canhake Posted March 30, 2009 Share Posted March 30, 2009 Olá a todos Este é o meu primeiro DIY. Surgiu a algum tempo atrás após ver este tópico (--> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62938) mas depois não avancei. Agora deparei-me com um problema... As minhas Red Cherry's estão ovadas ( ) , e como tenho guppys no mesmo aquário que elas, achei por bem separá-las; mas para onde? Foi ai que me lembrei disto, e " Mãos à obra" Como é suposto ficar:1º Passo --> Arranjar o material:Fui a uma loja vodafone e deram-me 2 caixas... Uma com tampa rachada, e outra sem tampa... Podia ser pior Material2º Passo --> Fazer mediçõesFui para a garagem, material ao pé, e 'toca' a trabalharIniciando as marcações3º Passo --> Parar de fingir, e começar mesmo a trabalhar Peguei num serrote(sim, foi mesmo a serrote) e comecei a serrar(óbvio )Como o acrílico é fino, estalou várias vezes, mas nada que não se conseguisse remendar.Ínicio do corteOs tais 'imprevistos'4º Passo --> Outros elementos da 'Sump'Nesta fase estive a cortar a coluna seca, as separações da sump e a fazer os orificios de passagem da coluna seca para a 'Sump'Os oríficios foram feitos com um berbequim daqueles que estão fixos numa coluna.Tanto a coluna seca como as separações da 'Sump' foram lixadas nas faces para ficarem baças.Desta fase não tenho fotos.5º Passo --> AcabamentosComo é dificil ter um corte preciso com um serrote (pelo menos para mim) lá arranjei uma forma de contornar os altos e baixos.Nivelar o que vai ser a coluna secaAmanhã vou comprar o silicone a uma vidraceira, e continuarei a construção.Para já preciso que me respodam a uma dúvida:--> Onde posso arranjar um termostato com cerca de 15 cm?Bem por agora é tudo.Voltarei... O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fred Carvalhal Posted April 3, 2009 Share Posted April 3, 2009 Muito bom aspecto, força nisso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpmc Posted April 4, 2009 Share Posted April 4, 2009 boas quando ficar pronto põe umas fotos para vermos como ficou. Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 4, 2009 Author Share Posted April 4, 2009 Boas Já quase me esquecia de postar o desenvolvimento... Já comprei o silicone, e já está tudo colado, e seco... Talvez ainda hoje teste com água... Estou a pensar em adicionar uma base que 'apanhe' toda a estrutura, de forma a dar-lhe mais estabilidade... Agora a questão: De que material fazer a base? Pensei em acrilico, e provavelmente vai mesmo ser em acrílico. Pensei em madeira, por ser mais seguro, e sempre dá mais isolamento que o acrilico. Depois tem o problema de manchar com a água. O esferovite isolaria, mas não da estabilidade nenhuma.(quase nenhuma) Cortiça, vai dar ao mesmo que o esferovite. Ah! A bomba que vou utilizar é uma cabeça de filtro SHARK, que não faço a minima ideia qual a sua potência. É uma grande monstro(em tamanho), e é bem velha... Tem pelo menos 7 anos..5 de uso. Mas como tenho duas iguais, sem nenhum uso, queria dar-lhes utilização... Vou experimentar. Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
rvanjo Posted April 9, 2009 Share Posted April 9, 2009 Boas Venham lá fotos disso tudo a trabalhar... Um abraço e parabens pelo projecto. Feedback aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182215 Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 9, 2009 Author Share Posted April 9, 2009 (edited) Boas O sistema já funciona. A 99% Acrescentei uma base que apanha o aquário e a Sump, para ficar mais resistente, porque não me fio muito nestas caixas. Ainda tenho alguns problemas que vou apresentrar a seguir. Geral Pormenor da entrada de água Temperatura da água com a bomba em funcionamento Geral(Visão Superior) Como se pode ver na 3ª Foto a temperatura está a 23º com a bomba em funcionamento, o que significa que não preciso de aquecedor para manter Red Cherry's, certo? Neste momento o sistema já conta com cerâmicas, e perlon. Dentro do aquário já tem o areão. Preto e muito fininho... Problema: a bomba faz levantar o areão. Solução: ??? Estou a pensar fazer uma espécie de flauta na mangueira, para que a água saia com menos pressão. A ver vamos. Tenho de arranjar uma solução para proteger a fauna de cair na coluna seca. Estou a pensar colar com silicone uma rede plástica. Por agora é só. Para breve novas fotos, e talvez um video. Que acham? Eu gostava de ouvir os "SE's" e os "COMO's" porque são esses que ajudam a melhorar :D Daniel Edited April 10, 2009 by canhake O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
joker Posted April 10, 2009 Share Posted April 10, 2009 Boas O projecto está muito bom,parabens. cumps. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=114894&hl= * Projecto caixas vodafone * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=127708&hl= * Maternidade * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=122714&hl= * Territory of Shrimps * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=129436&hl= * The Lost Forest 2 * Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 10, 2009 Author Share Posted April 10, 2009 (edited) Boas O projecto está finalmente acabado Geral Layout apenas para teste Flauta de Saída de água Sump terminada Pequeno Video do Sistema em Funcionamento Se não conseguirem ver o video (como eu), vejam aqui --> A temperatura da água mantem-se a 24º, o que é excelente. A saída de água já não levanta o areão. O único problema é os invertebrados cairem na coluna seca, mas se tal não ocorrer, não farei nada. Agora gostava de ler os vossos comentários Daniel Edited April 10, 2009 by canhake O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
kipo Posted April 10, 2009 Share Posted April 10, 2009 Gostei muito deste post! Está bem explicado e exemplificado! Vou aproveitar as ideias. Obrigado por partilhares! Cumprimentos, Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 10, 2009 Author Share Posted April 10, 2009 Boas Obrigado pelos vossos comentários. Estás à vontade para tirar ideias.. Até porque foi isso que fiz para este Mas mandem lá mais opiniºoes do que está mal e do que está bem Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
SmokeSecrets Posted April 10, 2009 Share Posted April 10, 2009 canhake, para que os peixes não caiam na coluna seca, podes colocar uma rede mosquiteira. Assim já não há problemas Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 10, 2009 Author Share Posted April 10, 2009 A 1ª coisa que pensei foi em rede mais larga, mas depois as crias dos red cherrys caem... Depois pensei em rede mosquiteira... Mas é capaz de me diminuir muito o caudal... Mas se metesse rede mosquiteira, como a fixaria? Com silicone? É que o aquário já está montado, e não posso desligar a bomba por causa das bactérias... Que devo fazer? Mais opiniões? Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
PDI Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Tenta fazer um pente em forma de triângulo que encaixe por cima da coluna seca, de maneira a que a possas tirar para limpeza. Alfredo Garcia Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 Isso deu-me uma ideia... E se eu fizesse a estrutura desse tal triângulo em acrilico, e colasse com silicone, pela parte de trás, uma rede mosquiteira à medida? Assim já podia deixar secar cá fora... Que achas? Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
PDI Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Também e bem pensado mas faz de maneira que possas tirar para poder lava-lo. Alfredo Garcia Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 sim, obrigado :D Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
rvanjo Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 (edited) Boas... Seja qual for a solução convem ser sempre com rede mosquiteira, e de facil limpeza, quero dizer com isto ser fácil retirar e voltar a montar... De resto só alterava ai uma coisa que até já foi falado, era montar uma flauta á medida do cubo, ou então arranjar uma bomba inferior, porque acho que os camarões gostam de águas calmas... Isto é a minha opinião claro... De resto tá 5 estrelas... Talvez venha a fazer algu assim, quando conseguir as ditas caixas :D Já tinha esta ideia em mente e até agora foi a unica que pareceu mais completa e perfeita. Um Abraço, Parabéns. Edited April 11, 2009 by rvanjo Feedback aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182215 Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 (edited) De resto só alterava ai uma coisa que até já foi falado, era montar uma flauta á medida do cubo, ou então arranjar uma bomba inferior, porque acho que os camarões gostam de águas calmas... Isto é a minha opinião claro... Como assim? Uma flauta à medida do cubo? O que eu fiz foi na ponta de mangueira que entra dentro do cubo principal, coloquei a parte de trás de uma caneta vulgar para tapar a ponta da mangueira, e fiz vários furos na mangueira... Tal como é possivel ver no video. Bomba inferior? Essa então é que fiquei a apanhar chapéus :S Explica lá sff Já tinha esta ideia em mente e até agora foi a unica que pareceu mais completa e perfeita.Um Abraço, Parabéns. Obrigado, mas se decidires partir para este projecto vê o link que fiz referência logo no 1º Post. Esse é o verdadeiro projecto. Este apenas tem umas melhorias, a meu ver. Eu falei com o membro que fez aquele projecto a pedir opinião no que melhorar e foi assim que fiz este Daniel P.S.- Apesar do meu pai não ler este Fórum, quero lhe agradecer por toda a ajuda que me ofereceu, pois sem ele os acabamentos estariam bem piores :D Edited April 11, 2009 by canhake O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
SmokeSecrets Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Eu estou a fazer 1 recuperação de um Mini Aqua, que estava perdido lá por casa da minha mãe, e estou a fazer do mesmo modo que tu, mas muito mais pequeno e em vidro não em acrilico. Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 Mais pequeno? isso é possivel? :D Estas caixas têm cada uma 18x18x18. Quando coloquei a água coloquei cerca de 6 litros... Por isso isto tem uma litragem muito baixa... Por enquanto só lá habitam 1 physa grandita, e 2 possiveis planorbis... Ainda não sei mesmo... Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
SmokeSecrets Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Mais pequeno? isso é possivel? :DEstas caixas têm cada uma 18x18x18. Quando coloquei a água coloquei cerca de 6 litros... Por isso isto tem uma litragem muito baixa... Por enquanto só lá habitam 1 physa grandita, e 2 possiveis planorbis... Ainda não sei mesmo... Daniel bem estive a medir o "mini Aqua" e mede 18x18x24de altura, mas a sum tenho de a fazer por dentro de aí irá reduzir o volume. aqui fica a foto do "mini Aqua " Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 Que aquário mais estranho... Tem mais altura que largura ou comprimento.. mas a sump fica dentro do aquário? Porque não furas o vidro? Ou então usas uma caixa da vodafone cá fora a fazer de sump.. Usas um overflow... Ou então, provavelmente a melhor sulução fazes um filtro num pote estanque... Vê estes exempos : http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875 http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=25488 Se procurares aqui encontras muito mais --> http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewforum.php?f=11 Mas lembra-te: tenta fazer tudo, poupando ao máximo. Para fazer este sistema que eu tenho, sem contar com as cerâmicas, eu gastei 4€... E sabes onde ? no Silicone! Os Bucins tinha, e a bomba também tinha(na verdade é uma power-head da SHARK 400 L\H, que é demasiado forte para este aquário... 100L\H chegava). O perlon também tinha. Boa Sorte Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
SmokeSecrets Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Que aquário mais estranho... Tem mais altura que largura ou comprimento.. mas a sump fica dentro do aquário? Porque não furas o vidro? Ou então usas uma caixa da vodafone cá fora a fazer de sump.. Usas um overflow... Ou então, provavelmente a melhor sulução fazes um filtro num pote estanque... Vê estes exempos : http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875 http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=25488 Se procurares aqui encontras muito mais --> http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewforum.php?f=11 Mas lembra-te: tenta fazer tudo, poupando ao máximo. Para fazer este sistema que eu tenho, sem contar com as cerâmicas, eu gastei 4€... E sabes onde ? no Silicone! Os Bucins tinha, e a bomba também tinha(na verdade é uma power-head da SHARK 400 L\H, que é demasiado forte para este aquário... 100L\H chegava). O perlon também tinha. Boa Sorte Daniel Eu tb tenho tudo, eu queria fazer por fora o filtro, mas quero que ele fique com uma estética nice, mas de aí tenho 1 problema, que é, para colocar o filtro exterior não sei como furar o vidro, porque com um corta vidro, quase de certeza que vai partir, e para colocar um filtro tipo "potes" vai-se ver :s Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Share on other sites More sharing options...
canhake Posted April 11, 2009 Author Share Posted April 11, 2009 Vias a uma vidraceira, e perguntas se te fazem o serviço... Irás perde muito com a Sump interior... Assim mais vale um de cascata :D Em relação ao meu projecto... Mais opiniões?? Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Share on other sites More sharing options...
PDI Posted April 11, 2009 Share Posted April 11, 2009 Olá smoke esse teu aquário não esta colado com silicone, pelo menos e o que me da impressão pela foto, e que se for colado com silicone podias tentar mudar o vidro e coloca-lo ao comprido ao invés de estar ao alto, ai já tinhas espaço para a sump. Alfredo Garcia Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts