TPAs e Temperaturas


Recommended Posts

Boas :arrow:

 

Apesar deste ser um assunto bastante discutido e de ter lido bastante sobre o mesmo há uma duvida que subsiste e me atormenta :?

 

(Note-se que vou fazer a minha primeira TPA no proximo fim de semana :( )

 

A dúvida é a seguinte, dado que vou trocar cerca de 25 a 30% da água do aquário, certamente vai ser um choque termico para os pobres coitados que lá habitam neste momento :!: (para os restantes cuidados sinto-me pronto para executar a tarefa: cloro e afins)

 

Quais os melhores métodos para minimizar o choque da diferença de temperaturas ? Como custumam fazer ?

 

Desde já obrigado :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu costumo colocar a agua atravez de uma "mangueira" dakelas k se vendem no supermercado para tirar gasolina do deposito dos carros akilo debita um caudal mt pequeno de agua leva cerca de 5 mim a esvaziar um garrfao de 5 lts por isso a temperatura da agua praticamente nao altera

 

ps:o unico incoveniente e k o garrafao tem de estar mais alto que o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais os melhores métodos para minimizar o choque da diferença de temperaturas ? Como custumam fazer ?

 

Coloco simplesmente a mão dentro do aquário e arrasto-a de um lado para o outro, suavemente, de modo a ficar com uma noção mais fiel da temperatura da água.

 

Em seguida ligo uma torneira da banheira, tempero a água o mais próximo possível da temperatura que senti no aquário... e encho alguns garrafões, adicionando o anti-cloro posteriormente.

 

Deixo a água repousar 5 minutos para o anti-cloro espalhar completamente e faço a troca de água.

 

:?:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu utilizo um método muito mais simples: ligo a mangueira à torneira da cozinha, se for no inverno misturo um pouco de água quente e pimba

Boa, boa!! Também eu uso este método. :twisted:

 

Claro que no meu caso o aquário é grande e não posso encher aquilo ao balde... :?:

 

A água quando entra no aqua "esbarra" contra o termómetro. Depois é só ajustar... ou mais fria... ou mais quente...

A temperatura da água pode oscilar ligeiramente mas é uma coisa mínima (nem 1º oscila às vezes)

 

Para aquários pequenos a técnica do garrafão e da mangueira é bastante boa.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o colega Miguel Madeira tem razão, não é nada complicado temperar a água através do toque para ficar similar à do aquário. :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antigamente enxia garrafas com água temperada, nem muito quente nem muito fria, que teria praticamente a mesma temperatura do aqua. Agora deixo-a repousar em garrafões, e qdo é altura das Tpas, enxo o ""Lava loiças"" com agua quente ,meto la o garrafao, para a agua que está dentro do garrafao aquecer um pouco, 2 min la e ta fina para se meter no aqua. E é assim...

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, acho que começo a perceber o meu problema ! É que segundo tenho lido é conveniente deixar a água "repousar", durante pelo menos 24 horas para sair o cloro.

 

Pelas respostas obtidas, parece que há quem coloque a água direitinha do esquentador para o aquário :D Basta usar um daqueles produtos para retirar o cloro e os "metais pesados" :D É isso ? :D

 

Obrigado e desculpem :D Isto os novatos é assim :D E como se custuma dizer mais vale perguntar que dar cabo dos peixitos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando fazia isso não usava nada, era mesmo directa, a unica coisa que se notava era nos olhos dos peixes, inxavam um pouco. Por isso é que comecei deixar repousar a agua :D Se andasse colcoar anticloros não ganhava para as TPAS :D

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Pois é ...Essa tecnica funciona para quem tem um ou poucos aquarios...

Tenho 16 aquarios (tenho mais um de 1m que está em construção), mudas diaria de aproximadamente 170 litros, a agua é colocada num deposito de 200 litros cerca de 24 horas antes, depois é colocada no aquario directamente, desde que os alevins nascem...

Cumprimentos

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.