Just a aqua..


wesley_boy

Recommended Posts

Mas o porque de estas algas assim nas anubias? ...

Alguem me pode ajudar?

Abraço.

 

Olá.

As algas apareçem quando existem desiquilibrios. Ou porque tens nutrientes a mais... ou porque tens falta deles.

Os mais importantes... potassio, nitratos e fosfatos.

As anubias, sendo plantas de crescimento lento e folha larga, são das que mais facilmente podem ser atacadas pelas algas.

Para ser mais fácil percebermos o porquê das tuas algas nas anubias... seria importante saber :

 

-Valor de nitratos e fosfatos ??

-Qual a fertilização que fazes ??

-Luz(horas e quantidade de watts) ??

-Movimentação da agua ??? Qual a filtragem que fazes ??

 

Olhando para as tuas anubias... eu diria(pondo-me a tentar advinhar) que tens os fosfatos a zero.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

As algas apareçem quando existem desiquilibrios. Ou porque tens nutrientes a mais... ou porque tens falta deles.

Os mais importantes... potassio, nitratos e fosfatos.

As anubias, sendo plantas de crescimento lento e folha larga, são das que mais facilmente podem ser atacadas pelas algas.

Para ser mais fácil percebermos o porquê das tuas algas nas anubias... seria importante saber :

 

-Valor de nitratos e fosfatos ??

-Qual a fertilização que fazes ??

-Luz(horas e quantidade de watts) ??

-Movimentação da agua ??? Qual a filtragem que fazes ??

 

Olhando para as tuas anubias... eu diria(pondo-me a tentar advinhar) que tens os fosfatos a zero.

 

Abraço

 

Boas,

 

Obrigado desde já pela explicação.

Ora vamos lá ver..

 

Nitratos a 0 (já comprei ferilizante de Nitrato de potassio mas ainda não usei) chegou hoje.. de maneira a subir ligeiramente os nitratos..

Po4 a 0.75 / 1 Mg / L ( o teste é um pouco complicado de entender... AQUILI :) )

Fertilização

Diariamente Potassio 15ppm

2 X semana 10 mm ( 0.5 ppm )

1 X semana Liquid Fertilizer Aquili ( micros ? )

 

Luz 2X T5 39W 8000K e 10000K cerca de 10 H (mas em principio vou trocar a de 1000K por uma grolux, a conselho do Sr. Rui da AQUAEDEN

 

Filtro 2213, e agora uma bomba para ajudar a circulação da agua...

 

Será algum erro grave? .. é que erro é de certeza... eu e as fertilizaçoes, não somos grandes " amigos" e há muita coisa que ainda me escapa..

 

Abraço..

 

Edit, alterações

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém posicionar as anubias em sitios onde a luz não é tão intensa... pois se apanhar luz forte como é uma planta de crescimento muito lento... tem têndençia a criar green spots..

 

Se adicionares ottos, LDA pitbull ou caridinas japónicas vais ter uma ajuda

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém posicionar as anubias em sitios onde a luz não é tão intensa... pois se apanhar luz forte como é uma planta de crescimento muito lento... tem têndençia a criar green spots..

 

Se adicionares ottos, LDA pitbull ou caridinas japónicas vais ter uma ajuda

 

Cumps

 

Boas, tambem me acontece o mesmo problema numa das anubias, realmente a que apanha mais luz e não encontro causa aparente se não esta explicação, pois todas as outras estão saudaveis... Quanto aos camarões e os Sae que lá tenho raramente param pelas anubias...

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém posicionar as anubias em sitios onde a luz não é tão intensa... pois se apanhar luz forte como é uma planta de crescimento muito lento... tem têndençia a criar green spots..

 

Se adicionares ottos, LDA pitbull ou caridinas japónicas vais ter uma ajuda

 

Cumps

 

Boas, Godlike, as anubias mesmo assim, não estão no sitio com mais luz, estão numa das laterais, que mesmo assim é o sitio que menos luz apanha..

Em relação aos Otts, tenho 2 mas nem lá passam :bad-words: , os Pitbull , tal como já tinha dito tenho tido um azar com os que compro.. acabam por morrer sem saber o porque... vamos lá ver se tento mais uma vez... porque 1º são lindos, e 2º sem duvida que fazem um trabalho fantastico.. :) ...

 

 

Boas, tambem me acontece o mesmo problema numa das anubias, realmente a que apanha mais luz e não encontro causa aparente se não esta explicação, pois todas as outras estão saudaveis... Quanto aos camarões e os Sae que lá tenho raramente param pelas anubias...

 

Abraço

 

Boas, Bruno_79... poderá ser sem duvida a luz.. mas mesmo assim acho que haverá algo na fertilização ou na falta dela que está a fazer isto..

Tal como todas as outras plantas estão bastante boas.. e alias a anubia cada dia que passa está maior, continuam lhe a crescer muitas folhas.. portanto penso que tambem não tem problema nenhum.. Será mesmo algas..

 

Obrigado a todos pelas ajudas.... são sempre baste uteis..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha acertares os nitratosd para os 10 ppm.

Tens os fosfatos equilibrados (1ppm)... portanto... tens de acertar os nitratos.

Em relação as anubias... 10 horas de luz ... é capaz de ser tempo (horas) a mais... exprimenta reduzir um pouco... estilo 8 horas diárias.

É uma questão de exprimentares... e depois veres a evolução... se notas abrandamento das greenspots.

Para a limpeza das greenspots... os melhores "amigos" são as nereterinas, os lda25 e os ottos.

Vai actualizando. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha acertares os nitratosd para os 10 ppm.

Tens os fosfatos equilibrados (1ppm)... portanto... tens de acertar os nitratos.

Em relação as anubias... 10 horas de luz ... é capaz de ser tempo (horas) a mais... exprimenta reduzir um pouco... estilo 8 horas diárias.

É uma questão de exprimentares... e depois veres a evolução... se notas abrandamento das greenspots.

Para a limpeza das greenspots... os melhores "amigos" são as nereterinas, os lda25 e os ottos.

Vai actualizando. :)

 

 

Obrigado..

 

Realmente já mandei vir os Nitratos, a ver se começo rapidamente a fertelizar com nitratos para ver se consigo resolver..

Vou baixar então o tempo de luz a ver se há alguma diferença ...

Tenho só que ver a melhor maneira de fazer a dissoluçõ dos nitratos a ver que quantidade tenho que fazer para cada ppm...

Já agora 10ppm de nitratos não é um bocado alto? .. ou é a tal maneira de 1 de po4 para 10 de nitratos? ...

 

 

Abraço..

 

 

Edit alteração

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado..

 

Realmente já mandei vir os Nitratos, a ver se começo rapidamente a fertelizar com nitratos para ver se consigo resolver..

Vou baixar então o tempo de luz a ver se há alguma diferença ...

Tenho só que ver a melhor maneira de fazer a dissoluçõ dos nitratos a ver que quantidade tenho que fazer para cada ppm...

Já agora 10ppm de nitratos não é um bocado alto? .. ou é a tal maneira de 1 de po4 para 10 de nitratos? ...

Abraço..

Edit alteração

 

Como já te disse... eu exprimentava reduizir a luz para 8 horas diárias... e acertar as ferts para no3 10ppm, po4 1ppm.

Mas tambem podes "trabalhar" com valores mais reduzidos... estilo no3 a 5ppm e po4 a 0,5 ppm.

O problema é que se te esqueçes de fertlizar... no dia a seguir arriscas um "reset" nos valores das macros.

Assim... eu prefiro... ter sempre no3 e po4 presentes do que haver um dia em que fiquem "zerados".

A dissolução dos nitratos... eu pessoalmente faço sempre na concentração de 0,5 ppm... em que 1 ml = 0,5 ppm.

Existem calculadoras na net.... mas se precisares de ajuda... e porque moramos perto... apita. :)

 

Mas para o teu aquario... com 100 litros de agua.. podes fazer assim:

-1 litro de agua(de preferencia destilada)

-80 gramas de nitratos de potassio.

 

Isto faz-te um fertlizante com a concentração de 0,5 ppm... ou seja... 10 ml de liquido... sobe os nitratos 5ppm.

20 ml de liquido... sobe os nitratos 10 ppm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse... eu exprimentava reduizir a luz para 8 horas diárias... e acertar as ferts para no3 10ppm, po4 1ppm.

Mas tambem podes "trabalhar" com valores mais reduzidos... estilo no3 a 5ppm e po4 a 0,5 ppm.

O problema é que se te esqueçes de fertlizar... no dia a seguir arriscas um "reset" nos valores das macros.

Assim... eu prefiro... ter sempre no3 e po4 presentes do que haver um dia em que fiquem "zerados".

A dissolução dos nitratos... eu pessoalmente faço sempre na concentração de 0,5 ppm... em que 1 ml = 0,5 ppm.

Existem calculadoras na net.... mas se precisares de ajuda... e porque moramos perto... apita. ;)

 

Mas para o teu aquario... com 100 litros de agua.. podes fazer assim:

-1 litro de agua(de preferencia destilada)

-80 gramas de nitratos de potassio.

 

Isto faz-te um fertlizante com a concentração de 0,5 ppm... ou seja... 10 ml de liquido... sobe os nitratos 5ppm.

20 ml de liquido... sobe os nitratos 10 ppm.

 

Obrigado, eu tenho por habito fazer as contas pela calculadora do Bloco de notas do Ivo (Aqui! )

Tenho que arranjar é uma balança mais precisa... lol.. que a minha deve de ser +100g ou - 100g de diferença... :mrgreen::cry4:

 

Tenho que ver é quantidade de consumos diarios.. para ter isso bastante em conta..

 

Obrigado a todos pelas ajudas..

 

As Blyxias..

 

 

dsc04892l.jpg

 

Uma panoramica..

 

dsc05492s.jpg

 

Vamos lá ver se levo de " vencida " a batalha das algas..

 

Obrigado a todos pelos conselhos...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse aquário tá bem fixe. Gosto imenso dessas Blixyas. Era uma planta que gostava de experimentar no meu.

Acho que está a evoluir muito bem e com um aspecto bastante agradável. Dá gosto de olhar para ele.

Em relação à foto, pena teres tirado com muita luz exterior e isso ter causado alguns reflexos....

Tenta tirar sempre as fotos com tudo apagado, de preferência de noite, e usar apenas a luz do aquário + alguma luz só para a sessão fotográfica.

 

5 Estrelas!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Martinez, obrigado pelo comentario..

 

Em relação as fotos tens toda a razão, mas tambem não tenho muito geito para fotografia... gosto mas falta me aprender muito..

As proximas irei ter esse cuidado...e tambem tenho que ver uns tais de fitro para as lentes... ah.. e comprar um tripé. lol...

 

A ver se posto mais umas fotos... com os novos habitantes.. 11 neons e 2 LDA 25 pittbul ( a ver se tenho mais sorte com os pitt :):)

 

 

Abraço...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenta tirar as fotos em modo "manual", isto se a máquina permitir, é claro. :)

11 neons e 2 "aspiradores" :)... ena ena ... agora é que essas anubias vão brilhar... :bleh:

Quero ver essas fotos. Manda vir!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenta tirar as fotos em modo "manual", isto se a máquina permitir, é claro. :)

11 neons e 2 "aspiradores" :)... ena ena ... agora é que essas anubias vão brilhar... :bleh:

Quero ver essas fotos. Manda vir!

 

Abraços.

 

 

Boas.. a maquina dá de certeza ( Nikon D40) ... eu é que acho que não sou muito geitoso p isso..

 

A ver se amanha consigo colocar mais umas fotos..

Em relação as anubias.. espero bem que sim..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com uma D40 dá para fazer o que quiseres... :) é só te dedicares um bocado às tentativas e veres o que andas a fazer.

Tenta meter em Manual, e depois faz testes com as aberturas e velocidades. Se mexeres no ISO tb ajuda. Os equilibrios de brancos também são importantes...

Mas mais importante é tirares muitas... :) e testares. Depois vais apanhando o jeito.

Aqui no fórum tens alguns artigos que acho interessantes, até para verdadeiros principiantes....

Muitas fotos que vemos nas revistas e na Net são tiradas por profissionais, com material que o comum mortal não tem... Por isso é muito dificil chegar perto das fotos que vemos, mas podemos tentar :) ehehe

Dá-lhe gás... e força no gatilho, da máquina claro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal..

 

Tenho uma duvida que gostaria de saber se alguem mais entendido me consegue ajudar..

 

Como sempre tive os nitratos baixos ( a 0 ) ,comprei fertiliznte de maneira a poder equilibrar com os fosfatos..

 

A minha duvida é a seguinte...qual é a melhor maneira de fertilizar? ... ou melhor como fazer para saber quanto terei de fertilizar, e de quanto em quanto tempo..

 

Por exemplo, coloquei durante 3 dias seguidos, 5ml que equivale a 5 ppm, mas ontem fiz os testes e os nitratos estavam perto dos 50Mg / L... :animal_fish:spammer

 

Que estarei a fazer errado ? ...Será que não estão a consumir nada? ... e terei que colocar só uma vez por semana 10 ppm?

 

Qual é a melhor maneira de saber quanto consomem?

 

Obrigado desde ja com esta questão..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estás a usar NO3 diy ??

Qual foi a dissoluçao que fizeste ??

 

Para testares os consumos faz o seguinte.

 

Fazes um reset ao aquario para zerares todos os nutrientes , fertilizas com 10ppm de NO3 e 1ppm de PO4 e 20ppm de Potassio e conferes passado um pouco com os testes para verificares se estao na validade e se tem uma precisao correcta ao que fertilizaste.

 

No dia seguinte ao fotoperiodo da iluminaçao desligar, medes o NO3 e PO4 e vez o que o aquario consumiu , se se mantiver ou tiveres a mais do que fertilizaste, tens luz ou co2 em falta ou excesso de fauna e/ou excesso de alimentaçao, tens depois que descubrir por estapas o que poderá ser.

 

Se notares que houve consumos , para evitares depois testes diarios fazes o seguite:

Tpa semanal e fertilizas consuante está aí em cima e depois repoes apenas diariamente o que o aquario te consumiu quando fizeste a experiencia

O que vai acontecer é que estás sempre a fertilizar a quantidade correcta diaria mas mantens sempre os tais 10/1 para que o aquario nao fique zerado sem nutrientes.

 

Nota : Na fertilizaçao diaria o Potassio fertiliza da seguinte maneira, por cada 1ppm de NO3 consumido repoes 2ppm de Potassio, pois já adicionaste 20ppm no acerto a seguir á tpa semanal :D

 

Convem conferir uma vez por semana o primeiro mês se a rotina se mantem correcta e necessita de alteraçoes.

 

Se tiveres possiblidades de medir tambem PH , KG e GH mete aqui os resultados da agua da reposiçao e da que está no aquario para se medir essa concentraçao de CO2 disolvida na agua e as duresas.

 

PS: Nao utilizem areias muito compactas na area de plantaçao , pois as raizes das plantas necessitao de areaçao/oxigenaçao e a areia sendo muito compacta dificulta essa tarefa.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago pela explicação...

 

Ora vamos por partes então..

 

O fertilizante é DIY..

A dissolução é de 82g para 1/2 L de agua destilada, portanto 1 ml = 1ppm ( Certo?)

 

Uma outra situação é

 

Como fazer um reset ao aqua?

O potassio não há como medir , pois não ?

Não tenho fertilizante de PO4.. nem sabia que seria necessario.. ( Tenho que comprar )

 

Em relação aos resultados da agua do aquario

 

O Ph é de 7.0

O Gh é de 9

O Kh é de 4

 

Amanha tento fazer a agua que sai da torneira..

 

Em relação a concentração de Co2 e segundo a tabela que eu utilizo ( Bloco de notas do Ivo ) , diz que tenho um bom nivel de Co2 .. apesar que não fazia mal nenhum um pouco mais, mas com Co2 caseiro torna se mais dificil..

Mas se calhar para subir um pouco mais o Co2 vou ligar menos horas a bomba de ar durante a noite, que te parece?

 

Bem, espero que não me tenha escapado nada, e desde já agradecer te por teres tanta paciencia e gosto em ajudar.

 

Obrigado

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito o aquário, só não gosto muito da areia branca. De qualquer das formas evoluiu bastante desde o dia da montagem inicial.

 

Agradeço, também, desde já ao krypticall por esta explicação sobre como fertilizar. Tive que comprar fertilizantes para ver se acabo com umas algas filamentosas que teimam em não desaparecer do meu aquário de camarões e como vou remodelar um outro aquário que tenho vou começar a fertilizar. O meu problema são os testes, o de NO3 é o da Sera e têm os valores muito espaçados, do 0 mg/l passa logo para 10 mg/l. O PO4 é da JBL e dá os valores aceitáveis entre 0,02 e 0,05 mas os valores são entre 0,5 e 1 certo? Já agora qual os valores de nitratos que sejam bons para a flora mas que não interfira com a fauna?

 

Cumprimentos.

 

 

PS. Peço desculpa ao wesley_boy por estar a utilizar o teu tópico, espero que não te importes.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Entao suponho que foi isto que fizeste correcto

82g de nitrato de potassio + 500ml de agua destilada para um aquario de 100L , se sim está correto.

 

no3diy.jpg

 

Em relaçao á concentraçao de CO2 pegando numa tabela que estava mais á mao

 

tabela.gif

 

Estás com carencias de CO2.

 

Opçoes:

 

Baixar o PH para 6.5 , aumentando o CO2 por exemplo mais uma garrafa adicional " eu usava duas garrafas de 1L no mesmo difusor "

ou baixar as duresas com uma agua mais mole para 4 a 5dgh.

 

GH 9 nao é por ai alem mas mais baixo seria melhor para tentares estabilizar o PH a 6.5

Agua engarrafada seria boa opçao se o quiseres baixar um pouco, meio por meio com a da torneira.

 

Fazer um reset ao aquario imaginemos que seria uns 70 a 80% de muda de agua , isto claro com uma agua isenta de nutrientes.

Testa tambem o NO3 e PO4 da agua da rede, pois podes estar a adicionar fertilizante e a agua da rede tambem vir carregada de Nitratos.

Numa muda de agua de grande percentagem aconcelho a repartires em duas veses , 50% de manha e ou outros 50% ao fim da tarde , só por pervençao á fauna nao estranhar mudanças bruscas de temperaturas e parametros.

 

Em relaçao a medir Potassio os testes sao muito despendiosos e dificeis de se encontar.

Mas se seguires de prencipio o que te indiquei mais acima nao terás problemas , pois é mais facil detectar e reparar uma deficiencia de Potassio que o excesso dele , e tu a fertilizares 15ppm por dia nao sei nao , a nao ser que tivesses por exe consumos de 7 a 8 ppm de NO3 diarios.

 

PO4 é muito importante tanto o fertilizante como o teste num plantado.

Todos dependem uns dos outros, havendo desniveis num deles atrofia-sse os consumos.

 

Espero ter ajudado no melhor que me consigo explicar, qualquer duvida podes perguntar por MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Vamos ver se consigo fazer tudo da melhor maneira, não é facil... mas vou estudar bem os conselhos do Tiago e tentar acertar com os niveis..

 

Já agora pela tabela que eu tinha o valor de Co2 estava correcto... :discuss_gathering::sunbathing:

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html

 

 

Em relação as quantidades foi isso mesmo... portanto por ai correcto..

E ok, já entendi a do reset.. é uma boa ideia..

E vou baixar um pouco a fertilização de Potassio enquanto não entendo os consumos..

E vou ver o fertilizante de Po4 a ver se tambem há DIY..

 

 

Francisco P., obrigado pelo comentario..e por mim não tem problema o off topic, tambem me vai ajudando a mim..

Em relação a areia, são gostos, mas para a proxima montagem não irá ser areia de silica.. lol...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco P. Na minha opiniao um aquario de camaroes quanto menos fertilizaçao levar melhor.

Um aquario de camaroes deve de ter luz media/baixa e plantas de crescimento lento e baixa manutençao.

Logo apenas 2,5ppm de NO3 0,25ppm de PO4 e 5ppm de potassio chega semanalmente e sem CO2 ;)

 

Para um aquario plantado com luz media/forte e com co2 em que nao exista expecies de fauna frageis podes seguir o metudo 10-1

como está descrito no texto que já excrevi mais acima.

 

Niveis toxicos para camaroes nao faço ideia mas para peixes acima de 80mgl de NO3 já nao começa a ser agravel á fauna.

Há casos em que aguas da rede veem com 40 a 50mgl de NO3 como o Diogo Matias , logo o metudo será compensar com os restantes macros

ou agua com menos percentagem desses nutrientes.

 

Já agora pela tabela que eu tinha o valor de Co2 estava correcto... :?:?

 

E vou baixar um pouco a fertilização de Potassio enquanto não entendo os consumos..

 

E vou ver o fertilizante de Po4 a ver se tambem há DIY..

 

As tabelas estao correctas , uma dá-te um valor de 12 e a outra de 13 , mas as concentraçoes ideais sao de 20 a 30ppm de CO2 ;)

 

O potassio nao fertilizes a olho segue uma regra , depois vais aumentando se necessario gradualmente.

Por cada 1 ppm de NO3 consumido no Aquario repoes 2 ppm de Potassio ou por cada 0,5ppm de PO4 consumido repoes 10ppm de Potassio.

Fertilizas sempre o Potassio pelo que peça o valor mais alto.

 

Sim o PO4 tambem há diy .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes feitos a agua da torneira...

 

Ph 7.5

Po4 0Mg / L

No3 0Mg / L

 

Ou seja.. a agua da torneira é boa para reposições..

Agora tenho que acertar é as doses de fertilização...

 

Deixo aqui uma fotos acabadas de tirar..

 

Novidades, só mesmo os 11 Neons e os 2 LDA 25..

E tambem retirei os fetos de Java do tronco, e replantei a Rotalla..

 

dsc11002.jpg

 

E agora a minha " Flor de Lotus" ...cada dia está maior...

 

dsc11462.jpg

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular. E teve uma evolução enorme. Vi agora a primeira foto depois de ver a última e sim senhor.

 

PS Sou capaz de tirar daqui umas ideias para o recomeço do meu este fim de semana.

 

Continua assim que está top.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular. E teve uma evolução enorme. Vi agora a primeira foto depois de ver a última e sim senhor.

 

PS Sou capaz de tirar daqui umas ideias para o recomeço do meu este fim de semana.

 

Continua assim que está top.

 

 

Obrigado pelo comentario.. :angelic008::stop:

 

Em relação a evolução, tens razão... nem eu pensei que algum dia ficasse tal como está.. Mas ainda irá fica melhor.. cheers ( digo eu ) lol..

 

Se servir para tirares ideias, para mim é bom sinal... e não tem problema..

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já não vinha aqui há uns tempos ... com férias pelo meio e tudo...

Tá porreiro. Espero que os L's se estejam a aguentar para quebrar o enguiço dos outros e que estejam a limpar a relva que tinhas.

 

Vejo muita malta por aí a dizer que as plantas não se dão na silica, mas o teu aqua parece contrariar esta situação.

 

Vou fazer uma pequena montagem com silica que já comprei, mas não vou colocar plantas :) ou pelo menos nada de especial.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.