Reprodução de Betas


MoonFire

Recommended Posts

É possível fazer criação de Betas num aqua comunitário?

 

Eu tenho um Beta preto que por acaso, está constantemente a fazer o ninho de bolhas, mas a verdade é que nunca nenhuma das fêmeas pôs ovos, apesar de uma delas deixar ser-se cortejada.

 

Existe alguma maneira de conseguir que ele se reproduza?

Keep on Rockin' in a free world.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser possivel mas é muito dificil porque quando se da o acasalamento deve-se de ter so 15cm de agua no aquarios para depois os bebes se cairem o pai ir la busca-los e numa qua comunitario não é possivel ter esse nivel mas nunca se sabe,num comunitario nunca experimentei

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tentei uma vez, mas o maior problema foram os outros peixes que não largavam os bettas e comeram os ovos, por mais que os afastassem havia sempre um que se esquivava e ia aos ovos.

 

Mas é um espectáculo ver os dois a acasalar e a boiar na água nos segundos seguintes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Epá num aqua comunitário é impossivel criar bettas.

Primeiro tem haver com a natureza dos proprios bettas que não se adapta a ter mais peixes no aqua quando está a reproduzir.

Depois seria precizo que o aqua não tivece filtro, pois este iria mecher a água desmanchando o ninho de bolhas. Ora sem filtro os outros peixes morreriam.

Agora no muito improvavel cazo de o casal realmente fazer a postura, os ovos seriam comidos pelos outros peixes, no cazo e isto já é só a fazer de conta porque não poderá acontecer. Mas imaginemos que eles faziam o ninho, este não se desmanchava, que os ovos não eram comidos pelos outros peixes, que a água não se estragava devido a haver muitos peixes a cagarem a água, a comida a apodrecer, e os ovos não apanhavam nenhum fungo, e que de facto eclodiam, e depois de eclodirem, ainda se aguentavam o dia inteiro que têm de papar o saco vitelino, e em que estão constantemente a cair pó fundo e a nadar para cima, vamos supor que aguentavam os 4 dias seguintes á postura dos ovos, que é a altura em que já se começam a alimentar. Como é que irias fazer para os alimentar? A comida que eles comem nésta altura e durante as proximas 2 semanas é uma comida liquida que se compra nas lojas, que penso que é obvio, caga a água toda, e para que eles a podecem comer, terias de deitar doses industriais no aqua comunitário. Agora vamos supor mais uma vez que aguentavas os peixes não sei como mas isto tambem já é imaginação. Mas aguentavas os bettas, as crias, que para quem não sabe são ás centenas, e aguentavas ainda os outros peixes e se tens plantas, aguentavas tambem as plantas, durante essas duas semanas, como é que lhes irias dar a comer a artémia recem eclodia?, tendo em conta que é mais pequena que a cabeça de um alfinete, e que apartir das duas semanas é só isso que comem, mais uma vez a quantidade de artémia que se teria de meter no aqua seria quaquer coisa de ridiculo né :D

Tens coisa de 2 meses de muito trabalho, sempre a criar artémia praticamente todos os dias, isto até eles começarem a aceitar a comida conjelada, a bela da larva vermelha.

 

Bom isto tudo para dizer que não, não dá para se criar bettas em aquas comunitários nem que se tenha muita força de vontade e se acredite em Deus nosso senhor todo poderoso k :D

 

No entanto e mais uma vez estou aqui a oferecer, um guia de como criar os bettas que eu fiz quando os andava a criar, que penso que esteja bem simples e ilucidativo, e que se me deres o teu mail e mando-to na boa. É um file de 3mb por isso se queres que tu mande vê se limpas o mail antes de eu tu mandar se não volta para traz. Isto vale para todos os que quizerem que eu lhes mande o guia.

 

Mais uma cena, tu tens um betta completamente Preto? É que isso é uma beca ráro, de facto o pessoal que os tem, anda sempre á procura com as suas criações, cria-los ainda mais pretos, ter o betta completamente preto. Já li umas cenas sobre isso, os bettas pretos :D Man força com isso e vê se concegues cria-lo. Se conceguires eu depois queria um, mesmo vendido ok :D

 

Portem-se

 

cheers

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

A criação de bettas num aqua comunitário é possivel, eu crio bettas em comunitários á 2 anos, embora o nº de crias não ultrapassem a dúzia.

O segredo está em colocar nesse áqua uma vegetação densa, especialmente musgo de java e arranjar um sistema em que num local do áqua não haja praticamente nehuma corrente.

 

Quanto á alimentação das crias, se houver muita vegetação no áqua, não é necessário adicionar comida nos primeiros três a quatro dias, depois disso convém dar um pouco de comida para crias recém nascidas(a Sera tem uma muito boa).

Não exagerar na quantidade desta comida, porque ela polui muito a água!!

Se o áqua já tiver acima de seis meses de funcionamento, com plantas, e as modanças de água forem sempre feitas com 10 a 20% de água nova, serão desenvolvidos uns seres chamados de Infusórios, que servirão de alimentos ás crias nos primeiros dias.

 

Hoje em dia faço a criação de bettas em globos de vidro.

Coloco um macho num globo de 4litros alimento-o bem durante 15 dias, com mudanças de água de três em três dias, depois noutro frasco coloco uma fêmea cheia junto ao globo onde tenho o macho.

Passados esses 15 dias coloco musgo de java, o macho ao ver a fêmea no outro frasco começa a fazer o ninho de bolhas, no dia seguinte coloco a fêmea dentro do globo, passado algumas horas ou no dia seguinte começa a dança nupcial e a libertação de ovos, o macho pega neles e coloca-os no ninho de bolhas.

Passado algumas horas retiro a fêmea e coloco-a num pequeno aqua para reestabelecer as forças, com uma boa alimentação.

Quanto ao macho, este irá cuidar dos ovos nos próssimos dias, o que não comerá durante esses dias, para não poluir a água.

 

Criar Bettas é tão simples quanto isto, só é necessário ter tempo para cuidar delles :twisted: .

 

PS: convém retirar o macho do globo mal as crias saiam dos ninhos, porque ele pode comé-las!

Boa sorte com as vossas criações! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais