Sagittaria sp. "Brasilia"


Luis saleiro

Recommended Posts

Na sequência de uma breve leitura na diagonal do livro de aquascaping que a Bioaquaria está a promover, deu de caras com uma planta que penso que era perfeita para uma saida airosa de um problema que quero resolver á muito tempo, mas que por não conhecer nenhuma planta que me se enquadre, ainda não tinha conseguido.

Eis que nas ultimas páginas dou de caras com o que me parece ser o ideial.

A Sagittaria sp "Brasilia".

Mas o problema é que não acho nada em lado nehum ácerca da planta, e o Google apenas conhece uma imagem de uma planta que esteve á venda no Brasil.

 

Alguém já viu esta planta em algum lado?

Alguém faz ideia onde a posso encontrar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sagittaria sp. "Brasilia", quer dizer que é uma espécie das Sagittaria que nao souberam identificar, e que "classificaram" como uma variante Brasilia, é estranho mas muito comum fazer-se isso no meio da aquariofilia...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sagittaria sp. "Brasilia", quer dizer que é uma espécie das Sagittaria que nao souberam identificar, e que "classificaram" como uma variante Brasilia, é estranho mas muito comum fazer-se isso no meio da aquariofilia...

 

 

Ok, isso faz sentido, mas o que me faz confusão é que não acho nada ácerca da planta.

Até porque gostaria muito de a comprar.

 

Alguém já a viu no livro de Aquascaping? É bastante bonita, está entre a Cyperus helferi, e a Blyxa japónica, estou a falar de aspecto e de altura, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto?

 

http://www.flora-aquatica.com.br/ver_fotoP....php?imagem=301

 

Por acaso no meu aquário Desert tenho mesmo no meio uma planta que desconheço o nome e até parece essa hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ò Luis,

 

No Brasil é comum as pessoas colectarem as plantas e apelidarem essas mesmas plantas com o nome do sítio onde foram encontradas (rio; lagoa; Estado; cidade etc). Nesse caso presumo que tivesse sido uma Saggitaria colectada algures no estado de Brasilia (E.F.).

 

Mas eu tenho no msn o contacto de um (amigo) dos autores do livro e logo que ele "entre" pergunto-lhe.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto?

 

http://www.flora-aquatica.com.br/ver_fotoP....php?imagem=301

 

Por acaso no meu aquário Desert tenho mesmo no meio uma planta que desconheço o nome e até parece essa hehehe

 

Essa foi a unica imagem/referência que obtive da planta, e mesmo assim é como vês, uma imagem vista de cima, com pouco aspecto, de uma planta para venda (que por acaso já foi vendida).

As imagens nos aquas do livro são bastante diferentes, a planta é muito mais bonita. Espero que na realidade ela seja como as do livro...

 

Ò Luis,

 

No Brasil é comum as pessoas colectarem as plantas e apelidarem essas mesmas plantas com o nome do sítio onde foram encontradas (rio; lagoa; Estado; cidade etc). Nesse caso presumo que tivesse sido uma Saggitaria colectada algures no estado de Brasilia (E.F.).

 

Mas eu tenho no msn o contacto de um (amigo) dos autores do livro e logo que ele "entre" pergunto-lhe.

 

Isso era formidável!

Fico á espera então de deslindar este "mini-mistério".

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim...

A planta foi inicialmente colectado por um amigo (joão Paulo de Ribeirão) que colectou 2 plantas a manteve e a multiplicou.

 

Depois passou-a a um conhecido criador de plantas Brasileiro (o grande amigo Sr Wagner) que a multiplicou e comercializou ás lojas.

 

No momento apenas existem alguma em aquários de colecionadores e "uma aqui e ali" numa ou noutra loja.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim...

A planta foi inicialmente colectado por um amigo (joão Paulo de Ribeirão) que colectou 2 plantas a manteve e a multiplicou.

 

Depois passou-a a um conhecido criador de plantas Brasileiro (o grande amigo Sr Wagner) que a multiplicou e comercializou ás lojas.

 

No momento apenas existem alguma em aquários de colecionadores e "uma aqui e ali" numa ou noutra loja.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Que sorte a minha... :shocked028:

Resta-me esperar que a planta chegue a Portugal. Esperemos que não demore muito, porque acho que tem muito potencial nas montagens. Por acaso esse teu amigo Sr Wagner não faz ou vai fazer alguma importação para alguma loja nacional? Não deve, senão já teriamos ouvido falar da planta, não é? É pena...

Mas ajudas-te muito na compreensão disto, obrigado vitorhugof, fico-te agradecido por teres falado com os teu pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais