.gif

 

As 'crias' são constituídas por dezenas e dezenas de pequenos pontos brancos isolados no vidro do aquário.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na última foto penso tratar-se de um caracol gen. physae, provavelmente tens a especie physa accuta)

Os meus physas vieram com as plantas e até agora só posso dizer - óptimo.

Montagem de um aqua de 80 cm (74L) há 30 e tal dias e foram a minha "salvação" com as diatomaceas. Não tocam nas plantas - a não ser nas pontas estragadas das valisner.

O controlo da população é manual (atigiram o máx de 8 indiv. 4 adultos e 4 juvenis).

Estrnho não existirem mais, mas provavelmente os camarões que introduzi (c.amano) reduziram o num. de algas e como tal a população não cresce.

 

link com + info. http://perso.infonie.be/pomacea/indice01_pt.htm

Dare Devil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

aceito com muito gosto todo o tipo de caracois :idea:

o caracol que estas a dizer é provalvelmente o Planorbella duryi

posthornschnecke.jpg

adoro-os :wink:

ou então Planorbarius corneus

planorbarius_corneus.jpg

como a todos os invertebrados :lol: incluindo as hydras, e sanguessugas :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Muito obrigada a todos pelos conselhos!! O meu aquário já está bem melhor!! Quanto a quem me disse para deixar lá os caracóis.. No inicio, nao havia mal.. O problema é que de repente o aquário estava completamente cheio deles.. Agora ainda os tem, mas nao naquela quantidade imensa!

 

Mais uma vez obrigada a todos.

 

Filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Olá!Tenho um aquário de guppies e ultimamente tenho-me deparado com um problema.. Começaram a aparecer caracóis.. De início eram poucos.. mas agora estão por todo o lado.. O que devo fazer?Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola nos ultimos dias aparecerao dezenas de caracois no meu aquario. estou querendo uzar fluvermal!!! alguem sabe me dizer a dose certa?? meu aquario tem 120 litros real de agua

alguem me ajuda??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Podiam sempre pesquisar um pouco, vão ver que não doí... Especialmente quando o tópico que poderia resolver os vossos problemas está a 3 cm deste mesmo...

EDIT: Já agora deixo o link... :bs_quesexclaim:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138645

Fiquem bem

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais