Nuno_Gomes

Membro
  • #Conteúdo

    29
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Spain

Tudo publicado por Nuno_Gomes

  1. Pois, com moonlight já encontrei algumas coisas interessantes, obrigado.
  2. Olá pessoal, precisava de uma ajuda para um DIY, queria fazer uma calha de led´s para simular luz nocturna no aquário, o meu aquário tem 60/30/35 e não sei por onde começar, alguém tem alguma ideia dos detalhes a que devo ter atenção? É que nem encontro nada parecido no forúm.
  3. Eu não percebo muito mas penso que se pode jogar com esses valores tendo em atenção à altura da coluna de àgua e o tipo de plantas que queres pôr no aquàrio. Acho melhor primeiro veres que plantas queres e que tipo de peixes vais pôr para depois tomares a melhor decisão. Uma calha nova com duas lampadas da sensen fica-te perto dos 100 euros, varia com a lampada que quiseres. Eu se fosse a ti escolhia os peixes e ia até a secção de plantas do forum ler um pouco.
  4. Uma pergunta que pode parecer estúpida mas cá vai. O silicone para aquários também inclui fungicida, para não se desfazer com a àgua ou não? É que eu ponho silicone com fungicida nas arestas da minha janela senão fica preto com as humidades e desfaz-se.
  5. Se queres dois filtros a tua opção é Eheim PIIIe 2075 6L materias filtrantes 1250L/H 139 € x 2 = 278€ visto que o outro só faz 100 L/h ou faz 1000 ??
  6. Peixes ainda não, está a ciclar.
  7. Não querendo cair em enganos mas penso que isso só te safava se também tivesses um filtro já com bactérias e não tencionasses pôr plantas no aquário.
  8. ´´ todos os peixes que morreram no meu aquário (os que já disse e mais 2 escalares e um betta combatente) morrem sempre dos mesmos sintomas, virados de lado no fundo do areão com as brânquias vermelhas e a respirar a uma velocidade enorme, a "ofegar" por assim dizer. Os escalares rodopiavam também. '' Quanto a isto parece-me falta de oxigénio no aquário. O filtro parece o adequado ao aquário mas não o terás no mínimo? As plantas não estão muito grandes e a consumir muito oxigénio à noite? O aquário é fechado ou aberto no topo?
  9. '' Olá eu tenho fundo azul escuro, eu queria azul claro, mas o papel atrás do vidro deu-lhe uma tonalidade mais escura e esquisita, então comprei cartolina azul escura e ficou quase preto, mas está muito bonito, eu colei a minha cartolina na parede por trás do aquário, pois sempre que o abria a água escorria e ficava com a cartolina manchada. ´´ - Tânia Pois é Tânia, nem me tinha lembrado dessa parte da àgua poder escorrer, se calhar vou tentar com papel daquele que parece de embrulhar rebuçados... em tons azul escuro e tal... tenho de ver bem isso. Em resposta ao hugo feio e a T.Encarnação, cito-me : ´´ No fundo tenho também alguma riccia fluitans e devo acrescentar algumas plantas não naturais para completar o layout enquanto não compro mais plantas naturais. ´´ Temos de evoluir aos poucos - vou tentar umas anúbias e fetos que não necessitam de substrato pois alimentam-se pelas folhas a ver o resultado, mas tenho de ir devagar porque ao mesmo tempo vou preparar um aquário para criação de Killies a ver no que dá isso. Quanto ao CO2 estou a investigar o caseiro e as necessidades de CO2 da riccia para ver como vou fazer.
  10. Ok, fico a aguardar mais opiniões, já agora, como é que voçês prendem a cartolina? colam? ou usam outro método?
  11. Ainda faltam algumas coisas para terminar o layout mas a simetria é só para poder controlar o crescimento da riccia. Pelo meio ainda vou pôr uns refúgios para os peixes. Quanto à cartolina de fundo, aconselham mesmo preto? eu estava a pensar num azul para não escurecer tanto o aquário.
  12. Olá pessoal, Depois de instalado o bichinho da aquariofilia mostro-vos o meu segundo aquário este de 60L Medidas: 60*35*30 Calha de iluminação 2 T5 15w - 1 branca e 1 laranja Filtro Eheim para aquários até 75L faz 350L/H Termoestáto Visitherm - 100w No fundo estou a usar 2 tipos de areão - 1 fino que comprei a vulso na Naturline e um mais grosso tipo fundo de rio que já tinha. No fundo tenho também alguma riccia fluitans e devo acrescentar algumas plantas não naturais para completar o layout enquanto não compro mais plantas naturais. O aquário está neste momento a ciclar e entretanto aguardo comentários vossos. As medições da àgua posto assim que as medir mas no outro aquário tenho o pH a 7.0 constante.
  13. então adicionem-me na lista: Nick: Nuno_Gomes Nome - Nuno Gomes Residente - Carcavelos 20L - Comunitário 60L - A começar agora
  14. Bom, a ideia é ter só um casal para procriar e tentar depois fazer uma maternidade, o filtro é regulavel para metade da potência e penso que quanto à iluminação, uma vez que vou ter de arranjar uma tampa para o aquário posso tentar forrar a tanta com um papel semi-transparente para tentar baixar a iluminação. Obrigado pelas dicas.
  15. Olá pessoal dos Killis, tenho estado a informar-me sobre estes peixes e estou tentado a aderir à APK e começar a criação de Killis, tenho um aquário vazio com 35*25*25, 11w de potência na iluminação e um filtro que debita 300L/H da sunsun. Neste momento está com alguns peixes que vou passar para um outro aquário, acham que este aquário serve para a criação dos killis? Alguma alteração?
  16. Obrigado William, era mesmo isso que eu procurava. Obrigado pela ajuda.
  17. Peço que eu vi nos videos, enches o aquario mais pequeno ao maximo e colocas o maior por cima, depois viras os dois ao contrário e começas logo a encher o outro, conforme fores enchendo, vais subindo o mais pequeno, Ou, se estiveres a fazer um de principio, arranjas um mais pequeno que não tenha nem tampa nem vidor de fundo, vais e enches primeiro só por fora, de seguida enches todo por dentro, tapas e vedas. depois, com a ajuda de alguém vais puxando o aqua mais pequeno para cima e pondo àgua no aqua maior para garantires a mesma pressão nas colunas de àgua. Ps:. Atenção às perdas de àgua no aquário.
  18. Obrigado pelas dicas Jorge mas nenhuma resultou. Adicionei o formulário de pesquisa nos meus favoritos para referências futuras, mas nenhuma das hipóteses ajudou. A pesquisa só retornou calhas de iluminação e o post que mostraste serviu-me para ficar com a ideia de fazer um fundo parecido. Estava muito fixe. Mas o que eu pretendia mesmo era uma calha para o fundo do aquário, a ideia é fazer alguma altura no fundo para colocar a oxigenação melhor distribuida e o tubo do filtro para puxar porcaria.
  19. Nuno_Gomes

    LUZ

    Peço desculpa mas tenho de esclarecer uma coisa aqui. Os 28w são a potência que a lampada tem e traduz-se simplesmente no gasto da mesma em energia electrica. O que se aproveita das lampadas nos aquários é a quantidade de luz que se mede em lumens, ao colocar reflectores estás a aumentar a quantidade de lumens a serem dirigidos para a àgua porque os 28w estás sempre a gastar, é o consumo da lampada em potência ( não é inteiramente correcto dizer-se assim mas penso que é a melhor forma de vos explicar isto ). Até podias fazer uma calha de Diodos com uma potência muito mais baixa que isso e conseguir melhor iluminação que nessas lampadas.
  20. Olá a todos, Alguém sabe onde posso encontrar daquelas calhas em plástico de pôr no fundo do aquário que costumavam vir antigamente nos kits de aquários?
  21. Olá, eu sou novo nisto, mas pelo que li na secção das plantas aqui no forúm isso é falta de nutrientes nas plantas. Dá uma vista de olhos nessa secção das plantas no forúm que têm lá umas imagens muito boas que te ajudam a identificar o problema das tuas plantas.
  22. Ok, tenho de pensar bem no que fazer com o betta pk não tenho espaço para manter dois aquários em casa. Obrigado pela ajuda, quando chegar o aquário eu vou começar a colocar imagens conforme for montando tudo, mas primeiro tenho de o ir buscar.
  23. Olá a todos, estou a preparar-me para montar um novo aquário para colocar os peixes que já tenho, neste momento tenho um aquário com: - 1 betta - 4 tetra neons - 2 corydoras - 6 guppies O aquário é de 18 L, tem um filtro HOB da sunsun com caudal de 300 l/h, termoestato de 25w e uma luz de 11w, como os guppies ainda são novos 4/5 meses ainda não me preocupa muito a sobrelotação do aquário pois penso que ainda deve servir para mais 2 ou 3 meses até preparar o aquário novo. O setup que tenho pensado para o aquáro novo ( seguindo dados do forum ) é o seguinte: Medidas, 60*35*30 -- 63 - litros brutos - Filtro 2 a 5x mais que a capacidade do aquario Filtro HAILEA tipo Mochila/Cascata SL-206 Caudal de 500 l/h - O termoestato deve ter uma potencia entre 0,5 e 1W por cada litro de água - Aquecedor HAILEA 100W - Iluminações deve rondar os 0,5 a 1W por litro de água. Pensei numa calha de 2* 24w e plantar com um areão de rio que já tenho, um tronco e riccia. As minhas dúvidas são as seguintes: Acham que o filtro tem um caudal suficiente para oxigenar a áqua ou preciso de pôr uma bomba de àgua? A iluminação é suficiente para manter Riccia? Que outras espécies de plantas posso colocar? Além do areão devo pôr mais alguma coisa no solo do aquário. Obrigado desde já pelo vosso apoio.
  24. Ficam umas fotos do meu aquário.... com peixes e tudo.... Peço desculpa se a qualidade não é a melhor
  25. Bom, pelas informações que recolhi aqui no site posso observar o seguinte: corydoras - 6.0 até aos 7.5, mas tem preferencia por águas ácidas pH<7 betta - pH neutro para acido (6,8-7,0) guppies - 7.0 a 8.5 ideal entre 7,5 e 8 neons - Idealmente a 6,7 mas suporta qualquer nível entre 6 e 8, embora preferir a água ácida Pelo que deduzo que se conseguir manter um pH de valor 7 será bom para todos. Quando tiver o novo aqua, se fizer a separação do guppies com as corydoras para um lado e o betta com os neons para o outro penso que já resolvo o problema.