Filtragem e Aquecimento de 450L


Recommended Posts

Na continuação do projecto para o meu aquario novo, e depois de pensar e estudar o caso, decidi alterar as dimensões. O Aquário que iria albergar uma Raia Motoro pequena, outro habitantes teria cerca de 350L (175x45x45), mas depois de pensar e estudar o assunto e estando limitado a 50cm de largura, queria de aumentar o volume e espaço disponível. As dimensões serão 200x50x45 ou seja 450L brutos. A altura,ão será a maior preocupação, mas sim a área e como tal não podendo aumentar a largura decidi pelo comprimento.

 

A questão que tenho agora para resolver é a filtragem e aquecimento.

 

Para filtrar correctamente um aquário com raia ou raias julgo que o ideal será cerca de 5x ou seja perto dos 2100L/h. As duas opções que estou a considerar são:

 

Eheim 2080 professional 2080 - 1700L/h

2xEheim 2071 - 2x950l/h

 

Em termos de valores os dois dão o mesmo ou seja perto de 280€ (Aquaristik)

 

Para aquecer o aquario e sendo que as raias são sensíveis aos toques no termostato estava a pensar nos Hydor Externos e caso compre 2x2071 poderia optar por 2x Hydoe EHT de 200w

 

Só para completar a informação, o aquario não vai ser densamente plantado, tenho apenas uma área com cerca de 50-60 x 50 de tronco e plantas para albergar outros peixes, como Ancistrus e BGK.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, andei a pesquisa e a dúvida aumenta em relação aos filtros, pois parece-me que 2 filtros será melhor solução, ainda por cima com 2 termos 1 em cada filtro.

 

mas a pesquisa de filtros deu-me estas soluções:

 

1 Filtro:

Eheim PII 2080 12L MF 1700L/H 279€

Eheim PIIIe 2078 - 8L MF 1850L/h 279€

Eheim Classic 2260 18L MF 1900L/H 250€

 

 

 

2 Filtros:

 

Eheim PIIIe 2075 6L materias filtrantes 1250L/H 139 € x 2 = 278€

Eheim Classic 2217 6L MF 1000L/H - 89.95 x 2 = 180€

 

Filtros com termoestato julgo não fazerem sentido usando os Hydor, até porque tal como nas impressoras multifunções se pifa, lá vai tudo de qualquer modo 2 Hydor 200w 30€x2 parece-me mais do que razoável 60€ para 400w de aquecimento externo.

Editado por fkessler

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres dois filtros a tua opção é

Eheim PIIIe 2075 6L materias filtrantes 1250L/H 139 € x 2 = 278€

visto que o outro só faz 100 L/h ou faz 1000 ??

1-Nano c\ 1 betta, 2 cory, 4 tetra neons e 6 guppies

2- Aqua 60L a caminho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida é sobre 1 ou 2 filtros e qual escolher.

 

O Eheim Classic 2217 faz 1000L/H e não 100.

 

Relativamente as sofisticações dos Eheim 3e, não sei se fazem assim tanta falta, tenho eheim classic e não tenho razão de queixa, no entanto o facto de os classic ser tudo ao molho dentro do copo é pior solução que nos outros onde existem separações.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para acrescentar mais alguns dados da minha pesquisa e ideias.

 

Tenho uma folha de calculo para me dar valores aproximados consoante as dimensões do aquario e assim sendo que as medidas são 200x50x45 o que corresponde a 450L Brutos, com 6cm de subtrato em média temos um volume de subtrato de 60L ou seja um volume de água de 390L, O que quer dizer que a 5x o volume em caudal me dá 1950L/H.

 

Fui confirmar o preço dos termosestatos externos e vou para 2 Hydor de 300w em vez de 200w, pois caso falhe um sempre fico com 3/4 da potencia necessária e a diferença de preço não chega a 6€ no total.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para acrescentar mais alguns dados da minha pesquisa e ideias.

 

Tenho uma folha de calculo para me dar valores aproximados consoante as dimensões do aquário e assim sendo que as medidas são 200x50x45 o que corresponde a 450L Brutos, com 6cm de substrato em média temos um volume de substrato de 60L ou seja um volume de água de 390L, O que quer dizer que a 5x o volume em caudal me dá 1950L/H.

 

Fui confirmar o preço dos termosestatos externos e vou para 2 Hydor de 300w em vez de 200w, pois caso falhe um sempre fico com 3/4 da potencia necessária e a diferença de preço não chega a 6€ no total.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 filtros é sempre melhor que um só, sempre dá pra num ser filtragem mecanica e no outro biológica! Quanto à potência deles, isso terás de ver quais os requesitos da fauna que pretendes! Se tiveres duvidas nos requesitos da raia fala com o Severum , que ele é que sabe dessas coisas! :)

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.