discu ficou negro!!!!!


mfaria

Recommended Posts

Se fizeste uma tpa certificaste qe os valores da agua do aquario eram iguias aos da agua nova ....

 

Dica nunca se deve meter agua da torneira directamente nu aquario ...

 

Pode ter varias causas mas era melhor e maais facil de perceber se postasses us ultimus acontecimentOs desde a uma semanda pra ca ...

 

Pode ser do pH

 

Pode ser um simples stresse

 

Um peixe a incomudalo ...

 

 

Relata us ultimus acontecimentOs para nos te pudermos ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou parasitas...

 

Já me aconteceu.

 

É preciso é identificar se são internos ou externos.

 

Nada na vertical? Barbatanas abertas ou fechadas? Excesso de muco no corpo? quando o alimentas ele come? qual a alimentação?

 

Penso que o facto de fazeres TPA's so é bom para eles. Mesmo que seja um PH diferente em principio não vai fazer variar o mesmo substancialmente. Mas é uma questão de medires!

 

Boa sorte e as melhoras.

 

Se puderes coloca umas fotos. Pode ser que ajude!

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antenção que deves de ter

o ph baixo o teu disco deveria de estar

num aquario em que o ph esta-va tipo 6.9 ou 7.0

e poem ja agua nos garrafoes e mede o ph

deixa repouso e poem ok

poem a temperatura a 29graus ok

onde compraste o discu pergunta a quanto tinha lá o ph

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ;) ,

Vou tentar responder a todos, entao e assim.

Faço tpa`s varias vezes por semana +/- 3 uns 20% (aqua 250 l) o ph da torneira anda nos 6.5 a 6.8, mas penso que não e por isso que ele esta assim tenho outros e não ficam assim.

Ontem a noite aconteceu uma coisa estranha ele estava preto e de um momento par ao outro ficou novamente amarelo (cor infantil) hoje de manha la estava ele novamente preto penso que ele é um camalião eheheh :alberteinstein::wacko: .

Alimentação dou flocos, papa cazeira e comida normal tipo folhinhas de cores.

Na questão se ele nada na vertical pois bem aí e que esta o meu maior medo ele por vezes nada de lado e quando se cruza com outro discu treme muito tipo cheio de stress.

Tem outro pormenor que notei ontem ele gosta de se esfregar nas plantas tipo (poe-se de lado e da uma arrancada lateral sobre a folha da planta)

Agora se ele tem muito muco ou não tambem nao sei ver isso muito bem... :(

Obrigado a todos pela vossa ajuda, mas se me puderem ajudar a compreender o que se esta passando agradecia.

Cumprimentos

Marco Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Mfaria, peço-te desculpa pela intromissão, mas tenho problema semelhante e achei por bem aqui postar a minha aflição, uma vez que temos sintomas semelhantes e assim futuramente users que tenham estes problemas sempre poderão consultar e ler este tópico afim de descobrir soluções, em vez de andarem a pesquisar vários tópicos que não ajuda nada.

No entanto se tiveres em desacordo, retiro imediatamente, e abro outro.

 

Assim:

 

 

Tenho um problema para o qual apelo aos users do fórum que são possuidores de discus que me possam aconselhar uma vez que asneira já eu fiz e só me resta remediar dentro possível.

É o seguinte:

 

Durante o passado sábado após ter visitado um criador de discus por outro assunto, a minha esposa apaixonou-se por um deles e desde logo me fez uma pressão incrível para o comprar, sabendo todos com podem ser persuasivas, acabei por aceder e fui buscá-lo ontem, sabendo de ante mão que o animal em questão é um animal de cardume e que deveria comprar no mínimo 2, nunca pensei que iria fazer tanto mal, como a pessoa em questão é um criador de discus e me afiançou que poderia levar só 1 e que não faria mal.

Acabei por levá-lo.

 

Acontece que hoje o discu estava ligeiramente escuro, a um canto do aquário lá de vez em quando mostra.

Ontem ainda “picou” um pouco do granulado da Sera, mas também se apresentava ligeiramente escuro.

Agora que já vi a m***da que fiz, apelo aos mais experientes que me possam aconselhar e dar dicas a minorar o problema que tenho.

 

Discu veio de:

 

Agua com Ph 6,7.

Temperatura: 24~25º.

 

 

Setup do meu aquário.

 

255 litros brutos.

~230 litros reais.

Varias plantas:

Anubia Ana

Sagittarias

Musgo java.

E outras 2 que não sei o nome.

Tronco madeira.

Fauna:

3 platis – 2 femea e 1 macho.

1 betta.

1 coridora

1 botia palhaço.

Areão do rio.

2 lampadas t8 de 54 w.

Temperatura: 25º

2 Filtros.

-Sun Sun hb 303 , até 1400 l/h com UV , 2 cesto com esponja filtrante e o outro com turfa granulada da Sera.

- Biobox 2 com esponja filtrante, carbono activo, esponja filtrante e turfa.

Amónia-0,5 mg/l

Nitritos- <0,1 mg/l

Nitratos- 0 mg/l.

PH- 7.

Temperatura: 25º

 

Desde já grato por toda a informação e concelhos que me possam fornecer,

Cumprimentos,

Jsb

 

P.S.- Peço desculpa pelo testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :) ,

Vou tentar responder a todos, entao e assim.

Faço tpa`s varias vezes por semana +/- 3 uns 20% (aqua 250 l) o ph da torneira anda nos 6.5 a 6.8, mas penso que não e por isso que ele esta assim tenho outros e não ficam assim.

Ontem a noite aconteceu uma coisa estranha ele estava preto e de um momento par ao outro ficou novamente amarelo (cor infantil) hoje de manha la estava ele novamente preto penso que ele é um camalião eheheh :wacko::wacko: .

Alimentação dou flocos, papa cazeira e comida normal tipo folhinhas de cores.

Na questão se ele nada na vertical pois bem aí e que esta o meu maior medo ele por vezes nada de lado e quando se cruza com outro discu treme muito tipo cheio de stress.

Tem outro pormenor que notei ontem ele gosta de se esfregar nas plantas tipo (poe-se de lado e da uma arrancada lateral sobre a folha da planta)

Agora se ele tem muito muco ou não tambem nao sei ver isso muito bem... :eusathink:

Obrigado a todos pela vossa ajuda, mas se me puderem ajudar a compreender o que se esta passando agradecia.

Cumprimentos

Marco Faria

 

Marco, se ele se coça na decoração parece ser parasitas externos. Tive o mesmo problema com os meus quando chegaram ao aquário. Quanto mais rápido actuares, melhor.

 

Faz o que o membro Carlos aconselhou. Esha2000. Sobe a temperatura do aquário para uns 30º e aumenta a oxigenação.

 

Boa sorte.

 

 

Discu veio de:

 

Agua com Ph 6,7.

Temperatura: 24~25º.

 

 

Setup do meu aquário.

 

255 litros brutos.

~230 litros reais.

Varias plantas:

Anubia Ana

Sagittarias

Musgo java.

E outras 2 que não sei o nome.

Tronco madeira.

Fauna:

3 platis – 2 femea e 1 macho.

1 betta.

1 coridora

1 botia palhaço.

Areão do rio.

2 lampadas t8 de 54 w.

Temperatura: 25º

2 Filtros.

-Sun Sun hb 303 , até 1400 l/h com UV , 2 cesto com esponja filtrante e o outro com turfa granulada da Sera.

- Biobox 2 com esponja filtrante, carbono activo, esponja filtrante e turfa.

Amónia-0,5 mg/l

Nitritos- <0,1 mg/l

Nitratos- 0 mg/l.

PH- 7.

Temperatura: 25º

 

Desde já grato por toda a informação e concelhos que me possam fornecer,

Cumprimentos,

Jsb

 

Suba temperatura para uns 29º. Os outros peixes não irão sentir.

O facto de ele andar escuro pode ser por parasitas internos ou externos, como pode muito bem ser por ainda se estar a ambientar ao aquário. Pelo menos é a minha opinião. Não sou um grande entendido, mas pelo muito que tenho lido e aprendido aqui pelo foram acho que não vale a pena stressar. Mais tarde junta outro discu.

 

Outra coisa, quanto tempo tem o aquário? já tinha o ciclo feito? pergunto porque para 255l ainda tem poucas espécies!

 

O seu PH está próximo dos 7? tem sorte!! porque o meu anda nos 8... :)

 

Boa sorte.

Jorge

 

PS: Podem dar um salto no meu tópico porque passei por algo identico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos...

Já vou no quarto dia de tratamento com esha 2000 e esha exit, eles apresentam umas pequenas melhorias já não se coçam tanto, mas ainda continuam bastante escuros perderam a sua cor.

O tratamento deveria ser feito apenas por tres dias ja vou no quarto e pretendo aplicar mais um amanha a ver se eles melhoram...

Vamos ver se resulta apos o tratamento vou descansar tres dias sem medicação e se nao houver melhorias vou voltas a atacar...

Agora a todos os que ja passaram ou que estao a passar por uma dessas desejo-vos a todos a maior das sortes porque pelo que ja vi isso não é nda facil...

Por acaso se alguem passou por uma experiencia dessas e se os tratamentos resultaram era muito bom que descreve-se aqui todos os passos e que tipo de medicação usou.

A todos a meu obrigado quando houver mais noticias vou relatando.

 

P.S. - Caro JSB não há crise estamos aqui para nos ajudar uns aos outros!

 

Cumprimentos

Marco Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Mfaria, peço-te desculpa pela intromissão, mas tenho problema semelhante e achei por bem aqui postar a minha aflição, uma vez que temos sintomas semelhantes e assim futuramente users que tenham estes problemas sempre poderão consultar e ler este tópico afim de descobrir soluções, em vez de andarem a pesquisar vários tópicos que não ajuda nada.

No entanto se tiveres em desacordo, retiro imediatamente, e abro outro.

 

Assim:

 

 

Tenho um problema para o qual apelo aos users do fórum que são possuidores de discus que me possam aconselhar uma vez que asneira já eu fiz e só me resta remediar dentro possível.

É o seguinte:

 

Durante o passado sábado após ter visitado um criador de discus por outro assunto, a minha esposa apaixonou-se por um deles e desde logo me fez uma pressão incrível para o comprar, sabendo todos com podem ser persuasivas, acabei por aceder e fui buscá-lo ontem, sabendo de ante mão que o animal em questão é um animal de cardume e que deveria comprar no mínimo 2, nunca pensei que iria fazer tanto mal, como a pessoa em questão é um criador de discus e me afiançou que poderia levar só 1 e que não faria mal.

Acabei por levá-lo.

 

Acontece que hoje o discu estava ligeiramente escuro, a um canto do aquário lá de vez em quando mostra.

Ontem ainda “picou” um pouco do granulado da Sera, mas também se apresentava ligeiramente escuro.

Agora que já vi a m***da que fiz, apelo aos mais experientes que me possam aconselhar e dar dicas a minorar o problema que tenho.

 

Discu veio de:

 

Agua com Ph 6,7.

Temperatura: 24~25º.

 

 

Setup do meu aquário.

 

255 litros brutos.

~230 litros reais.

Varias plantas:

Anubia Ana

Sagittarias

Musgo java.

E outras 2 que não sei o nome.

Tronco madeira.

Fauna:

3 platis – 2 femea e 1 macho.

1 betta.

1 coridora

1 botia palhaço.

Areão do rio.

2 lampadas t8 de 54 w.

Temperatura: 25º

2 Filtros.

-Sun Sun hb 303 , até 1400 l/h com UV , 2 cesto com esponja filtrante e o outro com turfa granulada da Sera.

- Biobox 2 com esponja filtrante, carbono activo, esponja filtrante e turfa.

Amónia-0,5 mg/l

Nitritos- <0,1 mg/l

Nitratos- 0 mg/l.

PH- 7.

Temperatura: 25º

 

Desde já grato por toda a informação e concelhos que me possam fornecer,

Cumprimentos,

Jsb

 

P.S.- Peço desculpa pelo testamento.

 

Viva. Boa noite.

Se me permites, acho que o teu problema esta mesmo na temperatura do aqua. Para um disco a temp deveria estar no minimo em 28 graus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos...

Já vou no quarto dia de tratamento com esha 2000 e esha exit, eles apresentam umas pequenas melhorias já não se coçam tanto, mas ainda continuam bastante escuros perderam a sua cor.

O tratamento deveria ser feito apenas por tres dias ja vou no quarto e pretendo aplicar mais um amanha a ver se eles melhoram...

Vamos ver se resulta apos o tratamento vou descansar tres dias sem medicação e se nao houver melhorias vou voltas a atacar...

Agora a todos os que ja passaram ou que estao a passar por uma dessas desejo-vos a todos a maior das sortes porque pelo que ja vi isso não é nda facil...

Por acaso se alguem passou por uma experiencia dessas e se os tratamentos resultaram era muito bom que descreve-se aqui todos os passos e que tipo de medicação usou.

A todos a meu obrigado quando houver mais noticias vou relatando.

 

P.S. - Caro JSB não há crise estamos aqui para nos ajudar uns aos outros!

 

Cumprimentos

Marco Faria

 

 

Ora viva Marco.

Só hoje pude entrar aqui, pois tenho tido imenso trabalho, e nem um minuto tenho tido para vir ao forum.

Conforme te falei, pessoalmente, sobe a temperatura para 29º-30ºC. Não tenhas receio que eles aguentam.

Dá um descanso no esha2000 e aplica o azul de metileno que te dei.

Depois fazes uma boa TPA de 30 a 50%.

Cuidado com os parâmetos da agua....temperatura e PH igual !!!

Porque isso de medir a temperatura da agua com os dedos ....não é la muito aconselhavel...os dedos não são termómetros ;)

Mantém o PH entre os 6.8 e os 7.0, era esse o valor em que os tinha cá em casa.

Qualquer coisa apita.

 

Abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Boa noite.

Se me permites, acho que o teu problema esta mesmo na temperatura do aqua. Para um disco a temp deveria estar no minimo em 28 graus...

 

 

Concordo com o que a meninamaria disse...discos em 24ºC é morte anunciada.

E quanto antes mais uns disquitos para fazerem companhia ao solitário ;)

 

Um abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado Carlos os dedos deixaram de ser termometros lololol comprei o termometro digital para as tpas e o Ph está dentro desses valores verifico antes.

Agora boa noticia :P

Discus ja apresentam melhorias :) apenas um que ainda esta um bocado combalido :P;-) .

Uma grande ajuda apos toda a fase de tratamento (esha2000, esha exit, azul metilenio) foi sem duvida milagroso utilizei ESHA OPTIMA e de um dia para o outro até começaram a comer as cores começam a voltar nadam direitos ja quase que nao se coçam.

Agora gostava de saber se apos estarem todos de boas saude se devo aplicar mais um tratamento de esha 2000 so para ter a certeza que os fungos desapareceram?

Mas infelizmente este episodio fez-me perder 3 dos meus discus ( 1 solid red e 2 marlboro) :sad2::sad2::P

Obrigado a todos

Cumprimentos

Marco Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco

So agora reparei neste topico...

Reparas-te alguma vez na cor das feses dos bichos?

Quanto a temperatura da agua podes mante-la nos 26/27º,desde que tenhas uma resistencia que recupere rapido...

 

sabendo de ante mão que o animal em questão é um animal de cardume e que deveria comprar no mínimo 2, nunca pensei que iria fazer tanto mal, como a pessoa em questão é um criador de discus e me afiançou que poderia levar só 1 e que não faria mal.

Acabei por levá-lo.

Ola Jsb

Desde ja quero-te cumprimentar por seres meu vizinho...

Quanto ao resto em questão,não me parece que a causa dele estar escuro seja por estar sozinho,mas sim porque os discus são um pouco timidos ate se ambientarem,o escurecer e uma questão de autodefesa (salvo esteja doente),mas na certa que 2 ou 3 dias depois vais ver que fica bem...tambem no que toca a cardume, não eram 2 que resolverião o problema...ja tive um discu sozinho uns meses e não se passou nada...a tua preocupação vai ser quando quizeres meter mais, ai sim a coisa vai ferver...

Por agora aconselho-te a teres calma e paciencia e alguma dedicação, e vais ver que rapidamente ele vai perceber quem és...

Posso-te dizer que fui buscar 2 discus no passado sabado,para juntar aos 3 que tinha e para que saibas,faz uma semana que lhes ando a por a comida na boca,sim na boca...os outros ainda não cederam um centimetro que seja do aquario para estes 2,mas a coisa vai com calma, mas vai...por isso muita calma...

 

Ps:quando das de comer poucos minutos depois ele defecta...por isso aconselho que dês uma olhadela nas feses ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz uma semana que lhes ando a por a comida na boca,sim na boca...os outros ainda não cederam um centimetro que seja do aquario para estes 2,mas a coisa vai com calma, mas vai...por isso muita calma...

 

Ps:quando das de comer poucos minutos depois ele defecta...por isso aconselho que dês uma olhadela nas feses ;)

 

 

eu tambem estava a ficar preocupado pois o meu disco não come ha 2 dias e hj no terceiro dia fiquei bastante contente por passados varios minutos ve lo dar uma trinca num tronco onde estava artemia,tenho observado de longe pois ele ainda esta muito timido e na loja onde o comprei estava num aqua. lastimavel que n resisti em "salvar" o pobre animal. agora estou a juntar uns trocos para ir buscar o outro que estava com ele que tambem n estava em muito bom estado com uma respiração muito acelarada.

Acho um crime lojas de animais(nestas condições,claro!) que vendem este tipo de peixes mas enfim...

 

 

forte abraço

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola fuzi

 

"faz uma semana que lhes ando a por a comida na boca"

 

Foi um modo expressivo que utilizei...mas caso fosse preciso tambem o fazia...

O que quiz dizer, é que para eles conseguirem comer descansados,tenho de ter alguma paciencia...quanto chega a hora da comida eles vem logo (todos),mas estes 2 mais recentes são corridos pelos 3 mais antigos...então deito comida num canto do aquario para os 3 irem para la comer e estarem entretidos, vou deitando pouquinha comida ao pe dos outros 2,e eles vão comendo nas calmas ate os outros 3 se lembrarem deles,quando isso acontece vou protegendo os outros 2 ate eles estarem bem alimentados...este processo demora uma meia hora...daqui por mais uns dias, quando os 2 começarem-se a impor aos outros 3 vou deixando aos poucos de fazer isto...não me importo de o fazer porque me dá um grande gozo...

 

A tecnica usada é a Calma e Paciência...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

ok estou esclarecido muito obrigado .o meu neste momento acha + piada em dar umas trincas nas rochas e nos troncos do que propriamente na artemia que lhe passa em frente aos olhos lol.Espero que vá ficando mais á vontade com o tempo.

 

forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...