Sun Coral Com Problemas


bcardoso

Recommended Posts

Pessoal,

 

Meu aquário esta indo para o quarto mês e tenho um sun coral a mais ou menos 1 mês.

 

Hoje pela manha reparei que a base de todos os polipos estão brancas.

 

DSC06437.JPG

 

Li muito a respeito e muitos dizem que ele gosta de pouca luz e muita correnteza, além da posição vertical ser mais confortavel para ele.

A foto abaixo é onde ele estava:

 

DSC06436.JPG

 

E nessa próxima onde pretendo coloca-lo:

 

DSC06440.JPG

 

Porêm como alimenta-los se na vertical? A comida vai cair.

O que pode ser essa mancha? Esta morrendo?

 

Meu aqua estava com amonia zerada e hoje depois de uma medição esta 0.25 nitrato e nitrito 0.5 e 1 respectivamente.

 

Viajei esse final de semana, como não tenho sistema de reposição tive uma evaporação muito grande, elevando um pouco a salinidade. Acho que agora esta controlada, repuz quase 15 litros de agua doce.

 

Alguem pode ajudar?

 

Grato

______________

Bruno Cardoso

Niterói - RJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro, vamos lá.

 

medidas: 60x30x40

luz: 2 PL 36watts

skimmer: boyu (modelo esqueci, mas é para aqua até 3000L)

circulação: better 1000l/h

substrato: areia de praia

agua: natural

TPA: 12 litros a cada 10 dias

 

não tenho sump, mandei fazer um aqua um pouquinho maior e esse vai virar sump, o outro vai ter 160L + Sump.

 

temperatura estou mantendo entre 26 e 27 graus.

 

obrigado

______________

Bruno Cardoso

Niterói - RJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, espero que agora os meus dados estejam de acordo com a politica do rofum e alguem possa dar uma luz. ;)

 

Alimentei apenas 2 vezes, li alguns tópicos e muitas pessoas nunca limentaram.

MAs estou vendo que realmente é preciso. Ontem todos os polipos comeram camarão.

 

Grato pela ajuda.

 

Abraço

______________

Bruno Cardoso

Niterói - RJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então comentar:

 

luz: 2 PL 36watts

Acho que está bem

 

skimmer: boyu (modelo esqueci, mas é para aqua até 3000L)

Esse escumador....duvido que seja para 3000l....qual é o modelo mesmo?

 

circulação: better 1000l/h

É pouca circulação. Eu colocava mais uma de 800l/h

 

substrato: areia de praia

Esta é uma péssima escolha. A areia da praia é uma fonte de silicatos, o que não é nada bom!

 

TPA: 12 litros a cada 10 dias

Eu acho melhor fazer 10lts por semana.

 

Sobre a Tubastrea, o ideal é alimentar 1 ou 2 vezes por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade Pedro, o skimmer tem bomba de 1800l e indicado para aquários até 300L, foi um zero a mais. Mais pra 72 brutos, não esta bom?

 

Quanto a circulação, vi muitos tópicos informando que essa de 1000 estaria bom, faz um movimento bom na aguá.

 

O substrato aqui no Brasil tem um bom numero de aquáristas que usam e os aquás tem vida saudavel.

 

Agora a ajuda sobre o coral que esta morrendo, motivo pelo qual abri o tópico, é só isso, alimentar? Luz, correnteza, nada?

______________

Bruno Cardoso

Niterói - RJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Tubastreas, no teu caso uma aurea, não necessitam de iluminação forte. Sendo um coral não fotossintésico, prefere locais menos iluminados. Por vezes a aparição dos polipos quando a luz acende ou quando se apaga deve-se mesmo à preferência por menos luz, estando o tempo de iluminação do aquário, quase sempre, com os polipos recolhidos.

Como não tem a alga simbiótica, zooxanthellae, a luz não serve de alimento e terá que ser alimentada à mão. É dos poucos corais que necessitam para sobreviver, enquanto que os outros é só como extra. Terá que ser alimentado pólipo a pólipo, tal como já referi.

A nível de corrente, pode estar numa zona de corrente média a forte, nunca tendo uma bomba muito perto com corrente centrada nele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva !

 

O coral é uma Dendrophyllia (que é da mesma familia).

 

Como disse o Pedro, colocar debaixo de uma rocha À sombra e alimentar 2x por semana (eu uso artemia com um pouco de Coral Frenzy).

 

Alimenta a noite e de preferencia usando uma garrafa de plastico cortada para que os peixes nao roubem a comida (os polipos ainda demoram a recolher a comida).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu aqua estava com amonia zerada e hoje depois de uma medição esta 0.25 nitrato e nitrito 0.5 e 1 respectivamente.

 

Viajei esse final de semana, como não tenho sistema de reposição tive uma evaporação muito grande, elevando um pouco a salinidade. Acho que agora esta controlada, repuz quase 15 litros de agua doce.

 

 

Bom, o Pedro Conceição que me perdoe mas desta vez tenho que estar em desacordo com ele. Sempre utilizei como referencia esta imagem, que pode estar errada e assim também eu estarei:

 

http://www.aquariumpros.ca/forums/showthread.php?t=22125

 

Se estiver certa, então concordo mais com o Membro “lionman” e será uma Dendrophyllia.

 

Sobre o Tubastrea Áurea e nomeadamente no que toca a doenças, verifica este endereço

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=195870

nomeadamente o tópico #5.

 

Quanto ao posicionamento, efectivamente na natureza penso que estão de cabeça para baixo o que evita que detritos se depositem nele. Num aquário dificulta, e muito, a sua alimentação. A minha Tubastrea Áurea à alguns anos que está no aquário da minha mãe e sempre posicionada para cima mas de tempos a tempos aperto, várias dezes, uma pipeta sobre ela para fazer sair os detritos ou abano a mão sobre ela energicamente.

Quando a comprei disseram-me que precisava de ser alimentada mas ao principio começou a “branquear” em alguns pólipos por falta de alimentação porque lhe dava artemia mas ela não a retinha. Já depois de a trazer para Coimbra e por no aquário da minha mão, “observando e aprendendo” passei a colocar “Cyclop-ezz” em pó no aquário o que tem um odor muito intenso e a faz abrir os pólipos e só depois paro as bombas de circulação para a alimentar e deixo ficar algum tempo. Depois volto a ligar as bombas.

Se houver muita comida viva no aquário talvez possa passar sem ser alimentada artificialmente mas eu não arriscava.

A minha come tudo o que apanha. Normalmente artemia, cyclops e mysis mas já experimentei camarão do hipermercado triturado e comeu (o escumador é que não gostou nada da brincadeira) e também granulado e flocos mas não recomendo estes dois últimos.

 

Quanto à situação aqui apresentada eu gostaria de alertar para o que foi referido quanto à reposição de água. Além de uma possível falta de alimentação o Membro “bcardoso” referiu que tem um aquário de 72litros, que esteve fora um fim de semana e que quando regressou teve que repor 15litros de agua doce por força da agua perdida na evaporação. Ora, imagino que uma perda de mais de 20% e ainda por cima num aquário de apenas 72l deva causar grande estrago e o aumento exagerado da salinidade deve ter prejudicado o coral e muito bem como pode ter provocado a morte de outros organismos que fez disparar os nitratos e nitritos.

 

Penso que não seja irreversível e com calma e dedicação o coral pode recuperar assim como o meu recuperou e muito bem. Normalizar os parâmetros, alimentar convenientemente e não deixar acumular detritos que nestes fica muito mais fácil de evitar do que nos Tubastrea Áurea.

 

Espero que esta informação tenha sido útil para recuperar o coral, porque adoro estes corais, gostaria de saber como ele vai evoluir.

 

E para finalizar, brincadeirinha ou não, o Roger Hughes agradece que seja feita referência a ele e ao “Ultimate Reef”

“post #9”:

#9

 

Almost forgot:

 

Polite notice

 

If directly cutting and pasting ANY section of the previous "article" into any forum, website, etc, etc. (english language based or not.... you know who you are :P ), Please reference the material to myself (Roger Hughes) AND Ultimate Reef.

 

Thank you.

 

 

por isso para quem for ver o endereço

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=195870

 

aqui fica a homenagem prestada ao autor do artigo bem como ao endereço que o mantém activo para nossa consulta

 

Pela minha parte fico a aguardar noticias sobre a evolução.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais