Caixa Vodafone


canhake

Recommended Posts

Olá a todos bigsmile
Este é o meu primeiro DIY. Surgiu a algum tempo atrás após ver este tópico (--> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62938) mas depois não avancei. :confused4:
Agora deparei-me com um problema... As minhas Red Cherry's estão ovadas ( :pompomgirl: ) , e como tenho guppys no mesmo aquário que elas, achei por bem separá-las; mas para onde? :eusathink: Foi ai que me lembrei disto, e " Mãos à obra" :horse:

Como é suposto ficar:
caixax.png

semttulou.png

1º Passo --> Arranjar o material:

Fui a uma loja vodafone e deram-me 2 caixas... Uma com tampa rachada, e outra sem tampa... Podia ser pior :silly:

Material
dsc01413j.jpg

2º Passo --> Fazer medições

Fui para a garagem, material ao pé, e 'toca' a trabalhar

Iniciando as marcações
dsc01415g.jpg

3º Passo --> Parar de fingir, e começar mesmo a trabalhar :music_singguitar:

Peguei num serrote(sim, foi mesmo a serrote) e comecei a serrar(óbvio :character0050: )
Como o acrílico é fino, estalou várias vezes, mas nada que não se conseguisse remendar.

Ínicio do corte
dsc01416.jpg

Os tais 'imprevistos'
dsc01417r.jpg

4º Passo --> Outros elementos da 'Sump'

Nesta fase estive a cortar a coluna seca, as separações da sump e a fazer os orificios de passagem da coluna seca para a 'Sump'
Os oríficios foram feitos com um berbequim daqueles que estão fixos numa coluna.
Tanto a coluna seca como as separações da 'Sump' foram lixadas nas faces para ficarem baças.
Desta fase não tenho fotos.

5º Passo --> Acabamentos

Como é dificil ter um corte preciso com um serrote (pelo menos para mim) lá arranjei uma forma de contornar os altos e baixos.

Nivelar o que vai ser a coluna seca
dsc01418p.jpg

Amanhã vou comprar o silicone a uma vidraceira, e continuarei a construção.
Para já preciso que me respodam a uma dúvida:
--> Onde posso arranjar um termostato com cerca de 15 cm?

Bem por agora é tudo.
Voltarei... :onfire:

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Já quase me esquecia de postar o desenvolvimento...

Já comprei o silicone, e já está tudo colado, e seco...

Talvez ainda hoje teste com água...

 

Estou a pensar em adicionar uma base que 'apanhe' toda a estrutura, de forma a dar-lhe mais estabilidade...

Agora a questão:

De que material fazer a base?

Pensei em acrilico, e provavelmente vai mesmo ser em acrílico.

Pensei em madeira, por ser mais seguro, e sempre dá mais isolamento que o acrilico. Depois tem o problema de manchar com a água.

O esferovite isolaria, mas não da estabilidade nenhuma.(quase nenhuma)

Cortiça, vai dar ao mesmo que o esferovite.

 

Ah! A bomba que vou utilizar é uma cabeça de filtro SHARK, que não faço a minima ideia qual a sua potência. É uma grande monstro(em tamanho), e é bem velha... Tem pelo menos 7 anos..5 de uso.

Mas como tenho duas iguais, sem nenhum uso, queria dar-lhes utilização... Vou experimentar.

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O sistema já funciona. A 99% :)

Acrescentei uma base que apanha o aquário e a Sump, para ficar mais resistente, porque não me fio muito nestas caixas.

Ainda tenho alguns problemas que vou apresentrar a seguir.

 

Geral

dsc01595t.jpg

 

Pormenor da entrada de água

dsc01600m.jpg

 

Temperatura da água com a bomba em funcionamento

dsc01599k.jpg

 

Geral(Visão Superior)

dsc01596o.jpg

 

Como se pode ver na 3ª Foto a temperatura está a 23º com a bomba em funcionamento, o que significa que não preciso de aquecedor para manter Red Cherry's, certo?

Neste momento o sistema já conta com cerâmicas, e perlon.

Dentro do aquário já tem o areão. Preto e muito fininho... Problema: a bomba faz levantar o areão. Solução: ??? Estou a pensar fazer uma espécie de flauta na mangueira, para que a água saia com menos pressão. A ver vamos.

Tenho de arranjar uma solução para proteger a fauna de cair na coluna seca. Estou a pensar colar com silicone uma rede plástica.

 

Por agora é só.

Para breve novas fotos, e talvez um video.

Que acham? Eu gostava de ouvir os "SE's" e os "COMO's" porque são esses que ajudam a melhorar :D

 

Daniel

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O projecto está muito bom,parabens.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O projecto está finalmente acabado :)

 

Geral

dsc01609v.jpg

 

Layout apenas para teste

dsc01604m.jpg

 

Flauta de Saída de água

dsc01606w.jpg

 

Sump terminada

dsc01607p.jpg

 

Pequeno Video do Sistema em Funcionamento

 

Se não conseguirem ver o video (como eu), vejam aqui -->

 

A temperatura da água mantem-se a 24º, o que é excelente.

A saída de água já não levanta o areão.

O único problema é os invertebrados cairem na coluna seca, mas se tal não ocorrer, não farei nada.

 

Agora gostava de ler os vossos comentários :P

 

Daniel

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito deste post!

 

Está bem explicado e exemplificado!

 

Vou aproveitar as ideias. Obrigado por partilhares!

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelos vossos comentários.

Estás à vontade para tirar ideias.. Até porque foi isso que fiz para este :)

Mas mandem lá mais opiniºoes do que está mal e do que está bem :)

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 1ª coisa que pensei foi em rede mais larga, mas depois as crias dos red cherrys caem... Depois pensei em rede mosquiteira... Mas é capaz de me diminuir muito o caudal...

Mas se metesse rede mosquiteira, como a fixaria? Com silicone? É que o aquário já está montado, e não posso desligar a bomba por causa das bactérias...

Que devo fazer?

 

Mais opiniões?

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso deu-me uma ideia...

E se eu fizesse a estrutura desse tal triângulo em acrilico, e colasse com silicone, pela parte de trás, uma rede mosquiteira à medida?

Assim já podia deixar secar cá fora...

Que achas?

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Seja qual for a solução convem ser sempre com rede mosquiteira, e de facil limpeza, quero dizer com isto ser fácil retirar e voltar a montar...

 

De resto só alterava ai uma coisa que até já foi falado, era montar uma flauta á medida do cubo, ou então arranjar uma bomba inferior, porque acho que os camarões gostam de águas calmas... Isto é a minha opinião claro...

 

De resto tá 5 estrelas...

Talvez venha a fazer algu assim, quando conseguir as ditas caixas :D

 

Já tinha esta ideia em mente e até agora foi a unica que pareceu mais completa e perfeita.

Um Abraço,

Parabéns.

Editado por rvanjo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto só alterava ai uma coisa que até já foi falado, era montar uma flauta á medida do cubo, ou então arranjar uma bomba inferior, porque acho que os camarões gostam de águas calmas... Isto é a minha opinião claro...

 

Como assim? Uma flauta à medida do cubo? O que eu fiz foi na ponta de mangueira que entra dentro do cubo principal, coloquei a parte de trás de uma caneta vulgar para tapar a ponta da mangueira, e fiz vários furos na mangueira... Tal como é possivel ver no video.

Bomba inferior? Essa então é que fiquei a apanhar chapéus :S Explica lá sff

 

Já tinha esta ideia em mente e até agora foi a unica que pareceu mais completa e perfeita.

Um Abraço,

Parabéns.

 

Obrigado, mas se decidires partir para este projecto vê o link que fiz referência logo no 1º Post. Esse é o verdadeiro projecto. Este apenas tem umas melhorias, a meu ver. Eu falei com o membro que fez aquele projecto a pedir opinião no que melhorar e foi assim que fiz este :P

 

Daniel

 

P.S.- Apesar do meu pai não ler este Fórum, quero lhe agradecer por toda a ajuda que me ofereceu, pois sem ele os acabamentos estariam bem piores :D

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais pequeno? isso é possivel? :D

Estas caixas têm cada uma 18x18x18.

Quando coloquei a água coloquei cerca de 6 litros... Por isso isto tem uma litragem muito baixa... Por enquanto só lá habitam 1 physa grandita, e 2 possiveis planorbis... Ainda não sei mesmo...

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais pequeno? isso é possivel? :D

Estas caixas têm cada uma 18x18x18.

Quando coloquei a água coloquei cerca de 6 litros... Por isso isto tem uma litragem muito baixa... Por enquanto só lá habitam 1 physa grandita, e 2 possiveis planorbis... Ainda não sei mesmo...

 

Daniel

 

bem estive a medir o "mini Aqua" e mede 18x18x24de altura, mas a sum tenho de a fazer por dentro de aí irá reduzir o volume.

 

aqui fica a foto do "mini Aqua "

hpim1715.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que aquário mais estranho... Tem mais altura que largura ou comprimento.. mas a sump fica dentro do aquário? Porque não furas o vidro? Ou então usas uma caixa da vodafone cá fora a fazer de sump.. Usas um overflow... Ou então, provavelmente a melhor sulução fazes um filtro num pote estanque...

 

Vê estes exempos :

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=25488

 

Se procurares aqui encontras muito mais --> http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewforum.php?f=11

 

Mas lembra-te: tenta fazer tudo, poupando ao máximo.

Para fazer este sistema que eu tenho, sem contar com as cerâmicas, eu gastei 4€... E sabes onde ? no Silicone!

Os Bucins tinha, e a bomba também tinha(na verdade é uma power-head da SHARK 400 L\H, que é demasiado forte para este aquário... 100L\H chegava).

O perlon também tinha.

 

Boa Sorte

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que aquário mais estranho... Tem mais altura que largura ou comprimento.. mas a sump fica dentro do aquário? Porque não furas o vidro? Ou então usas uma caixa da vodafone cá fora a fazer de sump.. Usas um overflow... Ou então, provavelmente a melhor sulução fazes um filtro num pote estanque...

 

Vê estes exempos :

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=25488

 

Se procurares aqui encontras muito mais --> http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewforum.php?f=11

 

Mas lembra-te: tenta fazer tudo, poupando ao máximo.

Para fazer este sistema que eu tenho, sem contar com as cerâmicas, eu gastei 4€... E sabes onde ? no Silicone!

Os Bucins tinha, e a bomba também tinha(na verdade é uma power-head da SHARK 400 L\H, que é demasiado forte para este aquário... 100L\H chegava).

O perlon também tinha.

 

Boa Sorte

 

Daniel

 

 

 

Eu tb tenho tudo, eu queria fazer por fora o filtro, mas quero que ele fique com uma estética nice, mas de aí tenho 1 problema, que é, para colocar o filtro exterior não sei como furar o vidro, porque com um corta vidro, quase de certeza que vai partir, e para colocar um filtro tipo "potes" vai-se ver :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vias a uma vidraceira, e perguntas se te fazem o serviço... Irás perde muito com a Sump interior... Assim mais vale um de cascata :D

 

Em relação ao meu projecto... Mais opiniões??

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá smoke esse teu aquário não esta colado com silicone, pelo menos e o que me da impressão pela foto, e que se for colado com silicone podias tentar mudar o vidro e coloca-lo ao comprido ao invés de estar ao alto, ai já tinhas espaço para a sump.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais