Camarões do Sulawesi


Ricardo Fonseca

Recommended Posts

A respeito destas "espécies" ainda não encontrei nada definitivo acerca da sua classificação/descrição.

 

Tratam-se de várias "formas" da mesma espécie? Se sim, como não hibridam no habitat natural?

 

São espécies diferentes, ou algumas espécies diferentes com formas distintas dentro de cada espécie?

 

Afinal o que vem do Sulawesi a nível de camarões, uma ou mais espécies?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi muito bem as tuas dúvidas, mas adiantando algo, posso-te dizer que embora algumas espécies dos sistemas do Sulawesi sejam "descobertas recentes" outras estão catalogadas cientificamente faz mais de 100 anos.

 

A informação neste campo não é tão escassa como alguns iluminados querem fazer querer.

 

Isto porque tendemos a acreditar nos "expert´s de trazer por casa" e não nos dedicamos á pesquisa de informação cientifica.

 

Ricardo, tal como disse não percebi muito bem as tuas dúvidas, mas caso seja algo que eu possa ajudar é só dizeres.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi muito bem as tuas dúvidas, mas adiantando algo, posso-te dizer que embora algumas espécies dos sistemas do Sulawesi sejam "descobertas recentes" outras estão catalogadas cientificamente faz mais de 100 anos.

 

Devo dizer que o "metier" não são os invertebrados, contudo fazendo alguma pesquisa na net partindo do nome Sulawesi acabo sempre com designações populares das espécies e nunca com nomes científicos e datas e autoria de descrições, nem encontro sistemáticas... no máximo aparece o género seguído do genérico sp. e uma referência popular, ex. "cardinal", "harlequim", etc.

 

É neste campo que gostaria de ter mais informação, designadamente para tentar perceber se para manter estas espécies sou obrigado a aquários com apenas uma forma/espécie, ou se posso misturar várias.

 

 

A informação neste campo não é tão escassa como alguns iluminados querem fazer querer.

 

Como disse, não é uma área da qual seja conhecedor, daí as minhas dúvidas poderem parecer disparatadas, mas, ainda assim, disparatadas ou não, não consigo encontrar referências e respostas claras a estas temáticas.

 

Isto porque tendemos a acreditar nos "expert´s de trazer por casa" e não nos dedicamos á pesquisa de informação cientifica.

 

Eu dedico-me à pesquisa de informação científica, só não a encontro, provavelmente porque não sei de onde partir...

 

Ricardo, tal como disse não percebi muito bem as tuas dúvidas, mas caso seja algo que eu possa ajudar é só dizeres.

 

As minhas dúvidas, em termos práticos, incidem sobre a possibilidade de misturar, sem riscos de hibridação, mais que uma das formas/espécies de camarões do Sulawesi, em termos teóricos passa por saber a que nomes científicos correspondem as nomenclaturas popular que abundam da net.

 

Cumprimentos e obrigado.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, acho que a melhor forma actual de se saber algo mais sobre a "bicharada" do Sulawesi é na literatura específica.

 

Mas como procuravas nomes cientificos deixo aqui algumas das espécies mais comuns:

 

 

- Caridina spongicola "Zitzler & Cai, 2006" - Atenção, apesar de vulgarmente serem chamados de Caridina "Harlequim" não se trata da mesma espécie.

 

- Caridina spinata "Woltereck, 1937" - Estes são os vulgarmente chamados de "Golden Flake", embora existam variantes sem as ditas pintas amarelas (Caridina "Fire Red") e outras ainda com pintas brancas.

 

- Caridina masapi "Woltereck, 1937" - Também conecidos por Sulawesi tiger ou White Line.

 

- Caridina lanceolata "Woltereck, 1937" - Foi erradamente classificado como Caridina wyckii por Johnson em 1980, mas em 2005 confirmou-se a cataloguização de Wolterek desta vez por Chace.

 

- Caridina ensifera - Schenkel, 1902 - A primeira sub-espécie de Caridina a ser catalogada no Sulawesi (mais concretamente no lago Poso), também conhecida como "Glass shrimp from Sulawesi" ou Sulawesi bee.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não percebo muito de espanhol mas neste tópico parace-me que o Xema fala na possibilidade de hibridos.

 

A palavra cruce traduzida no google é cruzamento. Espero ter percebido mal :music_singguitar:

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O único possível cruzamento que já li algures será entre cardinal e matano. Curiosamente o Xema tinha os dois juntos.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O único possível cruzamento que já li algures será entre cardinal e matano. Curiosamente o Xema tinha os dois juntos.

 

 

pois Hugo, mas chegou-se a confirmar? eu acompanhei a evolução dessa historia, mas ao ser apenas um individio que nasceu com caracteristicas diferentes que deu lugar á suspeita, eu posso ver as coisas de dois modos, um que podera haver o tal cruzamento, ou entao, foi um camarao que nasceu de um erro genetico(mutação)

ate porque acho que o Xema nunca mais deu noticias desse pequeno "patinho feio" nem cheguei a ver o seu aspecto em adulto, ate porque o xema perdeu praticamente todos os cardinais que tinha e esse deve ter ido no meio da desgraça

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O único possível cruzamento que já li algures será entre cardinal e matano. Curiosamente o Xema tinha os dois juntos.

 

 

Mas afinal o que é um "Camarão Matano"? Lol.

 

É por serem provenientes do lago Matano? Não confundam alhos com bugalhos.

 

Até por existem espécies comuns ao lago Matano e a outros sistemas como o Malili.

 

Vou repetir o que disse no meu post anterior "... tendemos a acreditar nos "expert´s de trazer por casa" e não nos dedicamos á pesquisa de informação cientifica..."

 

Isto tudo para dizer que não existe informação proveniente de fontes cientificamente crediveis que aponte para que exista possibilidade de cruzamento entre as espécies que estamos aqui a falar, alias tudo aponta para que não exista esse perigo.

 

Notem que na grande maioria dos lagos do Sulawesi existem inumeras espécies a conviverem lado a lado, e que também inumeras espécies não são exclusivas de um dos lagos mas sim existentes em vários.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas afinal o que é um "Camarão Matano"? Lol.

 

É por serem provenientes do lago Matano? Não confundam alhos com bugalhos.

 

Até por existem espécies comuns ao lago Matano e a outros sistemas como o Malili.

 

Vou repetir o que disse no meu post anterior "... tendemos a acreditar nos "expert´s de trazer por casa" e não nos dedicamos á pesquisa de informação cientifica..."

 

Isto tudo para dizer que não existe informação proveniente de fontes cientificamente crediveis que aponte para que exista possibilidade de cruzamento entre as espécies que estamos aqui a falar, alias tudo aponta para que não exista esse perigo.

 

Notem que na grande maioria dos lagos do Sulawesi existem inumeras espécies a conviverem lado a lado, e que também inumeras espécies não são exclusivas de um dos lagos mas sim existentes em vários.

 

Vitor, o "matano" que o Hugo falou, penso que tratar do conhecido por "six banded" embora eu nao conheça o nome cientifico, inicialmente falou.se em MTB de Matano Tiger Black

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas afinal o que é um "Camarão Matano"? Lol.

 

Ora estás a ver os problemas com que me deparei na literatura ciberneutica... quantas vezes me perguntei "mas afinal estão a falar do quê?!"... e isto já para não falar das siglas...

 

É por serem provenientes do lago Matano? Não confundam alhos com bugalhos.

 

Até por existem espécies comuns ao lago Matano e a outros sistemas como o Malili.

 

Vou repetir o que disse no meu post anterior "... tendemos a acreditar nos "expert´s de trazer por casa" e não nos dedicamos á pesquisa de informação cientifica..."

 

Ora bem... eu como venho dos ciclídeos gosto das coisas bem identificadas... falarem-me em camarão azul de riscas brancas, ou camarão de porcelana é coisa que me faz muita confusão, até porque, em bom rigor, cada um chama o que lhe apetecer... os "cardinal" p.ex., se tiverem pontos brancos podiam bem ser "dominó"!

 

Isto tudo para dizer que não existe informação proveniente de fontes cientificamente crediveis que aponte para que exista possibilidade de cruzamento entre as espécies que estamos aqui a falar, alias tudo aponta para que não exista esse perigo.

 

Notem que na grande maioria dos lagos do Sulawesi existem inumeras espécies a conviverem lado a lado, e que também inumeras espécies não são exclusivas de um dos lagos mas sim existentes em vários.

 

Essa foi a minha dúvida de partida quando me pus a ver umas fotos sub-aquáticas dos lagos da zona do Sulawesi... uma data de camarões, diferentes, misturados, passeando lado a lado e perguntei-me, como é que se fala de hibridação numa data de lados e no habitat natural eles não hibridam. É que, nos ciclídeos, existe sempre uma qualquer distinção a nível de população (e não é garantido que não existam hibridações naturais, ou pelo menos no habitat natural em resultado da intervenção humana desastrada), mas aqueles eu via-os a passear na mesma rocha?!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foi a minha dúvida de partida quando me pus a ver umas fotos sub-aquáticas dos lagos da zona do Sulawesi... uma data de camarões, diferentes, misturados, passeando lado a lado e perguntei-me, como é que se fala de hibridação numa data de lados e no habitat natural eles não hibridam. É que, nos ciclídeos, existe sempre uma qualquer distinção a nível de população (e não é garantido que não existam hibridações naturais, ou pelo menos no habitat natural em resultado da intervenção humana desastrada), mas aqueles eu via-os a passear na mesma rocha?!

 

Cumps

 

A minha visão em relação a isso, é que na natureza tu tens muito mais espaço e as diferentes raças têm um instinto da autopreservação que vai fazer com que criem apenas com camarões da mesma raça.

No aquario apesar do instinto de autopreservação se manter está condicionado pelo espaço.

É a mesma coisa que tu ires na rua e uma mulher por ser feia "passa-te ao lado", mas se tivesses num quarto fechado onde só tivesses aquela ia começar a atrair-te...

é apenas a minha opinião. :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mal e porcamente comparando com um colega meu que diz: vamos uma semana de serviço para fora e na chegada À 2 feira as gajas parecem todas feias, na 6ª feira são todas muito bonitas :o

 

é lógico que o comportamento dos camarões se condiciona pela área que ocupam e para mim mais importante pelo número de exemplares que cada colónia terá.

 

Se só houver um macho de uma espécie e fêmeas de outra, podem estar certos que o milagre da procriação poderá acontecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais