plantas rasteiras


Visitante

Recommended Posts

Estou a montar 1 aquario de 120x40x50cm (sendo 50cm a altura), com 4 lampadas de 30w.

Não sei se hei-de escolher glosso ou ec. tennelus para planta de primeiro plano.

Tenho medo que para a primeira a luz seja insuficiente, e também tenho medo que a segunda cresça em demasia, não dando o efeito de tapete que pretendo.

A altura (50cm) é incorrecta, já que pretendo meter uma boa camada de areão (7-10cm)

Gostava de ouvir as vossas opiniões.

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é a iluminação ideial realmente e admitindo que vais usar lampadas flurescentes, tanto uma como outra planta irão aguentar.

 

"Aguentar" é mesmo a palavra indicada, porque não esperes novos rebentos quer de uma quer de outra, todas as semanas porque irao crescer muito lentamente...., mas não vejo que a luz seja problema.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, vais usar na realidade lâmpadas fluorescentes de 90cm que tem 38w

assim ficas com 152 w de luz, o que jah é bom pois com um aqua desses deverás ter um volume de água perto do 200L. Se tiveres a oportunidade de colocar mais uma lâmpada terás quase 1w de luz por litro, agora a questão tb vai ser que lâmpadas que vais colocar, eu coloquei no meu aqua (tem as mesmas medidas que o teu) duas powerglo tb tem quatro lâmpadas, e estou a pensar a colocação de mais uma. ou seja 5x38w

 

Se a tennelus crescer em demasia, vai se espalhar lateralmente por estolhos, dando o efeito de tapete, vai é ficar um pouco mais alto que com a glossostigma.

 

Há quem prefira o uso das lâmpadas de iodetos metálicos, pois são bastante eficázes, mas tb esta tem os seus inconvenientes, e prefiro as flourescentes tubulares.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Existe uma planta espetacular k vai fazer um tapete de certeza k eh a Monosolenium tenerum. Eh vendida pela Tropica e faz o mesmo efeito praticamente k a Riccia sem ser preciso atar.

Altura 1cm, luz muito pouca a muita, temp. 15º a 30º, Dureza muito branda a muito dura, Ph 5,5 a 8,5, crescim. rapido e requesitos muito facil.

Vai a http://www.tropica.com/default.asp e lê :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O representante da Topica em Pt eh a Orni-ex e vende todas as plantas deles. Se tens duvidas manda um email ah Orni.

Se moras em Sintra, bom para ai n conheco lojas tirando a do CC de Massama k n sei se vende Tropica, mas perto em S. Domingos de Rana tens a Loja do Gui k tenho a certeza k eh distribuidor deles e se n tiverem encomendam.

A morada eh :

 

A Loja do Gui

Estradade S. Domingos de Rana Lote 3 - Loja B

Tel . 214531979

 

Fica Bem

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais