Auratus - dourado do malawi


rui61

Recommended Posts

Oi a todos

 

Comprei 4 destes peixes e disseram-me q os machos são iguais às femeas... Será assim?

 

Eles têm ainda cerca de 3cm e gostava também de saber se se reproduzem com esta dimensão, pois disseram-me que chegavam aos 12cm.

 

Desde já obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Primeiro que tudo...com que peixes tens os Melanochromis auratus? :?

 

São mbunas do malawi, portanto devem ser mantidos com APENAS ciclideos do malawi...

De entre os mui agressivos mbunas, são dos mais agressivos, portanto cuidado com eles! :?

 

Agora em relação ás perguntas que fazes:

 

Comprei 4 destes peixes e disseram-me q os machos são iguais às femeas... Será assim?  
Não...nada mais errado. :)

Os machos jovens (até 4-6meses) tem a mesma cor que as fêmeas (amarelos com riscas pretas e brancas), mas quando atingem a maturidade tornam-se totalmente pretos, com uma risca central branca. É mais ou menos a cor oposta á das fêmeas, sendo que onde está o amarelo fica preto, e a risca central preta torna-se branca.

 

 

Eles têm ainda cerca de 3cm e gostava também de saber se se reproduzem com esta dimensão, pois disseram-me que chegavam aos 12cm.

 

Com 6cm ja se reproduzem, mas com 12 são adultos. 3 ainda nem dá pa ver s são machos ou fêmeas....

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma achega...

 

Se o teu aquário for pequeno para os auratus (

Aconselho-te a que se não tiveres um aquário com tamanho suficiente para teres estas pequenas feras os devolvas à loja de onde os compraste.

 

Se mesmo assim decidires mantê-los então carrega nos esconderijos e não metas outros peixes com eles.

Os auratus são lindos mas têm um temperamento muito mauzinho e são conhecidos por matar todos os companheiros de aquário, especialmente na epoca de reprodução.

 

Boa sorte com os teus auratus.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas recomendações...

 

Estou a ver que vou ter que trocar os peixes.

 

Eu tou a começar nisto de ciclídeos e deparo q pouca gente sabe aconselhar.

 

Tenho ainda um casal de Kribensis. Que outro tipo de ciclídeos posso juntar com estes?

 

Gostava de ter alguma variedade de peixes, será possível? quais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...eu confirmo que os auratus sao bue de banana rock lol mas tambem nao os cruxifixem...quando me iniciei na aquariofilia tive cerca de 2 meses 1 auratus femea num aqua de 60 litros, misturado com guppys, kribensis femea colisa lalia, labeo bicolor...(sim fazia asneiras a torto e a direiro!) e o que aconteceu foi que nao houve grande violencia, haviam algumas porradas entre auratus e colisa, mas de resto...o auratus mandava mas nao fazia grande mal...acho que chegou a kitar uma barbatana a 1 guppy...nada de especial, embora tenha um temperamento pouco amigavel, se for mantido com peixes do mesmo tamanho penso que nao haja problema...o meu tinha 8 cm +-...espero ter ajudado, fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... o problema do auratus é mesmo a agressividade.

Se só tinhas uma fêmea ( e por norma as fêmeas são mais calmitas entre os ciclideos) e ela fez esse "estrago" todo, imagina o que não faria um macho.

 

E possivelmente não fez mais mal aos guppys porque eles são muito rápidos e o auratus não os conseguiria apanhar.

Existe quem tenha auratus mas é um peixe que requer algum conhecimento por parte do aquariófilo e principalmente quer um aquário grande com imensos esconderijos.

 

A unica forma de quebrar a agressividade destas "feras" é colocando-as com outras "feras" que não os deixem dominar o aquário. Mas claro... cada peixe é um peixe e não é por a espécie ser "bruta" que todos os peixes serão assassinos mas é dificil quebrar os instintos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Caso ainda não conheças a APC - certamente o melhor local para se obterem informações, cá fica o link:

www.apciclideos.org.

Visita-nos e fala connosco na PETFIL; o fascinio desta família provavelmente nunca te irá deixar.

 

60L nem dá para começar, embora se se te quiseres ver livre do habituê do teu comunitário, possas entregar os actuais numa loja e introduzir uma pequena grande maravilha que te deixará fascinado:

 

http://www.apciclideos.org » revista » #2

ou

http://geocities.yahoo.com.br/odoidodosaqu...lidochromis.htm

 

Abraços, e muito bem vindo aos Peixes com Pgrande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais