Dimidiochromis Compressiceps-será tão agressivo como dizem ?


antonio  silva

Recommended Posts

Boas, :roll:

peço informação sobre o comportamento desta (lindissima ) espécie,

pois as informações que disponho são contraditórias .

Será que que o meu aquario 300 litros, com copadichromis, protomelas

e nimbochromis fuscoteanus (todos jovens ) pode comportar alguns destes exemplares?

Comprimentos:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi o Dimidiochromis é um predador...

 

Ele vai atacar os teus juvenis e todos os peixes pequenos e comê-los.

Não me parece que os companheiros de aquário se sintam muito bem com um bicho destes à sua volta.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

Tenho feito algumas pesquisas sobre a espécie,

uns artigos como este que me indicas-te dizem ,que ele pode conviver com outros "Utakas" (classe aque pertencem os meus Malawi),

outros artigos porém dizem que ele é um "eye biter", ou seja, arranca os olhos dos outros peixes, ouve lojistas que me disseram que o D.Compressiceps mutila e mata todos os outros malawi, porém já ouvi

" os meus já são adultos e nunca mataram nada! ".

Enfim... Grande confusão!

De qualquer forma, obrigado pela dica :roll:

Agradeço opiniões.

Comps.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ele pode conviver com outros utakas desde que não lhe caibam na boca :roll:

Lembra-te que é um peixe que atinge 20 a 25cm em adulto e vai mesmo atacar os outros.

E quando houver alevins ele vai de certeza tentar comer todos os que puder, o que provocará algum stress desnecessário.

 

Todos os sites que vi sobre esta espécie alertam para o facto de ele atacar os outros peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

até hoje creio que so vi esse animal uma vez. Havia 2 exemplares num aquario num restaurante. Nesse mesmo aquario viviam mais uns 20 outros peixes, alguns isolados, outros em cardume.

 

Como jantei ao lado do dito aquario, apercebi-me que o território ficou dividido em dois, e que se algum membro de um cardume se aproximava da outra metade, o compressiceps 'invadido' dava-lhe uma corrida dali para fora. Os compressiceps não tinham contacto um com o outro, mas mantinham a ordem :roll:

 

O aquário tinha 3 metros de comprimento, medido a olhómetro :wink:

de memória também, os outros habitantes eram:

http://aquahobby.com/gallery/bgfreiberg.html

http://aquahobby.com/gallery/bgliving.html (o tal de cardume, era o mais comum neste aquario)

http://aquahobby.com/gallery/bgjulie1.html

http://aquahobby.com/gallery/bgsocolofi.html (nao tenho a certeza, creio qe seria algo mais pálido que este)

e havia um pleco ou dois.

 

abraço

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Eu ja tive um com 15 centimetros(macho)EXPETACULAR,azulao e mantinha-o com zebras,caeruleus,auratos,lombardois era um peixe muito calmo até as vezes era corrido do territorios dos zebras,agora se ele é predador sim mas na natureza.Se ele for habiatuado a comer granulado,flocos congelada etc,penso que nao haverá problemas o meu tive lá desde o principio e nunca comeu nenhum pa boca que ele tinha :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais agradeço os vossos exclarecimentos,

Quanto ao que referiu o Darius em relação a ele comer todos os peixes mais pequenos e alevins já tem concorrentes no meu aquário :

Os N. fuscoteanus e o placidochromis... è que aos contrário dos mbunas

quase todos os "utakas " são carnivoros e predadores o que torna quase inpossivel os alevins vingarem, assim vou ter aquários de criação,

para colocar as femeâs quando elas tiverem os ovos na boca, de qualquer forma todos os meus peixes quando adultos vão ter no minimo 15 cm acho que não lhe cabem na boca...

A minha maior dúvida e saber se ele mutila , e persegue os outros peixes

(causa stress).

Mais informaçoes e experiencias com este "menino" são benvindas.

Comprimentos :

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais